BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária fixa. Um guia com tratamentos e novas técnicas.

prótese dentária fixa tratamento

O tratamento com prótese dentária fixa pode gerar dúvidas na hora de selecionar o melhor tipo de material e técnica. Conheça as indicações, problemas e passo-a-passo de próteses com porcelana pura, zircônia e metalocerâmica para resultados ainda mais estéticos e duráveis.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária fixa: atente-se na hora de selecionar materiais e técnicas.

 

O tratamento com prótese dentária fixa está entre os procedimentos que mais geram incertezas ao paciente. Com custos elevados, é preciso selecionar entre diversos tipos de materiais e técnicas para coroas ou pônticos. E tudo isso de forma rápida para não ficar muito tempo com próteses provisórias – e, ainda pior, sem dentes. Qualquer erro nesta etapa e problemas como estética inadequada e escurecimento de gengivas podem virar companheiros definitivos até a troca do dispositivo protético mal selecionado. Um problemão.

 

E já que a seleção de materiais e técnicas é inevitável, o melhor mesmo é dedicar um tempinho para entender as indicações e diferenças entre diversos tipos de próteses dentárias fixas disponíveis. Do passo-a-passo, tempo de tratamento, durabilidade e complicações de tratamentos com porcelana pura, zircônia e metalocerâmica até as características de próteses provisórias e tratamentos que podem ficar prontos em menos de 2 horas.

 

protese dentaria fixa implante porcelana
A sleção de técnicas e materiais é essencial para resultados mais estéticos e duráveis.

 

 

Procedimentos que podem ser necessários antes de iniciar o tratamento: o que saber.

 

Após o exame clínico e radiográfico, alguns procedimentos prévios ao início do tratamento com prótese dentária fixa podem ser necessários para que os resultados sejam duráveis e estéticos. E, neste momento, a tentação para eliminar alguns deles para ganhar tempo e reduzir custos quase sempre resulta em perda de durabilidade e riscos elevados para perdas dentárias. Veja os procedimentos mais comuns que podem fazer parte do seu tratamento:

 

Tratamento de canal

São várias as causas que indicam o tratamento de canal (endodôntico) prévio aos procedimentos com prótese dentária fixa. A principal delas é possibilitar a instalação de núcleos ou pinos protéticos para melhorar a retenção de coroas dentárias. Outra indicação do procedimento endodôntico é eliminar complicações futuras no canal devido à proximidade de cáries e fratura junto a porção vital interna dos dentes.

 

Tratamento gengival

Gengivas inchadas e que sangram espontaneamente são apenas alguns dos sinais das infecções gengivais causadas pelo acúmulo de placa bacteriana junto às gengivas – condições inflamatórias que impossibilitam o início do tratamento.

 

Clareamento dental

Nos tratamentos com facetas em porcelana e lentes de contato dental em dentes anteriores o clareamento dental é mais do que essencial – é indispensável. E nos procedimentos com próteses dentárias a situação não é diferente. Antes de iniciar o tratamento, recupere a cor e harmonia do sorriso com técnicas caseiras ou realizadas pelo próprio dentista.

 

Núcleo ou pino protético

A destruição da cora dentária, quer por fraturas ou infiltração de cárie dentária, pode impedir a apreensão da futura prótese dentária. E para evitar que dispositivos protéticos soltem-se com frequência, a instalação de núcleos e pinos protético internamente às raízes dentárias é indispensável.

 

cirurgia gengival

Corrigir as bordas gengivas para resultados mais estéticos – ou expor as bordas dentárias localizadas internamente às gengivas – são algumas das indicações das cirurgias gengivais. As técnicas mais comuns são a gengivoplastia e a cirurgia para aumento de coroa clínica – esta última indicada para recuperar dentes fraturados e com infiltrações cariosas profundas.

 

Simulações tipo antes-e-depois

Tratamentos complexos com modificações marcantes em dentes anteriores exigem simulações tipo antes-e-depois com fotografias e sobre modelos. Ideais para que o dentista entenda as suas necessidades e desejos estéticos para não errar no design do sorriso.

 

protese dentaria fixa tratamento de canal
O tratamento de canal (endodôntico) pode ser imprescindível em diversas situações no tratamento com prótese dentária fixa.

 

 

Tipos de prótese dentária fixa

 

Novas técnicas e materiais para tratamentos odontológicos aparecem a todo momento. Mal o dentista se acostuma com as características e procedimentos dos novos tratamentos e tudo parece já estar ultrapassado. Mas o desafio maior certamente é o do paciente, que precisa selecionar rápido o tipo certo de prótese dentária fixa para não perder tempo. E para ajudá-lo, uma relação com as técnicas mais utilizadas já dá uma boa ideia do que pode ser o dispositivo ideal que alia necessidades estéticas com custos.

 

Prótese dentária metalocerâmica

A versão atual deste tipo de prótese, ainda em uso, já passa dos 50 anos de introdução no mercado. Ainda assim, continua sendo a primeira opção no tratamento com prótese dentária fixa. Resultados estéticos razoáveis e muita durabilidade são algumas das características do dispositivo com metal e porcelana.

 

✓ indicações: coroas unitárias, múltiplas ausências dentárias, retenção para ponte móvel com encaixe, dentadura fixa sobre implantes e próteses dentárias sobre implantes ósseointegrados.

 

✓ desvantagens: pigmentação da gengiva e dentes de suporte, necessidade de substituição frente à retração gengival e limitações estéticas para tratamentos de alto impacto.

 

protese dentaria fixa metaloceramica
Prótese dentária fixa metalocerâmica: a porcelana recobre esteticamente as partes visíveis do tratamento.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura

Coroas em porcelana pura ocupam o primeiro lugar no quesito resultados estéticos em tratamentos odontológicos de impacto. A possibilidade para combiná-las com lentes de contato dental e facetas laminadas traz ainda mais opções para modificações intensas e marcantes na harmonia do sorriso. Indispensáveis para indivíduos exigentes com a estética do sorriso.

 

✓ indicações: coroas unitárias para tratamentos estéticos de alto impacto, combinação com lentes de contato dental e facetas laminadas em porcelana, eliminar riscos para acinzentamento e escurecimento das gengivas e tratamento em indivíduos com riscos elevados para recessão gengival.

 

✓ desvantagens: impossibilidade para repor dentes ausentes na técnica com pôntico dentário.

 

prótese dentária em porcelana pura
Porcelana pura: translucidez e cores próximas a dentes naturais.

 

 

Prótese dentária com zircônia

Substituir o metal da estrutura interna na técnica metalocerâmica por uma material resistente e em cores semelhantes aos dentes naturais – eis a ideia central da prótese dentária fixa com zircônia. E, de fato, os resultados são coroas e pônticas com elevado grau estético para imitar cores e transparências naturais sem os problemas inerentes ao uso de metal em dispositivos protéticos.

 

✓ indicações: coroa e jaqueta unitária sobre dentes escurecidos ou metal de núcleo, pino protético ou implante dentário, dentadura fixa em porcelana, pôntico protético para reabilitação de dentes perdidos, tratamento combinado com facetas em porcelana e lentes de contato dental.

 

✓ desvantagens: inferioridade estética à técnica com prótese dentária em porcelana pura para reproduzir detalhes ópticos com transparência e fluorescência para transformações estéticas de alto impacto.

 

protese dentadria fixa zirconia
Prótese dentária fixa com zircônia com elementos de fixação em zircônia: estética superior ao eliminar o metal em várias etapas do tratamento.

 

 

Prótese dentária adesiva

A prótese dentária adesiva é uma técnica para repor um único dente perdido. O baixo preço, rapidez de confecção e desgastes dentários mínimos nos dentes vizinhos à perda dentária são algumas das vantagens. Apesar dos resultados estéticos até mesmo elevados – o dispositivo protético pode ser confeccionado até mesmo com zircônia -, os riscos para deslocamentos constantes e baixa durabilidade fazem desta técnica um procedimento cada vez mais raro.

 

✓ indicações: ausência dentária (unitária) em região estética anterior, preço mais em conta comparada às técnicas com porcelana pura, zircônia e metalocerâmica, desgastes dentários mínimos de adaptação nos dentes vizinhos à ausência dentária.

 

✓ desvantagens: baixa durabilidade, resultados estéticos apenas razoáveis, riscos para deslocamentos frequentes.

 

protese dentaria fixa adesiva
Vista interna da prótese dentária adesiva: estética limitada e risco para deslocamentos frequentes.

 

 

Prótese dentária em resina acrílica

Popular nas décadas de 70 e 80, é semelhante à versão metalocerâmica – exceto pela substituição da cobertura estética em porcelana por resina acrílica. A baixa durabilidade e limitações estéticas quase eliminaram a técnica que só não desapareceu totalmente devido aos custos baixos envolvidos neste tipo de dispositivo protético fixo.

 

✓ indicações: pôntico e coroa provisória.

 

✓ desvantagens: baixa durabilidade, baixa resisência, riscos para infiltração por cárie dentária, rápido amarelamento e fraturas frequentes.

 

protese dentadria fixa zirconia
Prótese dentária fixa com zircônia com elementos de fixação em zircônia: estética superior ao eliminar o metal em várias etapas do tratamento.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura, com zircônia ou metalocerâmica. Qual é a melhor?

 

Afinal, qual é o melhor tipo de prótese dentária fixa: porcelana pura, com zircônia ou metalocerâmica? Em primeiro lugar, é preciso levar em consideração que a seleção da técnica ideal leva em consideração fatores como desafios estéticos, condição das estruturas de suporte (cor e forma), saúde das gengivas, capacidade motora para higienização oral, bruxismo (forças mastigatórias elevadas), resposta ao clareamento dental, oclusão (tipo de mordida entre dentes) e diversos outras condições que implicam na escolha da técnica e materiais ideais.

 

De fato, a prótese fixa em porcelana pura traz resultados estéticos superiores às outras técnicas – o que não quer dizer que ela é a melhor escolha para qualquer situação. Em determinadas condições, como por exemplo em dentes em tons próximos ao cinza, o melhor resultado estético é obtido com o uso de coroas metalocerâmicas. De qualquer forma, a escolha da técnica ideal é feita em conjunto entre o dentista e o técnico laboratorial (protético) baseada em um checklist repleto de informações locais.

 

problemas protese dentaria com metal gengivas
Exposição de borda metálica de prótese fixa metalocerâmica traz menor durabilidade estética à técnica.

 

 

O tratamento, passo a passo.

 

O passo-a-passo do tratamento com prótese dentária fixa é semelhante para todas as técnicas. O tempo de tratamento médio para a confecção de uma única coroa protética sobre dente natural, por exemplo, dá-se entre 2 a 4 consultas – ou 14 dias. Procedimentos mais complexos que envolvem a reabilitação de toda a arcada dentária podem consumir até 90 dias. E não dá para esquecer as técnicas com fresagem computadorizada que reduziram o tratamento a uma única consulta de até 2 horas. De qualquer forma, converse com o seu dentista sobre a urgência para o seu tratamento.

 

protese dentaria fixa porcelana e zirconia
O passo-a-passo no tratamento com prótese dentária fixa com zircônia e porcelana (foto) é simples e surpreende pelo tratamento em tempo reduzido.

 

 

Próteses dentárias fresadas por computador (até 2 horas) estão cada vez mais estéticas.

 

A  introdução de equipamentos odontológicos de alta precisão para escaneamento digital e fresagem computadorizada de próteses dentárias fixas reduziu os custos laboratoriais para dentistas e aumentou a praticidade para pacientes. A rapidez no tratamento – procedimentos com múltiplas coroas e pônticos protéticos podem ser confeccionados em um mesmo dia! –  não é o único detalhe que encanta a muitos profissionais: os resultados estéticos deste tipo de técnica melhoram a cada dia.

 

A limitação estética da técnica computadorizada tem explicação. No tratamento tradicional, as camadas de porcelana são produzidas uma a uma para imitar todos os detalhes presentes em dentes naturais. Já o procedimento computadorizado esculpe em um único bloco de porcelana a futura coroa ou pôntico dentário – pinturas externas dão arremates para copiar detalhes de cor. O que deve ser levado em conta na hora de optar por este tipo de técnica é que casos com elevada exigência estética podem não obter resultados satisfatórios nos procedimentos computadorizados.

 

protese dentaria fixa computadorizada
Prótese dentária fixa computadorizada traz resultados estéticos compatíveis e tempo reduzido de tatamento.

 

 

Facetas e lentes de contato dental.

 

Transformações de impacto do sorriso são cada vez mais comuns. Não à toa, é o assunto mais comentado em revistas e diversos outros tipos de mídia. E para quem pensa em se beneficiar, futuramente, dos benefícios das modificações na cor e forma dos dentes com laminados cerâmicos (lente de contato dental e facetas em porcelana), é essencial que o tratamento com prótese dentária fixa em andamento seja realizado com materiais com resultados estéticos elevados: zircônia ou porcelana pura.

 

laminado cerâmico tipo faceta de porcelana
Porcelanas utilizados em facetas de porcelana podem ser utilizadas no tratamento com prótese dentária fixa.

 

 

Novas técnicas no tratamento com próteses dentárias fixas.

 

Os materiais e técnicas para tratamentos com prótese dentária fixa ou laminados cerâmicos disponíveis são, na verdade, mais amplos do que os listados neste post. Porcelana pura misturada à zircônia ou porcelanas feldspáticas reforçadas com leucita, por exemplo, já permitem a construção de pônticos dentários para a reabilitação de até dois dentes perdidos na técnica com porcelana pura. Um avanço e tanto. E a introdução de novos tipos de materiais não para por aí.

 

A técnica com fragmentos cerâmicos (porcelana) é, entre as novidades, a que mais se destaca. Derivada da lente de contato dental, é o procedimento mais seguro e delicado para modificar a estética do sorriso. A única limitação é que as correções são indicadas apenas para defeitos estéticos pouco pronunciados – transformações mais radicais do sorriso são melhor resolvidas com laminados cerâmicos. Ainda assim, trata-se apenas do começo para uma nova filosofia reabilitadora em odontologia.

 

Preço.

 

Quanto custa o tratamento com prótese dentária fixa? Se esta é a pergunta que mais importa na hora de selecionar a técnica para o seu tratamento, é melhor levar vários fatores em consideração para não errar da escolha. A comparação de preços de uma mesma técnica entre dentistas, por exemplo, pode levar a opções incorretas. E isso acontece porque o custo entre laboratórios de prótese dentárias são diferentes – e a qualidade resultante do trabalho também.

 

Custos adicionais como simulações, provisórios e pinos protéticos também modificam o preço final do tratamento com prótese dentária fixa, confundindo ainda mais o paciente. Certifique-se da procedimento laboratorial dos dispositivos protéticos envolvidos, compare a durabilidade e resultados estéticos e leve em consideração a presença de retrações gengivais e necessidades futuras para tratamentos odontológicos – como lentes de contato dental e facetas em porcelana. Se não dá para escolher sozinho a técnica ideal, ao menos é possível os riscos para frustrações com os resultados finais do tratamento.

 

Saiba mais sobre próteses dentárias fixas:

Voltar para o blog