BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tempo de tratamento com prótese dentária em porcelana pode variar.

tempo de tratamento com prótese dentária em porcelana post

Afinal, qual o tempo de tratamento com prótese dentária em porcelana? A escolha da técnica ou dentista baseada no número de consultas é preocupação que pode ser motivo para complicações sérias. Mas é possível, sim, conciliar tempo e qualidade em tratamentos com odontológicos.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Qualidade e tempo de tratamento com próteses dentárias em porcelanas podem ser conflitantes.

 

O tempo é uma coisa rara nos dias atuais. E quando estamos envolvidos no tratamento com próteses dentárias, o número elevado de consultas pode fazer a diferença até mesmo na escolha da técnica, ou de um dentista mais próximo do trabalho. Entretanto, a decisão baseada unicamente no tempo do tratamento com prótese dentária fixa em porcelana pode trazer muita dor de cabeça.

 

Compreender como o dentista planeja o tempo e número de consulta para tratamentos com próteses dentárias pode ser complicado. São muitas as variações de técnicas e materiais utilizados na confecçao de dispositivos cerâmicos (porcelana), e que implicam diretamente no número de consultas. A seleção da técnica pelo quesito do menor tempo pode trazer muita frustração com o aparecimento de problemas estéticos, gengivais, funcionais e de durabilidade.

 

tempo de tratamento com prótes dentária inflamação gengival
Problemas em osso e gengiva são riscos nos tratamentos ultra rápidos com prótese dentárias

 

 

“Qual o tempo de tratamento com prótese dentária em porcelana?”

 

O tempo de tratamento com próteses dentárias fixas em porcelana pode, sim, ser entendido de forma simples. Uma olhada rápida na divisão dos materiais e técnicas já é suficiente para você entender o número de consultas que serão necessárias para você reservar na sua agenda.

 

Abaixo, o tempo médio de tratamento para confecção de uma única prótese dentária fixa em porcelana (coroa em porcelana), baseada na técnica de confecção do dispositivo protético.

 

• prótese dentária em porcelana pura totalmente confeccionada por fresadora computadorizada

número de consultas: 1

tempo de tratamento (média): 3 horas.

qualidade do tratamento: boa qualidade estética e de adaptação para tratamentos odontológicos sem grande exigência estética, como coroas unitárias em porcelana pura, em dentes anteriores e posteriores.

 

• prótese dentária em porcelana pura confeccionada por fresadora automática + personalização manual

número de consultas: 2 a 3

tempo de tratamento (média): 10 a 21 dias.

qualidade do tratamento: excelentes resultados estéticos e de adaptação para tratamentos odontológicos com grande exigência estética, como coroas, facetas laminadas e lentes de contato dental.

 

• prótese dentária em porcelana sobre zircônia confeccionada por fresadora computadorizada + personalização manual

número de consultas: 2 a 3

tempo de tratamento (média): 10 a 21 dias.

qualidade do tratamento: boa qualidade estética e de adaptação para tratamento sem grande exigência estética, como coroas unitárias, próteses dentárias extensas e próteses dentárias fixas sobre implantes dentários, em dentes anteriores e posteriores, são características das próteses dentárias em zircônia.

 

• prótese dentária metalocerâmica (porcelana) confeccionada manualmente

número de consultas: 3 a 4 consultas

tempo de tratamento (média): 21 a 28 dias.

qualidade do tratamento: razoável qualidade estética e de adaptação, a prótese dentária metalocerâmica indicada para casos sem grandes exigências estéticas, em dentes anteriores e posteriores, como coroas unitárias, pônticos com várias próteses, ou próteses dentárias sobre implantes ósseointegrados.

 

• prótese dentária metalocerâmica com infra-estrutura metálica confeccionada por fresadora computadorizada

número de consultas: 2 a 3

tempo de tratamento (média): 10 a 21 dias.

qualidade do tratamento: razoável qualidade estética e de adaptação, indicada para casos sem grandes exigências estéticas, em dentes anteriores e posteriores, como coroas unitárias, pônticos com várias próteses, ou próteses dentárias sobre implantes ósseointegrados.

 

tempo de tratamento com prótese dentária em porcelana máquina
A redução no tempo de tratamento com prótese dentária é ponto forte na técnica computadorizada por escaneamento e fresagem.

 

 

Situações que interferem no tempo de tratamento

 

Quando o dente a ser tratado está com boa saúde e arquitetura gengival, com estrutura dentária remanescente em boas condições, sem necessidade de tratamento ou retramento de canal ou ainda a instalação de pinos protéticos de reforço estrutural, o tempo de tratamento com prótese dentária fixa em porcelana é praticamente o que pode ser visto no esquema do ítem anterior.

 

Entretanto, na maioria das vezes as condições locais do dente que necessita de prótese dentária não são propícias para o início imediato do tratamento. E quando isso acontece, acrescente à sau agenda uma ou mais consultas para que o resultado final do seu tratamento não saia prejudicado. Veja as principais intercorrências que aumentam o tempo de tratamento com prótese dentárias em porcelana.

 

• tratamento prévio de inflamações gengivais

Sangramentos e gengivas inchadas e inflamadas são alguns dos sinais da gengivite, ou até mesmo periodontite – estado mais avançado da gengivite que acarreta na perda do osso de suporte das raízes dentárias. As inflamações gengivais precisam ser previamente tratadas porque impedem a moldagem das bordas dentárias, dando margem para o aparecimento de infiltrações por cáries dentárias.

tempo adicional ao tratamento: 14 dias.

 

• tratamento ou retratamento de canal

O tratamento ou retratamento de canal pode ser uma necessidade para antes de iniciar a confecção da prótese dentária em porcelana.

tempo adicional ao tratamento: 7 a 14 dias.

 

• confecção de pinos protéticos em metal

A instalação interna às raízes dentárias de pinos protéticos em fibra de vidro ou carbono pode ser realizada em uma mesma consulta. Entretanto, alguns casos ainda necessitam de pinos confeccionados em metal, cuja resistência superior é necessária para casos com extensa destruição do remancescente dentário.

tempo adicional ao tratamento: 7 dias.

 

• manipulação gengival com provisórios

a inflamação gengival crônica pode, por vezes, alterar em demasia a arquitetura da gengiva em contato com dentes, dificultando a confecção da prótese dentária fixa. A utilização de dispositivo provisório pode ser necessária para reconfigurar a anatomia gengival prévia a confecção do dispositivo protético.

tempo adicional ao tratamento: 7 a 28 dias.

 

• clareamento dental

Após instalada, a cor de próteses dentárias em porcelana não pode ser alterada. Em outras palavras, coroas protéticas instaladas sobre dentes amarelados são confeccionadas na mesma cor desses dentes, impedindo um futuro clareamento devido ao problema da diferença de cor entre dente e prótese dentária ao final do procedimento clareador.

tempo adicional ao tratamento: 3 dias.

 

• seleção incorreta da cor

A seleção incorreta para a cor da prótese dentária em porcelana pode, por vezes, implicar no aumento do número de consultas. Em algumas situações, como no caso de coroas protéticas instaladas sobre dentes anteriores, várias consultas adicionais podem ser necessárias até que a cor correta do tratamento seja alcançado.

tempo adicional ao tratamento: indefinido.

 

• problemas na adaptação da peça protética

Problemas na adaptação precisa da prótese dentária ao substratao dentário são cada vez mais raras, já que a maioria dos tratamento são realizados com a ajuda de fresadoras computadorizadas – ou deveriam ser.

tempo adicional ao tratamento: indefinido.

 

tempo de tratamento com prótes dentária sangramento gengival
sangramento gengival preciso ser tratado antes do início do tratamento com prótese dentária fixa em porcelana

 

 

Problemas associados à redução no tempo de tratamento com prótese dentária fixa em porcelana.

 

A escolha por técnicas com menor tempo de tratamento com prótese dentária fixa em porcelana tem viés cheio de complicações. Entre os principais problemas, são listados abaixo os mais frequentes quando o tempo de tratamento é o fator principal na seleção do tratamento mais adequado.

 

insatisfaçao com resultados estéticos (harmonia e delicadeza);

 

problemas na cor;

 

baixo detalhamento anatômico;

 

acúmulo de alimentos sobre próteses dentárias;

 

inflamação gengival crônica;

 

presença de espaços escuros entre dentes naturais e próteses dentárias;

 

infiltração por cáries dentárias;

 

pouca eficiência mastigatória;

 

 

Prótese provisória, uma maquete para tratamentos de sucesso.

 

O provisório dentário (coroa protética provisória) pode representar um custo a mais – além do aumento do número de consultas. Isso porque gengivas muito prejudicas por inflamações gengivais crônicas podem necessitar de remodelamento anatômico para que a futura prótese dentária fixa em porcelana seja instalada sobre gengiva compatível com saúde e estética.

 

A ideia para o uso do provisório dentário, além de permitir a manutenção das atividades profisionais e sociais durante o tratamento, é observar o comportamento da futura prótese dentária com relação à estética, saúde gengival e acúmulo indevido de alimentos. Isso evita que a prótese dentária definitiva apresentam esses e outros problemas após a cimentação (colagem) definitiva. O aumento do tempo de tratamento com prótese dentária em porcelana, porém, é um viés do uso de coroas provisórias.

 

tempo de tratamento com prótes dentária provisório
A utilização de provisórios acrílicos no tratamento com prótese dentária em porcelana pode ser essencial em muitas situações.

 

 

A saúde das gengivas marca o tempo do tratamento com próteses dentárias.

 

É rápida a confecção de próteses dentárias em porcelana precisamente adaptadas e estéticas. Dependendo da tecnologia utilizada, coroas protéticas em porcelana pura podem estar prontas 2 horas após o pacientes iniciar o seu tratamento. O tempo de tratamento com prótese dentárias fixa, definitivamente, não é problema capaz de virar a sua agenda de ponta cabeça. Muito pelo contrário.

 

Só tem um problema com a tecnologia ultra rápida para tratamentos com próteses dentárias fixas em porcelana: se a gengiva não estiver ok, será necessário instalar provisório, tratar a gengiva e aguardar até que a saúde e anatomia dela esteja recuperada. E isso, dependendo da situação, pode tomar algum tempo – em alguns casos podem ser necessários até 2 meses até que a gengiva esteja pronta para as moldagens.

 

Por isso, não se apresse em serviços que oferecem tratamentos quase imediatos com próteses dentárias em porcelana. Problemas como acúmulo exagerado de restos de comida, dor, sangramento e gengivas sempre inchadas e inflamadas são fáceis de aparecer quando a saúde gengival não é respeitada.

 

 

Dicas essenciais para conciliar tempo e qualidade no tratamento com prótese dentária fixa.

 

Quer algumas dicas para melhorar ainda mais a escolha da melhor técnica e tipo de prótese dentária em porcelana? Aqui vão algumas delas, selecionadas de acordo com as dúvidas mais frequentes que surgem antes e durante o tratamento.

 

o tempo do tratamento com prótese dentária em porcelana é importante quando tudo está ok com a sua gengiva;

 

tratamento para pacientes com alta necessidade estética são detalhados (e mais demorados!);

 

dentes com tratamento de canal precisam ser reavalidados com relação à qualidade do procedimento endodôntico realizado;

 

dentes anteriores podem necessitar de mais tempo para acertar o desenho e cor da porcelana;

 

gengivas muito inflamadas e sangrantes podem necessitar de até 2 meses para que estejam prontas para a primeira moldagem no tratamento com prótese dentária;

 

tratamento com próteses dentárias em dentes anteriores necessitam de clareamento dentário prévio ao início do tratamento protético;

 

substitua pinos protéticos por versões mais estéticas com fibras de vidro para evitar o acinzentamento em próteses dentárias em porcelana pura;

 

 

Saiba ainda mais sobre próteses dentárias e saúde gengival com os posts abaixo:

Voltar para o blog