BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Clareamento dental pode trazer problemas irreversíveis aos dentes.

clareamento dental problemas post blog

O clareamento dental tem, sim, problemas que podem ir muito além da dor e sensibilidade dentinária. Mas algumas informações e dicas simples são suficientes para recuperar dentes amarelados e manchados sem problemas e com muito conforto.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Clareamento dental, um procedimento (quase) seguro.

 

O clareamento dental é, junto com as facetas e lentes de contato dental, o procedimento “queridinho” da maioria dos indivíduos em busca de revitalização do sorriso. E tamanha procura não ocorre à toa. Capaz de harmonizar dentes amarelados e manchados, quase sempre surpreende pelo impacto renovador sobre os dentes. Mas nem tudo são flores neste tipo de procedimento, já que os problemas associados ao clareamento dental não são poucos e, ainda pior, podem ser irreversíveis sob erros de indicação.

 

Os problemas do clareamento dental sobre os dentes podem ir muito além da sensibilidade momentânea que acompanha o tratamento. Danos à superfície do esmalte dentário, lesões inflamatórias na polpa, queimaduras gengivais e agudização de gengivites estão entre os principais problemas. E muitos deles podem até mesmo serem irreversíveis. Mas a boa notícia é que eles só aparecem por falhas na escolha das técnicas e não observância de condições clínicas iniciais. Algo que até mesmo você poderá, a apartir de agora, identificar.

 

 

problemas clareamento dental pulpar
Abscesso periodontal pode ser um dos problemas associados ao clareamento dental realizado em consultório. (fonte/internet)

 

 

Problemas no clareamento dental, técnica por técnica.

 

A frequência e tipos de problemas do clareamento dental sobre os dentes dependem, basicamente, da concentração do agente clareador, da forma como ele é aplicado e das condições iniciais de saúde dos dentes e gengivas. Mas, ainda assim, esquematizar a forma como esses contratempos aparecem pode na hora de selecionar a técnica ideal – e diminuir os riscos dos procedimentos clareadores aos dentes e gengivas.

 

clareamento dentário caseiro

A técnica mais comum é também a mais segura e eficiente. Aplicada em casa pelo próprio paciente, o clareamento dental caseiro utiliza moldeiras flexíveis personalizadas para colocar o gel clareador sobre os dentes.

 

sangramento gengival;

agudização de gengivites e periodontites;

queimaduras superficiais;

dor e sensibilidade dentinária;

modificações permanentes no esmalte dentário.

 

clareamento dental a laser

A mais balada e glamourosa técnica para clarear problemas também é a que mais problemas traz aos dentes. Isso porque, no clareamento dental a laser, a associação de agentes clareadores fortes com o aumento de temperatura proporcionado pelo laser traz riscos à saúde da polpa dentária.

 

dor e sensibilidade dentinária;

irritação inflamatória da polpa;

manchamentos superficiais.

 

clareamento dental a led

O clareamento otimizado por led é uma técncia semelhante ao procedimento a laser. Só muda, entretanto, a fonte luminosa que incide sobre os dentes. E, claro, traz os mesmo problemas do clareamento dental a laser.

 

dor e sensibilidade dentinária;

irritação inflamatória da polpa;

manchamentos superficiais.

 

clareamento dental convencional (em consultório)

A segunda técnica mais comum para clarear dentes é o clareamento dentário caseiro. Utiliza os mesmos agentes clareadores usados nas técncias a laser e led, assim como os problemas, embora de ocorrência menos frequente, são os mesmos.

 

dor e sensibilidade dentinária;

irritação inflamatória da polpa;

manchamentos superficiais.

 

problemas clareamento dental a laser
Detalhe para clareamento dental a led: riscos aos dentes superiores à técnica caseira. (fonte/internet)

 

 

Irritação pulpar inflamatória, o problema mais preocupante as dentes.

 

A polpa dentária ocupa a cavidade central dos dentes e também os canais radiculares. Nela estão contidos os vasos sanguíneos e nervos, entre outras estruturas. E, isolando e protegendo do meio externo estão o esmalte e a dentina, na coroa dentária, e o cemento e dentina, nas raízes. Apesar da serem estruturas rígidas e relativamente espessas, as altas concentrações dos agentes clareadores podem ultrapassar estas barreiras naturais dos dentes, atingindo e irritando a polpa dentária. Um problemão.

 

Os riscos para a irritação pulpar inflamatória são maiores nas técnicas realizadas em consultório. Isso porque, nesses procedimentos, a concentração dos agentes clareadores são mais elevadas. E quando associadas com o calor produzido pelo led ou laser, os riscos são ainda mais elevados. O resultado dessa irritação é a sensibilidade dentinária e, ainda pior, a dor constante e pulsátil. Para resolver isso, somente o tratamento de canal (endodôntico). Um problema no clareamento dental que precisa ser levado em consideração, sempre.

 

 

Riscos do clareamento dental a laser são quase sempre esquecidos.

 

O clareamento dental a laser é associado a resultados clareadores mais eficientes. O que não é verdade, já que a função da luz, neste tipo de técnica, é diminuir o tempo da sessão de aplicação do agente clareador. Além disso, os problemas do clareamento dental são poucos lembrados na hora de selecionar a técnica. O que parece ser a técnica mais glamourosa para clarear dentes também é a mais arriscada.

 

Os problemas no clareamento dental a laser estão relacionados ao aquecimento da estrutura dental durante a sessão clínica. O que só complica o quadro, já que, nesta técnica, as elevadas concentrações dos agentes clareadores aumentam ainda mais os riscos para a irritação pulpar inflamatória. E o que poderia ser um tratamento para renovar o visual do sorriso pode terminar até mesmo em tratamento de canal.

 

 

Danos ao esmalte dos dentes são raros mas não impossíveis de acontecer.

 

Problemas na superfície do esmalte dentário, a camada mais superficial dos dentes, são raros. Mas não impossíveis de acontecer. E olha que os riscos para que isso aconteça nem dependem da concentração do agente clareador aplicada sobre os dentes. É a repetição da técnica a causa mais associada a danos ao esmalte dentário durante o clareamento dental. Mas saber que é preciso exceder, e muito, a repetição do clareamento traz conforto para encarar o procedimento clarear com um tratamento seguro.

 

Na verdade, em qualquer situação o procedimento clareador provoca alguma modificação sobre as camadas mais superficiais do esmalte dentário. Entretanto, graças à ação remineralizadora da saliva (isso mesmo!) sobre os esmaltes desmineralizados, e tudo volta, instanâneamente, ao estado original. É por isso que danos ao esmalte dentário são tão raros. Só mesmo a repetição exaustiva do procedimento, ao longo dos anos, para trazer problemas maiores aos dentes.

 

clareamento dental problemas erosão
A erosão do esmalte dentário contraindica qualquer tipo de técnica clareadora. (fonte/internet)

 

 

Retração da gengiva, doenças gengivais e cáries dentárias não podem ser esquecidos antes de iniciar o tratamento.

 

A urgência para resultados imediatos para clarear dentes amarelados e manchados é comum. E apesar dos resultados excelentes para sessões de aplicação única, em consultório odontológico, é preciso respeirar alguns protocolos de segurança. Caso contrário, o claramento dental pode ser transformar em problemas que vão muito além de transtornos passageiros.

 

A retração gengival é um problema comum e que contraindica, na maioria das vezes, o clareamento dental caseiro. Isso porque a ação dos agentes clareadores sobre raízes dentárias expostas quase sempre traz dor e sensibilidade dentinária aumentada. Além disso, doenças gengivais e cáries dentárias pode trazer ainda mais problemas para o clareamento dental. A primeira por poder agudizar ainda mais o quadro inflamatório, e o segundo por permitir a difusão do agente clareador através do esmalte e dentina, atingindo a polpa dentária.

 

clareamento dental problemas retração gengival
Retrações gengivais são fonte para dores e sensibildiade no clareamento dental caseiro.

 

 

Riscos e benefícios do clareamento dental. Ainda vale a pena arriscar?

 

Apesar dos riscos do clareamento dental sobre dentes e gengivas, ainda assim vale a pena submeter-se ao tratamento. E não é apenas porque os resultados contumam ser marcantes e transformadores. É que os problemas mais sérios são fáceis de serem contornados. Basta alguns cuidados com a saúde dos dentes antes de iniciar o tratamento, a seleção de técnica mais segura e apropriada aos dentes e o uso de agentes clareadores de boa qualidade para que dê tudo certo.

 

 

Saiba mais sobre clareamento dental e tratamentos estéticos com estes post:

Voltar para o blog