BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana, a técnica de famosos para transformar o sorriso.

faceta de porcelana famosos e artistas

A faceta de porcelana é o segredo de famosos e artistas para transformar o sorriso de forma marcante e natural. Conheça as indicações, vantagens, problemas e passo-a-passo desta técnica para corrigir a cor e forma dos seus dentes e harmonizar os elementos naturais do seu rosto.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Faceta de porcelana, o segredo de famosos e artistas para transformações marcantes do sorriso.

 

Eles são famosos e badalados e frequentemente são vistos em viagens deslumbrantes e programas televisivos. Artistas, modelos, empresários ou membros de famílias tradicionais, para estas pessoas o que não pode faltar é um sorriso luminoso e harmônico para combinar. Mas tanto glamour assim tem, sim, um segredo: os tratamentos para transformação de impacto do sorriso com laminados cerâmicos.

 

A faceta dentária é a técnica mais poderosa com laminados cerâmicos para correções mais radicais na cor e forma do sorriso. Não à toa, é o tratamento mais utilizado por famosos e artistas para recuperar dentes amarelados, manchados, mal posicionados ou com inúmeras e extensas restaurações dentárias. E sem dúvida, este tipo de laminado é capaz de corrigir tudo isso – mas é preciso, antes, entender as indicações, vantagens, problemas e outros detalhes do tratamento para não sair frustrado com os resultados finais.

 

faceta de porcelana transformação do sorriso
Facetas de porcelana dispostas sobre superfície: a técnica ideal para transformação radicais do sorriso.

 

 

Diferença da faceta de porcelana e lente de contato dental implicam nos resultados.

 

A diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental é motivo para confusão até mesmo entre profissionais. A verdade é que não existe um consenso científico a respeito das definições técnicas destes dois tipos de laminados, porém a necessidade para desgastes dentários na superfície dos dentes para adaptação das lâminas em porcelana parece ser quase unânime entre os dentistas especializados.

 

Os desgastes dentários podem ser necessários para padronizar (alinhar) as superfícies dentárias que serão recobertas pelos laminados cerâmicos. Nestas condições, dá-se o nome de faceta de porcelana à lâmina estética de recobrimento.

 

Por outro lado, quando as correções de cor e forma dos dentes não exigem desgastes dentários de adaptação – condição pouco comum -, a técnica utilizada é a lente de contato dental. Não à toa, esses laminados cerâmicos são mais finos e delicados comparados às facetas de porcelana.

 

 

Lente de contato dental é técnica famosa mas com raramente utilizada.

 

A técnica mais lembrada para transformar o sorriso é a lente de contato dental. Revistas, programas televisivos e postagens em facebook estão repletos de casos mostrando o antes-e-depois de famosos e artistas. Mas apesar de tanta badalação, a lente de contato dental é um laminado cerâmico com indicações restritas – pra não dizer raras.

 

A lente de contato dental, colada diretamente sobre dentes não modificados por desgastes dentários, permite modificações limitadas nas cores dentárias e correções de forma em situações como diastemas (espaço entre dentes), dentes pouco volumosos e com desalinhamento dental mínimo. Em outras palavras, situações pouco comuns que, exceto pelos diastemas, não provocam desconforto estético nos portadores destes problemas.

 

lente de contato dental fechamento de diastema
O fechamento de espaços entre dentes (diastemas) é uma das indicações das lente de contato dental.

 

 

Indicações e vantagens.

 

O recobrimento estético de dentes anteriores – e até mesmo posterior, em indivíduos com o sorriso muito aberto – pode ser uma necessidade mais do que uma necessidade estética. São os casos de dentes com múltiplas e extensas restaurações em resina ou curtos e desgastados pelo bruxismo. Veja um lista com vantagens e indicações mais frequentes desta técnica que transformar o seu sorriso:

 

dentes desgastados pelo bruxismo;

 

dentes com múltiplas e extensas restaurações em resina estética;

 

fechamento de diastemas (espaços naturais entre dentes);

 

dentes amarelados não responsivos ao clareamento dental;

 

dentes machados por antibióticos ou escurecidos após tratamento de canal;

 

alinhamento de dentes mal posicionados;

 

aumento no tamanho de dentes curtos;

 

harmonização do sorriso.

 

faceta de porcelana desgaste pelo bruxismo

 

 

Problemas podem ser irreversíveis e exigem atenção na escolha do dentista.

 

A execução de tratamentos estéticos com laminados cerâmicos não é uma exclusividade de dentistas especializados em próteses dentárias ou dentística – o clínico geral está apto a oferecer esta técnica. Entretanto, a complexidade e repleção de detalhes nos procedimentos com facetas de porcelana podem exigir treinamento e experiência específicos para que os resultados saiam exatamente como o planejado.

 

Problemas no tratamento com faceta de porcelana e lentes de contato dental existem e são relativamente frequentes. Resultados estéticos desastrosos, os mais comuns, muitas vezes estão associados a quadros de depressão e ansiedade. Veja uma lista com situações clínicas problemáticas e que podem levar a danos até mesmo irreversíveis aos dentes:

 

resultados estéticos desastrosos;

 

sensibilidade excessiva e permanente (mais de 30 dias);

 

inflamação gengival;

 

retração gengival;

 

infiltração por cárie dental;

 

✓ mau cheiro;

 

faceta de porcelana desgaste dentário risco e problemas
Desgastes dentários para adaptação das facetas de porcelana são irreversíveis e precisam ser realizadas com precisão.

 

 

Porcelanas utilizadas em facetas dentárias não são todas iguais.

 

A faceta dentária estética pode ser confeccionada com resinas compostas (semelhante a restaurações dentárias) ou cerâmicas odontológicas, as porcelanas. Na última década, o desenvolvimento e aprimoramento das porcelanas para uso em laminados aumentou a gama de composições disponíveis aos dentistas – facilitando a escolha de materiais de acordo com os desafios estéticos e de mastigação.

 

São várias as composições e fabricantes disponíveis para o dentista dedicado a tratamentos com laminados cerâmicos. As mais utilizadas são as cerâmicas feldspáticas, cerâmicas feldspáticas reforçadas com leucita e o dissilicato de lítio, este último mais resistente.

 

As cerâmicas feldspáticas, mais utilizadas na técnica com lente de contato dental, são mais luminosas mas exigem dentes livres de manchas e escurecimentos para que os resultados sejam efetivos. Já a cerâmica feldspática reforçada com leucita, mais resistente do que a técnica pura, tem pouco uso devido às limitações estéticas comparadas aos outros dois materiais. Cabe ao dissilicato de lítio, portanto, a tarefa para transformações radicais em dentes com problemas severos na cor e forma.

 

 

Fique atento à técnica de confecção das facetas dentárias.

 

Se o tipo de porcelana utilizado no tratamento com laminado cerâmico implica nos resultados finais, a técnica de confecção das lâminas são até mais importantes. Existem três técnicas disponíveis para a confecção de facetas de porcelana: em camada única, em dupla camada ou em várias camadas.

 

A técnica com camada única, mais prática e rápida para ser confeccionada, traz limitações estéticas que precisam ser compensadas por pinturas externas (maquiagem). Há controvérsia entre dentistas e protéticos sobre a qualidade final deste técnica, já que detalhes presentes em dentes naturais como transparências e opalescências são simulados de forma artificial.

 

A técnica com dupla camada proporciona efeitos de transparência e profundidade mais interessantes. Já o laminado cerâmico construído com múltiplas camadas reproduz fielmente todas as propriedades ópticas presentes em dentes naturais – não à toa, os custos envolvidos em tratamentos com este tipo de faceta em porcelana costumam ser sensivelmente mais elevados.

 

 

Durabilidade da faceta de porcelana surpreendente em todos os sentidos.

 

Depois de terminado o seu tratamento para recuperar a cor e forma dos dentes com laminados cerâmicos, tudo o que você vai querer saber é sobre a durabilidade da faceta de porcelana. Mas fique tranquilo, já que diversas pesquisas científicas mostram que, passados 10 anos da instalação das lâminas, quase 90% delas mostram-se com estética e adaptação pra lá de satisfatória.

 

 

Passo-a-passo do tratamento exige atenção a detalhes.

 

O passo-a-passo do tratamento com faceta de porcelana é repleto de detalhes que não podem passar despercebidos. Veja uma lista de procedimentos realizados pelo dentista em consultório que fazem parte do procolo de confecção das lâminas:

 

(1) consulta inicial, moldagens iniciais de estudo, fotografias e radiografias;

 

(2) apresentação das simulações fotográficas e sobre modelos, tratamento gengival, remoção de manchas e clareamento dental;

 

(3) preparo das superfícies dentárias (desgastes), aplicação de agentes dessensibilizantes, moldagens e instalação de provisórios (mockups);

 

(4) colagem definitiva das facetas de porcelana;

 

(5) consulta de revisão, remoção de remanescentes de cimentos adesivos, instruções para higienização dos dentes;

 

faceta de porcelana simulação estética
A simulação no tratamento com laminado cerâmico é essencial para o dentista identificar os desejos e necessidades do paciente.

 

 

Tempo de tratamento: transformando sorrisos em tempo recorde.

 

O tempo de tratamento com facetas de porcelana é rápido. Entre a consulta inicial para exames e fotografias até a consulta para instalação dos laminados cerâmicos, entre 10 a 21 dias são suficientes para transformar o sorriso sem que nenhum detalhe passe despercebido.

 

A introdução da técnica com laminados cerâmicos em camada única produzida por fresagens computadorizadas permitem a redução do tempo de tratamento para até 1 dia – até mesmo para procedimentos envolvendo 8 a 10 dentes, em cada arcada. Rápida, esta técnica pode não satisfazer a indivíduos exigentes com os resultados estéticos finais.

 

 

Faceta de resina é uma alternativa mais em conta para algumas situações.

 

Uma alternativa mais rápida e com preço mais em conta para corrigir problemas na cor e forma dos dentes é faceta em resina. Realizada com materiais utilizados em restaurações dentárias, trazem estética bastante satisfatória. A grande vantagem desta técnica é a rapidez, já que o tratamento realizado em vários dentes anteriores pode ser realizado em um mesmo dia.

 

A durabilidade e a dificuldade da faceta em resina em corrigir dentes com alterações profundas na cor, antes alardeados como limitados, melhoram a cada ano – o que faz deste tipo de laminado direto uma alternativa cada vez mais utilizada.

 

As restrições do laminado em resina composta ficam por conta de indivíduos com desgastes dentários extensos, bruxismo e escurecimento de dentes por antibióticos ou pós tratamento de canal (endodôntico). De qualquer forma, é uma alternativa cada vez mais viável frente à faceta de porcelana, esta mais cara e demorada para ser confeccionada.

 

facetas-em-resina
A técnica com faceta em resina é rápida mas requer manutenção anual para polimento superficial.

 

 

Simulação digital e sobre dentes estão cada vez mais precisas – e indispensáveis.

 

Até pouco atrás, a simulação no tratamento com lentes de contato dental e facetas de porcelana estavam restritas a aproximações dos resultados estéticos finais. Entretanto, a introdução de materiais para confecção de provisórios e mockups (simulação direta sobre dentes) melhorou a previsibilidade das técnicas com laminados, facilitando ao dentista detectar detalhes que possam passar despercebidos.

 

A simulação digital é a mais badalada – e limitada – entre as técnicas para saber antes os resultados finais do tratamento. Já as técnicas que simulam o design final das lâminas em porcelana direto sobre dentes e modelos em gesso são mais completos e próximos do que realmente será visto ao final dos procedimentos. Simplesmente indispensáveis.

 

 

Laminado cerâmico tipo fragmento é técnica recente e de difícil indicação.

 

Uma variação entre laminados cerâmicos que vem ganhando espaço entre dentistas dedicados a tratamentos estéticos é o fragmento cerâmico. Derivado da lente de contato dental, é o procedimento ideal para corrigir pequenos detalhes que fazem toda a diferença à harmonia do sorriso.

 

O fragmento cerâmico recobre apenas a parte do dente que apresentam algum tipo de problema estético ou funcional. Situações indicadas para esta técnica são os fechamentos de espaços entre dentes (diastemas) ou correções em dentes girados que comprometem o sorriso. Por outro lado, a execução técnica tanto pelo dentista quanto pelo laboratório de prótese dentária exigem treinamento e experiência com lâminas em porcelana.

 

faceta de porcelana colagem
Colagem de laminados cerâmicos: técnica com fragmentos cerâmicos são seguras e trazem maior personalização ao tratamento estético anterior.

 

 

Cuidados com facetas de porcelana não exigem tanta dedicação assim.

 

A manutenção da cor e brilho de facetas de porcelana não exigem grandes desafios e restrições alimentares. Para isto, basta apenas evitar o consumo excessivo de produtos cítricos, corantes artificiais, vinhos e sucos.

 

Além disso, a consulta anual ao dentista é indispensável para manter as gengivas saudáveis e evitar problemas como a retração gengival (raiz dentária exposta). Tomados estes cuidados, é só curtir por inúmeros anos os resultados finais do seu tratamento que pode transformar o seu sorriso exatamente do jeito que você precisa.

 

Saiba mais sobre faceta de porcelana:

Voltar para o blog