BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina traz estética de impacto a preço mais acessível.

faceta de resina

 

A faceta de resina traz estética marcante e de impacto cujo preço mais acessível pode ser uma alternativa à faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em gengivas (periodontia) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta dentária laminada, diversos tipos para transformar o seu sorriso.

 

As transformações do sorriso com facetas dentárias laminadas são conhecidas pelas modificações marcantes na cor e forma dos dentes. Popularizadas por técnicas como a lente de contato dental – que, ao contrário do que se imagina, é pouco utilizada – e facetas de porcelana, são ideais para a construção de um sorriso mais harmônico e natural mas podem ser proibitivas para pacientes sensíveis ao preço de procedimentos em odontologia estética.

 

As facetas dentárias laminadas são dividas conforme o material e técnicas utilizados. Para ficar mais fácil, os dentistas dividem-nas em facetas de resina e laminados cerâmicos – estes, representados pelas lentes de contato dental, uma versão mais delicada que não exige desgastes dentárias, e pelas facetas de porcelana, indicadas para transformações intensas na cor e forma dos dentes.

 

As variações técnicas das facetas dentárias laminadas são também acompanhadas de diferenças nos custos finais destes procedimentos. E entre elas, a faceta de resina aparece como uma alternativa mais versátil e com preço mais em conta que pode ser a solução ideal para você reconstruir o seu sorriso.

 

 

Faceta de resina tem preço mais acessível.

 

Pacientes sensíveis ao preço mais elevado de procedimentos com laminados cerâmicos – como lentes de contato dental e faceta de porcelana – encontram na faceta de resina uma alternativa mais em conta e ficientes para correções na cor e forma dos dentes.

 

A recente introdução de resinas dentárias mais estéticas e resistentes vem resgatando a faceta de resina como alternativa aos laminados cerâmicos. É o caso, por exemplo, das resinas compostas misturadas com porcelana, que trazem resultados estéticos marcantes e entregam maior durabilidade e resistência comparada às versões mais simples ainda disponíveis deste tipo de material restaurador.

 

Além de práticas, facetas de resina ainda podem ter preço até quatro vezes inferior comparados a lentes de contato dental e facetas de porcelana. É fácil, portanto, entender a elevada procura por este tipo de faceta dentária que pode ser a ideal para eventos sociais ou de trabalho que aparecem de última hora, ou ainda para ser realizada de forma definitiva.

 

Outra situação em que o preço menor da faceta de resina é levado em conta é o seu uso como “versão de entrada” nos procedimentos estéticos de transformações do sorriso. Atualmente, um parte considerável dos pacientes em tratamentos com laminados cerâmicos estão substituindo suas antigas lâminas em resina por variações em porcelana. Em quase todos os casos, os relatos são de satisfação estética e funcional mesmo com técnicas com utilizaram resinas limitadas tanto estética quanto funcionalmente.

 

 

Preço da faceta de porcelana pode ter preço até 4 vezes mais elevado.

 

A faceta de porcelana é indicada para correções severas na cor e forma dos dentes. Utilizando-se da diminuição da estrutura dental através de desgastes superficiais, ela tem como principal característica uma lâmina cerâmica mais espessa, ideal para corrigir desde dentes escurecidos por tratamento de canal a dentes girados e desalinhados. Atualmente, é a técnica mais utilizada em procedimentos de transformação do sorriso.

 

Em média, o preço da faceta de porcelana pode ser até quatro vezes superior à faceta de resina. Questões como custos mais elevados com materiais, uso de um laboratório de prótese dentária e maior número de consultas ajudam a entender o porquê desta diferença de preço tão substancial que, muitas vezes, não justifica a pequena diferença de resultado estético entre as técnicas.

 

 

Resultados estéticos da faceta de resina são cada vez mais marcantes.

 

A introdução de pequenas partículas cerâmicas nas resinas utilizadas em restaurações dentárias e facetas dentárias laminadas pode ser considerada uma pequena revolução em odontologia restauradora. Além da maior resistência a desgastes dentários e fraturas, esta inovação trouxe uma sensível e marcante melhora nos resultados estéticos de procedimentos com facetas de resina.

 

Exatamente com na construção de facetas de porcelana e lentes de contato dental, na técnica com resina é possível reproduzir todas as camadas presentes em dentes naturais, com cores, transparências e opalescências delicadamente mimetizadas. E tudo isso realizado em apenas uma única consulta, uma vantagem e tanto.

 

Por outro lado, os marcantes resultados estéticos das facetas em resina trazem uma desvantagem característica da técnica: o amarelamento mais rápido comparado aos laminados cerâmicos. Indivíduos com consumo elevado de corantes ou alimentos que naturalmente pigmentam os dentes como cafés, vinhos e tabaco podem ficar frustrados com a perda rápida da cor e brilho que aparecem já nos primeiros anos do tratamento – uma condição não vista nas lâminas em porcelana.

 

 

Durabilidade e resistência inferior podem ser um problema.

 

Apesar do preço mais em conta e da rapidez do tratamento, existem desvantagens da faceta em resina que não podem ser esquecidas na hora de selecioná-la como o procedimento ideal para o revestimento estético dos dentes.

 

Pequenas fraturas em facetas de resina são comuns e os contratempos para corrigí-las podem ser um problema para muitos pacientes. Como forma para minizar esta situação está a seleção correta do paciente candidato ao tratamento, em que condições como o bruxismo ou aumento de dentes pequenos podem ser contraindicações para a técnica devido ao elevado risco para fraturas constantes.

 

Já com relação à durabilidade das facetas dentárias, é preciso entender que esta propriedade depende do tipo de material utilizado, da indicação correta da técnica e dos cuidados do pacientes submetido ao tratamento. Ao contrário das facetas de porcelana, não existem estudos elucidativos a respeito de quanto tempo dura a faceta de resina. O que se sabe, até agora, é que o sucesso do tratamento depende da experiência do dentista em selecionar as casos em que a técnica será aplicada. 

 

De qualquer forma, a faceta de resina é uma alternativa com preço mais em conta que pode ser a ideal para você reconstruir o seu sorriso de forma mais harmônica e marcante, e com resultados próximos aos sofisticados procedimentos com laminados cerâmicos.

 

 

Saiba mais sobre facetas de resina clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog