BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengivas escuras e retraídas junto à prótese dentária: como recuperá-las.


Gengivas escuras e retraídas que aparecem junto a próteses dentárias trazem danos estéticos e funcionais aos dentes. Veja por que isto acontece, como é o tratamento e como prevenir o aparecimento de problemas gengivais junto aos dentes que suportam próteses dentárias fixas como a coroa em porcelana.

 

Luís Gustavo Leite é dentista periodontista especializado em retração gengival e próteses dentárias. Atua em consultório particular na cidade de Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, por que ela acontece?

 

A retração gengival, uma das principais causas para consultas ao dentista, não é, ao contrário do que se imagina, uma doença. Aparecendo como sequela da destruição do osso e dos diminutos ligamentos que sustentam as raízes dos dentes, o ligamento periodontal, ele pode progredir, quando não tratada, para a perda do dente afetado.

 

As causas para a retração gengival são múltiplas. Na quase totalidade dos casos, ela é causada pela periodontite, uma infecção causada pela higiene oral deficiente, pela pressão exagerada das cerdas das escovas contra os dentes ou, também comum, pelo tratamento com aparelho ortodôntico mal executado.

 

A velocidade com que as gengivas retraem depende de vários fatores. Questões como anatomia local desfavorável, como gengivas finas e tábua óssea fina ao redor das raízes dentárias, ou então de fatores genéticos modulam a severidade e velocidade com que a retração gengival aparece.

 

 

A prótese dentária em porcelana como causa para a retração gengival.

 

As gengivas em contato com próteses dentárias fixas também pode retrair com o tempo. E este problema, para piorar, é mais frequente nos dentes anteriores – região aonde pequenos alterações podem trazer danos estéticos severos ao sorriso.

 

Na maioria das vezes, a retração aparece como resultado da periodontite. Dispositivos protéticos mal confeccionados, que costumam reter e dificultar a remoção da placa bacteriana, ajudam no aparecimento da doença periodontal. Mas não é apenas por isto que os dispositivos protéticos estão tão associados à retração das gengivas.

 

Veja como as próteses dentárias fixas de forma permanente aos dentes podem estar por trás da retração gengival:

 

bordas espessas;

bordas mal adaptadas;

bordas inseridas muito internamente às gengivas;

alergia ao metal de próteses dentárias com metal de reforço interno;

design que impede a remoção da placa bacteriana.

 

 

Gengivas escuras junto à prótese dentária fixa.

 

O aparecimento de gengivas escuras (gengivas escurecidas) junto à próteses dentárias fixa pode ocorrer por vários motivos. O primeiro é mesmo a retração gengival, que expõe as bordas de coroas ou pônticos dentários antes escondidos pelas próprias gengivas, formando uma região escura em que a luz não penetra e produz um halo escurecido ao redor da prótese dentária.

 

O segundo motivo é o material utilizado na confecção da prótese fixa. Nos modelos mais antigos, um metal escuro e interno é utilizado para reforçar a porcelana. O problema é que as bordas destes dispositivos protéticos costumam exibir um colar metálico, que fica visível quando a gengiva retrai.

 

Outro motivo que também contribui para o aparecimento de gengivas escuras é o escurecimento do próprio dente. As causas para o escurecimento dental vão desde o tratamento de canal ao escurecimento por metais utilizados em próteses dentárias fixas ou restauração dentária com amálgama de prata.

 

 

Gengivas finas de delicadas agravam o problema.

 

As gengivas variam de espessura entre as pessoas. Enquanto para alguns elas são espessas e fibrosas, para outros são finas e delicadas e, principalmente, transparentes.

 

O biotipo gengival fino frequentemente transparece, nas bordas das gengivas, tudo o que está por baixo dele. Assim, as estruturas escuras, como dentes escurecidos após tratamento de canal ou a corrosão dentária causada pelo metal presente em próteses dentárias e restaurações em metal, transparecem as gengival, proporcionando um efeito óptico final de escurecimento.

 

 

Tratando as gengivas inchadas e inflamadas junto à prótese dentária em porcelana.

 

A periodontite é a principal causa para a retração gengival junto às próteses dentárias. Os sintomas e sinas mais comuns são o sangramento gengival e o avermelhamento e inchaço das gengivas.

 

O tratamento da periodontite é feito através da raspagem das raízes contaminadas e impregnadas por placa bacteriana e pelo tártaro. Dependendo da profundidade da infecção, as gengivas precisam ser anestesiadas. Em casos mais avançados, pode ser necessário o uso de antibióticos ou até mesmo cirurgias gengivais para facilitar o acesso dos instrumentos odontológicos a áreas muito profundas.

 

 

Cirurgia para retração gengival junto à prótese dentária fixa.

 

Um recurso para recuperar gengivas retraídas é a cirurgia plástica gengival. O tratamento, que pode ser realizado com ou sem enxerto de gengivas, é indicado para reposicionar as gengivas que expõem as raízes dos dentes.

 

A cirugia para retração gengival também pode ser utilizada para recuperar as gengivas escuras junto às próteses dentárias fixas, seja do tipo coroa, pôntico ou pivô. Mas para que ela dê certo, é preciso que algumas condições estejam presentes.

 

Gengivas espessas, exposição da raiz dentária de pequena extensão e presença das papilas gengivais são algumas das condições locais necessárias para que a cirurgia gengival traga resultados eficientes. Caso contrário, além de não eliminar o problema, a retração tecidual costuma reaparecer apenas algumas semanas após o procedimento cirúrgico.

 

 

Gengivas escuras junto a implantes dentários.

 

O aparecimento de gengivas escuras junto a implantes dentários é uma acontecimento comum. E o que está por trás disto é o titânio, o metal utilizado na construção destes dispositivos. 

 

Por diversas razões, o titânio, que deve estar sempre submerso ao osso e gengivas, transparece. Problemas como instalação e posicionamento incorreto do dispositivo, ou infecções como a periimplantite, frequentemente causam defeitos estéticos e funcionais nas gengivas.

 

Nestes casos, o tratamento é um pouco mais complexo. Cirurgias gengivas de reposicionamento não costuma dar certo, exigindo enxertos de gengiva para mascarar o titânio dos implantes dentários. 

 

Casos ainda mais complexos de gengivas escuras junto a implantes dentários podem exigir enxerto gengival concomitante ao enxerto de osso. Em situações ainda mais severas, a remoção do implante dentário é a única solução para recuperar a estética gengival.

 

 

Enxerto gengival é indicado para casos restritos.

 

O enxerto gengival é um técnica de plástica gengival com diversas finalidades. Apesar de relativamente previsível, esta alternativa cirúrgica, cujo pós operatório delicado requer dedicação do paciente operado, é indicada em casos restritos.

 

São duas as fontes de enxerto tecidual utilizado para mascarar bordas de próteses dentárias e implantes dentários. O mais eficiente é o enxerto natural (autógeno), que é coletado do próprio paciente. Outra fonte é o enxerto gengival biossintético, que traz como vantagem evitar a ferida cirúrgica resultante da remoção do enxerto gengival.

 

 

Trocando e selecionando a prótese dentária fixa junto à gengiva retraída.

 

Quando a plástica gengival não dá os resultados esperados, ou mesmo quando ela não é indicada para recuperar gengivas escuras e retraídas junto à prótese dentária, é hora de pensar em outras alternativas. E a mais indicada é mesmo trocar a prótese dentária.

 

Para eliminar gengivas escuras, é preciso que a troca da prótese dentária atenda a alguns requisitos. A mais importante é utilizar dispositivos mais modernos, como a prótese dentária em zircônia ou porcelana pura, cujas partes são confeccionadas com cores semelhantes aos dentes naturais, sem presença de metal escuro.

 

Para gengivas retraídas, a troca requer uma readaptação do dente para que a borda da futura prótese dentária fique localizada em posição mais estética. Isto é feito através de pequenos desgastes nos dentes, que facilitam a adaptação e localização das novas bordas.

 

Já quando a causa para gengivas escuras é o escurecimento dental após tratamento de canal, recomenda-se a utilização de próteses dentárias em zircônia pura, ou ainda em zircônia recoberta em porcelana. Isto porque a zircônia é perfeita para esconder mesmo tons muito escuros junto aos dentes, algo difícil para a técnica com porcelana pura.

 

 

Prevenção: prótese dentária em porcelana pura traz menor risco para retração gengival. 

 

Mais recentemente, a introdução de próteses dentárias confeccionadas com cerâmicas semelhantes às utilizadas nos tratamentos com laminados cerâmicos, como a lente de contato dental e a faceta de porcelana, trouxe novas possibilidades nos tratamentos dentários com coroas e pônticos, seja sobre dentes naturais ou mesmo implantes dentários.

 

A prótese dentária em porcelana pura é a mais indicada para prevenir a retração gengival. O motivo para isto é que ela permite a confecção de coroas em porcelana pura com bordas finas e delicadas, que eliminam a formação de áreas para acúmulo de placa bacteriana.

 

Outro motivo para a indicação da prótese em porcelana pura é a sua maior biocompatibilidade com as gengivas. Problemas com alergias ao metal, ou mesmo à zircônia, podem estar por trás de gengivas que, mesmo após tratadas, permanecem com sinais e sintomas inflamatórios como o sangramento gengival, edema e dor.

 

 

Retração gengival por excesso de pressão da escova dentária não pode ser esquecida.

 

A escovação traumática é quando as cerdas das escovas são pressionadas com força excessiva contra as gengivas. Com o passar do tempo, um imperceptível processo inflamatório dá início à migração das gengivas, resultando na retração gengival.

 

A retração gengival causada por escovação traumática é até mais comum nas gengivas em contato com próteses dentárias fixas. É o paciente que, mediante a dificuldade de remover a placa bacteriana acumulada, exagera na pressão das cerdas da escova dentária – problema que também pode aparecer com o uso incorreto do fio dental, que também pode resultar em gengivas retraídas.

 

Voltar para o blog