BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lentes de contato dental podem recuperar desgastes em dentes anteriores?

lentes de contato dental e desgastes post blog

Recuperar os desgastes dentários com lentes de contato dental parece ser uma boa ideia. Mas será que funciona ? Neste post, as informações para você entender as limitações, problemas e alternativas em tratamentos que recuperam os dentes desgastados com segurança e muita sofisticação estética.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentária pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Um pouco sobre o uso das lentes de contato dental em tratamentos estéticos de impacto

 

A popularização dos tratamentos estéticos de alto impacto em odontologia deve muito às novas técnicas e materiais para os laminados cerâmicos como facetas e lentes de contato dental. Provisórios com elevada qualidade estética, simulações mais precisas e a diminuição dos desgastes dentários são alguns dos motivos que transformaram os tratamentos que recuperam dentes desgastados e com problemas profundos na cor e harmonia do sorriso. Mas se por um lado a introdução de variações mais sofisticadas desses laminados traz recursos sofisticados, por outro pode trazer problemas que podem frustrar muitos pacientes.

 

A lente de contato dental, uma variação mais fina e delicada da faceta laminada em porcelana (cerâmica), é um exemplo dessas novas técnicas que podem trazer problemas quando mal indicadas. Elaboradas para serem coladas diretamente sobre os dentes, trazem como vantagem sobre os demais tratamentos a ausência de desgastes na superfície do dentes. Por outro lado, a espessura mais fina dessas lentes traz limitações aos resultados estéticos em dentes que exigem modificações profundas na forma e na cor.

 

 

As indicações para os tratamentos com lentes de contato dental

 

Revestir a superfície dos dentes sem a necessidade de desgastá-lo é uma ideia bastante sofisticada. Porém, as limitações de estética e de resistência desses delicados laminados para casos complicados exigem atenção especial na hora de selecionar os pacientes que podem ser beneficiados pela técnica. As indicações incorretas das lentes de contato dental resultam, além de fraturas e descolamentos frequentes, em resultados estéticos frustantes – com pouca ou nenhuma melhora estética na cor e brilho dos dentes originais.

 

É exatamente por esse motivo que os tratamentos estéticos com lentes de contato dental, apesar do grande apelo comercial e popularização da técnica, ainda são raros em consultórios dentários – mesmo em serviços odontológicos dedicados a tratamentos com laminados cerâmicos, como é o meu caso.

 

✓ fechamento de espaços nativos entre os dentes (diastemas)

Os diastemas, espaços nativos entre os dentes, são mais comuns na região anterior da maxila e mandíbula. O fechamento dessas falhas na técnica com lente de contato dental é interessante e bastante eficiente, com poucos riscos de problemas como fraturas ou resultados insatisfatórios. Atualmente a técnica com fragmentos cerâmicos vem substituindo as lentes de contato dental para o fechamento de diastemas na região anterior.

 

✓ alterações suaves de cor e forma

A indicação mais comum para as lentes de contato dental são os tratamentos estéticos para correções leves de cor e forma dos dentes e do sorriso. É importante ter em mente que, apesar da sutileza dessas alterações, os resultados são impactantes e harmonizantes. Em odontologia estética, pequenas alterações na forma e cor dos dentes resultam em mudanças estéticas significativas e surpreendentes. Aliada à característica da ausência de desgastes dentários nessa técnica, ainda é uma excelente indicação para tratamentos estéticos cuidadosamente selecionados.

 

✓ rearmonização de pequenos desgastes dentários

Esse tópico é o ponto chave deste post. Os desgastes dentários podem, com boa margem de segurança, serem recuperados com lentes de contato dental. Entretanto, não é qualquer tipo de desgaste dentário que pode ser recuperado com essa técnica : apenas leves desgastes não associados ao bruxismo, e em arcadas com excelente padrão de oclusão (relação de contato entre os dentes superiores e inferiores), terão benefícios reais com o tratamento. Arcadas com dentes mal-posicionados são também exemplos de casos contra-indicados para a técnica com lentes, com riscos severos de fraturas e resultados estéticos desastrosos.

 

lentes de contato dental e desgastes dentários problemas
Lentes de contato dental e desgastes dentários : desgaste unilateral e extenso contra-indica a técnica com lente de contato dental.

 

 

A recuperação dos desgastes em dentes anteriores com lentes de contato dental

 

Recuperar os desgastes em dentes anteriores é um tratamento mais complexo do que pode parecer. Os desgastes anteriores podem ter várias causas que vão além dos desgastes naturais que nossos dentes vão sofrendo ao longo da vida. E o bruxismo é uma delas. Se não houver uma abordagem que inclua os dentes posteriores e estabeleça proteção adicional aos dentes anteriores imediatamente após qualquer tipo de tratamento em dentes na região anterior – como as placas acrílicas para tratamento do bruxismo -, os problemas de fraturas e descolamentos podem ser frequentes e frustrar pacientes e dentistas.

 

E qual é a quantidade de desgaste dentário na região anterior que pode ser recuperada pela técnica com lentes de contato dental ? Para a maioria das pessoas, pouquíssimo desgaste dentário. E, para uma minoria mais sortuda que possui uma perfeita oclusão dentária e ausência clara de sinais de desgastes pelo bruxismo, desgastes que vão um pouco além do mínimo podem ser recuperado com as lentes de contato dental. Difícil de visualizar essas indicações? Não se preocupe, porque elas realmente são complicadas.

 

As variações de extensão de desgastes nos dentes são tão diminutas que somente em consulta odontológica é possível estabelecer a viabilidade dos tratamentos com lentes de contato dental para o tratamento de desgastes dentários.

 

 

Os problemas mais comuns com as lentes de contato dental

 

✓ fraturas e deslocamentos

O principal receio dos pacientes não é o principal problema encontrado no tratamento dos desgastes dentários com lentes de contato dental. As fraturas e descolamentos são resultados de indicações erradas dos laminados. A dor de cabeça maior dos pacientes no tratamento com lentes de contato dental é a pouca resolutividade estética do tratamento.

 

✓ dentes volumosos e sem harmonia

Na tentativa para construir lentes que possuam espessuras com resistência suficientes às forças mastigatórias, o laboratório de prótese dentária – local onde são construídos os laminados cerâmicos – confecciona lâminas mais espessas do que o esperado. E os resultados estéticos desses tratamentos são desastrosos : dentes espessos, acúmulo de placa bacteriana – que causam gengivites e infiltrações por cáries dentárias – junto às gengivas e desarmonia completa do sorriso.

 

✓ pouca resolutiva estética

O tratamento com lentes de contato dental traz o maior número de pacientes frustrados com os resultados dos seus tratamentos. E o problema não é das lentes de contato, mas da indicações inadequadas desses delicados laminados. Corretamente indicadas, lentes de contato dental resultam em transformações harmônicas de forma e cor e, na maioria das vezes, mais sofisticadas do que os tratamentos com facetas laminadas em porcelana.

 

Lentes de contato dental e bruxismo classificação
Lentes de contato dental e desgastes dentários : classificação dos desgastes dentários pelo bruxismo.

 

 

As alternativas de tratamento para tratamentos estéticos em dentes anteriores com porcelanas.

 

Se as lentes de contato dental têm características estéticas e de resistência que as contra-indicam para a maioria dos casos de desgastes dentários na região anterior, outras alternativas terapêuticas oferecem soluções interessantes para esses problemas.

 

✓ restaurações dentárias em resina

A primeira tentativa para tratamentos de reconstrução dos desgastes em dentes anteriores é utilizar a técnica com restauração em resina composta. Rápida e com preço mais acessível que os laminados em porcelana, oferece boa estética e razoável durabilidade para pequenos desgastes em dentes anteriores. O bruxismo é uma desafio para a sobrevivência desse tratamento,

 

✓ facetas em resina

Indicadas para dentes com desgastes mais elevados com problemas de cor ou dentes com múltiplas restaurações em resina, as facetas em resina são opções, assim como o são as restaurações dentárias, com excelentes resultados estéticos e baixa durabilidade.

 

✓ facetas em porcelana

Assim como as facetas em resina, são indicadas para dentes com profundas alterações de cor e forma – e que necessitam de transformações mais marcantes. A diferença está no custo, já que o preço dos tratamentos com facetas em porcelana podem ser até 4 vezes maiores do que o tratamento similar com resina.

 

✓ fragmentos cerâmicos

O fragmento cerâmico, ou restauração cerâmico, é pouco utilizado para recuperar desgastes em dentes anteriores. As indicações corretas para os fragmentos são fechamentos de espaços e recuperação de restaurações extensas em resinas em dentes anteriores.

 

Lentes de contato dental e desgastes dentários diastemas
Lentes de contato dental e desgastes : diastemas, indicação correta tanto para as lentes de contato dental quanto fragmentos cerâmicos.

 

 

Atitudes que previnem os desgastes em dentes anteriores.

 

Recuperar os desgastes dentários na região anterior é um desafio presente na maioria dos casos – mesmo em pacientes sem evidências clínicas do bruxismo. Entretanto, algumas atitudes eliminam ou diminuem os desgastes dos dentes nessas regiões.

 

O bruxismo e os hábitos para-funcionais como roer unhas e tampas de caneta são os principais vilões dos desgastes em dentes anteriores. Provocando desgastes que podem ser unilaterais ou atingir uniformemente todos os dentes, necessitam de abordagens precoces para a prevenção do problema. Enquanto as placas acrílicas são indicadas para o bruxismo, a intervenção nos hábitos danosos aos dentes podem ser abordados com técnicas oriundas da psicologia cognitiva.

 

A análise e estudo da mordida (oclusão) é outra forma interessante para evitar os desgastes em dentes anteriores. Nela, o dentista exame a forma como todos os dentes relacionam-se durante o fechamento e movimentos de mastigação, já que é bastante comum que a relação de oclusão errada provoque desgastes desproporcionais nesses dentes. E o pior é que, além de comum, o problema é frequentemente encontrado em pacientes que já realizaram demorados tratamentos com aparelhos ortodônticos.

 

De qualquer forma, consulte o seu dentista quando desconfiar que os seus dentes apresentam padrões de desgastes que não lhe parecem normais – como desgastes em apenas um lado da mordida. Os tratamentos de prevenção em odontologia são efetivos para uma grande gama de problemas e doenças.

 

Saiba mais sobre desgastes, restaurações e facetas laminadas :

Voltar para o blog