BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Protese adesiva em porcelana pura pode ser alternativa aos implantes.


A prótese dentária adesiva em porcelana pura é uma alternativa com preço mais em conta a diversas técnicas para repor um único dente perdido. Veja as indicações, preços, contraindicações, durabilidade, problemas, tempo de tratamento e outras informações sobre este tratamento com prótese dentária fixa pouco lembrado.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias em porcelana e gengivas (periodontista), ambas pela UFRGS. Atende em consultório particular, na cidade de Porto Alegre.

 

 

O que é a prótese dentária adesiva?

 

A prótese dentária adesiva é um dispositivo protético desenvolvido para repor um único dente perdido. Colada aos dentes laterais ao espaço antes ocupado pelo dente extraído, ela é uma técnica considerada do tipo prótese dentária fixa, como a coroa dentária em porcelana.

 

A prótese dentária adesiva não se desloca ao sorrir ou mastigar, podendo ficar rigidamente fixa aos dentes por muitos anos, sem riscos de solturas. Para isto, ela consta com haletas laterais, que são diminutos suportes, não visíveis, que auxiliam na colagem dela aos dentes laterais que servirão de suporte.

 

 

Indicações: quando a prótese dentária adesiva pode ser utilizada.

 

A prótese dentária adesiva é uma alternativa não apenas ao implantes dentários, mas também à prótese dentária removível, como a ponte dentária móvel, ou à prótese dentária flexível, que é uma alternativa mais estética aos grampos metálicos tradicional.

 

Confeccionada de forma rápida e confortável ao paciente, ela não requer desgastes dos dentes, como acontece na técnica com prótese dentária fixa em porcelana do tipo pôntico, em que os dentes são desgastados. Veja as indicações da prótese adesiva:

 

repor único dente ausente em área anterior.

repor único dente ausente em área posterior.

servir como provisória nos tratamentos com implantes dentários.

 

 

Os requisitos mínimos para que a prótese dentária adesiva dê certo.

 

Para que a prótese dentária adesiva dê certo, é importante que algumas condições locais mínimas esteja presentes. É o caso, por exemplo, da presença dos dentes laterais à área aonde será instalada a prótese adesiva. Este é o requisito mais essencial ao tratamento, sem o qual é impossível fazer o tratamento.

 

Além de precisar dos dentes laterais para fixação, também existem outras condições dentárias e ósseas que precisam estar presentes para quê o tratamento funcione. São elas:

 

presença de dentes laterais ao dente extraído;

os dentes de apoio não podem possuir mobilidade (periodontite);

perda óssea mínima na região do dente extraído;

dentes de apoio não podem possuir restaurações dentárias extensas;

dentes de fixação não podem estar girados ou desalinhados (tortos).

 

 

Porcelana pura e zircônia são os melhores materiais.

 

Existem vários tipos de materiais disponíveis para a confecção da prótese dentária adesiva. Os melhores são a porcelana pura e a zircônia pura – ou ainda uma combinação destes dois materiais. 

 

Para selecionar corretamente entre a porcelana e a zircônia, vários fatores, como a localização na arcada dentária do dente que será reposto. E neste sentido, as necessidades estéticas são mesmo o fator mais importante na hora de escolher o material dentário.

 

Outro fator importante à seleção é a distância entre os dentes que serão utilizados para a fixação da prótese adesiva. Quando muito distantes, trazem desafios estéticos e de fixação rígida da prótese dentária, o que pode trazer resultados frustrantes quando não observados.

 

 

Prótese adesiva em porcelana pura traz resultados mais estéticos e naturais.

 

A porcelana pura é utilizada em diversos tratamentos odontológicos estéticos. Os mais conhecidos são os laminados cerâmicos, como as lentes de contato dental e a faceta de porcelana, bastante utilizados nas transformações de impacto no sorriso devido às suas propriedades ópticas próximas aos dentes naturais, como cores, transparências e fluorescências.

 

A porcelana pura traz várias vantagens ao ser utilizada na prótese adesiva. Fatores como melhor adesão, reduzindo riscos para solturas, e maior naturalidade na reprodução das cores são alguns dos fatores que recomendam este material como a primeira escolha nesta técnica com prótese dentária fixa em porcelana.

 

 

Prótese dentária adesiva em zircônia pode ser a escolha mais indicada.

 

A prótese dentária em zircônia é frequentemente utilizada nos tratamentos com próteses dentárias fixas e implantes dentários. O motivo para isto é a elevadíssima resistente dela comparada à porcelana pura. Não à toa, a zircônia é apelidada de aço cerâmico.

 

Apesar da elevada resistência à fratura, a zircônia traz alguns problemas. O mais importante deles são os resultados estéticos que, apesar de satisfatórios, são inferiores à porcelana pura.

 

Quando, por diversos motivos, existem riscos para fraturas das partes utilizadas para fixação da prótese dentária adesiva, a zircônia é o material mais indicado. É o caso, por exemplo, dos espaços mais extensos para a reabilitação estética e funcional do dente extraído.

 

Outra indicação da prótese dentária adesiva em zircônia é a reabilitação de dente perdido em área posterior. Nestas áreas, principalmente nos portadores de bruxismo, os desafios mecânicos de compressão que aparecem durante a mastigação, ainda mais intensos nos portadores de bruxismo, exigem dispositivos protéticos resistes – como acontece na prótese dentária fixa em zircônia.

 

 

Preço mais em conta da prótese dentária adesiva é alternativa até ao implante dentário.

 

O custo elevado nos tratamentos com implantes dentários é impeditivo para muitos pacientes. E neste sentido, a prótese adesiva em porcelana pura aparece como alternativa com preço mais em conta ao implante dentário.

 

Mas existem também outros fatores que pesam a favor da prótese adesiva em porcelana pura. Um deles é o resultado estético final, frequentemente superior à prótese dentária fixa sobre implante dentário. Outro é o tempo de tratamento, inferior quando comparado à qualquer outra técnica para repor um único dente perdido.

 

Por outro lado, a prótese dentária adesiva em porcelana traz como desvantagem a necessidade de uso de instrumentos especiais de higiene oral. 

 

A causa para isto é a sua união adesiva aos dentes laterais de suporte, que impedem a uso do fio dental como único instrumento para remover restos de alimentos e a placa bacteriana que está por trás de problemas como a cárie dentária, a gengivite e a periodontite.

 

 

Como é feita a prótese dentária adesiva em porcelana pura.

 

Para fica pronta, são necessárias duas consultas odontológicas. Na primeira, são feitas as moldagens dos dentes que servirão de fixação para a prótese dentária adesiva.

 

Dependendo do caso, podem ser necessário alguns desgastes nos dentes que servirão de fixação para a prótese adesiva. A localização e extensão desta redução na estrutura dental depende de fatores como o posicionamento dos dentes, a quantidade de osso perdido após a extração do dente, e outras questões técnicas.

 

Durante o período de espera pela retorno da prótese dentária do laboratório, que costuma levar entre uma a duas semanas, o paciente fica com um provisório em resina acrílica, cuja principal função é mesmo a recuperação estética do sorriso.

 

Na segunda consulta é feita a colagem da prótese adesiva aos dentes laterais. Em alguma situações, podem ser necessários ajustes na cor e forma da porcelana pura até que os resultados sejam harmônicos e naturais, sem diferenças de cor entre a prótese dentária e os dentes naturais de suporte.

 

 

Contraindicações: quando não fazer o tratamento.

 

Apesar dos apelos de preço e rapidez do tratamento, existem situações em que a técnica adesiva é contraindicada. Veja uma relação casos contraindicados com prótese dentária adesiva em porcelana pura:

 

✓ espaços extensos entre os dentes de suportes;

✓ dentes de suporte tortos e girados;

✓ perdas ósseas extensas;

✓ bruxismo severo;

✓ dentes com muitas restaurações;

✓ regiões posteriores.

 

 

Durabilidade da prótese dentária adesiva em porcelana.

 

Um dos quesitos que mais pesam na hora de selecionar o tipo de prótese dentária fixa em porcelana é a durabilidade do tratamento. E no tratamento com a técnica adesiva, não poderia ser diferente.

 

Entre os tipos disponíveis, a prótese dentária adesiva tem menor durabilidade comparada a outras técnicas, como a coroa em porcelana pura ou o pôntico dentário.

 

O motivo para a menor durabilidade do tratamento é a técnica de fixação adesiva, que com o passar dos anos diminui a efetividade de fixação aos dentes, exigindo substituições em tempos menores comparados aos outros dispositivos de próteses dentárias fixas.

 

Em média, a durabilidade da prótese dentária adesiva é calculada em 5 anos. Passado este tempo, recomenda-se a substituição do dispositivo adesivo.

 

 

Tempo de tratamento.

 

Em média, são necessárias entre duas a três consultas para o tratamento ficar pronto. E dependendo da velocidade de confecção do laboratório de prótese dentária, entre 7 a 14 dias é o tempo de tratamento com prótese dentária adesiva em porcelana pura.

 

 

Problemas com próteses dentárias adesivas em porcelana.

 

Entre todas as técnicas com próteses dentárias fixas em porcelana, a técnica adesiva é a que traz mais problemas. E a origem para os contratempos que podem aparecer é o desafio para manter a adesividade do dispositivo protético aos dentes de suporte.

 

Não são raros os casos de descolamento de próteses dentárias adesivas. Fatores como a qualidade do adesivo (cola) e seleção correta do tratamento reduzem problemas como próteses dentárias que caem quando submetidas a fortes impactos mastigatórios – como os causados pelo bruxismo.

 

Voltar para o blog