BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese fixa com gengiva artificial: o que é, benefícios e indicações.


RESUMO: Problemas em gengivas junto a próteses dentárias trazem complicações que vão muito além dos danos estéticos ao sorriso. E neste contexto, a gengiva artificial aparece como uma alternativa a tratamentos mais complexos como o enxerto gengival ou a cirurgia plástica gengival. Neste artigo, explicamos as indicações, os tratamento alternativos, os benefícios, os problemas e outras informações sobre a prótese dentária com gengiva artificial.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e gengivas (periodontista) em Porto Alegre.

 

 

O que é a prótese dentária com gengiva artificial?

 

A gengiva artificial é um material utilizado em próteses dentárias fixas para simular a gengiva natural perdida. Ela é confeccionada com porcelanas em cores semelhantes às gengivas, e pode até mesmo simular os vasos sanguíneos característicos das gengivas naturais.

 

A prótese dentária com gengiva artificial é qualquer tipo de prótese dentária fixa em porcelana, e que possui gengivas em porcelana fundidas às porcelanas dos dentes em porcelana presentes nas próteses dentárias fixas.

 

 

A gengiva artificial nos tratamentos com implantes dentários.

 

A gengiva artificial também pode ser utilizada em próteses dentárias apoiadas sobre implantes dentários. Exemplo disto são as dentaduras fixas, ou prótese protocolo com também é conhecida, em que as gengivas perdidas pelas extrações dentárias são preenchidas pela gengiva artificial.

 

No tratamento com implante dentário, a gengiva artificial também pode ser utilizada em outras situações, como nas próteses dentárias em porcelana de um único dente ou no pôntico fixo, outra situação que quase sempre envolve a reposição de dentes perdidos em áreas com perdas de osso e gengivas.

 

 

Quando é necessária a gengiva artificial?

 

Na maioria dos casos, a gengiva artificial é recomendada em tratamentos com perdas extensas de osso e gengivas, onde os danos estéticos e funcionais não podem ser recuperados por próteses dentárias fixas em porcelana. As indicações mais comuns para o uso de gengiva artificial incluem:

 

✓ defeitos estéticos em regiões com retrações gengivas severas;

✓ defeitos ósseos após extração dentária, para evitar acúmulo de alimentos e placa bacteriana,

✓ implantes dentários instalados de forma incorreta;

✓ dentadura fixas com perdas dentárias e gengivais extensas;

✓ sorriso gengival, em pacientes com próteses que expõe falhas de gengivas ao sorrir;

periodontite avançada, onde as perdas ósseas são extensas e irreversíveis.

 

 

Benefícios da Gengiva Artificial.

 

Os benefícios da gengiva artificial nos tratamentos com prótese dentária fixa e implantes dentários são vários, incluindo:

 

Estéticos

A gengiva artificial minimiza os danos estéticos ao sorriso ao promover o fechamento de áreas escuras entre as próteses dentárias fixas, um problema comum e que pode trazer constrangimentos e baixa autoestima nos indivíduos afetados.

 

Higiene oral

A elaboração de contornos gengivais mais compatíveis com as falhas de gengivas facilita a higienização oral, permitindo a remoção facilitada da placa bacteriana que causa inflamações e infecções gengivais como a gengivite e a periodontite, e também o mau hálito.

 

Alternativa ao enxerto de gengiva

O enxerto de gengiva é indicado para recuperar falhas gengivais em implantes dentários. A gengiva artificial é uma alternativa às cirurgias com enxertos de gengivas, que são cirurgias complexas, com pós-operatório delicado e cujos resultados nem sempre são precisos.

 

Elimina o acúmulo de alimentos

O fechamento de espaços abaixo de próteses dentárias fixas elimina ou reduz o acúmulo de restos de alimentos, um problema comum em dispositivos protéticos extensos e que também pode estar por trás do mau hálito.

 

 

Problemas com gengiva artificial.

 

Erros na confecção e indicação da gengiva artificial podem, ao invés de eliminar problemas de falhas gengivais junto a próteses dentárias fixas, aumentar ainda mais as complicações. Entre os problemas causados, nestas condições, estão:

 

Estética final inadequada

A confecção de gengivas artificias exige habilidade técnica do profissional responsável pela sua construção. Não raro, erros de confecção resultam em estética gengival sem naturalidade, com cores e formas incompatíveis com a estética do sorriso.

 

Acúmulo de alimentos

A confecção de volumes excessivos de gengivas, ou em formato não compatível com as falhas existentes, pode resultar em próteses dentárias difíceis de ser higienizadas, com acúmulo frequente de alimentos, placa bacteriana e tártaro.

 

Fraturas

Gengivas artificiais são construídas em porcelana, e em áreas sem estrutura de reforço interno. Por isso, erros na sua confecção podem causar pequenas fraturas, que podem aparecer durante a alimentação ou mesmo durante a higienização da prótese dentária.

 

 

Os tipos de próteses dentárias indicados à gengiva artificial em porcelana.

 

A confecção de gengiva artificial em porcelana não pode ser feita em qualquer tipo de prótese dentária. Como exemplos temos as próteses dentárias confeccionada com partes em resina, como a dentadura, a prótese removível conhecida como ponte móvel ou a dentadura fixa em resina sobre implantes dentários. Veja os tipos de próteses dentárias recomendadas para a gengiva artificial:

 

prótese dentária fixa de porcelana com um único dente

Conhecidas como coroas ou jaquetas dentárias, a gengiva artificial é utilizada em próteses fixas feitas sobre dentes com retração gengival acima de 3mm. O objetivo desta técnica é eliminar a sensação de dentes alongados, já que são frequentes as confecções de dentes alongados como resultado do recobrimento da raiz dentária exposta após a retração das gengivas.

 

prótese dentária fixa de porcelana com vários dentes

É a técnica para repor vários dentes perdidos sem precisar de implantes dentários. Nela, são utilizados dois dentes naturais de suporte que podem ser suficientes para repor até 4 dentes ausentes. Provavelmente é o tipo de prótese dentária mais indicada à gengiva artificial, já que a maioria dos casos indicados a este tratamento possuem defeitos ósseos e gengivais que, além de servirem de acúmulo de alimentos, trazem danos estéticos ao sorriso. 

 

implante dentário

Implantes dentários são utilizados para repor dentes perdidos. Quando feitos imediatamente à extração do dente, evitam-se perdas ósseas e defeitos gengivais. Entretanto, muitos implantes são feitos em áreas com defeitos ósseos pré-existentes, e a gengiva artificial unida à prótese dentária fixa em porcelana é indicada. Alternativa à gengiva artificial, nestes casos, são os enxertos de osso e gengiva.

 

dentadura fixa

A aplicação de gengiva artificial em dentaduras fixas é indicada em todas as situações, já que os indivíduos submetidos ao tratamento com prótese dentária protocolo quase sempre possuem defeitos ósseos e gengivais que podem criar vãos de retenção de alimentos e placa bacteriana entre os vários implantes dentários que sustentam estas próteses.

 

Os tratamentos alternativos à gengiva artificial.

 

O uso de gengiva artificial em prótese e implantes dentários pode não agradar a alguns pacientes, ou pode ter preço impeditivo – a gengiva artificial encarece os tratamentos com próteses dentárias em porcelana. Vejas as alternativas à gengiva artificial:

 

enxerto de gengiva

O padrão outro na recuperação de falhas em gengivas é o enxerto de gengiva. Ele é indicado em várias situações, como na recuperação de retração gengival de pequena extensão junto a próteses dentárias, sejam elas unitárias ou múltiplas.

 

enxerto de osso

Perdas de gengivas são sequelas de perdas ósseas que, quando severas, exigem enxertos de osso para compensar as grandes perdas de volume de gengivas.

 

cirurgia plástica gengival

Em alguns casos, a cirurgia plástica gengival sem enxerto pode ser indicada para recuperar pequenas retrações de gengivas junto a dentes naturais e implantes dentários. É uma cirurgia com pós-operatório mais simples, realizada pelo recorte e reposicionamento das gengivas.

 

implante dentário

Para compensar falhas gengivas junto a próteses dentárias fixa do tipo pôntico, o implante dentário aparece como alternativa para corrigir danos estéticos em áreas com perdas dentárias antigas.

 

prótese dentária removível

Por ser uma técnica com limitações estéticas e funcionais, a prótese dentária removível, ou ponto móvel como também é conhecida, pode ser indicada em situações restritas, como na presença de próteses dentárias fixas instaladas sobre dentes naturais comprometidos pela periodontite.

 

 

Quem faz próteses dentárias com gengiva artificial?

 

O tratamento com prótese dentária com gengiva artificial exige dois profissionais: um dentista especialista em próteses dentárias e um laboratório de próteses dentárias com experiência na confecção de gengivas artificiais em porcelana.

 

Voltar para o blog