BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Trocar prótese dentária em porcelana antiga conta com novas técnicas.

substituir ou trocar prótese dentária fixa

Trocar a antiga prótese dentária fixa em porcelana não é só uma necessidade estética. Conheça as novas técnicas em próteses dentárias para resultados mais duráveis, estéticos e compatíveis com a saúde das gengivas, na técnica com jaqueta ou coroa dentária em porcelana.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Trocar próteses dentárias antigas: colocando a estética e saúde de dentes e gengivas em dia.

 

A manutenção da estética e saúde das gengiva exige cuidados permanentes. Mesmo procedimentos comuns como restaurações dentárias em resina ou amálgama precisam ser revisados anualmente para verificar a qualidade do contato entre dentes ou problemas como a infiltração por cárie dentária. E para aqueles que possuem dispositivos protéticos, trocar a prótese dentária fixa em porcelana antiga pode ser bem mais do que uma simples necessidade estética.

 

Procedimentos para trocar próteses dentárias são comuns. Gengivas escurecidas próximas às bordas protéticas e raízes dentárias expostas (retração gengival) são apenas alguns dos problemas associados a jaquetas e coroas protéticas antigas. Mal adaptados, os riscos para doenças gengivais e perdas dentárias podem exigir a troca imediata do dispositivo protético. Mas fique tranquilo, porque novas técnicas e materiais dentários trazem mais estética e durabilidade, evitando contratempos e melhorando a saúde oral.

 

prótese dentária em metal trocar
A retração gentival pode expor as bordas de próteses dentárias fixas com metal.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura.

 

A popularização dos tratamentos de impacto com lentes de contato dental e facetas laminadas elevou os padrões estéticos em odontologia. E não demorou muito para que as exigências por resultados estéticos mais sofisticados chegassem às próteses dentárias fixas. Antes restrita à técnica com coroa protética, já está disponível a construção de pônticos dentários em porcelana pura para substituir ou trocar antigos dispositivos que reabilitam áreas com até três dentes perdidos.

 

vantagens: estética de alto impacto para mimetizar transparências e cores próximas a dentes naturais; tratamento combinado com lentes de contato dental e facetas laminadas

 

desvantagens: dentes escurecidos por tratamento de canal ou coroas protéticas em dentes anteriores suportada por pino protético em metal.

 

 

Prótese dentária em zircônia + porcelana

 

A função da zircônia na odontologia é substituir o metal utilizado na infraestrutura de próteses dentárias metalocerâmicas. A vantagem da utilização deste tipo de material é claramente estética, já que o material está disponível em cores semelhantes às encontradas em dentes naturais. Da coroa ou jaqueta prótetica a até mesmo dentaduras fixas em porcelana sobre implantes osseointegrados, tudo é possível nesta técnica com alta durabilidade e resistência.

 

vantagens: maios durabilidade e resultados estéticos comparados à técnica metalocerâmicas; não escurecem dentes e gengivas; não provocam alergias inflamatórias.

 

desvantagens: resultados estéticos inferiores à técnica com prótese dentária em porcelana pura.

 

 

Prótese dentária em zircônia pura.

 

Uma nova tecnologia para tratamentos odontológicos decorre da introdução da zircônia pura para próteses dentárias. Diferente da técnica que utiliza zircônia + porcelana, a eliminação da cobertura estética em porcelana dá-se pela construção de próteses em camada única de zircônia esteticamente melhorada. E os resultados, ainda inferiores ás técnicas com múltiplas camadas, podem surpreender quando utilizados em próteses dentárias para dentes posteriores.

 

vantagens: resistência e durabilidade superior a qualquer tipo de técnica; não escurecem ou pigmentam dentes e gengivas.

 

desvantagens: Apesar dos resultados estéticos elevados, os mesmos ainda são inferiores comparados à técnica com porcelana pura

 

trocar prótese dental em porcelana pura
Vista interna da prótese dentária em porcelana pura (metal free)

 

 

Metalocerâmicas. Por que elas ainda são tão comuns?

 

A mais popular técnica para tratamentos com próteses dentárias fixas é a metalocerâmica, que combina a resistência das estruturas em metal com a estética da porcelana para recobrimento das camadas mais externas. Versátil para tratamentos sobre dentes naturais, pino protético ou implante dentário osseointegrado, há mais de 50 anos entrega bons resultados estéticos e durabilidade aceitável. Mas o dispositivo protético, entretanto, traz alguns problemas ao longo da vida.

 

Um dos principais problemas associado à prótese dentária metalocerâmica é a ocorrência elevada de quadros alérgicos nos tecidos orais próximos ao dispositivo (atacando, principalmente, mulheres). O escurecimento de gengivas e dentes é outro fator indesejável da técnica. E um terceiro também conta muito na hora de selecionar o tipo de prótese dentária fixa: em caso de retração gengival, provavelmente será preciso trocar o dispositivo.

 

 vantagens: preço mais em conta.

 

 desvantagens: resultados estéticos limitados, alergias teciduais em mulheres (20% dos casos), pigmentação escurecida em raízes e gengivas.

 

trocar coroa dentária prótese dente posterior
Exposição de bordas de próteses dentárias fixa metalocerâmicas.

 

 

Prótese dentária fixa adesiva exige indicações precisas.

 

A prótese dentária adesiva é uma técnica fixa mais antiga do que parecer – e, de certa forma, inteligente. A ideia é remover as restaurações dentárias em resina ou porcelana localizadas em dentes vizinhos à ausência dentária e utilizá-las como suporte. Mas o que parece ser ideal para recuperar dentes extraídos, requer um pouco mais de atenção.

 

Problemas em próteses dentárias adesivas são comuns, e o problema não é a técnica em si. Erros na indicação do dispositivo fixo são comuns, e a troca deste tipo de prótese dentária fixa por outra semelhante pode só aumentar o problema. A terapia protética com esta técnica requer indicação precisa para não frustrar pacientes pelos contratempos com dispositivos soltos com frequência.

 

 vantagens: preço mais em conta, rapidez e praticidade para recuperar áreas com dentes perdidos, substituir restaurações defeituosas por cobertura em porcelana, estética satisfatória.

 

 desvantagens: risco elevado para deslocamentos frequentes.

 

protese dentaria fixa adesiva
Trocar a prótese dentária fixa adesiva por técnica semelhante (imagem, porcelana + zircônia) pode não ser uma boa ideia para dispositivos que soltam-se com frequência.

 

 

Prótese dentária fixa pronta em 2 horas. Isso vale a pena?

 

Trocar prótese dentária fixa pode ser um contratempo para muitos indivíduos. Consultas para testes de cores e adaptações quase sempre fazem parte do passo-a-passo da técnica. E quando ao tratamento ainda estão associados procedimentos como o clareamento dental ou terapia gengival, o tempo de tratamento com próteses dentárias pode alongar-se ainda mais. Mas para quem não tem muito tempo a perder, equipamentos clínicos para confecção e tratamentos com dispositivos fixos em porcelana estão disponíveis. Mas será que eles valem a pena?

 

A confecção de próteses dentárias em porcelana, em até 24 horas – ou em até 2 horas – depende der equipamentos para escaneamento digital e fresagem computadorizada. Os resultados estéticos, entretanto, nem sempre são comparáveis aos dos dispositivos confeccionados manualmente. Dependendo dos desafios estéticos e exigências pessoais com relação aos resultados, a melhor opção recaia nos tratamentos convencionais, mais dedicados a detalhes e mimetizações.

 

protese dentaria fixa em porcelana simulação
Simulação de tratamento com prótese dentária fixa em porcelana fresada por computador em bloco cerâmico.

 

 

Prótese dentária provisória é cada vez mais importante.

 

A etapa com prótese dentária provisória é sinônimo, para muitos pacientes, de restrições alimentares e receios para contratempos. E com razão, já que as técnicas antigas traziam coroas provisórias com estética pra lá de limitadas e frágeis. Mas de uns tempo para cá, a introdução de novos materiais não apenas diminui os contratempos com este tipo de dispositivo protético com também trouxe novas possibilidade ao tratamento.

 

A simulação de resultados estéticos é cada vez mais utilizada para melhorar os resultados finais do tratamento para trocar prótese dentária fixa. Utilizado inicialmente nos tratamentos com lentes de contato dental e facetas de porcelana, o procedimento é essencial para indivíduos mais exigentes com a harmonia do sorriso.

 

 

Gengivas sadias são essenciais.

 

Gengivas inchadas e inflamadas em contato com bordas de próteses dentárias fixas em porcelana são comuns. O problema, que pode ter como causa a higienização deficiente ou falhas na adaptação e design das bordas do dispositivo protético, podem causar recessão gengival extensa e irreversível.

 

Antes de trocar a prótese dentária fixa em porcelana, é essencial avaliar a saúde das gengivas e tratá-las, em caso de infecções como a gengivite e periodontite. A não observância desta etapa frequentemente resulta na manutenção dos sinais clínicos infecciosos que podem ser vistos em raízes expostas após a substituição da coroa dentária.

 

O tratamento gengival padrão consiste na avaliação clínica para detectar o grau de severidade da doença gengival. Em alguns casos, a infecção está instalada na forma da periodontite, uma forma mais agressiva da gengivite que destrói o osso que circunda as raízes dentárias e pode levar à extração dentária. A terapia periodontal consiste na remoção dos depósitos bacterianos (placa e tártaro) localizados abaixo das gengivas, em áreas em que o paciente não tem acesso durante a higienização diária dos dentes.

 

tratamento gengival ao trocar protese fixa de porcelana
Avaliação e tratamento das gengivas prévio ao trocar ou substituir prótese dentária fixa é indispensável antes de iniciar o tratamento.

 

 

Dicas para substituir ou trocar prótese dentária fixa em porcelana, minimizando erros.

 

Na hora de trocar ou substituir restaurações dentárias e próteses em porcelana antigas, fique atento a algumas dicas para otimizar os resultados do tratamento. Um check-list de fatores que interferem na durabilidade e resultados estéticos como bruxismo, saúde e retração das gengivas, clareamento dental preventivo, alergias ao metal de próteses dentárias, necessidades estéticas para tratamentos de impacto e força de mastigação implicam na escolha da técnica e material utilizados. Com um pouco de atenção, dá, sim, para selecionar o tratamento ideal para cada caso.

 

Saiba mais sobre trocar prótese dentária fixa em porcelana:

Voltar para o blog