BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de resina traz preço em conta e resultados próximos à porcelana.


A faceta de resina é uma opção com preço mais em conta à faceta de porcelana – e ainda traz resultados estéticos tão naturais e marcantes como as porcelanas. Conheça as principais características desta técnica, abordando indicações, durabilidade, preços e desvantagens deste tratamento rápido para transformações estéticas do sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de resina, o que é esta técnica?

 

Já tem tempo que as transformações do sorriso com facetas dentárias em porcelana ocupam os primeiros lugares nas listas de desejos de muita gente. Popularizadas pelas lentes de contato dental, elas proporcionam cores, formas e alinhamentos dentários estonteantes. O problema é que, quase sempre, seus preços são proibitivos para muitos pacientes.

 

A faceta de resina é uma alternativa ao uso de porcelanas em facetas dentárias. Confeccionada em um único dia, ela é construída, camada a camada, diretamente sobre os dentes. Mesmo os tratamentos mais extensos, que recobrem até doze dentes, podem ser realizados em uma única sessão. Uma vantagem e tanto.

 

Entendida de forma simples, ela é uma técnica de recobrimento das partes visíveis  dos dentes com resinas compostas, um material resistente, estético e versátil.

 

 

Resultados estéticos são próximos à faceta de porcelana.

 

O mais impressionante das faceta de resina é que os resultados estéticos são quase idênticos às facetas de porcelana. Além da reprodução dos efeitos ópticos presentes em dentes naturais, como cores, brilhos, transparências e fluorescências, na maioria das vezes é até mesmo difícil identificar visualmente qual o material utilizado no tratamento.

 

O motivo para isto é a introdução de cerâmicas (porcelanas) misturadas às resinas que serão utilizadas nas facetas. Além de trazer maior resistência a fraturas e durabilidade mais elevada, elas proporcionam brilhos e cores semelhantes aos proporcionados pelas porcelanas odontológicas.

 

 

Quem pode fazer a faceta de resina?

 

A facilidade de modelação, os resultados estéticos marcantes e o preço mais em conta são fatores de seleção das facetas de resina frentes às facetas de porcelana e lentes de contato dental. 

 

Apesar destas vantagens, é preciso estar ciente de que as facetas de resina não podem ser indicadas para todos os casos. Tanto é que a parte mais importante do tratamento são os exames clínicos e radiografias iniciais, que determinam quem pode fazer o tratamento.

 

Para ter uma ideia clara das indicações desta técnica, é mais fácil saber quando elas não podem ser utilizadas. Como exemplos de contraindicação das facetas de resina temos os dentes muito tortos e alinhados ou severamente escuros após tratamento de canal, ou as múltiplas e extensas restaurações dentárias em resinas – que, no final, exigem técnicas mais duráveis como a coroa em porcelana pura.

 

Outra situação comum que impede o tratamento com faceta de resina são os dentes projetados para frente (overjet), em que os resultados finais são vistos como dentes excessivamente volumosos. Ou ainda o bruxismo severo, cujos desgates avançados nos dentes trazem riscos para fraturas constantes da faceta dentária laminada.

 

 

Preços mais em conta da faceta de resina é o grande destaque.

 

O tratamento com faceta de porcelana pode ser proibitivo ao paciente sensível aos valores de diversos procedimentos em odontologia estética. Além dos elevados custos envolvidos na confecção dos laminados cerâmicos, procedimentos como gengivoplastia, clareamento dental e limpeza dos dentes podem ser imprescindíveis para os resultados finais – encarecendo tudo ainda mais.

 

Para ter uma ideia disto, o preço da faceta de resina pode ser até 4 vezes menor à faceta de porcelana. É a mesma relação de valores, por exemplo, frente às lentes de contato dental, versões das facetas de porcelana que não exigem desgastes nos dentes.

 

 

E não precisa desgastar os dentes.

 

A redução na estrutura dos dentes (desgastes nos dentes) é necessária à adaptação da faceta de porcelana na superfície dos dentes. Realizada através de guias de redução, elas trazem segurança ao evitar desgastes profundos ou desnecessários. 

 

O problema dos desgastes nos dentes é que eles são irreversíveis. Uma vez feitos, não é mais possível retornar à condição original da superfície dos dentes.

 

A ausência de desgastes é uma das principais vantagens da faceta de resina – assim como nas lentes de contato dental. Reversíveis, ela é mais segura aos dentes dada à complexidade de execução própria do tratamento com facetas de porcelana. E, ainda melhor, pode ser removida a qualquer tempo da superfície dos dentes.

 

 

Resultados estéticos dependem da qualidade das resinas utilizadas.

 

Além da habilidade técnica do dentista, a qualidade das resinas utilizadas interfere diretamente nos resultados finais do tratamento. Atualmente, dezenas de marcas estão disponíveis no país para uso na confecção das facetas de resina. Entretanto, pouquíssimas delas são realmente capazes de satisfazer às propriedades estéticas e de resistência que a técnica exige.

 

As resinas utilizadas na confecção de facetas requerem maior resistência e disponibilidade de cores comparadas às resinas utilizadas nas restaurações dentárias com o mesmo material. Com preços mais elevados, a quase totalidade delas são importadas e estão no topo das linhas de resinas disponíveis por um mesmo fabricante.

 

 

Escolhendo a cor e a forma dos dentes.

 

A escolha da cor das resinas utilizadas na confecção das facetas dentárias exige conhecimento mais aprofundado sobre o assunto. Muito além das já popularizadas cores ultra claras (brancas), como BL4, BL3, BL2 e BL1, existem muitos outros detalhes que interferem na seleção da cor para resultados que sejam, ao mesmo tempo, brancos e naturais.

 

As escolhas por cores próximas ao branco no tratamento com faceta de resina – o correto mesmo é falar cores clareadas – exigem ainda mais cuidado com relação à qualidade das resinas utilizadas. Quanto pior a qualidade da resina, mais artificiais serão os resultados.

 

Dentes em cores ultra clareados, como o BL2 e o BL1, exigem resinas de alta qualidade e confecção detalhada dos efeitos ópticos como transparências e fluorescências. Quando utilizadas resinas de baixa qualidade, os resultados são artificiais, com aspectos de excesso de volume.

 

Já com relação à forma dos dentes, é preciso ter em mente que existe mais de um design correto para cada tratamento. Dentes retos, curvos, com diferenças de tamanho entre incisivos centrais e laterais, tudo depende da relação não apenas entre os dentes, mas do formato da arcada dentária, da forma dos lábios e, ainda mais importante, face do paciente.

 

A simulação do formato do sorriso, feito diretamente sobre os dentes, é indispensável não apenas para testar diversos designs de sorrisos, como também o volume, as cores e a mastigação. Conhecida como mockup, pode ser feita em conjunto com as simulações fotográficas, otimizando ainda mais os resultados estéticos.

 

 

Durabilidade da faceta de resina é elevada, mas inferior à faceta de porcelana.

 

Apesar das inúmeras vantagens das facetas de resina comparadas às facetas de porcelana, algumas características precisam ser decoradas antes de iniciar o tratamento. Uma delas é a questão da sua durabilidade, inferior à sua versão em porcelana.

 

A durabilidade da faceta de resina é elevada. Apesar dos poucos estudos científicos sobre o assunto, o que se sabe é que, confeccionadas com materiais de alta qualidade, respeitados os desafios de desgastes por bruxismo e observados todos os cuidados no seu uso e manutenção, elas podem durar próximo a dez anos de uso.

 

Entre os cuidados para prolongar o tempo de vida das facetas de resina estão o controle ao consumo exagerado de alimentos com corantes artificiais ou naturais, como cigarros, cafés, chás e vinhos. Além deste, a proteção dos dentes por placa para bruxismo, quando da presença do distúrbio muscular de apertamento e ranger dos dentes.

 

 

Manutenção anual: eliminado problemas de amarelamento e perda do brilho.

 

O amarelamento das facetas de resina pode ser um problema quando materiais de baixa qualidade são utilizados. Além disto, questões como a ingestão excessiva de corantes alimentares, que pigmentam as superfícies de resina, ou o consumo frequente de alimentos ácidos, como os sucos cítricos, também ajudam para alterar a cor e o brilho superficial.

 

A manutenção anual da faceta de resina é importante para recuperar o brilho original. Nesta consulta, o dentista realiza o polimento frontal e, principalmente, lateral das facetas – região mais suscetível ao escurecimento. 

 

Outra função da consulta de manutenção é recuperar as diminutas, e muitas vezes imperceptíveis, fraturas de borda. Tendo como causa as espessuras mais finas nestas áreas, são fáceis de ser realizadas e ainda mantém a configuração inicial do desenho das facetas dentárias.

 

 

Escolhendo entre facetas de resina e lentes de contato dental.

 

A totalidade dos tratamentos estéticos de recobrimento das superfícies estéticas (visíveis) dos dentes utilizam três técnicas de facetas dentárias laminadas: faceta de resina, faceta de porcelana e lente de contato dental.

 

Enquanto a faceta de porcelana exige desgastes nos dentes para ser adaptada e oferecer todo o seu incomparável poder de correção na cor e forma dos dentes, as outras técnicas simplesmente recobrem os dentes sem exigir desgastar os dentes. A diferença, portanto, está no material utilizado: resina ou porcelana.

 

O preço é mesmo o fator decisivo na escolha entre lente de contato dental e faceta de resina. Mais duráveis, as lentes são ideais para quem não quer se preocupar com os contratempos que a técnica em resina pode trazer, como as pequenas fraturas ou necessidade para polimento anual das suas superfícies.

 

Por outro lado, o avanço constante da qualidade das resinas dentárias fazem desta uma escolha cada vez mais comum – e, na opinião do autor – e sensata. Além do menor preço, a facilidade para reparos e modificação na formas das facetas de resina compensam, e muito, as desvantagens que o uso da material proporciona.

 

Ainda assim, a correta seleção entre faceta de resina e faceta de porcelana, ou ainda com as lentes de contato dental, dependem de exames clínicos, radiográficos e simulações de resultado. É somente através deles que as decisões tomadas mostram-se satisfatórias, evitando insatisfações com os resultados estéticos ou outros problemas que podem aparecer.

 

Voltar para o blog