BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta dentária: recupere dentes escurecidos pós tratamento de canal.

faceta dentaria para clarear dente escurecido por tratamento de canal post blog

Dentes escurecidos pós tratamento de canal (endodôntico) podem ser recuperados através da faceta dentária laminada, nas técnicas com lente de contato dental ou faceta em porcelana ou resina.

 

 por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Dente escurecido após tratamento de canal. Como isso acontece?

 

O escurecimento de dentes após tratamento de canal é um pesadelo estético para a maioria dos indivíduos acometidos pelo problema. Aparecendo alguns anos após falhas durante o procedimento endodôntico, o problema atinge em cheio a harmonia do sorriso e a autoestima. Mas como é que isto ocorre?

 

O aparecimento de dentes escuros e acinzentados após tratamento de canal tem como causas principais a permanência de restos sanguíneos ou substâncias químicas não removidos após a finalização dos procedimentos endodônticos. Causas secundárias, discutidas na própria sessão, também são comuns e podem resultar em superfícies dentárias escurecidas.

 

 

Dentes escuros e acinzentados podem ter outras causas.

 

Dentes escuros e acinzentados podem ter causas que vão além de falhas durante os procedimentos para tratamento endodôntico (canal). Entre elas está a reabsorção dentária interna ou externa, um condição em que o próprio organismo vai, aos poucos, removendo partes das raízes e coroa do dente até que a porção vital interna esteja comprometida. Nestes casos, o dente “morre” e seus restos necróticos terminando por escurecer o substrato dentário.

 

O que leva ao aparecimento da reabsorção interna e externa ainda não está bem esclarecido. Até agora, sabe-se que movimentações dentárias com aparelho ortodôntico e traumas por tombos e quedas apresentam associação elevada com o problema. E, para estes casos, o aparecimento de dentes com coloração escura, negra, cinza ou até mesmo marrom é a primeira forma para detectar a condição estética indesejada.

 

Para entender um pouco mais sobre o escurecimento dental que pode ser resolvido por técnicas com facetas dentárias laminadas ou ou clareamento dental, veja uma lista com as principais causas para dentes escurecidos e acinzentados:

 

✓ tratamento ortodôntico;

 

✓ traumas por tombos, quedas e choques diretos;

 

✓ restauração dentária próxima à polpa dentária;

 

✓ infecção periodontal;

 

✓ morte pulpar inespecífica.

 

 

dente escuro por trauma ou reabsorção interna faceta dentária
Escurecimento dental causado por reabsorção dentária interna: causas ainda não são bem esclarecidas.

 

Clareamento dental interno recidiva na maioria das vezes.

 

O clareamento dental interno é um procedimento bastante utilizado para reverter o escurecimento dental pós tratamento endodôntico. A técnica consiste em colocar um agente clareador na parte interna da coroa dentária e aguardar o seu efeito, que pode perdurar por alguns dias. O número de sessões para trocas desta substância depende dos resultados apresentados, já que os dentes respondem de forma diferente até mesmo entre dentes de um mesmo paciente.

 

O clareamento dental interno, apesar da eficácia iniciar para clarear dentes escurecidos pós tratamento de canal, recidiva (o dente volta a escurecer) na maioria das vezes -algumas pesquisas falam em até 70% dos casos, passados 5 anos. Além deste problema, está técnica clareadora pode trazer riscos atém mesmo para perdas dentárias quando ocorre extravasamento do agente clareador para as estruturas periodontais (osso e ligamento periodontal) que circundam as raízes dentárias.

 

 

Faceta dentária laminada: recuperando dentes escurecidos.

 

A faceta dentária laminada representa um grupo de técnicas para revestimento completo da superfície estética visível dos dentes. As mais utilizadas são as lentes de contato dental, facetas de porcelana ou faceta de resina, com indicações que vão desde pequenas correções de cor e forma a transformações marcantes do sorriso.

 

A faceta dentária é uma alternativa às recidivas do clareamento dental interno utilizado para recuperar dentes escuros e acinzentados, independente da causa. Ao mesmo tempo que bloqueia o fundo dental escurecido, as lâminas estéticas reconstroem a anatomia dental externa e também podem ser combinadas com próteses dentárias fixas em porcelana ou mesmo restaurações dentárias simples.

 

faceta dentária laminada em porcelana
Laminado cerâmico, na técnica faceta em porcelana: indicado para escurecimento pós tratamento de canal.

 

 

Os tipos de facetas dentárias laminadas.

 

Clarear dentes que ficaram escuros após tratamento de canal com faceta dentária laminada conta com 3 técnicas diferentes. Duas delas utilizam porcelanas e estão enquadradas no grupo dos laminados cerâmicos. São a lente de contato dental e a faceta de porcelana. A outra é a faceta de resina, uma versão mais rápida e com preço mais acessível mas que não pode ser utilizada para escurecimentos mais severos.

 

A seleção do tipo de faceta dentária depende de fatores como a intensidade do escurecimento dental, presença de restaurações dentárias e posicionamento do dente na arcada dentária. Em algumas situações, mais de um tipo de laminado pode ser utilizado para clarear e reconstruir a estética do dente escurecido.

 

Uma alternativa à faceta dentária laminada é a coroa em porcelana, uma prótese dentária fixa unitária que, em certas ocasiões, pode ser a única opção efetiva. Para este tipo de procedimento, as melhores escolhas ficam entre entre os dispositivos protéticos em porcelana pura ou estruturados sobre zircônia.

 

 

Faceta de resina traz resultados limitados.

 

A faceta de resina é provavelmente o tipo de faceta dentária mais utilizado para correções estéticas. Confeccionada em consulta única, tem preço mais em conta e ainda apresenta outras vantagens comparada aos laminados cerâmicos. Entre elas, está a facilidade para correções na cor e forma que podem ser necessários ao longo dos anos.

 

Por outro lado, a faceta em resina apresenta algumas desvantagens que podem frustrar pelos resultados. A principal delas, a dificuldade para clarear dentes escurecidos de forma intensa, pode trazer contratempos semelhantes à menor durabilidade deste tipo de técnica.

 

Outra desvantagem que não pode ser esquecida são as consultas frequentes de manutenção para recuperar o brilho e cor deste tipo de faceta dentária. Realizadas a cada 6 meses ou anualmente, são indispensáveis para recuperar o brilho e cor originais das superfícies em resina composta.

 

faceta dentária em resina
A faceta em resina é um alternativa rápida e mais em conta.

 

 

Lente de contato dental é técnica duvidosa para clarear dentes escurecidos.

 

O mais conhecido tipo de faceta dentária é a lente de contato dental. Desenvolvida para ser aplicada diretamente sobre os dentes, é ideal para procedimentos que não exigem desgastes dentários adaptativos ou grandes correções na cor e forma dos dentes. As indicações mais frequentes vão do fechamento de espaços entre dentes à harmonização de pequenos desalinhamentos dentários, além do uso combinado com facetas de porcelana ou restaurações dentárias em porcelana.

 

O uso limitado das lente de contato dental – ao contrário do que se imagina, possuem indicações restritas – deve-se à diminuta espessura deste tipo de faceta dentária, o que pode ser um problema para clarear dentes escuros por falhas no tratamento de canal. Ainda que apresente-se como dispositivo laminado para correções de cor, deve-se evitar utilizá-la para recuperações unitárias localizadas em região anterior.

 

 

Faceta de porcelana, toda a efetividade para recuperar dentes escuros.

 

Entre as técnicas com facetas dentárias para recuperar dentes escuros, amarelados ou manchados por antibióticos, a faceta em porcelana é a que traz os resultados mais animadores. Com uma etapa que exige a remoção da camada dentária mais externa, ela permite ao dentista construir uma lâmina espessa capaz de bloquear o tom escurecido que tanta atrapalha a estética do sorriso.

 

De fato, faceta de porcelana é uma alternativa eficaz ao clareamento de dentes escurecidos após tratamento de canal. Dentes anteriores e centrais (incisivo central), associados até mesmo a quadros depressivos pelos danos estéticos, exigem resultados estéticos delicados e eficientes que o clareamento dental interno e técnicas com resinas não podem resolver.

 

 

Escurecimento constante pode exigir troca da faceta dentária.

 

O escurecimento dental por falhas no tratamento de canal pode continuar por toda a vida do indivíduo até atingir valores mínimos. Não é possível determinar, seja por exames clínicos ou radiográficos, quando se dará a estabilização cromática do dente, uma situação que pode ter implicações diretas sobre facetas dentárias laminadas que, em um primeiro momento, conseguem recuperar o escurecimento dentário.

 

A faceta dentária utilizada para clarear dentes escurecidos após tratamento de canal pode perder sua efetividade conforme a estrutura dentária continua alterando a cor. E quando isso acontece, a remoção do laminado, seja ele confeccionado com porcelana ou resina, é essencial para compensar a modificação cromática.

 

A solução definitiva para compensar o escurecimento dental intermitente ao longo dos anos é o emprego de coroas dentárias em zircônia. Nesta técnica, a parte mais interna do dispositivo protético bloqueia quase 100% do substrato dentário escurecido, independente do tom. É um procedimento raro, mas que pode ser a única solução quando os procedimentos com facetas dentárias precisam ser trocados com frequência.

 

gengiva escurecida
Raízes dentárias e gengivas escurecidas podem estar presentes em dentes escurecidos por tratamento de canal.

 

 

Prótese dentária fixa em zircônia é alternativa para escurecimentos mais severos.

 

A falha no tratamento de canal não escurece da mesma forma para todo mundo. Enquanto para alguns o que se vê são dentes levemente acinzentados, para outros a alteração cromática tende ao marrom intenso com bordas enegrecidas. Em muitas situações como estas, nem mesmo a faceta dentária, a versão mais espessa dos laminados cerâmicos, é capaz de resolver o problema.

 

Diferente da prótese dentária em porcelana pura, a técnica com zircônia utiliza-se deste material para reforçar a parte interna de coroas e pônticos. A ideia em utilizá-la para clarear dentes escuros por falhas no tratamento de canal é aproveitar a capacidade para bloquear tons escurecidos presentes no substrato dental, favorecendo, assim, a construção de dentes livres do acinzentamento característico das próteses dentárias instaladas sobre estruturas escuras.

 

 

Escurecimento também acomete raízes dentárias e pode comprometer a estética.

 

Uma complicação pouco lembrada e que pode interferir nos resultados estéticos tanto imediatos quanto futuros é o escurecimento da raiz dentária. Assim como acontece na coroa dentária, as substâncias químicas ou restos de sangue não removidos durante o tratamento endodôntico escurecem a porção radicular de forma intensa e severa.

 

As implicações estéticas do escurecimento de raízes dentárias pós tratamento de canal podem ser vistos através de halos escuros junto às gengivas – comum em indivíduos com gengivas retraídas – ou mesmo através do acinzentamento da gengiva em contato com dentes, próteses ou facetas dentárias. Neste último caso, é a diminuta espessura gengival a causa para o problema.

 

O enxerto gengival para aumento de espessura de gengivas em dentes escuros após tratamento de canal é um procedimento eficaz para recuperar a estética e harmonia do sorriso quando o tratamento com facetas dentárias ou até mesmo próteses são insuficientes. Derivada da cirurgia plástica gengival para aumento de tecidos juntos a implantes dentários, é bastante indicada para pacientes com sorriso gengival ou exigentes com os resultados do tratamento.

 

Por outro lado, o uso de enxertos para corrigir gengivas finas e transparentes que permitem a visualização de roscas de implantes dentários ou raízes dentárias escurecidas exige cuidados pós-operatórios mais rígidos comparados à outras técnicas com cirurgia plástica gengival. Ainda assim, é um procedimento que pode fazer do planejamento do dentista junto a dispositivos como facetas dentárias.

 

Saiba mais sobre dentes escurecidos após tratamento de canal e facetas dentárias:

Voltar para o blog