BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes desgastados, um guia de tratamentos com lentes e facetas.

dentes desgastados tratamento lente e faceta

Conheça um guia mais do que essencial para recuperar dentes desgastados nas técnicas com lentes de contato dental e facetas em porcelana.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dentes desgastados, um problema estético e progressivo que pode ser solucionado com laminados cerâmicos.

 

Nada mais terrível à estética do sorriso do que dentes desgastados. Com progressão lenta e indolor, a maioria do indivíduos acometidos pelo problema só procura o dentista quando os dentes já estão bastante diminuídos, uma situação que, dependendo da severidade, pode até mesmo levar ao tratamento de canal e reconstrução com próteses dentárias em porcelana. Um problemão que pode tirar o sono de muita gente.

 

Os tratamentos estéticos de impacto com lentes de contato dental e facetas em porcelana, laminados cerâmicos famosos pela transformação do sorriso de artistas e famosos, também podem ser utilizados para a recuperação de dentes desgastados – e os resultados estéticos e funcionais são pra lá de duráveis e harmônicos. Mas, antes de partir para o tratamento, é preciso conhecer alguns detalhes técnicos para que os resultados não sejam motivos para frustrações e contratempos por problemas até mesmo graves.

 

dentes desgastados curtos faceta e lente de contato dental
Recuperar os desgastes co restaurações em resina ou lentes de contato dental? Conheça os detalhes das técnicas para não errar na escolha.

 

 

Intensidade dos desgastes: avaliando a possibilidade de uso dos laminados cerâmicos.

 

Dependendo do quão desgastados estão os dentes, o uso de facetas ou lentes de contato dental pode ser uma má ideia. E isso acontece porque, na técnica com laminados cerâmicos, é preciso que ao menos 75% do comprimento inicial do dente ainda esteja intacto para que não ocorram sobrecargas sobre os dispositivos de porcelana. Quando esse requisito não é respeitado, o resultado pode ser fraturas e descolamentos constantes de facetas e lentes.

 

Outro fator a ser analisado é a existência do bruxismo, o apertamento e ranger não funcional entre os dentes que é a principal causa para dentes desgastados. Nos tratamento para recuperar dentes desgastados, este distúrbio neuromuscular pode contraindicar o procedimento com lentes de contato dental até mesmo nos estágios iniciais de perda de estrutura dental. É o caso dos bruxômanos com atividade muscular intensa e frequente. Nesses casos, o uso de placa de bruxismo é o primeiro passo para um tratamento que requer, na maioria das vezes, abordagem interdisciplinar das várias especialidades odontológicas.

 

 

Seleção da técnica: facetas ou lentes de contato dental, qual é a ideal?

 

A seleção entre lentes de contato dental e facetas em porcelana para recuperar dentes desgastados é a parte mais importante do tratamento. Erros na escolha do laminado podem resultar em sorrisos sem harmonia ou, ainda pior, com fraturas e descolamentos constantes das porcelanas. E para complicar ainda mais, o uso combinado das duas técnicas pode ser o jeito mais apropriado para otimizar as necessidades de recuperação em cada dente. Uma parte delicada do tratamento que requer experiência.

 

A maioria dos casos de desgastes dentários são indicados para a técnica com facetas laminadas. Mais resistentes que as lentes de contato dental, podem ser utilizadas para pacientes com bruxismo moderado ou para desgastes mais pronunciados . A única desvantagem é que aos desgastes dentários já existentes podem ser necessários outros mais para que adaptação das facetas se dê de maneira apropriada. Já às lentes de contato dental, mais finas e delicadas, são reservadas a dentes com desgastes ainda suaves ou que necessitam de pequenas correções para recuperar a harmonia do sorriso.

 

dentes desgastados tratamento com lentes de contato dental
Caso com dentes desgastados contraindicados para a técnica com lentes devido aos desgastes mais intensos.

 

 

Cor: entre a naturalidade e a estética de impacto, a escolha é do paciente.

 

Quanto mais branco o sorriso, melhor, certo? Dez entre cada dez pacientes responderiam que sim. Mas o que pouco gente sabe é que o erro mais comum no tratamento com lentes de contato dental e facetas na recuperação de dentes desgastados é a seleção de porcelana próximas ao branco absoluto. E o problema no uso de laminados extremamente clareados é que, quanto mais eles tendem ao branco, mais os detalhes ópticos presentes em dentes naturais como transparências, opalescências e fluorescências vão sendo perdidos. O resultado? Perda de harmonia e frustração pelo visual artificial.

 

A cor padrão para tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental é A1 (escala Vita tradicional). Entendida pela maioria dos dentistas e protéticos como a mais harmônia e natural entre as cores claras para transformações estéticas com laminados, não à toa é a mais utilizada em servições odontológicos de referência no assunto. Mas a opção por cores mais claras é um alternativa estética que, apesar das limitações para imitação da naturalidade, satisfaz a muitos indivíduos desejosos por laminados clareados. Um opção que precisa ser entendida por pacientes e respeitada por dentistas.

 

 

Número de dentes: nem sempre é preciso recobrir todos os dentes anteriores.

 

A seleção do número exato de dentes que precisam ser revestidos com os laminados em porcelana é quase uma arte. Dentistas experientes conseguem resultados excelentes envolvendo um número mínimo de dentes no tratamento. Fotografias ao sorrir e falar, referências mais utilizadas para determinar o número exato de facetas ou lentes adequadas, podem gerar um número excessivo de laminados. E o resultado pode ser um tratamento com preço elevado demais para ser levado à frente.

 

Quando a ideia para o tratamento é, além de recuperar dentes desgastados, dar início a transformações mais radicais do sorriso – que incluem desde o clareamento dental até mesmo coroas em porcelana pura -, o envolvimento de muitos dentes pode ser essencial para que os resultados sejam satisfatórios. Tudo depende das necessidades estéticas e situação dos dentes antes de iniciar o tratamento.

 

 

Simulações: procedimento essencial que pode induzir a frustrações por resultados.

 

O apelo das simulações fotográficas e sobre modelos nos tratamento com laminados é motivo frequente para pacientes frustrados com os resultados. Isso porque a liberdade para modificações destas técnicas podem não condizer com as possibilidades reais sobre os dentes. E a melhor forma para evitar problemas com as simulações é encará-las apenas como estímulo para transformações estéticas mais intensas.

 

Já com os mockups, simulações em resina aplicadas diretamente sobre os dentes, a situação é diferente. Indicada especialmente para o tratamento de dentes desgastados, permitem verificar de forma bastante próxima ao resultado final detalhes que vão do comprimento às inclinações e fechamentos de espaços em áreas com retração de gengivas. Essenciais para casos com grandes modificações e inúmeros dentes envolvidos.

 

 

Desgastes para adaptação: tendências para tratamentos minimamente invasivos.

 

Entre as diferenças entre lentes de contato dental e facetas, são os desgastes adaptativos à superfície dentária obrigatórios à técnica com facetas a mais emblemática. E quando este tipo de laminado é necessário para fornecer resistência e durabilidade para dentes desgastados pelo bruxismo ou tempo, os desgastes extras podem colocar em dúvida a segurança e eficácia do dispositivo. O que fazer?

 

De fato, a tendência para tratamentos com laminados são para as técnica minimamente invasivas, procedimentos com mínimos desgastes adaptativos planejados para recuperar a harmonia do sorriso corrigindo apenas as partes dos dentes que prejudicam a estética. São o caso das lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos, este último ainda mais delicado. Mas tanta sofisticação tem viés importante: não são resistentes para recuperar desgastes severos, independente da causa.

 

 

Tempo de tratamento e provisórios: organizando a agenda para não errar na programação.

 

O tratamento com laminados em porcelana está entre os mais rápidos entre os procedimentos para reabilitação estética e funcional do sorriso. Ainda assim, o ideal é não deixar para iniciar o tratamento em cima da hora. Da primeira consulta para avaliação até o dia de instalação dos dispositivos, reserve um mínimo de 14 dias – desde que os resultados estéticos da primeira prova estejam exatamente como você deseja.

 

Outra dica importante nos tratamentos para recuperar dentes desgastados nas técnica com facetas em porcelana é preparar-se para o período com provisórios. A adoção de dieta macia e com poucos desafios mastigatórios pode ser necessária aos dias de espera até que os laminados estejam prontos para colagem. Mas fique tranquilo se a técnica indicada para o seu caso se dá com lentes de contato dental ou fragmentos: nenhum tipo de provisório é preciso durante este tipo de tratamento, e você ainda pode manter a sua dieta habitual sem nenhuma restrição.

 

 

Clareamento dental: invista pesado no procedimento antes de iniciar o tratamento.

 

O claremento dental prévio ao tratamento é indispensável para que o dentista selecione, junto ao paciente, a cor ideal para facetas e lentes de contato dental. Mas fique atento porque os resultados do clareamento podem decepcionar dependendo da técnica e dos géis clareadores utilizados, impedindo o uso de laminados mais claros.

 

Investir em técnicas clareadoras que combinam a aplicação caseira e profissional é essencial para indivíduos mais exigentes com a estética do sorriso. E a melhor maneira para que os dentes estejam corretamente clareados é programar-se para o tratamento, reservando 10 dias anteriores ao início do tratamento com facetas e lentes de contato dental na recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo.

 

 

Quando próteses dentárias fixas com coroasé a única técnica para recuperar dentes desgastados.

 

Por vezes, os desgastes dentários são tão severos que apenas a técnica com coroa protética em porcelana (prótese dentária fixa) é segura para resistir aos impactos intensos dos dentes antagonistas. E não é preciso que a situação esteja assim tão preocupante: dependendo da força mastigatória, o uso de coroa fixa em porcelana pode ser a única técnica confiável na recuperação de dentes desgastados ou curtos pode desgastes.

 

desgaste dentes tratamento com faceta lentes
Dentes intensamente desgastados são indicados para a técnica com prótese dentária fixa em porcelana.

 

 

Laboratório de prótese dentária é mais do que essencial nos resultados estéticos e de durabilidade.

 

O laboratório dental importa nos resultados finais do tratamento com lentes de contato dental e facetas na recuperação de dentes desgastados. Dependendo da técnica de construção dos laminados, a habilidade manual do técnico laboratorial é mais do que essencial para que o resultado final sejam dentes com cores, transparências e detalhes semelhantes aos dentes naturais.

 

O mesmo pode ser dito sobre a qualidade dos materiais utilizados na construção dos lamiandos. É que a durabilidade e resistência ao amarelamento e perda do brilho depende destes materiais. O importante mesmo é certificar-se com o seu dentista sobre a procedência das lentes e facetas utilizadas na recuperação dos desgastes dos seus dentes.

 

 

Facetas em resina são viáveis para a recuperação de dentes desgastados?

 

Uma alternativa para reconstruir desgastes dentários é substituir a porcelana de facetas e lentes de contato por resinas. E os resultados estéticos podem até mesmo surpreender, dependendo da técnica e material utilizados. Mas não se engane quanto à durabilidade, resistência ao amarelamento e utilização da técnica com desgastes severos. É que, apesar da praticidade e rapidez do tratamento, é preciso estar ciente das limitações imposta pelas resinas compostas, independente da indicação da técnica.

 

A dica para recuperar dentes desgastados com facetas em resina composta é identificar fatores que contraindicam o tratamento como bruxismo intenso, tipo de contato dos dentes antagonista (que mordem contra os dentes que recebem o revestimento com resinas) e existência de hábitos parafuncionais – morder unhas é um bom exemplo deles. E também não dá para exagerar na recuperação de dentes intensamente desgastados porque os riscos para fraturas são elevados.

 

saiba mais sobre dentes desgastados e lentes de contato dental:

Voltar para o blog