BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Gengiva escura e acinzentada associada à prótese dentária tem tratamento específico.

proteses dentárias e gengiva escura

Gengivas escuras e acinzentadas associadas à coroa ou prótese dentária podem não voltar à normalidade apenas trocando a coroa protética. Conheça os tratamentos que eliminam gengivas escurecidas, devolvem a harmonia do sorriso e previnem o escurecimento gengival .

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentária pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

 

Próteses dentárias associadas a gengivas escuras e acinzentadas: desarmonia e desinformação.

 

Um halo escurecido na gengiva contornando próteses dentárias fixas em porcelana. Pronto: mesmo em paciente com dentes perfeitamente alinhados e harmônicos, o problema já é suficiente para virar o foco de atenção do sorriso. E quando esse escurecimento se dá em indivíduos com sorriso alto, a gengiva que escureceu fica ainda mais evidente. A primeira ideia que vem à cabeça é substituir a prótese dentária para que a gengiva escura e acinzentada associada seja corrigida. Só que, na maioria das vezes, os resultados desses procedimentos não são nada animadores.

 

As gengivas ficam escuras e acinzentadas por vários motivos, porém o diagnóstico da causa pode não ser tão fácil quanto parece. Isso porque  a gengiva, um tecido fino, delicado e transparente, pode estar profundamente manchada pelo metal proveniente das coroas e próteses dentárias – processo semelhante à pigmentação gengival  causada pelas restaurações em amálgama. Nesses casos, o problema não é apenas a transparência da gengiva evidenciando a borda metálica das próteses metalocerâmicas. É a própria gengiva, que agora está permanentemente manchada e escurecida.

 

E o que fazer para eliminar a gengiva escura e acinzentada em contato com essas próteses? Quais os tratamentos disponíveis para as situações em que a troca da prótese dentária não é suficiente para eliminar o manchamento gengival? A resposta não é única e depende das causas desse escurecimento e da capacidade técnica de cada procedimento. É por isso que entender os motivos para o aparecimento da gengiva escurecida é essencial para os resultado do tratamento.

 

gengiva escura e escuracida e acinzentada por prótese dentaria
Na imagem, (1) gengiva pigmentada por metal de restaurações; (2) gengiva pigmentada por metal de prótese dentária

 

 

As causas para gengivas escurecidas e acinzentadas

 

São várias as causas para o aparecimento de gengivas escurecidas e acinzentadas. Abaixo, uma lista com as diretamente relacionadas ao metal presente em coroas e próteses dentárias ou restaurações metálicas com amálgama de prata. É importante, entretanto saber que existem outras causas para o escurecimento gengival, como as infecções por fungos, doenças sistêmicas e tumores odontológico. Ambos requerem a procura imediata por atendimento especializado.

 

✓ manchamento permanente por metal da prótese

causas: A causa mais comum para gengivas escuras e acinzentadas é também a que precisa de tratamentos que vão além da troca da prótese dentária com metal. O manchamento se dá pela absorção do tecido gengival por partículas de metal desprendidas das bordas da coroa protética.

tratamento: peeling gengival ou cirurgia plástica gengival com enxerto.

 

✓ gengiva muito fina evidenciando a borda da prótese

causas: Em alguns indivíduos a gengiva é tão fina que a borda metálica da prótese pode ser vista através do tecido gengival.

tratamentocirurgia plástica gengival com enxerto.

 

✓ retração gengival

causas: A retração da gengiva em contato com próteses dentárias é uma situação comum. Se em dentes naturais as pequenas retrações não são motivos para maiores preocupações, em dentes que suportam próteses uma pequena porção de recessão tecidual já é suficiente para que a gengiva pareça estar escura e acinzentada.

tratamento: substituir a prótese dentária atual ou cirurgia plástica gengival com ou sem enxerto.

 

✓ confecção inadequada da prótese dentária

causas: Pode haver erro na colocação da borda da prótese dentária em contato direto com a gengiva – dentistas evitam colocar essa borda muito internamente às gengivas para que inflamações e retrações gengivais não apareçam. Entretanto, as bordas dessas próteses podem ficar muito aquém das gengivas. E quando as próteses em questão são as metalocerâmicas, o problema aparece imediatamente à instalação da peça protética.

tratamento: substituição da prótese dentária atual

 

✓ raízes escurecidas por tratamento de canal

causas: Por vezes, a raiz dentária pode escurecer por problemas decorrente no tratamento de canal (endodôntico). Nos pacientes com gengivas mais finas e delicadas, o escurecimento e acinzentamento gengival é ainda mais evidente.

tratamento: clareamento dental interno, cirurgia plástica gengival com enxerto

 

✓ implantes ósseo-integrados com perda óssea

causas: Próteses dentárias instaladas sobre implantes dentários ósseo-integrados frequentemente são associadas a gengivas escuras e cinzas. O motivo para esse escurecimento pode estar na reabsorção do osso que suporta o implante dentário. O que se vê, portanto, é o titânio que aparece através da gengiva.

tratamento: cirurgia plástica gengival com enxerto ósseo e gengival.

 

✓ sombras!

causas: A anatomia local pode, muitas vezes, produzir áreas mais acinzentadas e escurecidas sobre as gengivas que podem confundir até mesmo dentistas.

tratamentocirurgia plástica gengival com enxerto.

 

 

Próteses dentárias com porcelana pura: essenciais, estéticas e não deixam as gengivas escurecidas.

 

As próteses metalocerâmicas com porcelanas representam uma técnica obsoleta que recupera a coroa dentária perdida. Proibidas para tratamentos odontológicos há quase vinte anos em alguns países europeus, provocam alergias – pesquisas indicam que os índices de alergia a próteses dentárias chegam a 20% da população feminina – e inflamações gengivais. Infelizmente, ainda representam a maioria dos dispositivos protéticos encontrados na população brasileira.

 

Já são vários os tipos de próteses dentárias que eliminam os problemas de alergias e inflamações gengivais. Conhecidas como próteses em porcelana pura – na verdade, apenas um tipo muito específico de prótese se enquadra nessa definição-, oferecem resultados mais estéticos e biocompatíveis, não pigmentam gengivas e, ainda mais interessante, não necessitam de substituições em dentes com gengivas retraídas. E o melhor de tudo: os custo dos das próteses em porcelana pura já equivalentes aos das próteses convencionais.

 

gengiva escura e cinza por prótese dentária com metal
Na imagem, gengiva escurecida por prótese dentária com subestrutura em metal. Ainda não é possível identificar a existência de manchamentos gengivais permanentes.

 

 

Indicações e problemas da cirurgia plástica gengival para manchamentos definitivos.

 

A cirurgia plástica gengival, com ou sem enxerto, para a correção de gengivas escuras e acinzentadas é indicada para manchamentos definitivos pelo metal presente em próteses e restaurações. O objetivo é aumentar a espessura para gengivas finas e transparentes para que implantes dentários ou raízes dentárias escurecidas por tratamento de canal inapropriado não sejam evidenciados através do tecido gengival.

 

Os resultados das cirurgia plástica gengival não são 100% precisos. Diversos fatores influenciam no sucesso ou insucesso desses procedimentos. O paciente precisa estar informado sobre a imprevisibilidade da cirurgia plástica da gengiva, principalmente para correções em gengivas muito finas e delicadas que, estatisticamente, são menos propensas a manter os resultados cirúrgicos por períodos mais prolongados. De qualquer forma, a cirurgia plástica da gengiva, com ou sem enxertos, minimiza o problema estética de gengivas escuras ou cinzas, viabilizando a sua indicação terapêutica.

 

 

Sobre a peeling gengival: vantagens e limitações.

 

Pelling é o procedimento que elimina a camada mais superficial de pele ou mucosa. Na odontologia pode ser feito pelo atrito do tecido com brocas diamantadas, raspagem localizadas com bisturis ou mesmo o laser. O objetivo dele é esperar que a cicatrização da camada de gengiva escura e cinza que circunda a prótese dentária resulte em uma nova cobertura gengival livre de manchas e pigmentos.

 

O resultado do peeling gengival, para ser satisfatório, depende de uma série de fatores. Um deles é a intensidade de pigmentação e manchamento da gengiva. O outro é a espessura gengival. Gengivas muito finas e intensamente escurecidas e acinzentadas não são indicadas para o procedimento. E, na maioria das vezes, o resultado do peeling gengival é a diminuição do problema, já que a eliminação completa do problema só pode ser conseguido através da cirurgia gengival com ou sem enxerto de tecido.

 

 

A substituição imediata da prótese em contato com gengivas escuras e acinzentadas previne o manchamento definitivo.

 

Trocar a prótese associada à gengiva escura e acinzentada, na maioria das vezes, não elimina por completo o problema do escurecimento gengival. Como a maioria dos indivíduos com problemas de manchamento gengival demora a procurar pelo tratamento corretivo, a possibilidade de a alteração de cor pela incorporação do metal presente na prótese dentária é bastante elevada.

 

O sucesso do tratamento que elimina o escurecimento da gengiva que contorna próteses dentárias depende diretamente do tempo entre a instalação da coroa protética e a identificação do manchamento. Quanto mais tempo a prótese dentária fica em contato com a gengiva, maior a chance de ocorrer a pigmentação escura e permanente da gengiva.

 

 

Raízes dentárias também podem escurecer e atrapalhar o tratamento.

 

As raízes dentárias também são outra vítima da ação escurecedora do metal presente em próteses dentárias com porcelana e metal. Em situações mais extremas o escurecimento da raiz pode ser completo, só que nessa situação o responsável pelo escurecimento é o pino metálica instalado internamente à estrutura dentária.

 

O escurecimento de raiz dentária pode ser visto externamente em paciente com retração gengival ou gengiva muito fina e transparente. O tratamento deve combinar o aumento cirúrgico da espessura gengival com a substituição da prótese dentária em metal pela técnica com porcelana pura. Ainda assim, é bom ficar atento: para casos muito intensos de escurecimento da raiz dentária os resultados podem não ficar 100%. Mas pode já ser suficiente para aliviar os danos à estética do sorriso.

 

 

Restaurações com metal e as gengivas escurecidas e manchadas.

 

O manchamento gengival não é um problema causado apenas pela incorporação do metal presente em coroas e próteses dentárias. Gengivas escuras e acinzentadas também são encontradas próximas a dentes com restaurações metálicas em amálgama de prata.

 

O escurecimento gengival causado pelo metal presente em restaurações é ainda mais intenso do que o encontrado em gengivas escurecidas e acinzentadas que contornam próteses metálicas com porcelana. As restaurações são mais frágeis do que as próteses dentarias e liberam, com frequência, pequenas partes que podem ser incorporadas pela gengiva, provocando manchas permanentes – é a chamada tatuagem por amálgama que, segundo pesquisas odontológicas, podem estar presentes em até 35% dos indivíduos de determinadas regiões. Uma incidência enorme para qualquer problema em saúde.

 

 

Gengiva escura e acinzentada associada à próteses sobre implantes dentários. O que fazer?

 

O escurecimento da gengiva pode não ter como única causa o metal presente em próteses e coras dentárias. São frequentes os casos de implantes ósseo-integrados associados a gengivas escuras e acinzentadas, mas a forma como eles provocam o escurecimento gengival difere da encontrada nos manchamentos pelo metal presente em próteses, coroas ou restaurações com amálgama. Assim como o tratamento, o planejamento do tratamento para eliminar o problema requer mais cuidados e procedimentos especializados.

 

O osso que suporta o implante dentário vai, ao longo dos anos, sendo reabsorvido pelo próprio organismo. Pode parecer pouco – apenas 0,1mm ano ano, mas passados dez anos de sua instalação a perda ósseo já atingiu 1 cm. Em termos de estética do sorriso, isso representa uma linha clara entre a harmonia e desarmonia do sorriso. É que a transparência da gengiva expõe o corpo acinzentado do implante dentário. Nesses casos o tratamento é mais complexo e exige a substituição da prótese dentária e enxerto ósseo no local da reabsorção óssea. Em alguns casos até mesmo o enxerto de gengiva pode ser necessário para otimizar o resultado.

 

 

Outros post sobre gengivas escuras e manchadas:

Voltar para o blog