BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lentes de contato dental podem apresentar problemas pós tratamento.

lentes de contato dental problemas

As lentes de contato dental são tratamentos estéticos sofisticados, seguros aos dentes e muito populares – apesar do pequeno número de pacientes indicados para o uso da técnica. Mas será que existem problemas que podem aparecer com o tempo? Esse post abordará os principais problemas, causas e medidas preventivas para você inciar o seu tratamento com as lentes de contato dental e desfrutar, por muito tempo, dos marcantes resultados estéticos da técnica mais segura de recobrimento dos dentes com lâminas em porcelana.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

O tratamento com lentes de contato dental em porcelana na visão do profissional.

 

A técnica com lentes de contato dental é uma variação, em espessura, do recobrimento da superfície externa dos dentes com facetas em porcelanas. A principal vantagem das lentes de contato sobre as facetas é que ela não necessita de desgastes sobre a superfícies do dente ( esmalte ) para ser executada. Isso significa que o tratamento é mais seguro e reversível – duas características que fazem da técnica, a ideal. Por outro lado, o potencial de transformação das lentes de contato dental para tratamentos mais marcantes necessitam de dentes com boa harmonia de cor e poucos problemas de mal posicionamento dos dentes. É por isso que os tratamentos com lentes de contato dental são pouco comuns em consultórios, já que são poucos os pacientes que apresentam essas condições ideais ( normalmente são pacientes muito jovens ).

 

Quando a faceta em porcelana é a técnica indicada, os benefícios ao paciente compensam a não reversibilidade do tratamento – na técnica com facetas, é necessário um desgaste da superfície do dente. Os pacientes indicados para os tratamentos com facetas são pacientes com muitas restaurações antigas e extensas, problemas de mal posicionamento dos dentes e a falta de harmonia do sorriso com lábios e rosto. Para esse pacientes as facetas em porcelana estão resolvendo problemas, e não criando. O planejamento oferece resolutividade, durabilidade e segurando aos tratamentos.

 

Além disso, as lentes de contato dental introduziram uma outra possibilidade aos tratamentos com lâminas em porcelana : o uso misto de técnicas. É possível misturar, em um mesmo tratamento e lado a lado, lentes de contato dental, facetas e próteses dentárias em porcelana. A ideia de que  o tratamento odontológico deva utilizar uma mesma técnica para todos os dentes acerta o planejamento para alguns dentes, mas erra para outros. Entretanto, o uso concomitantes de lentes de contato e facetas personaliza e individualizada dente por dente a técnica mais apropriada. Exige mais disciplina técnica e planejamento, porém traz mais segurança e durabilidade aos tratamentos.

 

lente de contato dental problemas #1
Problemas com lentes de contato dental : a delicadeza e transparência das lentes podem ser fonte de problemas quando a técnica é mal indicada.

 

 

Os problemas que podem aparecer pós tratamento.

 

✓ infiltrações cariosas

As infiltrações cariosas podem acometer as bordas das lentes. As causas dessas infiltrações podem ser bordas inadequadamente espessas que acumulam placa bacteriana, higiene bucal deficiente ou falhas no cimento utilizado. As infiltrações cariosas não são problemas exclusivos das lentes de contato, e o risco de aparecimento em restaurações e próteses pode ser até maior do que o apresentado pelas lentes, dada a maior facilidade para a higienização destas.

 

✓ fraturas

As fraturas são os primeiros problemas relacionados pelos pacientes. Apesar da resistência das porcelanas utilizadas nas lentes de contato ser compatível com os hábitos funcionais de mastigação, planejamentos inadequados da técnica podem expor áreas das facetas à estresse mecânico superior

 

✓ resultados desinteressantes

A frustração com o resultado final após a cimentação das lentes de contato dental é um problema muito relatado pelos pacientes. Quando as lentes de contato estão corretamente indicadas, os resultados podem ser tão animadores quanto às facetas em porcelana. Os principais motivos para frustrações devem-se à pouca espessura das lentes, que podem evidenciar falhas e problemas de cor nos dentes.

 

✓ perda do brilho e amarelamento

A qualidade das porcelanas e as técnicas de acabamento das porcelanas interferem na resistência dessas peças em resistir ao amarelamento ou perda do brilho. É um fato importante porque pode acrescentar ou diminuir anos a mais na durabilidade estética das lentes.

 

problemas com lentes de contato dental #5
Problemas com lentes de contato dental : exemplo de situação indicada para a técnica com lentes de contato dental : pequenas correções de forma e cor.

 

 

Sobre a durabilidade das lentes de contato dental em tratamentos estéticos de impacto.

 

Existem trabalhos científicos sobre a durabilidade das lâminas ( lentes de contato dental ou facetas ) em porcelana, e a maioria desses trabalhos são estudos sobre a longevidade das cerâmicas feldspáticas, primeiro tipo de porcelana disponível para tratamentos de recobrimento estético e funcional dos dentes. Os resultados mostram a viabilidade da técnica, já que passados 10 anos da cimentação das facetas apenas 4% necessitam de substituição. São números bem melhores do que as as próprias próteses em porcelana, e bastante superiores às facetas em resina. Entretanto, essas pesquisas misturam a técnica com lentes e facetas e não fazem menção sobre diferenças de resultados entre ambas, o que nos leva a acreditar que a expectativa de durabilidade tanto para as lentes de contato dental quanto para as facetas em porcelana.

 

lentes de contato dental problemas cor
Problemas com lentes de contato dental : desgaste de superfície do dente para adaptação de faceta em resina. Se a técnica escolhida fosse a lente de contato, as manchas apareceriam abaixo das porcelanas e o tratamento falharia.

 

 

As medidas que evitam problemas no tratamento com lentes de contato dental.

 

Existem algumas atitudes que garantem beleza e tranquilidade para que o paciente leve uma vida tranquila, livre de precauções com relação a alimentos que devem ser evitados.

 

✓ indicações corretas

É a principal etapa do passa a passo dos tratamentos com lentes de contato dental. A função do planejamento é mostrar a possibilidade do uso das lentes de contato sem riscos de fraturas, e as possibilidades reais de modificações dos dentes. As principais indicações das lentes de contato são o fechamento de espaços e pequenas correções de forma e volume.

✓qualidade dos materiais

Hoje já existem linhas de materiais odontológicos específicos, utilizados pelo dentista, para uso em moldagens, cimentações e provisórios, que aumentam a adesão durabilidade e conforto nos tratamentos e reduzem consideravelmente os problemas da técnica. E seguir o passo a passo do protocolo técnico fornecido pelo fabricante garante ainda mais segurança ao tratamento, e menos problemas futuros.

 

✓ qualidade do laboratório protético.

Os laboratórios de próteses dentárias com experiência em lentes de contato dental ainda são poucos. A qualidade final do tratamento depende da qualidade artística e técnica desses laboratórios. Escolher o melhor laboratório deve ser primordial para esses tratamentos, ainda que o preço final do tratamento possa ser mais elevado.

 

lentes de contato dental problemas canal
Problemas com lentes de contato dental : Dentes escurecidos por canal não são indicados para a técnica com lentes de contato.

 

 

Tendências dos tratamentos com lentes de contato dental e variações da técnica.

 

Os tratamentos dentários com alta exigência estética, principalmente as transformações de impacto, despontaram, de uns dez anos para cá, nos consultórios odontológicos. As novas porcelanas e técnicas, mais resistentes e com melhores propriedades ópticas como transparência e cores mais naturais, foram o ponto de partida. E junto com elas foram introduzidas novos materiais para cimentação e provisórios, trazendo conforto, durabilidade e facilidade para pacientes e dentistas.

 

Um terceiro ponto fundamental para o aumento desses tratamentos foram as técnicas para simulação que, em alguns casos, podem ser feitas até mesmo com a técnica conhecida como “test-drive” do tratamento, possibilitando uma visão próxima do resultado futuro do tratamento. Ainda assim, as técnicas e filosofias de tratamentos ainda estão em plena adaptação, e muitos dos problemas atuais da técnica deverão ser eliminados.

 

Embora as indicações para tratamento com lentes de contato dental sejam mais restritos que as facetas, os resultados são marcantes para as duas técnicas. O preço do tratamento, ainda bem, não é fator para seleção da técnica porque costuma ser o mesmo nos serviços mais experientes com a técnica. Os problemas envolvendo tratamentos com lentes de contato não devem ser considerados quando o passo a passo do tratamento é corretamente seguido e os materiais envolvidos são de qualidade superior.

 

Saiba mais sobre lentes e facetas com esses posts :

Voltar para o blog