BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de contato dental. Guia com dicas e informações essenciais.

Lente de contato dental capa #5

Um guia completo e essencial sobre lentes de contato dental para quem já iniciou ou está pensando em começar o seu tratamento. Indicações, problemas, durabilidade, passo-a-passo, preço e possibilidades do tratamento com lentes de contato dental são explorados para você entender tudo sobre uam das técnica utilizadas nos sorrisos de modelos, artistas e famosos. (atualizado em fevereiro/18).

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

O que é a lente de contato dental?

 

A lente de contato dental é um laminado confeccionado com cerâmica odontológica (porcelana) desenvolvido para recobrir dentes. Ultra fino e resistente, a espessura mínima podem chegar a apenas 0,25 mm e ainda assim oferecer baixo risco a fraturas ou descolamentos. A indicação mais comum para a técnica é corrigir a forma e cor em dentes razoavelmente alinhados e em boas condições. Não à toa, é uma das técnicas utilizada no tratamento de modelos e artistas famosos.

 

 

Existem variações e tipos dessas lentes?

 

Sim. A lente de contato dental já é, em si, uma variação técnica ultra fina das facetas em porcelana – o laminado cerâmico mais utilizado em tratamentos estéticos em odontologia. Uma característica única – e fundamental – da lente de contato dental é que ela não exige desgastes dentários prévios e corretivos nos dentes para serem instaladas. E já existe uma variação ainda mais moderna e delicada dela: é o  fragmento cerâmico, um laminado para recobrir apenas a parte do dente sem harmônia com o sorriso.

 

lente de contato dental delicadeza
Lente de contato dental : na imagem, faceta em porcelana, variação mais espessa das lentes de contato.

 

 

Quais problemas podem ser corrigidos com as lentes de contato dental ?

 

Essencialmente, correções suaves na forma e cor dos dentes. É fato que a lente de contato dental é menos efetiva que as facetas em porcelana para corrigir problemas estéticos mais complexos, porém, em muitas situações, a delicadeza e sutileza desta técnica é suficiente para obter resultados marcantes e sofisticados.

 

Veja abaixo algumas situações em que as lentes se saem muito bem  para corrigir problemas estéticos que impactam na estética do sorriso:

 

✓ fechamento de espaços (diastemas)

Os pequenos espaços naturais entre os dentes – os diastemas – são bem resolvidos com a técnica com lentes de contato dental.

 

✓ aumento de comprimento (alongamento)

Aumentar o comprimento de dentes curtos e desgastados pelo dia-a-dia rejuvenesce o sorriso. E, na técnica com laminados, ainda previne futuros desgastes devido à resistência das porcelanas odontológicas a alterações na forma ao longo dos anos.

 

✓ aumento de volume (largura)

O aumento de volume dos dentes (largura), associado com o aumento no comprimento (alongamento), é indicado para dentes com muitos espaços adjacentes entre si.

 

✓ correção de bordas

Pequenas correções podem surtir efeito surpreendentes na estética do sorriso.

 

✓ correções suaves de cor

Corrigir e harmonizar a cor entre dentes é essencial à estética do sorriso. O tratamento só não pode ser indicado para dentes com variações intensas de cor ou muito amarelados – para isto, utilize a técncia com facetas em porcelana.

 

lente de contato dental aumento de tamanho do dente
Lente de contato dental : na imagem, incisivo lateral mais curto pode ser aumentado com a técnica.

 

 

A técnica com lente de contato dental é a vista nos sorrisos de artistas e famosos?

 

Às vezes. A lente de contato dental não é a técnica predominante nos tratamentos de transformação do sorriso de artistas e famosos devido às suas limitações técnicas. O mais comum é que elas façam parte do tratamento, já que a tendência atual para tratamentos estéticos é a mistura de técnicas para resultados mais seguros e otimizados.

 

 

Qual a durabilidade das lentes de contato dental?

 

Estudos científicos sobre a durabilidade da técnica com lente de contato dental são poucos e inconclusivos. Entretanto, várias pesquisas sobre longevidade e durabilidade das facetas laminadas em porcelana trazem dados animadores. Um deles, por exemplo, analisou, nos EUA, mais de 2 mil facetas instaladas após 10 anos de uso, e os resultados apontaram que, em apenas 4% dessas peças, haviam intercorrências que apontavam a necessidade de substituições das facetas examinadas. E o que mais surpreendeu nessas pesquisa é que a expectativa de durabilidade das facetas laminadas é superior a das  próteses dentárias fixas com porcelanas.

 

 

Dentes naturais amarelam com o tempo. Pode acontecer o mesmo com as lentes?

 

Pode, mas em intensidade bem menor do que o amarelamento que acompanha a vida dos dentes naturais. O mais provável é que o paciente necessite do tratamento para clareamento dental sobre os dentes naturais para voltar a harmonizar as cores entre dentes e lentes, já que os dentes amarelam enquanto as lentes de contato dental permanecem com sua cor original por muitos anos seguidos.

 

 

É preciso clarear os dentes antes de iniciar o tratamento?

 

Sim. O clareamento dental prévio ao tratamento com lentes de contato dental ou facetas em porcelana é essencial remover manchas, facilitar na seleção da cor dos laminados e estabelecer um padrão para dentes clareados ao final do tratamento.

 

Posso comer qualquer coisa com elas?

 

Sim. Não existem restrições ou precauções com relação à consistência ou temperatura dos alimentos ingeridos. Pacientes com tratamentos estéticos com transformações marcantes através da técnica com lente de contato dental estão liberados para uma dieta convencional imediatamente após a cimentação das peças em porcelanas. Tudo muito natural e tranquilo como se fossem os seus próprios dentes.

 

 

Precisarei desgastar meus dentes para realizar o tratamento?

 

Não. A técnica com lente de contato dental é utilizada em tratamentos estéticos que não necessitam de desgastes, daí a sua maior segurança frente às facetas laminadas em porcelana.

 

Lente de contato dental diastemas
Lente de contato dental : na imagem, espaço entre os dentes bem indicados para o fechamento com lente de contato dental.

 

 

Meus dentes ficarão sensíveis ao final do tratamento?

 

Não deveriam. A maioria dos tratamentos com a técnica com lente de contato dental não produz qualquer tipo de sensibilidade durante ou após o tratamento. Ainda assim, alguns pacientes podem experimentar sensações desagradáveis durante a ingestão de alimentos ou mastigação que podem durar por períodos de até 60 dias. A aplicação de agentes protetores à sensibilidade dental antes da colagem definitiva é um procedimento preventivo que pode ser utilizado para eliminar o problema em pacientes muito sensíveis.

 

 

Quais situações contraindicam a técnica com lente de contato dental?

 

São inúmeras as situações em que o tratamento com lente de contato dental está contraindicado. Vejaos erros mais comuns para correções com a técnica:

 

✓ dentes acinzentados por tratamento de canal

O escurecimento ou acinzentamento dos dentes passados por falhas no tratamento de canal é uma situação desagradável e frustrante. A técnica com facetas em porcelana é a mais indicada para corrigir problemas intensos de cor devido à maior espessura da lâmina de porcelana.

 

✓ dentes com extensas restaurações amareladas ou antigas

Dentes com extensas restaurações amareladas ou escurecidas ou recobertos com facetas em resina são contraindicados para correções de cor com lentes de contato dental devido aos danos potenciais à superfície dentária durante o procedimento de remoção desses materiais. A técnica mais indicada para essas situações são as facetas em porcelana ou a restauração dentária em porcelana para dentes posteriores.

 

✓  correção da agenesia (ausência) dos incisivos laterais

A ausência de grupos dentários bilaterais – como a ausência bilateral dos incisivos laterais superior – é uma situação comum e que acometer até 3% dos indivíduos, dependendo da população estudada. A técnica com lente de contato dental não pode ser utilizada para tratamentos dessa magnitude porque transformações de grupos dentários necessitam de desgastes superficiais no esmalte dentário.

 

✓ transformações marcantes na forma e cor do sorriso

As transformações estéticas do sorriso na técnica com lente de contato dentais são menos marcantes comparadas às facetas em porcelana.

 

✓ recuperação de desgastes dentários por bruxismo.

As lentes de contato dental são resistentes e duráveis quando corretamente indicadas. Os desgastes dentários provocados pelo bruxismo contraindicam tratamentos com lentes porque o excesso de força sobre as porcelanas ultrapassam a capacidade máxima de resistência mecânica das peças.

 

lente de contato dental fratura extensa
Lente de contato dental : a substituição de restaurações extensas contra-indicam a técnica com lente de contato dental.

 

 

Como é o passo-a-passo do tratamento?

 

passo-a-passo do tratamento com lentes de contato dental pode variar conforme a técnica utilizada, número de dentes envolvidos, velocidade do laboratório de prótese dentária utilizado e necessidades de outros procedimentos adicionais (tratamento gengival, clareamento de dentes e retratamento de canal). Assim, converse com seu dentista para entender o protocolo de consultas do seu tratamento.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento?

 

Um protocolo padrão de tempo de tratamento com lentes de contato dental e facetas, realizado nos seis dentes anteriores superiores, leva entre 14 a 21 dias para ser realizado. Entretanto, procedimentos como simulações e outros planejamentos podem acrescentar dias adicionais ao tratamento.

 

lente de contato dental e fragmento ceramico
Lente de contato dental : fragmentos cerâmicos, variação técnica das lentes, podem ser indicados para substituir pequenas fraturas ou resinas amareladas.

 

Como o dentista seleciona a cor ideal dos laminados?

 

seleção da cor ideal para tratamentos com lentes de contato dental e facetas pode ser uma etapa mais complicada do que se pode imaginar. Isso porque, na maioria das vezes, os pacientes procuram optar por laminados próximos ao branco absoluto, cujos resultados estéticos podem ser desastrosos. Um protocolo para seleção de cores de laminados é preciso ser posto em prática para evitar esta que é uma das maiores fontes para frustrações com tratamentos estéticos em odontologia.

 

 

Dá para copiar dentes de artistas e modelos com lentes de contato dental?

 

Copiar dentes de artistas e modelos é uma ideia comum a indivíduos em busca de tratamentos com laminados cerâmicos. Entretanto, é preciso estar atento às inúmeras limitações deste e outras técnicas para evitar frustrações com os resultados finais.

 

 

Dá para simular os resultados, tipo antes-e-depois?

 

simulação de resultados finais nos tratamentos com lentes de contato dental e facetas fazem parte do planejamento do tratamento. Entretanto, é preciso estar atento às limitações da técnicas, tipo antes-e-depois, fotográficas. Dê preferência às simulações realizadas sobre modelos ou dentes naturais (mockups), mais precisas e menos associadas a frustrações com os resultados finais de tratamentos estéticos.

 

 

Os cuidados com as lentes são muito complicados?

 

Não. Cuidados simples com lentes de contato dental, como utilização de escovas simples para manter o brilho das porcelanas, estão entre as poucas que precisam ser adotadas para aumentar a durabilidade estética do tratamento.

 

 

O material utilizado na confecção destes laminados são todos iguais?

 

Não. Existem materiais diferentes utilizados na confecção das lentes de contato dental, que influenciam diretamente nos resultados estéticos e de durabilidade dos resultados finais. Além de variações nas porcelanas utilizadas, existem até mesmo novos grupos de materiais, como no caso dos óxidos modificados para tratamentos estéticos com próteses dentárias em zircônia.

 

 

Quais os problemas mais comuns às lentes de contato dental?

 

Não são poucos os problemas relacionados às lentes de contato dental. Entretanto, a maioria deles decorrem mais das falhas de planejamento e confecção do que das falhas inerentes à própria técnica. Quando a técnica é realizada seguindo os protocolos técnicos, os índices de problemas com as lentes de contato dental são realmente pequenos.

 

✓ fraturas ou descolamentos das lentes

Falhas nos procedimentos de cimentação (como pular etapas do passo a passo da técnica) ou o uso de cimentos (adesivos) de baixa qualidade podem provocar descolamentos das peças.

 

✓ pouca resolutividade estética

A falha no planejamento e indicação da técnica com lente de contato dental pode frustar os pacientes devido a resultados abaixo do esperado, como alterações de forma ou cor que podem passar imperceptíveis ao próprio paciente.

 

✓ volume em excesso

É comum encontrar casos de dentes muito volumosos devido ou à espessura excessiva das lentes de contato dental ou à indicação incorreta da técnica.

 

✓ má adaptação junto à gengiva

Lentes de contato dental com baixa qualidade de confecção laboratorial podem transparecer as margens dos laminados próximos à gengiva. Outro problema é o sangramento gengival associado à má adaptação de facetas e lentes, que pode requerer a substituição das peças em porcelana.

 

lente de contato dental escurecimento por canal
Lente de contato dental : escurecimento dentário por tratamento de canal não pode ser solucionado com a técnica com lente de contato.

 

 

Qual a diferença entre a lente de contato dental e a faceta em porcelana?

 

A lente de contato dental é mais fina e com menos recursos técnicos para correções de problemas de cor e forma dos dentes e sorriso. Já as facetas em porcelanas, mais espessas, oferecem uma ampla gama de correções de diversos tipos de problemas estéticos e funcionais. Outra diferença importante das facetas em porcelana é que as lentes de contato dental são técnicas que não necessitam de desgastes dentários – ou, quando existem, são mínimos – sobre a superfície dos dentes para a adaptação das peças.

 

 

Dá para substituir as lentes de contato dental se o resultado não me agradar?

 

Sim. A colagem definitiva dos laminados em porcelana só deveria ocorrer após a aprovação dos resultados estéticos durante a etapa de testes de cor e forma. Entretant, os casos de pacientes frustrados com os resultados dos seus tratamentos são comuns, e trocar ou substituir lentes de contato dental que ficaram feias e sem harmonia pode ser realizada – respeitando os riscos que estes procedimentos podem trazer aos dentes.

 

 

É necessário tratar no tratamento antes de iniciar os procedimentos?

 

Quase nunca. As poucas situações que exigem tratamento de canal para lentes de contato dental são de natureza preventivas, como em dentes escurecidos por falhas no tratamento de canal (endodôntico).

 

lente de contato dental transparencia
Lente de contato dental : delicadeza e transparência.

 

 

Qual o preço do tratamento com lentes de contato dental?

 

O preço no tratamento com lentes de contato dental pode variar de acordo com diversos fatores, motivo pelo qual estabelecer um valor médio nos procedimentos com estes laminados pode levar à conclusões erradas, pelos pacientes, na escolha dos melhores resultados estéticos. Certifique-se, com seu dentista, da técnica, tipo de material e laboratório dentário utilizado no tratamento para que tudo dê certo e corresponda às suas necessidades, ao final do tratamento.

 

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental:

Voltar para o blog