BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Preço da lente de contato dental pode confundir pelas variações.

preço lente de contato dental

O preço da lente de contato dental varia bastante de dentista para dentista. É hora de você entender quanto custa o tratamento para não errar na escolha.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Afinal, quanta custa a lente de contato dental dos tratamentos de impacto?

 

Tratamentos de transformação do sorriso com lentes de contato dental são famosos pelos resultados estéticos marcantes. Não à toa, correções de forma e cor dos dentes ou cirurgias plásticas gengivais ocupam os primeiros lugares na lista de desejos para mudar o visual do sorriso. Mas quando o preço do procedimento influencia até mesmo no número de dentes envolvidos, é preciso um pouco mais de atenção para não sair frustrado com os resultados.

 

Infelizmente, lentes de contato dental também são conhecidas pelos seus elevados preços. Só que as simulações tipo antes-e-depois, mockups e planejamentos detalhados, além de indispensáveis, ajudam para aumentar – e muito! – o custo final do tratamento. E isso sem falar na qualidade da porcelana utilizada ou a experiência do laboratório protético responsável pela confecção do laminado. É por isso que é hora de entender, finalmente, como o preço da lente de contato dental importa nos resultados finais do tratamento.

 

lente de contato dental preço quanto custa
Foto em close-up de lente de contato dental instalada. Detalhamento e naturalidade dependem da experiência e habilidade do técnico em prótese dentária.

 

 

O tratamento ideal para você é mesmo a técnica com lentes de contato dental?

 

Ok. Lentes de contato dental podem ser utilizadas para transformações marcantes do sorriso. Reportagens em revistas e na televisão são ricas em casos e fotos mostrando pessoas com mudanças sensacionais no visual. Mas o que pouca gente sabe é que o tratamento de artista e famosos nem mesmo são feitas com lentes. E ainda pior: utilizá-las para casos não indicados pode ter um preço a pagar ainda mais caro. E agora?

 

Facetas laminadas e fragmentos cerâmicos são, assim como lentes de contato dental, variações técnicas dos laminados cerâmicos, nome científico para o procedimento de cobertura estética da superfície dental. Quase similares, possuem, ainda assim, indicações diferentes – que, mal indicadas, trazem erros grosseiros. E se entender a diferença de indicação entre facetas e lentes já é complicado, analisar como o dentista constitui o preço do tratamento complica ainda mais.

 

 

O que está em jogo quando o preço é o fator que mais importa.

 

Indivíduos sensíveis ao preço de lentes de contato dental estão sujeitos a conclusões equivocadas. A mais frequente delas é negligenciar a importância da qualidade da porcelana utilizada nos resultados finais. Outra é eliminar planejamentos com simulações e mockups para baratear o custo final do procedimento. E o resultado disso tudo são tratamentos sem harmonia com lábios e face, e com laminados pouco naturais. Um desastre.

 

Tratamentos com lentes de contato dental são mais independente da qualidade das porcelanas utilizadas do que se imagina. Versões mais em conta do material, por exemplo, raramente satisfazem a indivíduos mais exigentes com a estética do sorriso. E isso sem falar na importância do laboratório protético utilizado. É exatamente por isso que é tão facil encontrar amplas variações de preço no tratamento com  lentes de contato dental.

 

lente de contato dental preços e valores post
A ausência de harmonia e naturalidade pode ser o preço a pagar por falhas no planejamento. (fonte/internet).

 

 

Média de preços de lentes de contato dental em Porto Alegre.

 

Uma tabela com preços médios para tratamentos com lentes de contato dental pode não ser muito esclarecedora. Isso porque o valor cobrado por um único dentista não exatamente descreve a qualidade final do trabalho. O que complica, e muito, ao paciente em busca do melhor serviço com laminados cerâmicos.

 

O preço médio para cada lente de contato dental em Porto Alegre localiza-se numa faixa de R$1000,00 a R$3000,00. Custos com planejamento e simulações podem estar incluídos em alguns casos; em outros, não. A situação já começa a complicar a partir daqui. Dependendo das técnicas simuladoras utilizadas – no caso em questão, os indispensáveis mockups, o custo final do tratamento pode elevar-se em até 20%. É o caso, por exemplo, dos procedimentos envolvendo entre 6 a 8 dentes.

 

Já nos casos em que apenas um dente será submetido ao procedimento, a análise da qualidade final do tratamento é ainda mais complicada – nestas situações, as simulações podem ter custos próximos ao próprio laminado que será utilizado. Mas existem outras formas, como veremos a seguir, para garantir um mínimo de segurança na seleção de lentes de contato dental em que o preço definirá a viabiliade ou não do procedimento.

 

 

Laboratório de prótese dentária não é tudo igual. Fique atento!

 

O detalhamento óptico de cores e transparências em lentes de contato dental garante a harmonia e naturalidade nos tratamentos com transformações extensas. Confecioná-los de forma semelhante a dentes naturais exige treinamento e habilidade técnica específicos para o procedimento. Não à toa, são os trabalhos mais caros disponíveis por laboratórios de prótese dentária dedicados à técnica. A dica, aqui, é certificar-se da experiência dos profissionais envolvido no tratamento, já que a qualidade destes “artistas” é meio caminho andado para tratamentos de sucesso.

 

laboratorio protese lente de contato dental
O trabalho artístico para tratamentos com lentes de contato dental encarece o custo final do procedimento estético. (imagem/internet)

 

 

Simulações com mockups influem nos resultados – e adicionam custos extras.

 

Um técnica especial para simulação de resultados é indispensável para detectar falhas de planejamento no design das lentes de contato dental. Ao contrário da técnica do tipo antes-e-depois com fotografias, que pode induzir a erros, as simulações com mockups, realizadas diretamente sobre os dentes, permitem visualizar, com boa margem de precisão, os resultados finais do tratamento.

 

Mas tanta sofisticação em simulações também tem seu preço. Dependendo do número de dentes, o procedimento pode impactar no custo final do tratamento. E para casos com modificações marcantes e extensas, a decisão para eliminar a etapa pode ser um ponto de interrogação para o que vai acontecer no dia de instalação das lentes. Erros que, quando aparecem, são vistos como dentes desalinhados com lábios e face do paciente. Além de frustrantes, preocupantes pela necessidade de substituir ou trocar a lente de contato dental.

 

simulação mockup lente de contato dental
Close-up de simulação em resina de tratamento com lente de contato dental. (fonte/internet)

 

 

Relação custo-benefício, em saúde, tem viés com sérios riscos à saúde.

 

Avaliar a qualidade de bens ou serviços com relação ao preço (relação custo-benefício) é útil em diversas ocasiões. O preço de um apartamento, por exemplo, pode ser visto de maneira diferente ao levar-se em conta fatores como localização e seguraça. Já em serviços de saúde, o cálculo pode induzir a erros sérios e irreversíveis. E é fácil entender o porquê.

 

Procedimentos estéticos em saúde, na maioria das vezes, só satisfazem quando materiais e técnicas de qualidade superior são empregados. Em outras palavras, o meio-termo entre o custo e preço de lentes de contato dental pode não atender às expectativas de pacientes exigentes com os resultados finais do seu tratamento. Um problema quase sempre associado a individuos estressados e em busca de tratamentos para trocar ou substituir os laminados já instalados.

 

 

E agora, o que fazer?

 

A popularização dos tratamentos com laminados cerâmicos não foi acompanhada pelo diminuição no preço destes procedimentos. E, para piorar ainda mais, a variação de preços entre dentistas complica o que já estava difícil de analisar. Quanto custa a lente de contato dental para tratamentos unitários, ou mesmo para transformações completas, que tragam excelente relação custo-benefício? Realmente, difícil de oferecer resposta precisa e confiável.

 

A dica para amenizar o problema é informar-se com indivíduos que já realizaram o tratamento e estão satisfeitos com os resultados. A formação especializada em laminados não é essencial para os resultados finais mas pode servir como fator a mais para garantir a qualidade dos procedimentos. Informar-se sobre o laboratório de prótese utilizado também ajuda, assim como analisar o portifólio de casos já realizados pelo profissional.

 

Enfim, não desista do seu tratamento com lentes de contato dental se o preço for impeditivo para você. Quem sabe controlar a ansiedade e esperar um pouco mais para dar inicío aos procedimentos pode ser a coisa mais sensata para evitar escolhas precipitadas – e arrependimentos que exijam até mesmo a troca ou substituição das lentes de contato dental.

 

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental e transformações com laminados cerâmicos com estes posts:

Voltar para o blog