BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Protocolo em zircônia: especialista em Porto Alegre explica o tratamento.

protese dentaria protocolo em zirconia blog

A prótese protocolo em zircônia traz mais estética e durabilidade ao tratamento com dentadura fixa sobre implantes dentários. Conheça as indicações, tipos e problemas associados a esta técnica que promete revolucionar a reabilitação oral em pacientes desdentados.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias (protocolo em zircônia) pela UFRGS, em Porto Alegre.

Prótese dentária protocolo, a técnica ideal para substituir dentaduras e pontes móveis.

 

A vida do portador de prótese dentária removível do tipo dentadura ou ponte móvel é repleta de desafios. Dores, limitações estéticas, dificuldades para mastigar e insegurança fazem parte do dia-a-dia da maioria destes indivíduos. Só quem precisa utilizar estes dispositivos protéticos para reabilitar os dentes perdidos sabe o quão difícil – e até mesmo desesperador – é depender de técnicas tão antigas assim.

 

A prótese dentária fixa tipo protocolo em zircônia – ou dentadura em porcelana fixa a implantes dentários – é o tratamento ideal para recuperar arcadas dentárias com todos os dentes ausentes. Mas antes de iniciar o tratamento, é preciso conhecer as opções de materiais e as indicações para o dispositivo em zircônia para evitar contratempos e frustrações com os resultados finais do tratamento com dentadura fixa.

 

protese protocolo em zircônica pura
Prótese protocolo em zircônia com conexão em zircônia pura.

 

 

Os materiais utilizados fazem toda a diferença nos resultados estéticos e de durabilidade.

 

São quatro as possibilidades de construção de próteses dentárias tipo protocolo, com relação aos materiais utilizados: resina acrílica sobre estrutura metálica, porcelana sobre estrutura metálica, porcelana sobre zircônia e zircônia pura. Entre elas, a prótese protocolo em zircônia é a que traz resultados estéticos máximos aliada à máxima durabilidade.

 

O prótese protocolo em zircônia não contém metal. A maior vantagem desta técnica é melhorar os resultados estéticos finais, que podem ser até mesmo tão marcantes quanto procedimentos com lentes de contato dental ou facetas em porcelana – os laminados cerâmicos. Cores mais realistas, detalhes anatômicos e transparências presentes em dentes naturais podem ser reproduzidos, melhorando ainda mais a harmonia do sorriso.

 

dentadura fixa em porcelana e zirconia
Dentadura fixa (protocolo) em zircônia com conexão em metal.

 

 

Lidando com as contraindicações ao tratamento com prótese protocolo em zircônia.

 

Apesar da estética marcante e durabilidade elevada, o tratamento com prótese protocolo em zircônia (dentadura fixa sobre implantes dentário) não está indicado para todos os portadores de dentaduras ou prótese dentária removível (ponte móvel). Entretanto, a maioria destas contraindicações podem ser solucionadas por procedimentos como enxertos ósseos ou gengivais, instalação de implantes dentários em posições estratégicas ou até mesmo a remoção de implantes dentários instalados inadequadamente.

 

Conheça as situações que contraindicam o tratamento com prótese dentária protocolo em zircônia que impedem o uso da técnica quando não solucionados:

 

implantes dentários em número insuficiente;

 

implantes dentários mal posicionados;

 

suporte ósseo ineficiente;

 

risco para desgastes por abrasão de dentes naturais em contato com a porcelana e zircônia;

 

risco para doenças periimplantares associadas a diabetes e fumo;

 

dificuldade motora para higienização do protocolo em zircônia.

 

 

Protocolo em zircônia e porcelana é indicada para resultados marcantes .

 

Os tratamentos de transformação do facetas dentárias laminadas – lentes de contato dental e facetas em porcelana – são populares pelas modificações marcantes no sorriso de artistas e famosos. E com razão, já que os resultados permitem a correção da cor e forma do sorriso com naturalidade e muita harmonia. E para os indivíduos que exigem resultados semelhantes no tratamento com prótese dentária protocolo, a técnica com zircônia recoberta por porcelana é a mais indicada.

 

A prótese protocolo em zircônia consiste em uma estrutura interna em zircônia para reforço e conexão com implantes dentários. Sobre ela, várias camadas de porcelana são aplicadas para reproduzir todos os detalhes presentes em dentes naturais. Aliando a tecnologia da zircônia fresada por computador ao trabalho manual e artístico e artístico de aplicação da porcelana, traz resultados mais naturais comparados às demais técnicas e materiais no tratamento com dentadura fixa.

 

 

Porcelana, resina acrílica e zircônia: um comparativo entre dentaduras fixas a implantes dentários.

 

O tratamento com dentadura fixa sobre implantes dentários não é um procedimento novo – a técnica já está disponível a quase 35 anos do país. De lá para cá, apesar da introdução recente da zircônia para construção de estruturas ou, ainda mais recentemente na técnica pura, a resina acrílica sobre estrutura metálica é a versão mais utilizada.

 

As principais indicações para a prótese protocolo em resina acrílica e metal são os custos mais baixos e indivíduos com poucos implantes dentários instalados – ou com suporte ósseo inadequado. Os resultados estéticos, interessantes, contrastam com a baixa durabilidade da técnica, que deve ser trocada a cada 4 anos para compensar a degradação estética e funcional da resina acrílica.

 

A prótese protocolo em porcelana sobre estrutura em metal aumenta consideravelmente a durabilidade e os resultados estéticos finais. Os custos mais elevados comparados à técnica com resina acrílica podem ser um fator impeditiva para os pacientes sensíveis ao preço do tratamento. Já as contraindicações, semelhantes à técnica com zircônia, precisam ser levadas em conta para evitar danos aos implantes dentários de suporte.

 

A prótese dentária protocolo em zircônia pura (sem a cobertura estética em porcelana) é a técnica mais recente. A vantagem em utilizar esta técnica é o preço mais do tratamento com dentadura fixa. Já os resultados estéticos, por enquanto, são inferiores comparados às versões com porcelana de cobertura.

 

protese protocolo em resina acrílica
Prótese protocolo em acrílico (parte estética) e metal trazem estética razoável e baixa durabilidade.

 

 

Tempo de tratamento e número de consultas.

 

O tratamento com prótese dentária protocolo em zircônia pode levar entre 20 a 60 dias, dependendo da complexidade do caso e da técnica, já que a versão com porcelana estética de cobertura exige uma etapa manual e artística que pode demandar mais tempo que o esperado – tempo de tratamento para indivíduos que já possuem implantes dentários instalados.

 

Já nos casos em que a instalação dos implantes dentários fazem parte do tratamento, o tempo do tratamento com protocolo em zircônia dá-se entre 5 a até 10 meses (nos casos mais complexos com enxertos ósseos).

 

Da mesma forma, o número de consultas para variar entre 5 a 12 sessões clínicas – um tempo razoável considerando-se a reabilitação oral em recuperação, independente da presença de implantes dentários já instalados para o suporte da dentadura fixa.

 

protese protocolo removível com encaixe
Prótese protocolo acrílico do tipo removível sobre implantes dentários.

 

 

Implante dentário imediato é técnica não recomendada para protocolo em zircônia.

 

No tratamento com dentária fixa, as técnicas com porcelana sobre estrutura metálica ou zircônia não são recomendadas para o procedimento com implante imediato – quando a prótese é instalada no mesmo dia da cirurgia para instalação dos implantes dentários.

 

No tratamento com implante imediato, a versão instalada já no dia de instalação dos implantes dentários é uma versão provisória em acrílica que permanecerá em uso por um período entre 4 a 6 meses, dependendo do número de implantes, posição e qualidade do osso de suporte.

 

Saiba mais sobre prótese protocolo em zircônia:

Voltar para o blog