BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 segredos sobre o sorriso e dentes perfeitos de artistas e modelos.

dentes-de-artistas-e-famosos

Dentes perfeitos e sorriso de artistas e modelos dependem de alguns segredos que você vai gostar de saber. Neste post, 7 dicas importantes para melhorar o visual do seu sorriso e dos seus dentes que você deveria ter sabido antes.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

Não é de hoje que modelos e artistas são os maiores impulsionadores de tendências para dietas, moda, estética corporal e estilo de vida. A busca por sorrisos mais brancos e harmônicos, por exemplo, é mais uma dessas referências que muitos indivíduos estão procurando. E olha que não é de hoje que as pessoas expostas em mídias impressas e televisas são fiéis parâmetros dessas tendências, já que desde a década de 30 artistas de Hollywood já utilizam versões precárias de facetas em porcelana para cenas em close.

 

 

1. Clareamento dentário mais intenso e prolongado do que os tratamentos convencionais.

 

Ao contrário do que muita gente pensa, os danos aos dentes provocados pelo clareamento dentário são mínimos. Na verdade, tão mínimos que esses procedimentos podem ser feitos, com segurança, por períodos tão prolongados que podem se estender por meses. E é exatamente aí que está um dos segredos para os dentes perfeitos de artistas e modelos:  procedimentos clareadores aplicados à exaustão até que todos os problemas de manchamentos e amarelamentos estejam resolvidos.

 

Mas os tratamentos prolongados exigem uma série de providências e cuidados que são indispensáveis para que as gengivas e raízes não sejam prejudicadas. Uma delas é o exame e controle cuidadoso das gengivas durante os procedimentos. Moldeiras para o tratamento caseiro, por exemplo, tem desenho específico para não irritar gengivas ou deixar as raízes sensíveis ao frio. E o uso de géis clareadores com qualidade superior são outras características dos tratamentos utilizados por artista, modelos e famosos.

 

A técnica consiste na aplicação semanal do agente clareador em concentrações elevadas – e mais eficazes – no próprio consultório, em consulta que pode durar até duas horas. E, enquanto essas aplicações são realizadas, o paciente vai fazendo o clareamento caseiro com as moldeiras transparentes. Mas tome cuidado: os géis clareadores utilizados no clareamento dentário caseiro em tratamentos mais prolongados possuem baixa concentração desses agentes.

 

 

2. Retoque semanal do clareamento dentário.

 

O clareamento dentário prolongado é apenas uma parte do segredo de artistas e modelos para dentes e sorriso increivelmente brancos. Após o término do exaustivo tratamento para chegar às cores mais claras possíveis, é preciso manter o elevado nível de clareamento. E os retoques semanais com uma ou duas aplicações são essenciais para a manutenção do brilho e cores efusivos conseguidos com o clareamento dentário.

 

Após o término do tratamento para clareamento dental há um decréscimo do resultado dos procedimentos. A quantidade dessa perda de cor imediatamente após o tratamento varia de pessoa para pessoa, e é mais intenso nos tratamentos clareadores aplicados unicamente na técnica profissional. A forma para manter os altos resultados imediatos ao tratamento é o retoque semanal aplicado através da moldeira transparente. E, nessas aplicações, o gel clareador tem concentração dos agentes químicos ativos mais alta do que a utilizada nos tratamentos mais extensos. Taí um segredo pouco difundido para dentes e sorrisos mais brancos como o de artistas e modelos.

 

 

3. Cirurgia gengival corretiva e manutenção periódica da saúde gengival.

 

O alinhamento da gengiva é tão importante para a harmonia do sorriso quanto a posição dos dentes na arcada. E a cirurgia plástica gengival é a forma mais rápida para corrigir déficits estéticos causados pelo desalinhamento das gengivas. A correção cirúrgica do sorriso gengival alto é um procedimento para harmonização bastante utilizados por artistas. Outra aplicação para a cirurgia gengival é o nivelamento das alturas das gengivas, construindo coroas dentárias com tamanhos e formas simétricas e harmônicas.

 

Outro ponto importante sobre a estética gengival é a manutenção periódica da saúde gengival. A gengivite, que é a inflamação da borda da gengiva em contato com o dente, pode provocar halos avermelhados e inchaços – e que desfiguram a harmonia do sorriso mesmo em dentes alinhados. Gengivas saudáveis e alinhadas com dentes e lábios transmitem boas impressões, principalmente quando o contato visual é muito próximo

 

 

4. Substituição da resina por porcelana nas restaurações dentárias.

 

Restaurações com resinas amarelam e perdem o brilho consideravelmente mais rápido do que restaurações em porcelana. E o problema para a baixa estabilidade de cor das resinas complica os pacientes com tratamentos intensos de clareamento dental, já que pequenos amarelamentos nessas resinas rapidamente destoam dos dentes clareados. As restaurações em porcelana mantém suas cores por prolongados períodos de tempo sem interferir no resultado dos tratamentos clareadores intensos.

 

 

5. Realinhamento dentário com laminados cerâmicos.

 

Nem tão secreto assim, os tratamentos de impacto com facetas laminadas e lentes de contato dental oferecem muitos recursos para correções marcantes tanto da forma quanto da cor do sorriso. Dentes com porcelanas tendendo ao branco absoluto e ultra-simetrias de formas – muitas vezes já saindo da harmonia natural do sorriso – são encontrados com frequência no sorriso de artistas, modelos e famosos.

 

Uma novidade técnica derivada dos laminados cerâmicos são os fragmentos cerâmicos. Utilizados em dentes que necessitam apenas de correção de detalhes – mas que fazem toda a diferença -, corrigem uma infinidade de problemas de forma sem a necessidade de desgastes na superfície dos dentes. São indicados para dentes e sorriso que já apresentam boa relação harmônica e sem necessidade de correções de cor, mas que a correção de pequenos detalhes trarão resultados marcantes.

 

 

6. Cuidado com os alimentos que pigmentam e agridem os seus dentes.

 

De nada adianta um tratamento clareadores e transformações de impactos com resultados marcantes se você não pode conservá-los assim por um longo período. A cavidade bucal pode ser um ambiente inóspito tanto para os dentes quanto para as porcelanas presentes em lentes de contato dental, facetas e fragmentos. E uma boa parte desses perigos têm como origem os alimentos que ingerimos, e que podem danificar dentes e laminados de duas formas diferentes.

 

O primeiro desses perigos é a exposição a alimentos de natureza ácida ou que induzem à diminuição do ph bucal. Na primeira situação, são os alimentos cítricos e refrigerantes os responsáveis; na outra, iogurte e doces, aumentando a acidez da saliva segundos após a sua ingestão. O outro é a pigmentação de dentes e laminados pela ingestão de alimentos ricos em corantes naturais ou artificiais como vinhos, cafés, chás, legumes verdes e cigarros como os principais responsáveis pelo amarelamento e acinzentamento dessas estruturas – principalmente os dentes naturais, mais vulneráveis à ação dessas substâncias.

 

 

7. Dentes naturais : deixe o seu dentista trabalhar por você!

 

Uma curiosidade sobre o sorriso de artistas e modelos é que a maioria deles nunca passou por tratamentos com aparelhos ortodônticos ou facetas e lentes de contato dental. Observe-os mais atentamente e facilmente você irá encontrar diversos detalhes da forma e alinhamento de dentes e gengivas que poderiam ser corrigidos mas que continuam habitando os sorrisos de pessoas tão bonitas.

 

Mas qual é o grande segredo para dentes tão bonitos como os de artistas e modelos ? Naturalidade e cor. Para cada indivíduo no mundo existe um sorriso que a deixa ainda mais bonito: o seu próprio sorriso. A tentativa de construir sorrisos com dentes ultra-simétricos ou, ainda pior, transportar detalhes de forma de dentes e sorriso de artistas e modelos para outras pessoas quase sempre resultam em frustrações. Você até pode gostar de caninos com pontas agudas – como os das fotos dos artistas e modelos que você gosta -, mas pode ser que eles não funcionem para você. A sensação de estranhamento está frequentemente presente nessas tentativas de transportar uma estética alheia a nossa própria feição.

 

Deixe o seu dentista trabalhar por você. Ele vai encontrar o melhor desenho de dentes que vai combinar com algo tão exclusivo e único: você! A naturalidade e harmonia é tão individual como todos os outros detalhes que nos fazem tão originais.

 

 

Saiba mais sobre clareamento dental e facetas laminadas:

Voltar para o blog