BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tempo de tratamento com facetas e lentes de contato dental é essencial.

tempo tratamento facetas e lentes de contato

Qual o tempo do tratamento com facetas e lentes de contato dental em porcelana? Como ele influencia no resultado final do trabalho? Post com informações e problemas referentes ao tempo de tratamento com laminados cerâmicos e como ele influencia nos resultados finais.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

O tempo de tratamento com facetas em porcelana e lentes de contato dental em porcelana.

 

Tratamentos estéticos de transformação com facetas em porcelana e lentes de contato dental têm no bem-estar estético a sua essência. E quando todos os protocolos técnicos e de segurança são seguidos, os resultados desses procedimentos trazem mais harmonia facial e auto-confiança. Entretanto, nem tudo é fácil para chegar até lá. É que a fase com provisórios requer cuidados e o controle da ansiedade com relação ao tempo do tratamento pode fazer a diferença.

 

O tratamento com facetas e lentes de contato é divido em duas etapas. Na primeira, que dura aproximadamente 7 dias, são feitas moldagens e fotografias para a construção das simulações e provisórios do tipo mock-up, essenciais para o planejamento do tratamento. Já na segunda etapa, que pode levar entre 10 a 20 dias, são realizadas as moldagens finais e instalação do provisórios. É a fase mais demorada e a que demanda mais cooperação do paciente até que as lentes de contato e facetas em porcelana estejam prontas.

 

O tempo total do tratamento com facetas e lentes de contato dura entre 3 a 4 semanas. É um tempo curto para tratamentos com porcelanas, e a maioria dos tratamentos fica pronta nesse período. Enquanto alguns casos podem ficar prontos em até menos tempo do que esse prazo, outros podem estourá-lo em até 2 semanas, dependendo do número de dentes e da dificuldade técnica. Se o seu tratamento exige planejamento com a sua vida pessoal e profissional, programar-se para um período de 3 a 4 semanas é mais do que suficiente.

 

tempo tratamento com facetas e lentes de contato dental
Arte e detalhamento: o tempo do tratamento pode influenciar negativamente nos resultados estéticos das facetas e lentes de contato dental.

 

 

Provisórios para facetas e lentes de contato dental: problemas e cuidados.

 

Provisórios são essenciais para a proteção dos dentes. Sem eles, a sensibilidade dos dentes ao frio ou ao quente tornaria inviável os tratamentos com facetas em porcelana e lentes de contato dental. Outra função dos laminados cerâmicos é servir como parâmetro na construção e design dos dentes e do sorriso. Indispensáveis para qualquer situação.

 

Os provisórios para tratamentos com facetas em porcelana são mais frágeis do que os utilizados para próteses provisórias (coroas). Ainda assim, muitos são os cuidados que os pacientes devem ter durante o tempo do tratamento com facetas dentárias em porcelana, que, como vimos, pode chegar à 4 semanas para casos com muitos dentes envolvidos e exigência estética mais elevada.

 

Entretanto, a fase com provisórios nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental pode ser complicada para alguns pacientes. Os problemas mais comuns são os descolamentos ou  a sensibilidade aumentada e passageira frente a estímulos frios. A maioria dos pacientes não relata dificuldades maiores com os provisórios, até porque entregam excelente resultado estético. Mas os cuidados com o uso dos provisórios são essenciais para que tudo dê certo.

 

Entre os principais cuidados com os provisórios para facetas e lentes de contato dental estão a higiene oral intensa e cuidadosa. Como a remoção da placa bacteriana junto às gengivas é mais crítica em paciente com provisórios, dedique-se à limpeza vigorosa deles. Outro cuidado importante com é evitar a mastigação de alimentos muito sólidos ou pegajosos. Isso evita as pequenas fraturas que podem incomodar a alguns pacientes, e que requerem a ida emergencial ao consultório do dentista.

 

 

Quando o tempo do tratamento dura mais do que o esperado.

 

Tratamentos em saúde dependem de respostas biológicas que diferem de paciente para paciente – e influenciam diretamente no tempo para o restabelecimento da saúde. Os tratamentos com facetas e lentes de contato dental não fogem à regra. Entretanto, muitos pacientes tendem a confundir os tratamentos com facetas e lentes de contato em porcelana – procedimentos puramente estéticos e artísticos – com a lógica que rege a compra desses serviços comum como televisão a cabo, ou até a aquisição de produtos.

 

Em saúde, o tempo do tratamento é sempre uma previsão desse mesmo tempo. Embora os contra-tempos que aparecem durante ou entre os procedimentos envolvidos nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental sejam bem conhecidos e facilmente administráveis, eles não são raros. Facetas e lentes de contato dental são peças cerâmicas construídas artisticamente com a difícil missão de trazer mais harmonia facial e bem estar estético.

 

A quebra do planejamento com relação ao tempo do tratamento com facetas e lentes de contato dental pode ser o padrão quando os desafios estéticos e o número de dentes envolvidos são elevados. A pressa e ansiedade do paciente são mais facilmente administráveis quando os provisórios são instalados de forma segura e estética. Os atrasos nesses tratamentos são da ordem de dias ou semanas, pouco tempo levando-se em consideração a importância e a durabilidade elevada do procedimento.

 

 

Perdendo detalhes: como o tempo do tratamento influencia nos resultados.

 

Ansiedade, curiosidade e insegurança são características comuns aos pacientes em tratamentos estéticos.  Dentistas que trabalham com procedimentos estéticos estão bem treinados para lidar com o problema, mas esse treinamento pode não ser suficiente para algumas situações mais específicas.

 

O aumento da ansiedade em pacientes em tratamento com laminados cerâmicos pode ter efeito negativo sobre os resultados do tratamento quando existe a necessidade de reenvio do trabalho laboratorial para correções de detalhes de cor e forma. A pressa já é uma das principais característica da sociedade moderna, e compatibilizá-la com tratamentos tão artísticos e detalhistas como a confecção de facetas em porcelana e lentes de contato dental é fundamental para que nenhum detalhes passe em branco.

 

O tempo do tratamento com facetas em porcelana e lentes de contato dental é importante porque é preciso compatibilizá-lo com as atividades profissionais e liberais. Planeje-se para fazê-lo em períodos que não envolvam eventos sociais importantes, férias ou recessões por feriados ou datas festivas muito prolongados. Os laminados cerâmicos duram muito mais do que os poucos dias dos tratamentos com facetas e lentes de contato dental, e você vai entender porque, para a maioria das pessoas, valem muito a pena.

 

 

A visão do profissional sobre a influencia do tempo nos tratamentos estéticos em odontologia.

 

Nos dias atuais, é difícil desvencilhar a importância do tempo, como fator de qualidade e influenciador nas escolhas que fazemos por serviços e produtos, dos resultados dos tratamentos em saúde e estética. O tempo – e a preocupação obstinada para encurtá-lo – influencia desde a escolha da técnica odontológica ideal a até mesmo o planejamento do tratamento.

 

A odontologia estética colhe resultados dos avanços tecnológicos para materiais, encurtando o tempo das consultas e trazendo mais segurança e conforto a pacientes e dentistas. Entretanto, é preciso lembrar que os tratamentos com facetas e lentes de contato dental são procedimentos técnicos puramente artísticos e manuais, construídos com pincéis, pós e tintas. Acelerar a construção dos laminados cerâmicos é acelerar a perda de detalhes. Perder detalhes em odontologia é perder tudo o que faz a diferença entre o bom e o ótimo.

 

O tempo de tratamento com facetas e lentes parece demorado? Tudo é uma questão pessoal, e de referência. Organize-se para fazer o seu tratamento em que períodos nos quais você não dependa exclusivamente dos resultados estéticos dos laminados. Evite os períodos festivos como festas de final de ano – esta é a época em que os profissionais estão mais sobrecarregados. E, sobretudo, aproveite o tempo do tratamento para trocar mais ideias com o seu dentista sobre as formas e cores do seu novo sorriso.

 

Saber mais sobre facetas e lentes de contato dental vai ajudá-lo ainda mais:

Voltar para o blog