BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Bruxismo severo: dores nos dentes e cabeça nem sempre estão presentes.


O bruxismo severo é uma versão mais destrutiva do bruxismo comum. Nele, as dores nos dentes, na cabeça e no pescoço costumam aparecer já nas fases iniciais do problema – ao contrário do distúrbio comum, que pode transcorrer sem sintomas dolorosos.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se há 20 anos ao tratamento do bruxismo em Porto Alegre, atuando em consultório particular.

 

 

Bruxismo severo, o que é?

 

O bruxismo é um distúrbio reflexo-muscular que resulta no apertar e ranger dos dentes. Acontecendo de forma involuntária, ele atua de forma mais intensa à noite, – um dos motivos pelo qual seus portadores levam tanto tempo para descobrir que o possui.

 

O bruxismo é essencialmente genético. Tanto é que, muito raramente, apenas um indivíduo da família é portador do distúrbio. Mas o que mais surpreende para o diagnóstico tardio dele é que ele já aparece na infância, período da vida em que ele é ainda mais prevalente. 

 

A frequência e intensidade dos ciclos de apertamento e ranger dos dentes é diferente para cada um. E quando aparecem de forma mais frequente e intensa, recebe o nome de bruxismo severo.

 

O diagnóstico do bruxismo severo nem sempre é fácil. A maior diferença dele para o bruxismo comum, os desgastes dentários em estado bastante elevado (quando 50% da estrutura dentária já foi destruída), é considerado um sinal tardio de detecção deste distúrbio que exige diagnóstico antecipado e tratamento preventivo.

 

 

Sinais e sintomas do bruxismo severo.

 

Ao contrário do que se imagina, os sinais e sintomas do bruxismo severo não aparecem de forma semelhante para todo mundo. Em alguns casos, como nos pacientes com desgastes avançados nos dentes, a dor na cabeça ou dores nos dentes não estão presentes.

 

Veja os sinais e sintomas mais comuns do bruxismo severo:

 

Sinais

desgastes dentários severos;

rosto retangular (músculos hipertrofiados na mandíbula);

abertura de espaço entre dentes;

fraturas dentárias frequentes;

sensibilidade aumentada;

✓ retração gengival.

 

Sintomas

dor nos dentes;

dor na articulação temporo-mandibular;

✓ limitação de abertura da boca;

dificuldade para abrir a boca ao acordar.

 

 

É importante diferenciar o bruxismo severo do bruxismo comum?

 

O bruxismo severo não é, a princípio, um distúrbio cientificamente classificado. O próprio uso do termo “severo”, o mais difundido, nem sempre condiz com os sinais e sintomas, imperceptíveis quando nos estágios iniciais do distúrbio.

 

Diferenciar o bruxismo severo do bruxismo comum, portanto, tem fins mais educativos do que terapêuticos. Tanto é que diferenciá-los serve mais para alertar ao indivíduo acometido da urgência do seu tratamento, evitando, assim, danos ainda mais destrutivos aos dentes e à articulação temporomandibular, a ATM.

 

Muitos dentistas, por sua vez, classificam como bruxismo severo os desgastes dentários que já aparecem nos indivíduos jovens. Nestes casos, é mesmo a urgência em adotar um tratamento preventivo o que mais importa, e não a classificação do tipo de bruxismo. 

 

 

A dor nos dentes e na cabeça associada ao bruxismo severo.

 

As dores nos dentes associadas ao bruxismo podem aparecer por três motivos. Um deles é a sensibilidade dolorosa que aparece durante a ingestão de alimentos frios e ácido, algo que acontece devido à retração das gengivas associadas ao bruxismo.

 

Outro motivo é a dor ao morder alimentos rígidos, ou que aparece nos primeiros minutos ao acordar. É a dor causada proveniente dos ligamentos periodontais, as diminutas estruturas fibroelásticas que unem as raízes dos dentes às arcadas dentárias e que atuam como “amortecedores” dos dentes.

 

O terceiro motivo para dores nos dentes associadas ao bruxismo está associado aos próprios desgastes nos dentes. Quando excessiva, a destruição dos dentes aproxima-se da parte interna inervada dos dentes, dando início a dores espontâneas que podem perdurar por horas. Em muitos destes casos, o tratamento requer tratamento de canal (tratamento endodôntico).

 

 

A dor na face, cabeça e pescoço associada ao bruxismo severo.

 

Dores orofaciais, em especial a dor que acomete os músculos da face e do pescoço, são sintomas comuns ao bruxismo. Na versão severa, entretanto, elas podem aparecer antes mesmo dos primeiros sinais de desgastes nos dentes.

 

No bruxismo severo, a elevada potência muscular de apertar e ranger dos dentes pode trazer diversos tipos de lesões musculares. Exemplos disto são os torcicolos frequentes (dor no pescoço) ou dores espontâneas e constantes nos músculos da face.

 

A dor de cabeça por bruxismo severo aparece, para alguns indivíduos, quase diariamente. Nos períodos de surto do distúrbio, associados ao estresse emocional, estas dores são intensas, constantes, e nem sempre possíveis de controle por analgésicos simples.

 

 

Dor no ouvido também pode ter o bruxismo severo como causa.

 

A proximidade da articulação tempormandibular (ATM) com o ouvido pode ser a causa para dores no ouvidos. Na maioria das vezes, as dores são provenientes ou da ruptura dos ligamentos que unem o disco articular ao côndilo óssea, uma região bastante sensível.

 

Por vezes, os danos na articulação temporomandibular levam a movimentações não funcionais da mandíbula que atingem o nervo aurícula-temporal, um diminuto e delicado nervo que passa sobre esta articulação.

 

 

Tratamento do bruxismo severo.

 

O diagnóstico e tratamento tardio do bruxismo severo está por trás dos desgastes avançados nos dentes. Em casos isolados, os danos atingem a articulação temporomandibular (ATM), seja limitando a abertura da boca ou provocando dores e rupturas ligamentares nesta articulação.

 

O tratamento do bruxismo é interdisciplinar. Isto porque, além dos procedimentos realizados pelo dentista, pode ser necessária a ajuda de um fisioterapeuta para a remissão de dores e lesões musculares que já atingem o pescoço.

 

Existe um protocolo básico para o tratamento do bruxismo comum que deve ser aplicado ao bruxismo severo. Indicado mais para os períodos de surto, ele requer o uso de relaxantes musculares, adoção de dieta macia e aplicações diárias de compressa mornas e umedecidas para facilitar a difusão muscular da medicação.

 

Após as medidas iniciais, o tratamento pode exigir a confecção e uso de placa miorrelaxante, que pode ser do tipo macio para uso imediato porém temporário, ou do tipo rígido, mais indicado.

 

A fisioterapia por profissional especializado é importante na remissão das dores. Fisioterapia muscular, acompanhada de aplicação de laser, são realizados concomitantes aos procedimentos realizados pelo dentista, no consultório odontológico.

 

Em alguns casos, é necessário recuperar os desgastes dentários dos dentes. As indicações para isto vão desde a eliminação de movimentações destrutivas aos dentes à proteção das articulação temporomandibular, que pode ser prejudicada pela perda da diminuição vertical de oclusão (desgastes dentários excessivos).

 

 

Uso de medicações para tratamento da dor no bruxismo severo.

 

Dores intensas causadas pelo bruxismo severo costumam exigir o uso de medicamentos para o seu controle. Veja uma lista de medicações para o controle da dor, e a forma como podem ser utilizadas: 

 

Relaxante muscular

Relaxantes musculares são as medicações mais recomendas. Utilizadas por dois a três dias, são administradas antes do paciente dormir. O uso de compressas mornas e úmidas ajudam a disseminar o medicamento de forma mais rápida e eficiente.

 

Analgésicos

Analgésicos simples, não esteróides, também podem ser utilizados nos surtos mais dolorosos do distúrbio. Administrados durante o dia, devem ser utilizados concomitantes a outros procedimentos e recomendações dados pelo dentista.

 

Anti-inflamatórios

O uso de anti-inflamatórios não é utilizado em situações restritas, quando a função mastigatória e a abertura de boca estão severamente comprometidos.

 

 

Placa para bruxismo severo é indispensável no tratamento da dor.

 

A placa para bruxismo é um dispositivo amplamente utilizado no tratamento do bruxismo. Além de proteger os dentes dos desgastes, ela também tem a função de reduzir os ciclos de ranger e apertamento dos dentes, diminuindo, assim, a hipertrofia dos músculos mastigatórios – fatores que estão por trás das dores nos dentes, cabeça e pescoço.

 

No terapia do bruxismo severo, a placa oclusal ou miorrelaxante (duas formas diferentes de se referir à placa para bruxismo) é ainda mais importante. Tecnicamente, não existe diferenças de design destas comparadas às placas para o bruxismo comum.

 

No tratamento das dores nos dentes por bruxismo severo, são dois os materiais recomendados para uso nas placas: macia (resiliente) ou rígida (acrílica).

 

A placa macia, de uso restrito ao bruxismo cêntrico, pode ser utilizado no controle inicial das dores nos dentes. Entretanto, principalmente nos pacientes que possuem desgastes nos dentes, seu uso deve ser limitados a algumas semanas. Isto porque, utilizada por tempo prolongado, ela pode atuar hipertrofiando os músculos mastigatórios e aumentando os ciclos de apertamento – o contrário do que se espera.

 

 

Tratamento de canal pode ser necessário nos desgastes avançados dos dentes.

 

Quando os desgastes dentários pelo bruxismo atingem a parte interna dos dentes, ou até mesmo muito próximas a ela, as dores nos dentes podem ser intensas e constantes. Nestes casos, o tratamento de canal (endodôntico) pode ser necessário.

 

 

Recuperando dentes desgastados pelo bruxismo severo.

 

Os desgastes severos nos dentes por bruxismo fazem parte do que, atualmente, denomina-se envelhecimento bucal precoce. Fraturas dentárias frequentes, perdas dentárias e danos à estética do sorriso completam esta condição deletéria do sorriso associada a quadros de ansiedade e estresse emocional.

 

Para recuperar dentes desgastados, são vários os tratamentos disponíveis, selecionados conforme a severidade dos desgastes. Nos casos mais simples, em que os desgastes são mínimos, a restauração dentária de resina é a técnica de odontologia restauradora mais recomendada.

 

Já nos casos de desgastes já avançados, é preciso utilizar técnicas mais resistentes a novos desgastes e fraturas dentárias. Nestes casos, além da restauração de resina, a restauração de porcelana tipo on-lay e a coroa em porcelana (prótese dentária fixa feita em um único dente) são as técnicas mais recomendadas.

 

Na recuperação dos desgastes dos dentes por bruxismo severo, o uso de técnicas com laminados cerâmicos, como a faceta de porcelana, ou a faceta de resina, devem ser utilizados com muito cuidado para evitar frustrações com fraturas constantes das facetas dentárias.

 

 

Fisioterapia e mudança de hábitos ajudam na remissão da dor na cabeça e pescoço.

 

O tratamento do bruxismo é multidisciplinar porque, quase sempre, são também múltiplas as suas causas. 

 

Além do componente psicológico, que atua intensificando o distúrbio, outros fatores, como ausências de dentes e mordida incorreta, ou comportamentais, como a falta de ergonomia no ambiente de trabalho e ingestão de determinados alimentos – o café, principalmente – também exigem abordagens para o tratamento do bruxismo severo.

 

A fisioterapia pode ser necessária em diversos momentos no tratamento do bruxismo severo. Dores orofaciais, como a dor na cabeça e no pescoço, muitas vezes exigem algum as sessões com o fisioterapeuta, seja para eliminar as dores provenientes de contraturas musculares associadas ao bruxismo, seja para reestabelecer hábitos posturais mais saudáveis.

 

Voltar para o blog