BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dor e sensibilidade nos dentes: retração gengival pode ser a causa.


Dor nos dentes ou sensíveis? A retração gengival pode ser a provável causa. Saiba como isto acontece, como diferenciá-la da dor por cárie e bruxismo, como é o seu tratamento e a prevenção e outras informações essenciais sobre o tratamento da dor e sensibilidade associada a gengivas retraídas.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em retração gengival (periodontista) e próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

Retração gengival, o que é isto?

 

Todo mundo já ouviu falar dela mas poucos sabem mesmo o que é a retração gengival. Doença para alguns, ou um problema que pode voltar ao normal com o tempo, o fato é que, apesar de comum, pouca gente sabe mesmo como ela aparece e evolui. O que só ajuda a agravar a condição.

 

Antes de mais nada, é preciso saber que a retração gengival não é uma doença, e sim uma sequela da destruição do periodonto, um conjunto de estruturas que unem as raízes às arcadas dentárias e são constituídas, além das gengivas, do osso e dos ligamentos periodontais presos às raízes dos dentes.

 

Existem várias causas para as destruições do periodonto. As duas mais comuns, que correspondem a quase 90% dos casos, são a periodontite, uma infecção associada à higiene oral deficiente, e a escovação traumática, que é o excesso de pressão das cerdas das escovas dentárias contra as gengivas.

 

Veja o que pode estar por trás (causas) da retração das gengivas:

 

✓ peridontite;

✓ escovação traumática dos dentes;

✓ tratamento ortodôntico inadequado;

bruxismo;

✓ tábuas ósseas finas;

alergia ao metal de próteses dentárias;

✓ micoses;

vírus e fungos;

✓ outras doenças.

 

 

Quase todo adulto tem algum grau de retração gengival. 

 

Depois dos 40 anos de idade, o aparecimento de um ou mais dentes com gengivas retraídas é praticamente inevitável. 

 

Isso acontece porque, mesmo que a higiene oral seja excelente, as condições predisponentes para a retração gengival, como a escovação traumática, bruxismo e uso de aparelho ortodôntico, vão inevitavelmente agir e provocar a exposição das raízes dentárias. 

 

Na maioria dos casos de gengivas retraídas em adultos, o problema não é tão preocupante assim nem é preocupante assim, já que as retrações gengivais não passam de 1 a 2 mm de exposição das raízes dentários – muito pouco para causar problemas aos dentes, como perdas dos dentes por retração gengival.

 

 

Como a retração gengival causa a dor e deixa os dentes sensíveis.

 

Ao contrário da coroa dentária, que é a parte visível dos dentes revestida por uma camada grossa e isolante de esmalte dentário, a raiz dentária é revestida por uma camada fina e frágil chamada cemento – que pouco protege e isola a dentina, a camada interna inervada dos dentes.

 

Quando as gengivas retraem, as raízes dentárias ficam expostas ao meio bucal. Pequenos estímulos frios ou ácidos, como quando ingerimos líquidos e alimentos, bastam para estimular a camada interna de dentina, o que resulta em dores estimuladas que não duram mais do que segundos até cessarem. É o que os dentistas chamam de dentes sensíveis.

 

Com o tempo, as finas camadas isolantes das raízes dentárias vão desgastando-se. A principal causa para isto é a escova de dentes que, mesmo quando utilizada de forma correta, produz abrasões suficientes para remover a camada externa do cemento, deixando a dentina exposta ao meio bucal. 

 

Nos casos mais avançados de exposição e desgastes das raízes dentárias, os dentes deixam de estar apenas sensíveis e dão início a dores estimuladas que podem perduram por minutos. É neste momento que a retração gengival provoca dores intensas nos dentes, muito semelhantes à dor associada à cárie dentária.

 

 

Diagnóstico: como diferenciar a dor no dente causada por cárie, bruxismo ou retração gengival?

 

O diagnóstico da retração gengival como causa para dores nos dentes é complexo para ser feito sozinho, pelo próprio paciente. Isto porque outros problemas, como a cárie e o bruxismo, apresentam sintomas dolorosos bastante parecidos com a raiz dentária exposta após gengivas retraídas.

 

De forma geral, a dor por retração gengival é estimulada, ou seja, ela precisa de algum estímulo externo, como alimentos frios ou a própria escovação dos dentes, para aparecer. Além disso, suas dores desaparecem de forma quase instantânea, cessando completamente alguns segundos após aparecerem –  ou, em casos mais avançados como quando as raízes dos dentes estão desgastadas, perdurando por alguns minutos.

 

A dor por retração gengival pode ser semelhante à dor por cárie dentária ou bruxismo. Além disso, a dor estimulada e dentes sensíveis também são sintomas frequentes destes dois problemas – o que só ajuda a confundir na hora do diagnóstico.

 

O diagnóstico diferencial da retração gengival requer exames clínicos, feitos pelo dentista no consultório, como a constatação visual de gengivas retraídas ou a simples estimulação dos dentes com fontes frias. 

 

Além disso, exames radiográficos simples podem ser utilizados para descartar a cárie dentária, o bruxismo ou até mesmo a periodontite ou fraturas de dentes, como causa para dores e sensibilidade dental aumentada.

 

 

Dentes sensíveis por retração gengival costumam desaparecer com o tempo.

 

Uma boa notícia é que a sensibilidade causada pela retração gengival costuma desaparecer com o tempo. A forma como isto acontece é curiosa. 

 

Com um sistema de proteção natural contra os estímulos frequentes de dor, os dentes aumentam a camada interna de dentina, o que propicia um isolamento térmico e químico eficiente – o que pode ocorrer em poucas semanas para alguns, ou meses para outros.

 

É por isto que, muitas vezes, ficamos com os dentes sensíveis por dias ou semanas, mas que cessam de forma tão imperceptível quanto à chegada da dor. E este processo, que pode acontecer com qualquer dente, pode acompanhar a vida dos indivíduos ao longo do tempo.

 

 

Tratamento: quando a dor e sensibilidade por retração gengival não desaparecem de forma espontânea.

 

Quando as dores e sensibilidade aumentada não desaparecem com o tempo, é preciso buscar tratamento apropriado. Isto porque, para alguns pacientes, as dores podem tornar-se cada vez mais intensas e prolongadas. Em casos mais severos de dentes sensíveis, até mesmo o consumo de líquidos em temperatura ambiente pode ser insuportável.

 

O tratamento da dor e dentes sensíveis por retração gengival pode ser feito através de vários procedimentos que, por sua vez, dependem da intensidade da dor, da quantidade de gengiva retraída e da localização desta.

 

dessensibilização do dente

O tratamento mais simples, rápido e com preço em conta para a dor e dentes sensíveis por retração das gengivas. O procedimento consiste na aplicação de um agentes dessensibilizantes sobre as raízes dentárias expostas – podem ser necessárias várias sessões até que o tratamento surta o efeito esperado.

 

restauração dentária

A restauração dentária em resina é indicada para a dor causada por exposição e desgastes das raízes dos dentes por escovas de dentes. Este procedimento, executado em apenas um dia, requer atenção para que as restaurações dentárias sejam bem executadas, sem formação de áreas de retenção da placa bacteriana causadora de cáries dentárias e doenças como a gengivite e a periodontite.

 

cirurgia gengival de recobrimento

A cirurgia gengival para recuperar gengivas retraídas em áreas estéticas são comuns no consultório do periodontista, e podem ser utilizadas no tratamento da dor e dentes sensíveis. 

 

enxerto de gengiva.

O enxerto de gengiva é utilizado para conferir maior previsibilidade e durabilidade às cirurgias para retração gengival. Indicadas para grandes exposições de raízes dentárias, ou também para indivíduos cujas gengivas são finas e delicadas, podem ser utilizados no tratamento da dor e sensibilidade dentária.

 

 

Uso de pastas de dentes para tratar dentes sensíveis.

 

O uso de pastas de dentes com agentes dessensibilizantes é amplamente conhecido do público. Eficientes quando utilizados em casos selecionados, como nas pequenas retrações, elas exigem atenção com relação à presença de outras doenças, como a cárie dentária, que pode compartilhar sintomas semelhantes à raiz dentária exposta por retração das gengivas.

Voltar para o blog