Faceta de resina dura, sim, mais tempo do que você imagina.
Quanto tempo dura a faceta de resina? Conheça os fatores que influenciam na durabilidade desta técnica com faceta dentária laminada rápida e versátil para transformar a cor e forma dos seus dentes.
Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.
Faceta em resina, uma alternativa rápida à faceta de porcelana.
As transformações do sorriso com laminados cerâmicos ocupam os primeiros lugares na lista de desejos da maioria dos indivíduos preocupados com a estética do seu sorriso. Realizadas com técnicas sofisticadas como a faceta de porcelana ou a lente de contato dental, proporcionam correções marcantes na cor e forma dos dentes – mas podem ser proibitivas aos pacientes sensíveis aos preços mais elevados destes tratamento. E, neste sentido, a faceta de resina aparece como uma alternativa versátil e eficiente.
A faceta dentária laminada confeccionada em resina traz preço mais em conta comparada à versão em porcelana, e ainda pode entregar resultados estéticos igualmente marcantes e naturais. Atualmente, resinas reforçadas com partículas cerâmicas permitem a construção de detalhes ópticos de transparência e fluorescência semelhantes a dentes naturais. E o melhor de tudo é que o procedimento pode ser realizado em um único dia – características que fazem desta técnica uma escolha inteligente.
Quanto tempo dura a faceta de resina?
Afinal, quanto tempo dura a faceta de resina? Ao contrário das facetas dentárias laminadas em porcelana, cujas pesquisas científicas são abundantes e uníssonas ao apontar que, passados 10 anos do tratamento, mais de 90% delas apresentam-se com estética e adaptação bastante satisfatórias. Por outro lado, na técnica com resinas os resultados destas pesquisas são menos precisos devido à maior variação dos materiais utilizados e dependência da habilidade técnica do dentista.
As pesquisas científicas atuais sobre quanto tempo dura a faceta de resina apontam, indiretamente, para uma duração média de 2,5 anos a 3,5 anos do procedimento. Isto não significa, entretanto, que passados este período será preciso refazer o seu tratamento. Isto acontece porque estes dados referem-se a um período de tempo em que 20% das lâminas necessitam de substituição – ou seja, a maioria delas ainda permanece com boas características estéticas e de adaptação, satisfatórias à maioria dos pacientes.
De fato, para muitos pacientes, o tempo de vida de suas facetas dentárias é superior à média apresentada pelas pesquisas. Fatores como cuidados pessoais com a alimentação e indicações corretas – o bruxismo, por exemplo, é um fator de risco para fraturas constantes das lâminas – podem aumentar em muitos anos o tempo de duração das facetas de resina. Por outro lado, para quem exige o máximo em cor e brilho, a troca a cada três ou quatro anos pode ser necessária para manter a naturalidade do procedimento já realizado.
Durabilidade depende de vários fatores.
Vários são os fatores que interferem no tempo de duração de procedimentos como a restauração dentária de resina ou a lente de contato dental confeccionada com o mesmo material. Veja o que pode afetar a durabilidade das facetas de resina e como é possível aumentar a vida útil destes laminados tão versáteis à transformação da cor e forma do sorriso:
✓ uso em locais indicados para a técnica;
✓ qualidade do material utilizado;
✓ cuidados realizados pelo paciente;
✓ consultas anuais para polimento e pequenos reparos;
✓ uso de placa para bruxismo em indivíduos com o distúrbio;
✓ higiene oral cuidadosa;
Remover e trocar facetas de porcelana é rápido e seguro aos dentes.
A substituição de facetas dentárias laminadas antigas ou com problemas estéticos é um procedimento comum. Enquanto na técnica em porcelana o principal motivo para remover e trocar o laminado cerâmico é a insatisfação com os resultados estéticos de tratamentos recém realizados, na versão em resina as causas vão do amarelamento e escurecimento do material ao longo dos anos à substituição destes por facetas ou lentes de contato dental em porcelana.
O procedimento para remover faceta de resina é simples e rápido – pode ser realizado em um único dia. A remoção, realizada com delicadas brocas diamantadas, é complementada por delicadas raspagens com curetas. O objetivo do tratamento é recuperar a superfície original do dente sem provocar desgastes nesta, garantindo integridade ao esmalte dentário e manutenção da vitalidade dentária.
Cuidados com facetas de resina podem aumentar o tempo de vida destes laminados.
Se as pesquisas científicas sobre quanto tempo dura a faceta de resina não são claras ao indicar de quanto em quanto tempo é preciso trocá-las, o mais importante é tomar alguns cuidados para aumentar a durabilidade e vida destas delicadas técnicas de laminação estética dos dentes. Veja o que pode ser feito para manter a cor e brilho por muitos anos, sem contratempos para trocas e consertos frequentes do tratamento:
Utilizar escovas dentárias com cerdas macias para manter o brilho e evitar riscos na superfície dos laminados;
✓ evitar pastas dentárias com excesso de agentes abrasivos;
✓ passar o fio dental diariamente para manter as gengivas saudáveis e evitar infiltração por cárie dentária;
✓ realizar a consulta anual para polir a superfície da faceta dentária laminada;
✓ evitar o consumo de alimentos ricos em corantes artificiais e naturais (café, vinhos e tabaco);
✓ utilizar a placa para bruxismo quando portador do distúrbio;
✓ eliminar hábitos parafuncionais como morder canetas ou roer unhas.
Saiba mais sobre faceta de resina: clique aqui.
Ou aproveite para ler os posts relacionados:
Voltar para o blog