BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Microabrasão dental: as indicações, prós e contras.

microabrasão dental prós e contras

Conheça os prós e contras da microabrasão dental, a técnica mais eficaz para remover manchas do esmalte dos seus dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Microabrasão dental, o “peeling” dos seus dentes.

 

A procura por tratamentos dentários de impacto estético é cada vez mais comuns. Procedimentos complexos e caros com laminados cerâmicos, popularizados nas técnicas com lentes de contato dental e facetas de porcelana, são ideais para corrigir defeitos severos na cor e forma dos dentes mas exigem boa disponibilidade financeira e de tempo para serem executados.

 

A microabrasão, também conhecida como “peeling” dentário, é uma alternativa aos tratamentos com laminados cerâmicos. Removendo as camadas dentárias externas atingidas por manchas, ela pode recuperar a superfície dental de forma efetiva e rápida, e com resultados próximos aos onerosos procedimentos com faceta dentária laminada. Que tal conhecer um pouco mais sobre este procedimento odontológico que pode ser o ideal para você?

 

 

Como a microabrasão remove as manchas do esmalte dentário?

 

A microabrasão dental atua apenas no esmalte dentário, a camada mais superficial dos dentes. Responsável pelas propriedades estéticas de cor, transparência e fluorescência, esta camada não responde a estímulos dolorosos associados à sensibilidade dental e evita danos profundos aos dentes que exijam tratamento endodôntico (canal).

 

A quantidade de tecido dentário removida durante a microabrasão dentária é pequena. Não à toa, o tratamento só é eficiente para remover as manchas que estão localizadas nas camadas mais externas do esmalte dentário. Quando as manchas são muito profundas, técnicas que vão da restaução dental em resina ou porcelana a procedimentos mais sofisticados com laminados cerâmicos são mais indicadas para resultados mais marcantes.

 

A combinação entre abrasão dental mecânica e química é o mecanismo de funcionamento da microabrasão dental. Além da utilização de instrumentos rotatórios com discos abrasivos, a aplicação superficial de pedras pomes e ácido hidroclorídrico garante a remoção contínua de microcamadas do esmalte dentário atingidas por manchamentos ou amarelamentos que não respondem ao clareamento dental convencional.

 

A consulta para microabrasão dental dura entre 30 a 45 minutos e o procedimento padrão prevê a aplicação de 12 a 15 ciclos rápidos. Para manchas e amarelamentos mais resistentes, podem ser necessárias várias consultas, intervaladas em 2 dias, até que os resultados sejam efetivos.

 

Após a remoção das manchas, é realizado o polimento dental para garantir superfícies dentárias mais brilhantes e menos suscetíveis à pigmentação por corantes provenientes da dieta alimentar. Por fim, a aplicação de uma camada de flúor remineraliza íons superficiais residuais, conferindo ainda mais resistência ao amarelamento e acúmulo de placa bacteriana.

 

microabrasão dental tratamento
Microabrasão dental: a ação abrasiva associada a agentes esfoliantes na remoção de manchas do esmalte dentário.

 

 

Os tipos de manchas que podem removidos pela técnica.

 

A cada dia, novos procedimentos em odontologia estética podem estar associados à abrasão mecânico-química do esmalte dentário. Conheça uma lista de situações em que manchas superficiais do esmalte dentário podem ser eliminadas ou esteticamente aliviadas através da microabrasão dental:

 

má formação do esmalte dentário por problemas congênitos;

 

manchas fluoróticas (consumo em excesso de flúor durante a infância);

 

hipoplasia do esmalte por traumas ou febre durante a infância;

 

manchas brancas por desmineralização durante tratamento ortodôntico;

 

amarelamento excessivo por corantes alimentares.

 

manchas dentárias hipoplasia dental
Hipoplasia do esmalte: bastante comuns, tem como causas traumas e picos elevados de febre durante a formação dos dentes (infância)

 

 

Prós e contras da microabrasão dental.

 

Procedimentos odontológico, independente da sua natureza, apresentam indicações e contraindicações. E este também é o caso da remoção das camadas superficiais do esmalte dentário, um tratamento cuja segurança e efetividade dos resultados depende da seleção criteriosa do caso e domínio da técnica. Conheça os prós e contras da microabrasão dental:

 

Prós

 

eficaz para remover diversos tipos de manchas no esmalte dentário;

 

custo baixo;

 

rápidez e segura aos dentes;

 

pode substituir, em alguns casos, lentes de contato dental e facetas de porcelana;

 

otimiza os resultados do clareamento dental profissional ou caseiro.

 

 

Contras

 

ineficaz para manchas profundas do esmalte dentário;

 

requer domínio da técnica;

 

não pode ser utilizada em erosões profundas provocadas por fluorose, cárie dentária e outras doenças congênitas;

 

podem ser necessárias diversas consultas para resultados efetivos.

 

microabrasão do esmalte dental remoção de manchas
Alívio estético: nem sempre as manchas são removidas por completo, porém o alívio estético fica evidente logo após as primeiras aolicações da microabrasão do esmalte dentário.

 

 

Riscos e problemas.

 

A ideia para remoção de camadas dos dentes pode parecer perigosa para muitos indivíduos. De fato, o procedimento é irreversível. Por outro lado, as diminutas lâminas de esmalte dentário removidas são tão finas que não é possível nem mesmo visualizar uma diminuição do estrutura dentária – e isso após várias consultas para aplicação do agente esfoliante.

 

O esfoliamento do esmalte dentário não provoca sensibilidade e não enfraquece os dentes (riscos para fraturas) quando aplicada de forma correta. Os riscos e problemas associados à microabrasão dental estão associados à indicação incorreta do procedimento. São os casos, por exemplo, das tentativas para remover manchas profundas ou localizadas em dentes com cavitações profundas – como a fluorose dentária severa. 

 

 

Combine a microabrasão dental ao clareamento dental para resultados marcantes.

 

A microabrasão dental é um procedimento versátil e seguro cuja utilização concomitante à limpeza dental (profilaxia) pode ser indicada em várias situações.

 

O clareamento dental, seja na técnica caseira ou realizada pelo dentista em consulta única, tem limitações quanto aos resultados. Neste sentido, o polimento abrasivo dos dentes pode otimizar os resultados de procedimentos clareadores ineficazes na eliminação de manchas dentárias – principalmente as causadas pela hipoplasia do esmalte.

 

Com tantas opções e novas técnicas em odontologia estética, o que não dá mesmo é para permanecer com os dentes manchados quando técnicas rápidas e pouco onerosas aos dentes podem recuperar a cor e harmonia dos dentes.

 

 

Microabrasão dental associada a lente de contato dental.

 

Entre as técnicas com laminados cerâmicos, a lente de contato é mais segura aos dentes. Diferente da faceta de porcelana, que exige desgastes dentários para adaptação das facetas dentárias, as lentes não necessitam de redução do esmalte dentário para serem coladas aos dentes. Por outro, sua diminuta espessura dificulta o mascaramento de manchas localizadas na superfície dos dentes.

 

 A microabrasão dental pode ser necessária para viabilizar a lente de contato dental. Aplicada previamente para remover manchas impossíveis de serem mascaradas pelas delicadas lâminas em porcelana, podem eliminar os desgastes dentários utilizados quando correções mais intensas na cor e forma dos dentes são necessárias.

 

 

 Saiba mais sobre microabrasão dental em Porto Alegre.

Aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog