BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese de zircônia e porcelana: prós e contras super explicados.

protese de zircônia e porcelana post blog

A prótese de zircônia e porcelana é a técnica mais versátil e sofisticada para estética dental de impacto. Conheças as indicações, prós e contras desta alternativa à prótese dentária de porcelana pura e metalocerâmica. 

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em prótese dentária e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese de zircônia e porcelana, versatilidade em estética de impacto.

 

As transformações de impacto do sorriso com laminados cerâmicos são populares pelas modificações marcantes na cor e forma dos dentes. Através de técnicas sofisticadas como as lentes de contato dental e facetas de porcela, detalhes ópticos de transparência e opalescência são reproduzidos com naturalidade e harmonia, em perfeita mimese com dentes naturais. E para quem deseja resultados estéticos semelhantes com próteses dentárias fixas, a versão em zircônia é uma alternativa eficaz.

 

A prótese dentária em zircônia e porcelana possibilita resultados estéticos marcantes a uma variedade de situações sem precendentes em odontologia. De coroas protéticas em dentes anteriores a dentaduras fixas sobre implantes dentários, ela traz na versatilidade a sua característica mais importante. Entretanto, antes de selecioná-la, é importante conhecer suas principais características e alternativas mais eficientes a ela.

 

prótese dentária em zircônia
Pintura e personalização: última etapa na confecção de uma prótese de zircônia e porcelana.

 

 

Indicações.

 

Entre todas os tipos de próteses dentárias em porcelana, a técnica em zircônia é a mais versátil. Com estética quase tão marcante quanto a versão em porcelana pura e elevada resistência que os procedimentos com pônticos protéticos exigem, são inúmeras as suas indicações desta técnica:

 

estética de impacto para dentes anteriores ou posteriores;

 

estética de impacto sobre implantes dentários;

 

dentadura fixa tipo protocolo;

 

alternativa a implantes dentários (pôntico protético);

 

dentes escurecidos após tratamento de canal ou manchados pelo metal de dispositivos metalocerâmicos;

 

pinos protéticos em metal;

 

prótese dentária em zircônia e porcelana dente posterior
Prótese dentária em pôntico em zircônia é alternativa ao implante dentário.

 

 

Prós e contras da prótese de zircônia e porcelana.

 

Atualmente, novos materiais e técnicas para tratamento com prótese dentária fixa são introduzidos a cada ano. Enquanto muitas dessas inovações são vistas na forma de diminuição para risco de infiltrações por cárie dentária ou diminuição no tempo da consulta, outras trazem cores e transparências cada vez mais próximas de dentes naturais. 

 

Conheça os prós e contras da prótese de zircônia e porcelana e entenda em quais situações ela pode ser um necessidade de tratamento ou apenas uma exigência para pacientes mais preocupados com a estética do seu sorriso:

 

prós

resultados estéticos marcantes;

 

elevada durabilidade e resitência a fraturas;

 

resistência elevada ao amarelamento.

 

 

contras

preço mais elevado;

 

número maior de consultas odontológicas;

 

estética inferior à prótese dentária em porcelana pura.

 

protese dentária fixa em zircônia
Prótese dentária fixa em zircônia: técnica com estrutura interna em zircônia recoberta por camada estética em porcelana.

 

 

Durabilidade, resistência e tempo de tratamento.

 

A durabilidade de prótese dentária fixa em porcelana é elevada independente do material e técnica utilizados. Estudos sobre quanto tempo dura a prótese de zircônia e porcelana são raros e até mesmo desnecessários, já que as principais causas para troca destes dispositivos estão quase sempre relacionados a problemas como infiltração por cárie dentária ou doença periodontal – duas condições associadas à higienização oral deficiente.

 

O tempo de tratamento da prótese dentária de porcelana e zircônia depende do serviço prestado pelo dentista. Em média, a confecção de uma única coroa protética leva entre dez a quatorze dias, tempo este que pode subir em até duas semanas para casos com vários dispositivos protéticos envolvidos.

 

Já com relação à resistência, este tipo de dispositivo é ideal para tratamentos alternativos à implantes dentários na técnica com pôntico fixo ou pacientes com bruxismo severo – situação que frequententemente leva a fraturas e descolamento de coroas e jaquetas protéticas.

 

prótese de zircônia e porcelana
Estrutura interna em zircônia na técnica em pôntico pronta para receber a camada externa de porcelana (cerâmica odontológica)

 

 

Preço.

 

Fatores como a qualidade do laboratório protético e a experiência do dentista implicam no preço de procedimetos com prótese em zircônia e porcelana. Comparada a outras técnica, como a porcelana pura ou metalocerâmica, é a que apresenta os custos mais elevados.

 

Outras justificativas para o preço mais elevado da prótese dentária de zircônia e porcelana é o maior número de consultas odontológicas que costumam ser exigidas nesta técnica. Por outro lado, as diferenças para técnicas em porcelana pura ou zircônia pura podem ser tão diferentes que o impacto nos custos finais do tratamento podem ser irrelevantes mesmo para pacientes mais sensíveis a preços.

 

prótese dentária adesiva em zirconia e porcelana
Prótese dentária adesiva em zircônia: alternativa conservadora e com preço mais em conta como alternativa ao implante dentário.

 

 

Problemas.

 

Vantagens como maior durabilidade e possibilidade para uso em técnicas como o pôntico dentário – esta, uma alternativa para substituir os implantes dentários em diversas situações -, são citadas por quase todos os dentistas especializados em prótese dentária. Mas, apesar de tantas características positivas, este tipo de dispositivo protético traz um problema pouco lembrado: retenção.

 

Próteses dentárias que soltam-se que frequência são mais comuns na técnica com zircônia e porcelana. O motivo para isto é a dificuldade para colagem de coroas, jaquetas ou prótese dentária adesiva nesta técnica junto aos dentes. A recente introdução de cimentos adesivos à base de resina diminui consideravelmente este contratempo, que exige experiência do dentista para evitar problemas associados ao dispositivo.

 

 

Diferenças entre prótese dentária em porcelana pura e zircônia.

 

Para quem procura resultados estéticos máximos para coroas e jaquetas protéticas presas sobre dentes naturais ou implantes dentários, a prótese dentária em porcelana pura é o dispositivo ideal. Confeccionada com os mesmos materiais utilizados na construção de laminados cerâmicos em técnicas como lentes de contato dental e faceta de porcelana, pode reproduzir cores e transparências de forma idêntica a dentes naturais.

 

As diferenças entre a prótese dentária em zircônia e porcelana pura podem ser complicadas mesmo ao dentista especialista. Para ambas as técnicas, a cerâmica (porcelana) que recobre as partes externas e estéticas são até mesmo semelhantes. O que as diferem é a existência de uma camada interna em zircônia inexistente na versão em porcelana pura, uma característica que confere cores e transparências mais naturais.

 

Entre as principais indicações da prótese dentária em porcelana pura está o tratamento dentário que precisa combinar técnicas tão diferentes quanto facetas dentárias laminadas e coroas protéticas. É o caso, por exemplo, do paciente que possui um único dente anterior recoberto por dispositivo protético e quer melhorar a estética do sorriso com lentes de contato dental.

 

Já as desvantagens da técnica em porcelana pura ficam por conta do seu acinzentamento quando utilizada sobre dentes muito escurecidos após tratamento de canal ou pinos protéticos em metal. Nestes casos, é mesmo o dispositivo em zircônia e porcelana o mais adequado para evitar problemas de mimese na cor, opalescência e fluorescência de dispositivos protéticos em cerâmica.

 

prótese dentária em porcelana resina acrílica zircônia tipos
Diferenças entre próteses dentárias metalocerâmica, zircônia e porcelana pura.

 

 

A prótese de zircônia e porcelana é o melhor tipo de prótese dentária?

 

É opinião comum ao dentista especialista em prótese dentária em porcelana que não existe um único tipo de material ou técnica que seja superior às demais em características tão importantes quanto estética, adaptação e resultados estéticos. Cada tipo de dispositivo protético apresenta prós e contras específicos e diferentes cujas indicações podem, em algumas situações, coincidir e dificultar o entendimento sobre qual delas é a melhor.

 

De fato, as condições mais propícias para tratamentos com zircônia dão-se nas substituições de dispositivos protéticos antigos, principalmente os que apresentam pinos protéticos metálicos ou dentes severamente escurecidos. Outras indicações vão para procedimentos alternativos a implantes dentários ou estética de impacto para prótese protocolo tipo dentadura fixa ou até mesmo overdenture.

 

 

Prótese dentária metalocerâmica e o problema das gengivas escurecidas.

 

Até pouco tempo atrás, a técnica metalocerâmica para prótese dentária fixa em porcelana era mais utilizada. A principal características deste tipo de dispositivo protético é a presença de uma estrutura interna de reforço confeccionada com material que, com o tempo, pode pigmentar de forma definitiva coroas e raízes dentárias, e em casos mais isolados, trazer problemas como o escurecimento gengival, retração gengival ou alergias inflamatórias destes tecidos.

 

A troca de prótese dentária fixa metalocerâmica por dispositivos em zircônia e porcelana, ou ainda porcelana pura, é essencial para eliminar ou minizar os danos estéticos ao sorriso proveniente de gengivas escurecidas pelo metal de dispositivos protéticos com reforço interno em metal. Para casos mais complexos, técnicas em cirurgia plástica gengival podem ser necerrárias para remover pigmentos e tecidos escuros.

 

gengiva escurecida e escura prótese dentária
Gengivas escurecidas próximo a prótese dentária: problema pode ter como causa a corrosão do metal na técnica metalocerâmica.

 

 

Estética dental de impacto sobre implantes: prótese protocolo de zircônia e porcelana.

 

A substituição de dentaduras por dispositivos fixos sobre implantes dentários, conhecida como dentadura fixa, traz eficiência e conforto mastigatório aliado a melhoras estéticas consideráveis. Enquanto para alguns é a única alternativa para livrar-se de problemas como dores e dificuldades durante a mastigação, para outros é a chance para construir um sorriso com dentes com cores e transparências semelhantes a lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

A prótese protocolo de zircônia e porcelana tem indicações, prós e contras fáceis de entender. Exigindo um maior número de implantes dentários comparada à técnicas mais simples com resina acrílica, traz como vantagens adicionais a possibilidade para confecção de gengivas artificiais e higiene mais facilitada – principalmente por reter, de forma considerável, menos bactérias sobre a sua superfície.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária de zircônia e porcelana clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados.

Voltar para o blog