BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese móvel com grampo estético: durabilidade e problemas.

prótese móvel com grampo estético durabilidade e problemas

Conheça um pouco mais sobre a durabilidade e problemas da prótese móvel com grampo estético ou “invisível” e desfrute, sem contratempos, desta técnica com ponte móvel sem os temíveis grampos metálicos.

 

 Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária removível com grampo estético – ou “invisível” – vale mesmo a pena?

 

Os tradicionais grampos metálicos característicos da ponte dentária móvel podem ser um pesadelo para os indivíduos portadores deste tipo de prótese dentária removível. Em tempos de tratamentos estéticos mais sofisticados com laminados cerâmicos ou próteses em porcelana pura, a perda de harmonia do sorriso por limitações dos dispositicos protéticos móveis frequentemente é motivo para perda na autoestima e até mesmo limitação com relação às atividades sociais. 

 

Muitos esforços para eliminar os grampos metálicos responsáveis pela estabilidade dos dispositivos protéticos móveis vem sendo praticados por dentistas especialistas em prótese dentária e protéticos – na maioria das vezes, infelizmente, estes grampos permanecem visíveis. E para resolver este problema, a prótese dentária removível com grampo estético ou “invisível” pode ser a única solução para recuperar a estética do sorriso.

 

A diferença da prótese dentária móvel com grampo estético – também conhecida com prótese dentária flexível – da técnica convencional está na substituição do metal utilizado na sua confecção por polímero flexível que pode ser confecionado tanto na cor da gengiva quanto na cor do dente. A vantagem desta técnica conhecida como “grampo invisível” está na sensível diminuição de visualização dos grampos e partes metálicas.

 

Por outro lado, as partes internas em contato com palato e gengivas são mais espessas que a sua versão em metal, o que, para muitos pacientes, pode trazer problemas como a perda de durabilidade ou dificulades iniciais para adaptação. Desta forma, a viabilidade para uso deste dispositivo protético depende, principalmente, da capacidade individual de adaptação a este tipo de prótese dentária removível e necessidade para melhora na estética do sorriso.

 

 

A durabilidade da prótese móvel com grampo estético.

 

A durabilidade da prótese dentária móvel com grampo estético é inferior à versão com grampo metálico. A causa para isto fica mesmo por conta do polímero utilizado na confecção do “grampo invisível”, cujos desgastes e frequentes torções ao inserir ou remover o dispositivo removível levam à fadiga deste material e facilitam fraturas ao longo dos anos de uso.

 

Por outro lado, a menor durabilidade da prótese dentária móvel com grampo estético pode não ser tão relevante dada uma questão frequentemente esquecida pelos pacientes: dentaduras e pontes móveis precisam ser substituídas a cada quatro anos para compensar as desadaptações por reabsorções – um processo fisiológico (normal) que acomete a todos os indivíduos, nas áreas em que os dentes foram perdidos.

 

 

Problemas com prótese móvel com grampo estético.

 

Problemas com prótese móvel com grampo “invisível” existem e devem ser levados em conta na hora de optar por este dispositivo. Além das dores e desconfortos que são costumeiros às próteses dentárias removíveis nos primeiros dias de uso, a diminuição na eficácia mastigatória comparada à técnica tradicional é frequentemente relatado por portadores deste tipo de prótese dentária removível.

 

Outro problema relatado é a diminuição na apreensão e estabilidade do dispositivo. Apesar de menos frequente, é preciso levar esta e outras desvantagens da prótese móvel com grampo estético (“invisível”) – como a maior espessura interna – antes de iniciar o tratamento.

 

Até certo ponto, é possível ao dentista verificar se as desvantagens desta técnica podem ser impeditivas para adaptação ao novo portador, um ponto importante que precisa ser explorado durante a consulta clínica para verificar números de dentes ausentes, força muscular, posição e condição óssea dos dentes remanescentes e outras características que implicam na adaptabilidade de prótese dentária do tipo ponte móvel.

 

dificulade maior para adaptação

menor durabilidade

menor eficiência mastigatória

retenção menos eficiente

 

 

Prós e contras: quando a técnica flexível é a melhor opção.

 

As dificuldades diárias enfrentadas pelos portadores de próteses dentárias móveis, motivos para perda na autoestima, trazem problemas que somente seus usuários sabem bem a dimensão. Dificuldade para mastigação, insegurança ao falar em ambientes sociais e profissionais ou empecilhos a relacioamentos amorosos são apenas das limitações impostas. Para estes indivíduos, cujos valores mais elevados para tratamentos com implantes dentários ou prótese dentária fixa em porcelana, a prótese móvel com grampo estético pode ser a única opção.

 

De forma geral, a maioria dos pacientes cuja recuperação da harmomia do sorriso – ou apenas para alívio da estética dental – é essencial adaptam-se a este tipo de prótese dentária flexível. É a vontade para eliminar os grampos metálicos do sorriso a principal responsável pela capacidade dos pacientes para ultrapassar os problemas e desvantagens como a menor durabilidade da prótese dentária com grampo invisível. Se a recuperação da estética do sorriso é uma prioridade para você, esta técnica pode ser a ideal.

 

 

Ponte móvel com grampo invisível: passo-a-passo do tratamento.

 

O tratamento da prótese dentária móvel com grampo estético, passo a passo, é semlhante à técnica convencional. Em média, são necessárias entre três a quatro consultas, indo das moldagens iniciais à instalação do dispositivo protético.

 

Além das consultas para confecção do dispositivo móvel, podem ser necessárias até três consultas adicionais para verificar eventuais dificulades de adaptação ou outros problemas associados à prótese dentára móvel com grampo estético. Depois, é só aproveitar um sorriso livre de pontos metálicos que podem ser desastrosos para os pacientes mais preocupados com a harmonia dos seus dentes.

 

Saiba mais sobre o tratamento com prótese dentária flexível.

Ou aproveite para ler estes posts:

Voltar para o blog