BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Retração gengival: prós e contras de 7 tratamentos disponíveis.

retração gengival tratamento pros e contras

Conheça os prós e contras de 7 tratamentos para retração gengival (gengiva retraída). Da cirurgia plástica gengival sem enxerto à faceta de porcelana, tudo o que você precisa saber para prevenir o aparecimento e recuperar a estética do seu sorriso.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em retração gengival (periodontia) e prótese dental, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre. 

 

 

Retração gengival, os tratamentos para um problema além dos danos estéticos.

 

Poucos problemas odontológicos tem levado tanto pacientes aos consultórios quanto a retração gengival. Aparecendo de forma lenta e quase sempre indolor, quando o paciente se dá conta já são vários dentes com parte das raízes dentárias expostas. E com o passar dos anos, quando nada é feito para conter seu avanço, chegam os danos estéticos mais severos e que podem exigir tratamento até mesmo cirúrgicos para recuperar os dentes atingidos.

 

A recessão gengival, nome utilizado pelo dentista especialista em gengivas (periodontista) para designar esta condição tecidual recessiva, tem como causas mais comuns a periodontite e a escovação traumática. Existem, entretanto, condições que favorecem o seu aparecimento e progressão, como gengivas finas e delicadas, dentes mal posicionados, movimentações ortodônticas inadequadas e, no caso da doença periodontal, um componente genético que intensifica as perdas ósseas e recessões teciduais. 

 

Para evitar que as gengivas retraídas já existentes progridam ainda mais e recuperar os danos estéticos provocados por esta condição, um guia com sete tratamentos para retração gengival traz os prós e contras de cada um deles ao tratar, prevenir e recuperar a estética do seu sorriso decorrente deste problema tão comum, que vem tirando o sono de muita gente.

 

recessão gengival tratamento para recuperar cirurgia gengiva
Retração gengival com manutenção das gengivas entre dentes (papilas gengivas): prognóstico favorável na recuperação com cirurgia sem enxertos.

 

 

1. cirurgia plástica gengival

 

É o tratamento mais indicado para recobrir raízes dentárias expostas, independente da causa para este problema. Realizada através do recorte, descolamento e reposicionamento cirúrgico das bordas gengivais ao seu local de origem, a cirurgia plástica gengival traz resultados duradouros e que podem ser indicados até mesmo de forma preventiva.  Apesar de eficiente, é preciso estar atento com relação aos fatores desfavoráveis à esta técnica – gengivas finas e delicadas trazem prognóstico desfavorável -, e com o eu pós-operatório, que requer alguns cuidados e restrições pós-cirúrgicas.

 

Prós

simples e rápida;

 

resultados duradouros;

 

Contras

pouco eficiente para gengivas finas e delicadas;

 

prognóstico desfavorável em dentes mal posicionados;

 

check-list extenso de condições anatômicas favoráveis.

 

 

2. enxerto gengival

 

Indicado para recuperar a recessão gengival mais severa (extensa) ou para indivíduos com fatores anatômicos desfavoráveis à plástica gengival simples – como dentes desalinhados ou biótipo gengival fino, conta com diversas fontes teciduais para o tratamento. O tipo de enxerto gengival mais utilizado é o que é coletado do próprio paciente – o palato é o local mais frequente. Com resultados superiores à cirurgia convencional, exige atenção redobrada com relação ao pós-operatório delicado e que exige dedicação do paciente – além da organização da agenda social e de trabalho para alguns dias em repouso.

 

Prós

mais versátil e resolutivo que a cirurgia plástica gengival simples;

 

pode ser realizado com enxerto tecidual pré-fabricado, que traz pós-operatório mais tranquilo;

 

Contras

pós-operatório prolongado e que exige dedicação do paciente com relação aos cuidados;

 

desconfortos dolorosos eventuais nos primeiros dias pós cirurgia.

 

enxerto de gengiva retração gengival
Enxerto gengival tem entre suas indicações a otimização de resultados em indivíduos com biotipo gengival fino.

 

 

3. restauração dentária

 

Uma alternativa rápida para recuperar os danos estéticos do sorriso, eliminar a sensibilidade dolorosa a alimentos frios e ácidos e ainda prevenir desgastes dentários nas raízes expostas que podem, sim, levar a perdas dentárias, é a restauração dentária em resina. Realizada em uma única consulta, este tratamento simples e rápido exige, porém, cuidado com relação às falhas comuns associadas a esta técnica restauradora – como os sobrecontornos que dificultam a remoção de placa bacteriana e os descolamentos frequentes do material restaurador.

 

Pros

tratamento rápido e com preço em conta;

 

prevenção de desgastes nas raízes dentárias;

 

excelente efeito bloqueador da sensibilidade dental;

 

Contras

baixa durabilidade;

 

resultados estéticos apenas satisfatórios;

 

falhas frequentes como desadaptações e restaurações dentárias soltas.

 

 

4. faceta em porcelana

 

Utilizada nas transformações estéticas de impacto do sorriso, é uma das principais técnicas com laminados cerâmicos para correções na cor e forma dos dentes. Recentemente, a faceta de porcelana vem sendo utilizada no recobrimento de raízes dentárias expostas como tratamento estético da retração gengival durante os procedimentos de transformações estéticas – o que pode eliminar procedimentos cirúrgicos ou restauradores. Apesar dos resultados estéticos bastante favoráveis, o procedimento não deve ser realizado em recessões teciduais extensas.

 

Prós

✓ resultados estéticos excelentes;

 

elevada durabilidade e resistência ao amarelamento;

 

preço elevado;

 

Contras

ideal apenas para pacientes já em tratamentos estéticos com laminados cerâmicos;

 

necessita ser removida quando da realização de cirurgia plástica gengival.

 

faceta de porcelana
A técnica com faceta de porcelana pode ser a mais indicada para recuperar problemas severos na cor e forma dos dentes.

 

 

5. Dessensibilização

 

Para a maioria dos indivíduos, a retração gengival vem acompanhada de sensibilidade dolorosa durante e posterior o contato com alimentos frios, doces ou ácidos. Como o limiar doloroso é diferente entre as pessoas, para algumas delas este problema pode até mesmo exigir terapia analgésica. Em casos como estes, e quando os danos estéticos são pequenos e a exposição da raiz dentária não traz riscos para acúmulo excessivo de placa bacteriana ou perdas dentárias por desgastes, a dessensibilização, um tratamento realizado pela aplicação de agentes químicos em uma ou até três consultas, pode ser mais do que suficiente.

 

Prós

rápido e fácil;

 

baixo custo.

 

Contras

resultados nem sempre eficientes;

 

durabilidade limitada.

 

 

6. Tratamento periodontal

 

A periodontite, uma infecção das gengivas causada por bactérias presentes na placa bacteriana, é a principal causa para a retração gengival – a segunda maior é a pressão excessiva das cerdas das escovas dentárias durante a higienização oral. Além de responsável pela maioria das perdas dentárias no país, a doença periodontal traz riscos para a saúde geral do paciente causando ou intensificando problemas cardíacos, endócrinos (diabetes), respiratórios – além de alterações no percurso normal da gravidez.

 

O tratamento periodontal elimina a infecção responsável pela recessão gengival através da remoção do tártaro e placa bacteriana localizados junto e internamente às gengivas. Em casos mais severos, podem ser necessárias várias consultas, em um tipo de procedimento geralmente realizado pelo dentista especializado em periodontia. Além de essencial, este tratamento pode ser necessário como terapia adicional à qualquer outra utilizada no tratamento da retração gengival.

 

Prós

recuperação da saúde gengival;

 

prevenção de novas recessões e perdas dentárias;

 

prevenção de doenças sistêmicas ou localizadas causadas ou intensificadas pela infecção periodontal;

 

Contras

sensibilidade dolorosa momentânea;

 

retração gengival “aparente” por diminuição do edema inflamatório (inchaço).

 

gengiva fina cirurgia plástica gengival
Translucidez gengival: gengivas finas e transparentes não conseguem bloquear raízes dentárias esquecidas ou bordas metálicas de próteses dentárias.

 

 

7. não fazer nada

 

E se, ao invés de tentar algum tipo de tratamento para recuperar a retração gengival, nada for feito? Na maioria dos casos, este é a alternativa ideal. Mas para que esta seja a terapia mais adequada, é preciso estar atento à diversas condições que favorecem a adoção deste medida como o excelente controle, pelo paciente, da remoção da placa bacteriana e monitoramento periódico da recessão tecidual.

 

Prós

elimina tratamentos desnecessários e dispendiosos.

 

Contras

 nenhum.

 

 

Tarde demais: quando os danos estéticos são irreversíveis.

 

A retração gengival não é uma doença, e, sim, uma sequela. Ainda hoje, sua principal causa é a periodontite, uma doença infecciosa cujos componentes genéticos, parte importante dos mecanismos de instalação e progressão da doença, podem ser controlados mediante a adoação de hábitos regulares e eficientes de higienização oral e consultas regulares ao dentista.

 

A periodontite exige exames clínicos e radiográficos realizados pelo dentista para que seu diagnóstico seja preciso. Sinais clínicos comuns com a gengivite, como o sangramento gengival espontâneo ou que aparece durante a escovação dos dentes, costumam protelar a busca por seu tratamento. O problema é que, quando a retração gengival tem como causa a periodontite, os danos estéticos e de destruição do osso que suporta as raízes dentárias são praticamente irreversíveis.

 

Atualmente, as técnicas para reversão dos danos estéticos associados à retração gengival são causados, em sua maioria, pela escovação traumática dos dentes – atenção, fio dental também está associado a traumas gengivais – ou o colapso tecidual por movimentação dentária com aparelho ortodôntico.

 

retração gengival tratamento
Recuperação de gengivas retraídas: (seta azul) perdas de gengivas entre dentes trazem prognóstico desfavorável à cirurgia plástica gengival; (seta rosa) exposição de raiz dentária são indicações para o tratamento cirúrgico.

 

 

Prevenção da recessão gengival: dicas essenciais.

 

Para a maioria dos indivíduos, o aparecimento da recessão gengival é inevitável, ainda que mínimo. Fatores como biotipo tecidual, posição dos dentes nas arcadas e movimentação inadequada dos dentes durante o tratamento ortodôntico – que não podem ser controlados pelo paciente – podem culminar no aparecimento de gengivas retraídas. Além disso, a periodontite e a escovação traumática dos dentes, as duas maiores causas para o problema, podem ser difíceis de controlar e exigir consultas periódicas ao dentista.

 

Ainda assim, dá para adotar algumas medidas preventivas fáceis de serem seguidas e que podem conter ou diminuir consideravelmente a velocidade de progressão deste problema:

 

consultas periódicas ao dentista;

 

uso adequado de técnicas de escovação e higienização oral – fio dental também pode ser a causa para a retração gengival;

 

adoção de escovas dentárias com cerdas macias;

 

eliminar hábitos parafuncionais de contato oral;

 

Saiba mais sobre retração gengival clicando aqui.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog