BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas e lentes são alternativas para aparelho ortodôntico.

Facetas e laminados alternativa para aparelho ortodôntico

Descubra como as novas técnicas e porcelanas para laminados como facetas e lentes de contato dental podem ser alternativas interessantes aos tratamentos com aparelho ortodôntico, em algumas situações específicas, eliminando o desconforto dos longos períodos de tratamento comuns à ortodontia tradicional. 

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias em Porto Alegre.

 

 

Facetas e lentes de contato dental em tratamentos estéticos de transformação de impacto com laminados.

 

Os tratamentos odontológicos estéticos de impacto com lâminas ou laminados em porcelana para transformações marcantes da forma e cor do sorriso já podem ser considerados de rotina em muitos consultórios. o recente desenvolvimento de técnicas e materiais específicos para os tratamentos com lentes de contato dental e facetas em porcelana trouxeram mais segurança e durabilidade aos tratamentos.

 

Com facilidade para imitar propriedades ópticas como transparências e cores presentes nos dentes naturais, esses tratamentos podem resolver vários tipos de problemas como desgastes por bruxismos, fraturas, dentes escurecidos por canal, espaços entre os dentes, manchamento e amarelamento dos dentes a até transformações mais intensas e combinadas de forma e cor dos dentes e sorriso.

 

Após a introdução dessas novas técnicas e materiais – e o suporte de pesquisas científicas para comprovar a eficiência e durabilidade desses materiais -, com o tempo os dentistas foram descobrindo novas utilidades para muitas necessidades que, muitas vezes, as soluções não eram permanentes ou produziam resultados estéticos ou funcionais decepcionantes. A introdução das lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos, por exemplo, trouxe a possibilidade das correções dentárias sem desgastes sobre os dentes, introduzindo segurança e reversibilidade para a técnica.

 

A ultima barreira para essas novas possibilidades são as correções de vários problemas antes indicados apenas para os tratamentos ortodônticos com aparelhos instalados por fios, braquetes e borrachas – que exigem inúmeras consultas, tempos de tratamentos que ultrapassam os anos e exigem intensos cuidados de higiene e manutenção. Enfim, para muitos casos, a substituição dos aparelhos ortodônticos por tratamentos com facetas em porcelana ou lentes de contato dental é uma alternativa mais rápida e tão resolutiva quanto a ortodontia.

 

fechamento de espaço com facetas alternativa aparelho
As facetas laminadas como alternativa para aparelho ortodôntico.

 

 

A durabilidade das facetas e lâminas como alternativa ao tratamento com aparelho ortodôntico.

 

Os tratamentos estéticos e funcionais com facetas em porcelana foram introduzidos como técnica alternativa para muitos problemas no final dos anos 80, e somente com a melhora das porcelanas e materiais de moldagens e adesivos é que a técnica transformou-se em opção viável e segura.

 

O tratamento ortodôntico com aparelhos tem como características principais a alta capacidade de solução para problemas de mal posicionamento e outras correções funcionais, e com manutenção desses resultados a longuíssimo prazo, características que faltavam aos tratamentos com facetas em porcelana – e, mais recentes, às lentes de contato dental.

 

A partir do momento do desenvolvimento desses novos materiais e técnicas e a chegada de trabalhos científicos comprovando a boa durabilidade das lâminas em porcelana a longo prazo ( algumas pesquisas indicam um índice de sucesso de 95% para as facetas após 10 anos instaladas sobre os dentes ), algumas situações clínicas, antes só resolvidas com aparelhos ortodônticos, puderam ser solucionadas, sem risco e com boa durabilidade, com as técnicas com lâminas dentárias como as facetas e lentes de contato dental.

 

 

Planejamento, o segredo para indicações corretas das facetas e lentes de contato dental frente ao tratamento ortodôntico.

 

Tanto para os tratamentos convencionais de correções ou transformações marcantes do sorriso ou alternativos para os tratamentos ortodônticos, o planejamento é parte mais importante. O planejamento incorreto pode resultar em desgastes dentários desnecessários ou que provocam danos, fraturas e descolamentos das lâminas ou, no último caso, resultados estéticos que não agradem ao pacientes.

 

Quando é feita a opção técnica pelas facetas em porcelana frente ao tratamento com aparelho ortodôntico, é preciso verificar todas as variáveis envolvidas para certificar-se de que as facetas apresentarão resolutividade e durabilidade compatível aos apresentados pela ortodontia por aparelhos. E essa preocupação recai sobre as facetas porque, ao contrário das lentes de contato dental, elas necessitam de desgastes irreversíveis sobre as superfícies dentárias. O planejamento e indicação da técnica deveria, a princípio, ser realizada, em conjunto, por dois dentista : ortodontista e especialista em próteses dentárias (ou dentística).

 

Facetas laminadas são alterntivas para aparelhos ortodônticos
Facetas laminadas são alternativa para tratamento com aparelho ortodôntico : espaço interdentais podem ser fechados com facetas laminadas.

 

 

As situações indicadas para tratamentos com lentes de contato dental como alternativa ao aparelho ortodôntico.

 

Existem várias indicações para tratamentos com facetas e lentes de contato dental que podem eliminar o uso do aparelho ortodôntico, e muitas delas são específicas e personalizadas que não existem uma classificação científica. Entretanto, algumas situações, pela frequência com que aparecem nos consultórios, podem ser apontados :

 

1. fechamento de espaços ( diastemas )

É, provavelmente, a melhor indicação para a substituição dos tratamentos ortodônticos pelas lâminas em porcelana. Os diastemas podem acontecer entre qualquer dente, porém a indicação segura para o fechamento de espaço entre os dentes é correta apenas para os dentes anteriores – devido à menor carga mastigatória. As lentes de contato dental são a técnica indicada para o fechamento de diastemas sem uso de aparelhos.

 

2. casos leves de mal posicionamento dos dentes

Casos mais simples de mal posicionamento dos dentes nas arcadas podem ser resolvidos com as lâminas em porcelana ( facetas e lentes ). Casos unitários de mal posicionamento ( em que apenas um único dente está mal posicionado ) são indicações sensatas até mesmo paras as facetas em porcelana, dado o tempo longo de tratamento ortodôntico para corrigir apenas um único dente.

 

3. dentes girados

Dentes girados são situações muito comum e sua correção produz transformações muito marcantes e surpreendentes. Esses tipos de tratamentos podem ser feitos de maneiras ainda mais simples e seguras com a técnica com fragmentos cerâmicos. Dentes girados são situações que levam os pacientes a protelar indefinidamente a consulta ao dentista para a correção do problema.

 

4. correção de linha do sorriso

Vários tipos de desarmonias do sorriso são ocasionados por desalinhamentos entre as bordas dos dentes. São situações simples para correções com lentes de contato e facetas, e que fazem muita diferença na busca de harmonia do sorriso. Além disso, o alinhamento por lentes de contato e facetas em porcelana produzem resultados mais naturais do que os obtidos por aparelhos ortodônticos nos tratamentos para alinhamento das linhas do sorriso.

 

 

As situações em que a ortodontia é parte do tratamento com facetas  e lentes.

1. bruxismo

Os desgastes produzidos pelo bruxismo podem ser tão intensos que apenas o tratamento ortodôntico não é suficiente para restabelecer a oclusão e forma perdidas. Os tratamentos com porcelanas são necessários para reconstruir os desgastes dos dentes pelo bruxismo. Em algumas situações, as correções com lâminas em porcelana podem ser realizadas até mesmo antes do tratamento ortodôntico com aparelhos.

 

2. dentes pequenos ( cônicos )

Dentes pequenos e cônicos podem estar presentes entre dentes normais. Os incisivos laterais superiores são exemplos de grupos dentários cujos dentes conóides podem aparecer unitários ou bilaterais. Os fragmentos e lentes de contato dental são excelentes dispositivos para a correção desses problemas.

 

As situações em que o tratamento ortodôntico é a melhor escolha

 

O aparelho ortodôntico é um tratamento e seguro para corrigir situações severas de mal posicionamento dos dentes responsáveis por danos estéticos e funcionais que vão além da mastigação, como os fonéticos e de deglutição. O ponto fundamental da escolha pela técnica com facetas em porcelana e lentes de contato dental ou tratamento com aparelho ortodôntico é a necessidade de desgastes sobre os dentes.

 

Quando os desgastes são necessários e podem ser corrigidos pelos tratamentos ortodônticos, então a ortodontia é a técnica. Entre, fatores subjetivos como a idade do paciente,o  estado atual dos dentes ( dentes com extensas fraturas ou restaurações são altamente recomendados para os tratamentos com porcelanas ) ou necessidades estéticas e de tempo particulares – desde que respeitados os limites de segurança para os tratamentos com facetas em porcelanas, que exigem desgastes sobre a superfície externa dos dentes.

 

 

O tempo do tratamento pode influenciar ( negativamente ) a escolha pelo melhor tratamento.

 

O tempo já é um fator decisivo de escolha em muitas situações de nossa vida, e a escolha pelo tipo de técnica do tratamento é feita levando o tempo do tratamento. Velocidade e rapidez nos tratamentos odontológicos, estéticos ou até mesmo tratamento de canal, são avaliados pelo tempo e número de consultas.

 

Os tratamentos com facetas em porcelana ou lentes de contato dental são infinitamente mais rápidos do que os tratamentos com aparelhos ortodônticos, e essa discrepância de tempo pode induzir o paciente por tratamentos com lâminas em porcelana dada a rapidez, praticidade e resolutividade desses tratamentos.

 

O tempo influencia negativamente a escolha quando o tratamentos com facetas não são alternativas viáveis, mas ainda assim a opção do paciente é pela mais rápida. O planejamento é sempre fundamental para esclarecer ao paciente qual o melhor tratamento : facetas em porcelana ou aparelho ortodôntico.

 

 

Alinhando gengivas.

 

Uma das vantagens do tratamento ortodôntico é a possibilidade para alinhar gengivas sem harmonia. Dependendo do caso, as movimentações ortodônticas podem ser realizadas visando não apenas corrigir dentes tortos e desalinhados, mas também nivelar o linha horizontal mais alta que toca a parte superior das gengivas.

 

Já para aqueles que preferem a rapidez do tratamento com facetas e lentes de contato dental para corrigir dentes tortos e desalinhados, o mais indicado é recuperar a harmonia gengival através das cirurgias plásticas gengivais como a gengivoplastia.

 

 

Visão do profissional do tratamento com facetas e laminados em porcelana como alternativa aos tratamentos com aparelho ortodôntico.

 

Afinal, qual o melhor tratamento : facetas e lentes de contato dental ou tratamento ortodôntico com aparelhos ? O uso das lâminas em porcelana, quer pela técnica com facetas, lentes de contato dental ou fragmentos, como alternativa para os tratamentos ortodônticos com aparelhos, ainda é controverso. O ponto central para as discussões em torno do assunto são referentes à técnica com facetas de porcelana – que exigem desgastes sobre as superfícies dentárias.

 

Os tratamentos com lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos já são mais aceitos porque não desgastam os dentes e são “relativamente” reversíveis. As facetas dentárias, entretanto, podem ser utilizadas em muitas situações como alternativas aos tratamentos ortodônticos, principalmente para casos que envolvam a modificação de apenas um dente, ou situações muito específicas como idade ou “urgência” do tratamento.

 

Outro ponto importante é com relação aos tratamentos alternativos com as lentes de contato dental – ou mesmo as facetas em porcelana. No meu ponto de vista, os resultados estéticos finais com as lâminas em porcelanas ( lentes e facetas ) são mais naturais e harmônicos que os resultados conseguidos com os tratamentos ortodônticos, principalmente para pacientes acima dos 35 anos de idade.

 

As lentes oferecem a vantagem do alinhamento do sorriso em conjunto com a reconstrução das bordas desgastadas dos dentes – comum com o passar dos anos. O que temos visto em consultório é a necessidade do recobrimento dos dentes com laminados em porcelana após o tratamentos ortodôntico, enquanto os resultados poderiam ser obtidos com a opção direta pela técnica com porcelanas.

 

Por último, é interessante uma observação com relação à ansiedade do paciente. Os tratamentos com envolvimento estético tem um componente emocional que pode influenciar negativamente no planejamento do tratamento. Controlar a ansiedade do pacientes nas consultas iniciais para exame e planejamento é fundamental para o sucesso do tratamento.

 

Após muitos anos trabalhando com tratamentos estéticos, o controle da ansiedade e desejo dos pacientes determina a qualidade dos resultados e satisfação dos pacientes com o seu tratamento. Nos planejamentos que analisam a possibilidade de eliminar o uso do aparelho ortodôntico, o controle da ansiedade deve ser redobrado.

 

Saiba mais sobre facetas e lentes de contato dental:

Voltar para o blog