BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Facetas em porcelana. Arte e transformação de impacto do sorriso.


Um guia completo com indicações, vantagens e riscos das facetas dentárias em porcelana para transformações de impacto do sorriso.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Os tratamentos estéticos com facetas dentárias confeccionadas com porcelanas odontológicas já são rotinas nos atendimentos odontológicos que trabalham com correções ou transformações marcantes da forma e cor do sorriso. Entretanto, uma confusão de técnicas e nomenclaturas envolvendo não somente as facetas, mas também as lentes de contato dental e as novíssimas fragmentações cerâmicas podem confundir os pacientes e levá-los a tratamentos inadequados.

 

Conheça nesse post as diferenças de materiais, técnicas, possibilidades e resultados com as facetas em porcelana e outros dispositivos alternativos para você recuperar ou construir um novo sorriso.

 

 

Qual a diferença entre lâmina de porcelana, faceta em porcelana, lente de contato dental e fragmentação cerâmica ?

 

As facetas e lâminas em porcelana são variações em espessura da mesma técnica de recobrimento da superfície externa dos dentes. As lâminas em porcelana, variações ultrafinas das facetas, também são conhecidas como lentes de contato em porcelana. Existem diversos tipos de materiais para a confecção desses dispositivos em porcelana, sendo as cerâmicas feldspáticas, as cerâmicas à base de fluorapatita e as cerâmicas de dissilicato de lítio as mais utilizadas pelo melhor poder de resolutividade mecânico e óptico (estético).

 

É uma delimitação mercadológica e sem fundamentação científica, criada para orientar os pacientes sobre uma nova técnica de facetamento que exige um mínimo ou nenhum desgaste das superfícies dentárias. Os fragmentos cerâmicos, técnicas ainda mais conservadoras e atuais, são constituições ainda menores das lâminas ou facetas, utilizadas para correções precisas sem o envolvimento de toda a superfície externa do dente. É uma técnica mais conservadora comparada à técnica tradicional com lâminas e facetas em porcelana. Saiba um pouco mais sobre elas :

 

• lâminas ou lentes de contato.

São facetas em porcelana ultrafinas e delicadas para recobrimentos de dentes com pouca necessidade de alteração de forma e harmonia. Desenvolvidas para correções sem necessidade de desgastes dentários, as lâminas ou lentes de contato dental são indicadas para fechamentos de espaços, pequenas correções de mal posicionamento dos dentes na arcada ou correções mais sutis da forma do sorriso. Dentes com muitas restaurações antigas e amareladas não são indicados para tratamentos mais marcantes com essa técnica.

 

• facetas em porcelana.

São lâminas em porcelana mais espessas, e são utilizadas para resultados mais radicais e pronunciados – resultados de impacto. As facetas em porcelana permitem correções precisas de diversos tipos de problemas, como elevado número de restaurações antigas sobre os dentes, fechamentos e correções de forma, aumento do comprimento dos dentes, harmonização de tamanhos, correções de funções para indivíduos com agenesias dos incisivos laterais superiores, alterações profundas da cor do sorriso, pequenos desgastes pelo bruxismo e correções de cor de dentes escurecidos por tratamento de canal.

 

• fragmentação cerâmica.

É uma faceta que não recobre toda a superfície dentária. Delicadas e com técnica mais complexa, podem ser tão finas quanto as lentes de contato em porcelana. É a técnica mais conservadora e atual, pois corrige apenas as partes dos dentes que não estão satisfatórias, seja por cor quanto por forma.

 

As fragmentações cerâmicas são indicadas para fechamentos de espaços como os diastemas, substituições de resinas antigas e amareladas sobre os dentes ou até mesmo correções mais pronunciadas de harmonia do sorriso. É um técnica complexa e que exige experiência do profissional para que o resultado final do tratamento não fruste as expectativas estéticas do paciente.

 

Facetas em Porcelana
Facetas em porcelana : delicadeza e translucidez em peça finalizada.

 

 

Qual o material utilizado nos fragmentos ?

 

Essencialmente, porcelanas odontológicas – nome mais conhecido das cerâmicas para uso odontológico. As cerâmicas utilizadas em odontologia com os melhores resultados são as cerâmicas feldspáticas, as cerâmicas à base de fluorapatita e as cerâmicas de dissilicato de lítio. Existem vários fabricantes desses materiais, e muitos desses materiais têm registros de patentes. Além disso, o resultado final para uma mesma técnica e material dependem da qualidade oferecida pelos fabricantes. As cerâmicas alemãs, americanas e japonesas fornecem os melhores materiais para os tratamentos com facetas ou lentes de contato dental.

 

 

Há riscos envolvidos nessa técnica?

 

Sim. Como qualquer procedimento odontológico, se o profissional não estiver tecnicamente bem treinado, podem existir riscos aos dentes nos tratamentos com facetas dentárias em porcelana. Os tratamentos com lentes de contato oferecem riscos muito reduzidos aos dentes porque não necessitam de desgastes sobre os dentes.

 

Entre os principais riscos envolvidos estão os desgastes excessivos da estrutura dentária para a adaptação das porcelanas, podendo resultar na necessidade de tratamentos endodônticos para alívio de dores ou, em condições extremas, levar à fraturas dentárias. O risco de perda dos dentes por tratamentos mais radicais com facetas em porcelana não é relatada pela ciência odontológica.

 

 

A arte e personalização das facetas em porcelana.

 

Bons protéticos são muito disputados pelo mercado e, invariavelmente, o mercado premia e prestigia esses profissionais por um simples motivo : é um trabalho essencialmente artístico. O preço, é claro, acompanha a habilidade desses profissionais. Não apenas a habilidade, mas a técnica de confecção desses profissionais. Os melhores resultados consomem um tempo significativamente maior do que trabalhos convencionais.

 

Facetas em porcelana personalização
Facetas em porcelana : aplicação personalizada de camadas na técnica com cerâmicas à base de fluorapatita. As cores das cerâmicas antes da queima permitem ao protético maior controle sobre os diversos tipos de porcelanas utilizados para apenas um dente.

 

 

Quanto custa um tratamento estético com lâminas e facetas em porcelana ?

 

O valor do tratamento vai depender dos materiais utilizados nesses tipos de procedimentos, e, principalmente, do artista responsável pelo trabalho propriamente dito, o protético.

 

A melhor filosofia de trabalho sobre esse tipo de tratamento, devido à complexidade estética do mesmo, é a de que é indispensável utilizar o serviço dos melhores profissionais ( protéticos ) disponíveis no mercado. Eu gosto bastante do trabalho realizado pelo Laboratório Romanini, em Londrina. Esse laboratório realizou alguns trabalhos presentes em alguns dos melhores livros de estética com facetas e lâminas com porcelana publicados no país, e no exterior.

 

 

O que eu posso corrigir com essas técnicas?

 

A cor e forma do seu sorriso, e a harmonia dele com o seu rosto.

 

• cor.

Dentes naturalmente amarelados, amarelados pelo uso de corantes naturais fortes como cafés e chás (chimarrão), acinzentamento por tratamento de canal, dentes amarelados pelo tempo, acinzentados pelo uso de antibióticos na infância, coloração aberrante por excesso de flúor na água, pacientes que experimentaram picos de febre durante a formação embriológicas dos dentes permanentes, ou outras causas.

 

• forma.

Correções individuais de forma até a correção do sorriso.

 

• harmonia.

 A harmonia é o ponto mais importante nos tratamentos com envolvimento estético em odontologia. É a percepção sensorial de beleza e equilíbrio que o seu sorriso produz como um todo, e dia respeito à forma como os dentes relacionam-se entre si, com os lábios e com o seu rosto. É a união da cor e forma dos seus dentes em harmonia com a forma dos lábios e o rosto. 

 

 

Poderei comer qualquer coisa com elas?

 

Pode. Facetas e lâminas e fragmentações em porcelanas, principalmente as confeccionadas com dissilicato de lítio – material que eu utilizo em meus trabalhos – são adesivas aos material utilizados para colagem.

 

As precauções ficam para hábitos chamados parafuncionais, ou seja, para hábitos não cotidianos e que vão além das necessidades humanas para uso de seus dentes. Um exemplo? Pacientes com hábito de morder canetas.

 

 

As facetas de porcelana alteram de cor com o tempo?

 

Pouco. As porcelanas adotadas para a técnica da faceta em porcelana podem alterar a cor com o passar do tempo. Estamos falando, aqui, em décadas, e depende do uso de corantes ou do material selecionadas para as peças que serão coladas. Como efeito de comparação, temos nosso próprios dentes. Eles são muitas vezes mais sensíveis a pigmentos do que as facetas em porcelana.

 

 

Meus dentes ficarão sensíveis?

 

Pode acontecer em situações raras. Existem materiais para eliminar a sensibilidade durante os procedimentos de preparo da superfície dentária para colagem. Alguns poucos pacientes podem experimentar algum desconforto de sensibilidade que pode durar ainda por algumas semanas após a colagem das lâminas e facetas, principalmente quando algumas precauções para evitar o desconforto não são tomadas, ou quando grandes áreas sobre raízes decorrentes de retração gengival são recobertas com as facetas.

 

Facetas em Porcelana resistência
facetas em Porcelana : resistência para uma vida sem limitações ou precauções.

 

 

Como ficam as facetas em porcelana junto às gengivas? Dá para ver que estou usando facetas?

 

Se forem mal confeccionadas, podem ser visíveis as junções das facetas em porcelana aos seus dentes. O resultado depende, como já visto, da técnica do profissional e do técnico laboratorial, e do material utilizado. As lâminas ou lentes de contato em porcelana necessitam de ainda maior planejamento devido à sutileza da técnica. Se forem muito bem realizadas e confeccionadas, ninguém vai notar nenhuma junção, mas alguns podem suspeitar que você realizou o tratamento. – afinal, o seu sorriso vai estar muito, mas muito bonito !

 

 

Posso selecionar a cor que eu quiser nas facetas em porcelana?

 

Pode. Você vai receber recomendações – sugestões – das melhores cores – tanto com relação ao tom como em relação a serem mais claras ou mais escuras. A experiência do dentista com a técnica é primordial para orientar o paciente, já que muitos detalhes afetam no resultado final. O paciente que segue a orientação do dentista fica mais satisfeito com o resultado final do seu tratamento.

 

 

Posso levar a foto de um sorriso que achei em uma revista?

 

Pode, mas com ressalvas.  Procuramos harmonias personalizadas, únicas para você. A percepção final de um sorriso depende não somente dos dentes, mas da forma dos lábios ( tamanho, espessura, arquitetura morfológica ), do formato das arcadas dentárias ( projetadas, retraídas, retas, estreitas ou largas…) e do formato do rosto ( rosto redondo, rosto oval…).

 

O resultado que queremos é o melhor sorriso que harmonize com o seu conjunto : dentes, lábios, arcada e rosto. Um sorriso harmônico transforma o rosto de uma pessoa. Beleza é harmonia, não são requisitos separados que fazem de uma pessoa uma bela pessoa.

 

 

Quanto tempo dura o tratamento?

 

Um tratamento comum com facetas e lâminas ou lentes de contato em porcelana, realizado nos seis dentes anteriores superiores e que é um procedimento padrão, normalmente leva de três a quatro semanas. Muitas vezes os procedimentos de clareamento dentário, que são obrigatórios antes do início desses tratamentos, ocupam a maior parte do tempo envolvido. E quando a técnica utilizada são as lente de contato ou lâminas em porcelana, o clareamento dentário é ainda mais importante devido à pouca espessura dessas peças.

 

Facetas em porcelana
Facetas em porcelana : tratamento etapa por etapa.

 

 

Preciso realizar o tratamento em todos os dentes?

 

Não. Muitas vezes apenas um ou dois dentes com cor ou forma inadequadas podem, sozinhos, acabar com a beleza de um sorriso. É por isso que o planejamento é fundamental, já que excelentes resultados podem ser alcançados sem a necessidade do uso de muitos dentes para um resultado final harmonioso e equilibrado.

 

 

Quantos dentes são modificados naqueles tratamentos de alto impacto estético?

 

De forma geral esses tratamentos são realizados nos seis dentes anteriores. São esses seis dentes anteriores – superiores – que dão quase a totalidade do que percebemos em um sorriso, praticamente independente do formato do sorriso. Em poucas ocasiões serão necessárias a utilização de mais dentes para que o resultado final seja satisfatório.

 

 

As lentes de contato em porcelana são melhores e mais modernas?

 

Embora a técnica com lentes de contato ou lâminas em porcelanas sejam mais recentes do que as facetas, não representam a melhor indicação ao seu tratamento. A melhor opção para um tratamento é o a melhor técnica indicada pelo planejamento, uma vez que as lâminas são mais limitadas quando o resultado estético é de maior impacto. Pacientes que possuem poucas necessidades de transformação são os pacientes indicados para o uso das lentes de contato ou lâminas em porcelana.

 

 

Dá para simular o resultado final nas transformações com facetas em porcelana?

 

Dá, mas o paciente tem que ter a ideia de que  uma simulação tem algumas limitações. O resultado final é o resultado final. Como olhar uma maqueta digital de um prédio ou de uma casa : o resultado final, ao vivo, é outra coisa. Minha experiência clínica com simulações digitais ou planejamentos com modelos em gesso e cera é de que o resultado final é bem mais interessante do que as simulações.

 

 

Quais as etapas envolvidas nesse tipo de tratamento?

 

Em primeiro lugar é preciso preparar o paciente para o planejamentos. Essa preparação inclui a profilaxia e o clareamento dentário. Após, são realizadas moldagens para confecções de modelos em gesso e ainda são feitas tomadas fotográficas para o planejamento e simulações sobre os modelos em gesso e utilizando as imagens digitais. Planejado e aprovado pelo paciente, inicia-se os procedimentos de preparo dos dentes para receber as facetas e lâminas em porcelana aonde serão realizados as moldagens definitivas e a instalação de provisórios já no formato final dos dentes ( mockups ). E, por último, instala-se as facetas em porcelana são cimentadas definitivamente sobre os dentes.

 

 

Meus dentes serão desgastados?

 

Depende da técnica utilizada. As fragmentações e as lentes de contato em porcelana necessitam de quase nenhum ou nenhum desgaste da superfície do esmalte dentário. Já o desgaste dentário para transformações com facetas em porcelana é necessário para a maioria dos tratamentos estéticos com grande necessidade de transformação. Entretanto, o número de dentes que serão desgastados, e quão extensos serão esses desgastes dependem de um excelente planejamento e de uma cuidadosa simulação sobre modelos de gesso.

 

Esses desgastes, contudo, são realizados apenas sobre o esmalte dos seus dentes, que é a camada mais superficial deles. A dentina, a maior camada dura de um dente, permanece intacta. Não é necessário o tratamento de canal para realizar tratamentos estéticos desse tipo.

 

 

Dá para simular digitalmente o antes e depois das facetas e lâminas em porcelana?

 

É possível simular digitalmente o resultado de um tratamento com facetas, lâminas e lentes de contato em porcelana. É uma técnica, na verdade, que simula um possível antes e depois das facetas e lâminas. Funciona muito como orientação aos pacientes, mas não é exatamente preciso. Eu faço essas simulações através do Photoshop e do Aperture, ambos para mac.  

 

Dá um trabalhão, mas fica bem próximo do resultado, e ainda dá para fazer um antes e depois da parte gengival com as facetas e lâminas em porcelana. Bom mesmo é o uso dos mockups, que são provisórios já confeccionados na forma final que queremos o tratamento – aliás, é imprescindível a qualquer tratamento.

 

 

Minhas expectativas serão atendidas com esse tratamento?

 

É impossível responder a tal pergunta. Minha obrigação, como profissional, é tentar entender ao máximo possível o nível de expectativa de um paciente. Muitas vezes a expectativa de um paciente não corresponde com a realidade da técnica e, pior ainda, não corresponde com a realidade em si, mesmo após um resultado estético deslumbrante.

 

Alguns pacientes estão em crise de idade ou com problemas em relacionamentos amorosos. Esses pacientes, ao final dos tratamentos, podem receber elogios diários a respeito de seus sorrisos, e, apesar do grande resultado estético atingido, pode ser que ele não seja suficiente para resolver os problemas pessoais desses pacientes.

 

Se você está em busca de auto-estima, apenas e unicamente em busca dela, vá em frente. Procure sempre melhorar; se você pode melhorar algo em sua vida, vá atrás, melhore-o! Estética também é função.  Pacientes assim adoram o resultado final dos seus tratamentos.

 

Saiba mais sobre facetas e tratamentos dentários com porcelanas:

Voltar para o blog