BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Preço da prótese dentária fixa em porcelana varia conforme material.

preço da prótese dentária fixa em porcelana

O preço da prótese dentária fixa em porcelana pode induzir pacientes a erros na hora se selecionar a melhor técnica e materiais. Aprenda a selecionar corretamente o tratamento mais apropriado para recuperar dentes cariados, fraturados ou removidos.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

 

Preço da prótese dentária fixa em porcelana pode induzir a erros de seleção.

 

Tratamentos odontológicos são repletos de termos técnicos e opções que, na maioria das vezes, levam a confusões na hora da selecionar qual a melhor terapia a ser adotada. E nos procedimentos com prótese dentária fixa, não poderia ser diferente. Técnicas e materiais desconhecidos aparecem nas previsões de preços e precisam ser escolhidas rapidamente. Toda tomada de decisão influenciará nos resultados finais, mas dá, sim, para escolhê-los sem dificuldade.

 

O preço da prótese dentária fixa em porcelana apresenta variações que podem variar mais de 500% mesmo entre dentistas especializados. A variação, que pode até mesmo ser maior dependendo do material utilizado, é influenciada pelas técnicas, materiais e laboratório protético utilizada. Mas antes de partir logo para o tratamento com que oferece o menor custo, é preciso entender um pouco mais sobre assunto para não tomar decisões que podem ser só o começo para contratempos e dores de cabeça.

 

protese dentaria em porcelana pura e lente de contato dental
A técnica com prótese dentária com porcelana pura pode utilizar os mesmo materiais utilizados em lentes de contato dental.

 

 

Quanto custa? Preço pode variar em até 500%.

 

O preço das próteses dentárias fixas não dependem apenas dos materiais e técnicas utilizados. Pinos protéticos de sustentação, tratamentos nos condutos internos das raízes dentárias (tratamento de canal), cirurgias para corrigir dentes fraturados ou quebrados são alguns dos procedimentos que precisam ser realizados para que os resultados finais sejam satisfatórios.

 

Buscas rápidas pela internet sobre o preço de próteses dentárias fixas em Porto Alegre mostram-se valores pouco elucidativos. Sem mencionar a técnica e local de confecção, os valores variam de planos de saúde a consultórios particulares que divulgam publicamente seus valores. Fica realmente difícil – e arriscado – para o leigo decidir sobre o tratamento ideal quando nenhum outra informação acompanham esses números.

 

 

Tipos de próteses dentárias fixas em porcelana, conforme o material utilizado.

 

O tratamento pôntico ou coroa protética, seja ele realizado sobre dentes naturais ou implantes dentários osseointegrados, pode ser realizado com diferentes tipos de materiais. Metais e cerâmicas odontológicas fazem parte da composição da maioria deles, enquanto zircônias e dissilicatos, mais recentes e estéticos, ainda estão presentes em uma minoria dos dispositivos protéticos confeccionados.

 

Conheça, brevemente, os principais materiais – e combinações destes – utilizados na confecção de próteses dentárias fixa, e entenda um pouco como eles interferem no preço e resultados finais da terapia protética sobre dentes naturais ou implantes dentários ósseointegrados:

 

✓ prótese dentária metalocerâmica

Confeccionada com cerâmica odontológica (porcelana) sobre uma estrutura interna de reforço em metal (liga), é a técnica mais utilizada. Com resultados estéticos satisfatórios, traz o preço mais em conta entre os dispositivos protéticos oferecidos. As desvantagens ficam pelas trocas mais frequentes decorrentes da exposição das bordas metálicas pós retração gengival e manchamento de gengivas.

 

 

✓ prótese dentária em zircônia + porcelana

Na técnica com zircônia e porcelana, a estrutura interna de reforço substitui o metal pela zircônia, um óxido estético e resistente. O preço, que pode ser superior em até 200% o valor da prótese dentária fixa metalocerâmica, faz jus ao custo mais elevado: é mais estética, mais durável e não traz riscos para escurecimento de gengivas e raízes dentárias.

 

 

✓ prótese dentária em porcelana pura

Idealizada para tratamentos estéticos de alto impacto, é a escolha ideal para pacientes sensíveis à harmonia do sorriso. O preço da prótese dentária fixa em porcelana pura é próximo à técnica com infraestrutura em zircônia.

 

 

✓ prótese dentária em zircônia pura

Técnica mais em conta para eliminar o metal de próteses dentárias fixas nas técnicas com coroa, jaqueta ou pôntico dentário, traz estética e durabilidade superiores. O preço, mais em conta que as técnicas com porcelana estética aplicada, é superior ao dispositivo protético metalocerâmico.

 

coroa em porcelana tipos
O tipo de material utilizado no tratamento com prótese dentária fixa em porcelana interfere no preço final da terapia.

 

 

Laboratório de prótese dentária fixa é outro fator que influencia no preço.

 

A confecção de dispositivos protéticos sobre dentes naturais ou implantes dentários é realizada por técnicos laboratoriais treinados, em estabelecimentos instalados no próprio consultório do dentista ou empresas particulares. Laboratórios de próteses dentárias apresentam preços que variam com a qualidade do material utilizado, equipamentos, técnicas e experiência – fatores que influenciam no resultado final do tratamento.

 

Assim, é importante estar atento ao preço de tratamentos odontológicos com próteses dentárias. As escolhas por terapias mais em conta podem ser apenas o começo para contratamento e problemas dentários, embora nem sempre o custo do tratamento com dispositivos protéticos correspondam à qualidade final dos procedimentos realizados.

 

Saiba mais sobre prótese dentária fixa em porcelana:

Voltar para o blog