BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Pivô, coroa e jaqueta: um guia simplificado com diferenças e indicações.


A diferença entre pivô, coroa e jaqueta é apenas uma entre muitas dúvidas que surgem no tratamento com prótese dentária fixa em porcelana. Mas um guia completo com vantagens e indicações sobre estas técnicas facilitará – e muito! – a escolha pelo tipo ideal.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Diferenças entre pivô, coroa e jaqueta dental: começando pelo básico.

 

O tratamento com prótese dentária fixa em porcelana é cheio de termos técnicos estranhos. A cada dia, novos materiais e técnicas trazem ainda mais opções e responsabilidades na hora de escolher a técnica ideal – o que só faz aumentar a responsabilidade do paciente nos resultados finais do tratamento. Só que, para muitos indivíduos, entender a diferença entre pivô, coroa e jaqueta dentária ainda ainda é a dúvida a ser respondida. Isso, até agora.

 

• pivô

O pivô dentário distingue-se da coroa e da jaqueta dentária em porcelana por possuir pino de sustentação e coroa dentária fundidos em uma peça única – ao contrário da coroa e jaqueta, que não possuem o pino. Já obsoleta, a técnica de prótese dentária com pivô está associada a sorrisos com linhas escuras junto às gengivas, decorrente da frequente corrosão do metal utilizado nestes dispositivos, tempo de uso prolongado e retrações gengivais frequentes – estética e funcionalmente terríveis.

 

✓ indicações: reconstrução protética de um único dente (atualmente, em desuso);

 

✓ características: riscos de fraturas e infiltrações por cárie dentária, resultados estéticos limitados e dificuldade para substituição por perda de qualidade de adaptação e escurecimento.

 

• coroa

É a reconstituição, de um único dente, da parte estética (coroa) destruída por fraturas ou cáries dentárias, ou como alternativa para modificações radicais de cor e forma em tratamentos estéticos de impacto. Pode ser confeccionada na técnica com porcelana sobre metal (metalocerâmica), sobre zircônia ou ainda em porcelana pura – esta última a alternativa que traz os resultados estéticos mais sofisticados e marcantes.

 

✓ indicações: reconstrução da coroa de um único dente, sobre dentes naturais ou implantes dentários.

 

✓ características: a grande variedade de materiais e técnicas da coroa dentária em porcelana permite desde a reconstrução de dentes posteriores fraturados até a construção de sorrisos com alta exigência estética.

 

• jaqueta em porcelana

Popularizada como “jaqueta em porcelana”, a jaqueta é, na verdade, a designação mais antiga para a coroa dentária. Em outras palavras, coroa e jaqueta são exatamente a mesma coisa. Mais recentemente, a confusão entre facetas laminadas em porcelana e jaqueta tem voltado aos consultórios de dentistas, provavelmente pela ideia de revestimento da superfície dental característicos de técnicas como lentes de contato dental e facetas laminadas.

 

✓ indicações: reconstrução da coroa de um único dente, sobre dentes naturais ou implantes dentários.

 

✓ características: a grande variedade de materiais e técnicas da coroa dentária em porcelana permite desde a reconstrução de dentes posteriores fraturados até a construção de sorrisos com alta exigência estética.

 

diferença entre pivo, coroa e jaqueta detalhe pino post diagramação
Três tipos básicos de jaquetas dentárias em porcelana: observe a translucidez da coroa com relação ao material de reforço estrutural utilizado.

 

 

Os problemas na técnica com pivô dentário vão muito além da estética dental deficiente.

 

Abandona há muitos anos devido às limitações estéticas e riscos elevados para fraturas em raízes dentárias, é a dificuldade para a remoção de pivôs antigos, na verdade, o problema que mais contraindica o uso deste tipo de prótese. O pivô, a bem dizer, até cumpre bem o seu papel para reconstruir dentes problemáticos, oferecendo resistência e durabilidade compatíveis com as limitações da técnica – uma geração inteira de indivíduos é ainda bastante grata a ele. As complicações surgem mesmo é na hora de removê-lo.

 

E o problema da remoção do pivô que escureceu ou infiltrou está associado à forma como o dispositivo é fabricado: coroa e pino de sustentação unidos. Diferente da jaqueta e coroa protética, na hora de removê-lo é necessário remover o pino fixado internamente às raízes, o que traz elevadíssimos riscos para fraturas em raízes dentárias – e custos mais elevados.

 

Outra desvantagem do uso do pivô em tratamentos odontológicos é o problemas de infiltração por cárie dentária. Confeccionado com técnicas mais antigas, frestas entre o dispositivo e raízes dentárias são frequentes e elevam os riscos para perdas de dentes. Não à toa, o tratamento mais indicado para a substituição de pivôs era a extração do dente problemático – o que não está muito longe da realidade terapêutica disponível.

 

diferença entre pivo, coroa e jaqueta detalhe pino
O pino odontológico unido à coroa em porcelana é característico do pivô dentário.

 

 

Sobre o uso de coroas e jaquetas em próteses sobre implantes dentários.

 

A popularização dos tratamentos com próteses dentárias fixas em porcelana sobre implantes ósseointegrados deve muito à introdução de materiais antes exclusivos à confecção de pivôs, coroas ou jaquetas. Procedimentos como pinos estéticos em zircônia e coroas em porcelana pura são cada vez mais comuns na reconstrução de dentes sobre implantes ósseointegrados. O uso combinado de laminados cerâmicos (facetas, lentes e fragmentos) com coroas em porcelana pura já é uma realidade, possibilitando a indivíduos com perdas dentárias extensas tratamentos odontológicos reabilitadores com resultados estéticos marcantes.

 

 

Escolhendo o melhor tipo de prótese dentária quando a estética é um fator essencial.

 

Se a diferença entre pivô, coroa e jaqueta em porcelana é fácil de ser entendida, o mesmo se pode dizer para a escolha do tipo essencial para sorrisos mais harmônicos e naturais. Facetas, lentes de contato dental e porcelana pura, por exemplo, já fazem parte do vocabulário de pacientes mais experimentados e interessados em tratamentos de alto impacto estético. E conhecer os materiais utilizados nestes dispositivos já dá uma boa ideia para entender o essencial sobre indicações e limitações no tratamento com prótese dentária fixa:

 

• prótese dentária acrílica

O preço mais em conta da coroa dentária acrílica é o único motivo pela ainda presença destes dispositivos protéticos em tratamentos com próteses dentárias. Limitadas esteticamente, são menos duráveis e estão associados a mal cheiro. É uma opção viável apenas a pacientes sensíveis ao preço.

 

• prótese dentária metalocerâmica

A coroa dentária metalocerâmica, popularmente conhecida como jaqueta em porcelana, é a referência em tratamentos com dispositivos protéticos unitários. Oferecendo boa solução estética, é versátil e durável mesmo para uso em áreas com múltiplos dentes ausentes. As limitações estéticas nos tratamentos de transformação de impacto do sorriso e riscos elevados para manchamentos de gengivas, e alergias inflamatórias pelo metal de próteses dentárias em mulheres, são algumas das contraindicações da técnica.

 

• prótese dentária em porcelana sobre zircônia

Similar à prótese dentária sobre alumina, a coroa em porcelana sobre zircônia oferece resistência, durabilidade e muita estética para tratamentos de reconstruções unitárias de dentes fraturados, destruídos – ou em procedimentos de transformação do sorriso. Versáteis, podem ser utilizada sobre pinos metálicos e até mesmo sobre dentes escurecidos por tratamento de canal. Implantes dentários ósseointegrados também podem ser utilizados como ancoragem para o dispositivo em zircônia. É por todos estes motivos que a coroa em porcelana é a técnica mais comum em tratamentos com próteses dentárias sem metal.

 

• prótese dentária em porcelana pura

A introdução da coroa em porcelana, tanto na técnica feldspática ou dissilicato de lítio, colocou os resultados estéticos dos tratamentos com alta exigência estética em um patamar realmente artístico. Transparências e imitações de diversos detalhes presentes em dentes naturais são algumas das vantagens deste tipo de técnica. Outra vantagem da jaqueta em porcelana pura é o uso combinado com lente de contato dental ou faceta laminada, elevando ainda mais os resultados estéticos nos tratamentos de transformação do sorriso.

 

diferença entre pivo, coroa e jaqueta porcelana pura
Três tipos de jaquetas dentárias em porcelana.

 

 

Um último conceito importante: o pôntico protético.

 

E o que é o pôntico protético? Este importante dispositivo que difere do pivô, coroa e jaqueta em porcelana tem uma indicação muito importante: pode ser utilizado para reabilitar áreas com ausências dentárias. Fixado sobre dentes naturais (com pinos protéticos ou não) ou sobre implantes ósseointegrados, constitui uma única peça contendo 3, 4 ou mais dentes, e que são capazes de substituir áreas com diversos dentes ausentes – e contínuos.

 

 

Dicas para quem vai iniciar o tratamento com prótese dentária fixa em porcelana.

 

Algumas dicas sobre o tratamento com próteses dentárias fixas em porcelana são essenciais e interferem nos resultados estéticos finais. E, muito além de conhecer a diferença entre pivô, coroa e jaqueta dentária, ou os principais materiais utilizados nestes tratamento, é preciso conhecer diversos detalhes sobre clareamento dental, seleção de pinos protéticos e problemas gengivais associados a tratamentos com próteses. Mas algumas dicas simples já são suficientes até mesmo para pacientes mais detalhistas e exigentes.

 

em dentes anteriores, o clareamento dental prévio ao tratamento com pivôs, coroas e jaquetas é essencial para resultados mais harmônicos;

 

dê especial atenção à saúda das gengivas antes de iniciar as moldagens dentárias – erros nesta fase implicam em sangramentos e retrações prematuras da gengiva;

 

o recorte e reconstrução das linhas gengivais do sorriso são procedimentos que trazem mais harmônia nos tratamentos em dentes anteriores;

 

gengivas escurecidas e manchadas podem ser removidas antes de iniciar o tratamento;

 

jaquetas em porcelana pura não são indicadas para tratamentos sobre dentes escurecidos ou manchados ou sobre pinos metálicos;

 

a substituição de pinos metálicos por pinos mais estéticos em fibra de vidro ou zircônia possibilitam o uso de coroas em porcelana pura, mais estéticas e harmônias para dentes anteriores;

 

a impossibilidade de remoção do pivô dentário pode ser compensada pela técnica de desgaste e cobertura com jaquetas em porcelana com zircônia;

 

 

Saiba mais sobre tratamentos com coroas e próteses dentárias em porcelana com estes posts:

Voltar para o blog