Bruxismo causa, sim, retração nas gengivas. Veja com isto acontece.

O bruxismo é um distúrbio conhecido por desgastar os dentes e provocas dores na cabeça e pescoço – mas pouca gente sabe que ele também está por trás da retração gengival. Neste post, mostraremos como o bruxismo causa a retração gengival, como é o tratamento concomitante do bruxismo e da retração gengival e como prevenir ambos os problemas.
Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se, há 20 anos, ao tratamento do bruxismo e da dor e disfunção na ATM, em Porto Alegre.
O bruxismo e a retração gengival são duas das complicações dentárias que mais levam as pessoas ao consultório do dentista. E isto não acontece à toa, já que a incidência destes dois problemas é elevadíssima: enquanto entre 5 a 30% da população adulta tem bruxismo, entre 50 a 90% desta mesma população sofre com a retração gengival.
Mas o que chama a atenção disso tudo é que pouca gente sabe que o bruxismo e a retração gengival estão associados. Para ter uma ideia do quanto elas estão interligadas, basta examinar este outro dado: 90% dos indivíduos com bruxismo tem retração das gengivas.
O problema que envolve isto tudo é que a retração gengival, se não diagnosticada e tratada a tempo, pode evoluir e trazer complicações muito além dos danos estéticos e da sensibilidade dental, podendo até mesmo levar a perdas dentárias. Mas para tratá-la, é preciso também levar o bruxismo em conta como a causa principal para a retração gengival.

Como o bruxismo causa a retração das gengivas.
Para entender melhor como o bruxismo causa a retração gengival, diversas pesquisas científicas foram realizadas para elucidar os mecanismo de retração das gengivas associados ao ranger e apertar dos dentes, os dois sintomas mais comuns do distúrbio.
Lesão crônica periodontal por apertamento.
O bruxismo exerce uma força excessiva sobre os dentes e os tecidos de suporte das raízes dentárias. É o chamado trauma periodontal. Por ser frequente, este trauma causa microlesões nos tecidos periodontais que, com o tempo, vão sendo destruídos e causando a retração das gengivas.
Mudança na posição dos dentes.
Os desgastes nos dentes, associado aos microtraumas, provocam movimentações dentárias de adaptação. Com o tempo, os dentes mudam de posição e criam espaços e áreas difíceis de higienizar, favorecendo o acúmulo de placa bacteriana e a instalação da periodontite, uma infecção que destrói o periodonto e causa retrações gengivais.
Trauma de escovação.
Pacientes com bruxismo, comparados a indivíduos sadios, pressionam excessivamente as cerdas das escovas contra as gengivas, durante a higienização dos dentes. É o trauma de escovação, uma das principais causas para gengivas retraídas.
Liberação de hormônios associados ao estresse.
Indivíduos que têm bruxismo tem incidências maiores de estresse e ansiedade, duas alterações do estado emocional que liberam harmônios associados à destruição das estruturas periodontais e consequente retração das gengivas.

Tratamento e prevenção da retração gengival causada pelo bruxismo.
O tratamento da retração gengival causada por bruxismo é feito através de várias abordagens terapêuticas conjuntas. A forma como ele se dá depende de cada caso, como a severidade do bruxismo e presença de dor, e as características locais da retração gengival.
Uso de placa para bruxismo
A placa de bruxismo, ou placa de mordida, é um dispositivo utilizado para proteger os dentes dos desgastes dentários característicos do distúrbio. O uso noturno, diário, reduz as cargas de impacto entre os dentes e a potência muscular de apertamento, quando utilizada por períodos superiores a um mês.
Terapia comportamental
A adoção de hábitos comportamentais para redução do estresse e ansiedade, como a meditação e a yoga, contribuem para reduzir a intensidade de apertamento dos dentes. Com isto, há a redução dos hormônios que atuam sobre as estruturas periodontais e contribuem para a retração das gengivas.
Tratamento gengival
Doenças como a gengivite e a periodontite, que estão por trás da destruição das estruturas de suporte das gengivas, são causadas pelo acúmulo de placa bacteriana junto aos dentes. O tratamento gengival e periodontal promove a desinfecção bacteriana, importante para evitar a progressão da retração gengival.
Cirurgia gengival
A cirurgia gengival é utilizada recobrir, com gengivas, as raízes dentárias expostas após retração gengival. Ela pode ser feita tanto pela técnica simples de recorte e reposicionamento das gengivas quanto pela técnica mais complexa, que utiliza enxertos de gengivas.
Mudanças de hábitos de higiene oral
A higiene oral deficiente é a principal causa para a retração das gengivas – a segunda causa é escovação traumática dos dentes. As mudanças de hábitos de higiene oral são importantes para estabelecer métodos eficientes de remoção da placa bacteriana associada às doenças gengivas e cáries dentárias.
Voltar para o blog