BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentaduras contam com técnicas mais modernas para estética marcante.

dentaduras modernas post blog

Técnicas mais modernas para dentaduras trazem melhoras na estética, mastigação e conforto. Conheça um pouco mais sobre o tratamento com prótese total.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia (gengivas) e próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Dentaduras modernas, o que há de novo nesta técnica ainda essencial.

 

Para muitos indivíduos, a dentadura é a única técnica disponível para recuperar a mastigação e a estética do sorriso. Casos de excessão e impossibilidade financeira costumam ser os motivos para a escolha deste tratamento tão associado a dores e dificuldades para mastigar. Mas o que fazer para melhorar os resultados deste tipo de prótese total?

 

Comparados a técnicas de tratamento odontológicos com implantes dentários e próteses dentária fixa em porcelana, são poucas as inovações nos procedimentos com prótese total. Ainda assim, a introdução de novos materiais de moldagem e confecção trazem substancial avanço à construção daquilo ao qual os pacientes se referem a uma dentadura moderna.

 

As inovações no tratamento com dentaduras trazem dentes de acrílico mais resistentes ao desgaste e estético e materiais de moldagens mais precisos para eliminar ou diminuir as dores e dificuldades de adaptação nos primeiros dias de uso da prótese dentária móvel. Que tal conhecer um pouco mais sobre estas novidades?

 

dentadura moderna estética
Dentaduras modernas: materiais mais estéticos e duráveis trazem novas opções no tratamento com prótese total.

 

 

Dentes em resina contam com material próximo à versão em porcelana.

 

Dentaduras e prótese parcial removível, a ponte móvel, necessitam de dentes de acrílico para repor os dentes naturais perdidos. Atualmente, diversos modelos nacionais e importados trazem diferentes propriedades estéticas e de resistência ao desgaste ao longo dos anos – características que influenciam diretamente no preço final da dentadura.

 

Com relação à estética, os dentes para dentaduras modernas são divididos em dois tipos. Enquanto os convencionais são construídos com uma única camada de resina e entregam estética apenas razoável, os construídos com três camadas podem, dependendo do fabricante, entregar resultados estéticos até mesmo próximos à prótese dentária fixa em porcelana.

 

As vantagens dos dentes com tripla camada estética são evidentes. Além de reproduzirem melhor as características presentes em dentes naturais como transparências e degradê de cores, combinam mais facilmente com dentes naturais no tratamento com prótese dentária móvel. Utilizados na confecção de prótese dentária protocolo sobre implantes dentários, são a melhor escolha aos pacientes mais exigentes com os resultados estéticos de dentaduras modernas.

 

dentadura moderna dentes
Dentes mais estéticos, com tripla camada, trazem mais harmonia ao sorriso.

 

 

Dentadura fixa é a técnica ideal.

 

As dores e dificuldades para mastigação com dentaduras tendem a aumentar com o passar dos anos. As principais causas para isso são a reabsorção contínua do osso das arcadas dentárias e o aumento da fragilidade das gengivas. 

 

A técnica mais moderna no tratamento com dentadura é a prótese dentária tipo protocolo. Sem contato com as gengivas, trazem uma significativa melhora na mastigação e estética do sorriso. Menos extensas, permitem o contato livre da língua com o palato e eliminam as bordas externas em contato com as bochechas.

 

A dentadura fixa sobre implantes dentários traz diversas opções para resultados estéticos que podem até mesmo ser semelhantes a procedimentos mais sofisticados como lentes de contato dental e facetas de porcelana. É caso, por exemplo, da prótese protocolo em porcelana, uma versão que surpreende pelos resultados estéticos marcantes e elevada durabilidade.

 

Outra opção moderna com dentadura fixa é a prótese protocolo em zircônia. Com preço mais em conta que o prótese protocolo em porcelana ou em acrílico, traz elevada durabilidade e resultados estéticos semelhantes a procedimentos com prótese dentária fixa. O que não faltam são opções nos tratamentos com prótese total sobre implantes dentários.

 

dentadura fixa
Dentadura fixa: fixas a implantes dentários, trazem elevado conforto e eficiência mastigatória com materiais que vão do acrílico à porcelana ou zircônia.

 

 

Dentadura em silicone devem ser evitada.

 

A busca por dentaduras mais confortáveis e estéticas tem induzidos pacientes a tratamentos ineficazes e que podem trazer riscos à saúde como perdas ósseas acentuadas e traumas associados a neoplasias (câncer).

 

A dentadura em silicone não tem respaldo científico e não deve ser utilizada de forma permanente. O que existe é uma versão para pacientes que apresentam poucas perdas dentárias. É a prótese removível flexível, ou prótese dentária com grampos estéticos, uma alternativa indicada para substituir os grampos metálicos que afetam a harmonia do sorriso e costuma ser bastante solicitada por pacientes mais exigentes com a estética do seu sorriso.

 

 

Dentaduras modernas não mudam o tempo de substituição: a cada 4 anos.

 

Após a retirada dos dentes, o organismo dá início a uma contínua reabsorção do osso que antes suportavam as raízes dos dentes extraídos. Este processo de perda óssea continua ao longo da vida, porém a velocidade com que ele ocorre pode ser aumentado por fatores como próteses dentária móvel mal adaptada ou com muito tempo de uso.

 

Independente do tipo de prótese dentária utilizada, e isto também inclui técnicas mais modernas com dentaduras, é preciso substituí-las a cada 4 anos. Dependendo do pacientes, até mesmo substituições realizadas a cada 2 ou 3 anos podem ser necessárias para manter gengivas e osso saudáveis e livres de dores. Veja as inúmeras vantagens das trocas sistemáticas de próteses dentárias removíveis:

 

diminui a velocidade de reabsorção óssea;

 

mantém a eficiência e conforto mastigatório;

 

facilita a adaptação a novas dentaduras;

 

diminui risco para câncer bucal associado a traumas gengivais;

 

elimina o problema de contaminação da base acrílica por fungos e bactérias;

 

recompõe a estética do sorriso de acordo com alterações fisiológicas.

 

 

Preço de dentaduras varia bastante.

 

Prótese dentária não tudo igual. Diferenças na qualidade dos dentes em acrílico, técnicas de moldagens e seleção do laboratório de prótese dentária impactam no preço de dentaduras com técnicas mais modernas. É preciso levar em conta todos estes fatores antes de iniciar o tratamento.

 

Dentaduras modernas com dentes acrílicos de tripla camada são indicados a pacientes exigentes com a estética do seu sorriso. Técnicas de moldagens sofisticadas diminuem as dores e dificuldades à adaptação nos primeiros dias de uso e melhoram a qualidade de mastigação. Leve tudo isso em conta na hora de selecionar o material utilizado no tratamento com prótese dentária móvel.

 

Apesar dos desafios impostos ao pacientes que ainda necessitam de dispositivos protéticos do tipo removível, técnicas mais modernas com dentaduras trazem algum alento estético e mastigatório para uma vida mais saudável, sem perder a autoestima.

 

 

Saiba mais sobre o tratamento com dentaduras.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog