BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana: os problemas após desgastes dentários exagerados.


Os desgastes nos dentes utilizados nos procedimentos com facetas de porcelana estão por trás de problemas como dores e gengivas inflamadas. Veja como é o tratamento para cada problema e o que fazer para evitar as complicações associadas a esta técnica indispensável às correções na cor e forma dos dentes.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em periodontia e próteses dentárias. Dedica-se há 20 anos ao tratamento com facetas em porcelana e resina em Porto Alegre, atuando em consultório particular.

 

 

Faceta de porcelana, por que os dentistas indicam tanto esta técnica?

 

As transformações do sorriso com facetas dentárias são famosas pelas correções marcantes na cor e forma dos dentes. Além da lente de contato dental, a mais famosa das técnicas, uma se destaca pelo seu elevador poder de transformação estética do sorriso, a faceta de porcelana.

 

A faceta de porcelana, cujo nome correto é laminado cerâmico, é a técnica mais utilizada nos consultórios dentários. E é fácil entender o porquê. Do alinhamento de dentes tortos à recuperação de dentes desgastados pelo bruxismo, diversos problemas dentários podem resolvidos de forma rápida e previsível, muitas vez dispensando procedimentos consagrados – porém demorados – como o tratamento com aparelho ortodôntico. 

 

 

Facetas de porcelana e os desgastes nos dentes.

 

A principal característica das facetas de porcelana é que, para serem feitas, é preciso desgastar os dentes. São vários as indicações desta redução na estrutura dos dentes, como proporcionar superfícies dentárias homogêneas e alinhadas – como quando o objetivo final é alinhar dentes tortos e girados.

 

Mas existem outras indicações para os desgates nos dentes. Uma delas é a remoção de restaurações em resina amareladas e profundas. Outra é proporcionar lâminas mais espessas essenciais para bloquear tons de fundo muito escurecidos, como ocorre quando os dentes ficam escurecidos após tratamento de canal.

 

 

Como são feitos os desgastes nos dentes.

 

Ao desgatar os dentes no tratamento com facetas de porcelana, várias questões devem ser observadas. A primeira é restringir os desgastes apenas ao esmalte dentário, que é a camada mais externa – mantendo, assim, intacta a dentina, a camada interna que é inervada e que está por trás de problemas como a dor e a sensibilidade dental após a colagem das lâminas.

 

Os desgates nos dentes são feitos com brocas dentárias diamantadas, após anestesia. Dependendo do número de dentes envolvidos, pode ser necessário até até uma hora de procedimento, já que a redução exige trocas constantes de brocas de diversos calibres e potenciais de desgastes.

 

Existem mecanismos para dar mais segurança à redução da estrutura dentária. O mais conhecido deles é o guia de desgaste dentário. Confeccionado a partir de simulações feitas sobre modelos (mockup), ele garante desgastes mínimos nos dentes.

 

 

Desgastes nos dentes são irreversíveis.

 

A questão mais importante com relação aos desgastes nos dentes é que ele eles são irreversíveis. É por isso que, ao avaliar as opções de tratamentos em odontóloga estética de impacto, eles devem aparecer como último opção para transformações do sorriso.

 

Os desgastes nos dentes são mais indicados para procedimentos pontuais. Um exemplo disto é a recuperação de dentes severamente desgastados por bruxismo, que exige materiais resistentes como o porcelana dentária, superior ao resistir a fraturas e desgastes comparados à resina para restauração dentária. 

 

 

Os problemas quando os desgastes nos dentes são profundos.

 

Os desgastes nos dentes, prévios à instalação das facetas dentárias, são seguros aos dentes quando executados de forma correta. Os problemas aparecem, entretanto, quando são realizados de forma não planejada.

 

Veja os problemas mais comuns associados ao exagero nos desgastes nos dentes nos tratamento com faceta em porcelana:

 

✓ sensibilidade dental temporária;

✓ sensibilidade dental permanente;

✓ dor expontânea;

✓ gengivas inchadas e inflamadas (sangramento gengival);

✓ fraturas dentárias;

✓ perdas dentárias.

 

 

Tratamento da dor associada à faceta de porcelana.

 

A dor que aparece após o tratamento com faceta de porcelana é a complicação mais comum. A principal causa para isto é mesmo o desgastes dentário profundo, que ultrapassa o esmalte dentário e camadas profundas de dentina. Para tratar esta dor, é preciso entender a sua natureza. 

 

Sensibilidade temporária

 

Na maioria dos casos, a dor só aparece ao ingerir alimentos frios e doces. É a dor espontânea, que costuma desaparecer após semanas ou meses do tratamento.

 

As causas para a sensibilidade dental temporária podem ser as pequenas partes de dentina desgastada e não recobertas, quase sempre junto às gengivas em área de retração gengival. Ou ainda, quando os desgastes são feitos próximos à polpa dentária, a área central inervada e vascularizada dos dentes.

 

O tratamento inicial é a aplicação de dessensibilizantes, que requer entre duas a três consultas para eliminar a sensibilidade dental.

 

Mas existem outras causas para a sensibilidade após instalação das facetas de porcelana. Uma delas é quando as lâminas de porcelana são muito finas, o que proporciona uma isolamento térmico deficiente.

 

Nestas situações, a sensibilidade dental passa com o tempo. É a reação adaptativa dos dentes, que produzem camadas internas para isolamento das áreas nervosas sensíveis à variação de temperatura.

 

Sensibilidade permanente

A sensibilidade dental permanente após os desgastes nos dentes aparece quando os dentes não conseguem adaptar-se à redução exagerada da estrutura dentária. Permanecendo por mais de 6 meses, exige, na maioria dos casos, o tratamento endodôntico (canal) para aliviar a dor que aparece ao ingerir alimentos frios e ácidos.

 

Dor expontânea

A dor expontânea, diferente da sensibilidade dental, aparece independente de estímulos de temperatura. Perdurando por várias horas durante o dia, pode ser controlada por analgésicos simples. Em casos mais severos, nem mesmo as mediações analgésicas são capazes de controlar as dores intensas e constantes causadas pelos desgastes exagerados nos dentes.

 

O tratamento da dor constante associada à faceta de porcelana requer tratamento endodôntico. Além de eliminar as dores, o tratamento de canal previne processos inflamatórios causados por desgastes profundos, muito próximos à polpa dentária.

 

 

Tratamento das gengivas inflamadas junto à faceta de porcelana.

 

A relação entre problemas nas gengivas e desgastes excessivos dos dentes, no tratamento com faceta de porcelana, não é tão óbvia quanto as dores e sensibilidade dental.

 

As gengivas podem inchar, inflamar e sangrar junto às facetas de porcelanas por vários motivos. Os mais comuns são quando as bordas da faceta dentárias são colocadas muito internamente às gengivas, ou então quando as bordas são espessas e mal adaptadas. 

 

O posicionamento interno das bordas das lâminas às gengivas é feito com o objetivo de melhorar os resultados estéticos. O problema, entretanto, é que estas bordas podem promover inflamações adaptadas, cujos sintomas mais comuns são os inchaços e sangramento gengival que não cessam mesmo quando a higiene oral é impecável.

 

O tratamento das gengivas inflamadas junto à faceta de porcelana frequentemente requer cirurgia gengival para o reposicionamento das gengivas ou a reanatomização das bordas em porcelana.

 

Outro procedimento que pode ser necessário é a remoção das facetas de porcelana com problemas, que permite restabelecer as bordas com contatos mais biológicos com as gengivas.

 

 

Remover e trocar facetas de porcelana com problemas requer atenção.

 

Trocar facetas de porcelana com problemas é um procedimento relativamente comum nos consultórios odontológicos. E as causas não são apenas estéticas. Na maioria das vezes, o tratamento é feito para reestruturar bordas defeituosas de facetas dentárias do tipo faceta ou lente de contato dental.

 

Retirar as facetas de porcelana é um procedimento que deve ser realizado como último recurso. O motivo para isto é mesmo a dificuldade técnica para removê-las. Uma vez coladas aos dentes, a remoção requer delicadeza e paciência para evitar novos desgastes aos dentes que já estão severamente desgastados.

 

 

Lente de contato dental e faceta de resina são alternativas mais seguras aos dentes.

 

Para evitar desgastes nos dentes, existem duas técnicas alternativas à faceta de porcelana. São a faceta de resina e a lente de contato dental, lâminas delicadas que recobrem toda a superfície dos dentes sem que sejam necessárias reduções nas camadas de esmalte e dentina.

 

A lente de contato dental, exceto por dispensar desgastes nos dentes, é exatamente igual à faceta de porcelana. Na maioria das vezes, suas lâminas são mais finas e delicadas. Mas, apesar desta vantagem, ela é uma técnica pouco utilizada por exigir condições anatômicas e de inclinação dos dentes apropriadas à técnica.

 

Outra alternativa que dispensa desgastes nos dentes é a faceta de resina. Também conhecida como lente de contato dental em resina, é aplicada diretamente sobre a superfície de esmalte dos dentes. Outra vantagem dela é que ela é reversível, fácil de remover e ainda mais fácil para reparar fraturas.

 

Voltar para o blog