BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

9 dicas sobre alinhamento gengival para não errar no design do sorriso.

alinhamento gengival dicas

Conheça 7 dicas mais do que essenciais para antes da cirurgia plástica gengival para alinhamento de gengivas.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Tratamentos com facetas e lentes de contato dental são famosos por construir sorrisos marcantes e delicados. Não à toa, ocupam o primeiro lugar na lista de desejos de muitos indivíduos. Mas o que quase ninguém sabe é que, na maioria das vezes, os procedimentos com laminados são precedidos pelo alinhamento gengival cirúrgico, uma etapa que otimiza os resultados estéticos e que mostra-se essencial para corrigir gengivas sem harmonias.

 

Mas tamanho detalhismo para tratamentos estéticos de impacto do sorriso exige atenção quando a questão é a manipulação cirúrgica de gengivas para nivelamento e alinhamento. E, para garantir o sucesso do procedimento, este compacto – mas completo – guia com 9 dicas essencias já é um bom começo para quem está pensando em iniciar o tratamento.

 

 

1. Inicie com o tratamento gengival: gengivites são infecções comuns e interferem nos resultados finais.

 

A gengivite é uma doença infecciosa das gengivas muito prevalente e quase nunca diagnosticada. Causada pelo acúmulo de placa bacteriana, tem como principais características o inchaço e infiltração de células inflamatórias. Dificilmente percebidos pelo próprio paciente, a inflamação interfere na cicatrização e posiconamento final da cirurgia para alinhamento. Indispensável para qualquer manipulação estética de tecidos gengivais.

 

gengivite
No detalhe, gengivite em estado avançado, contraindicando a cirurgia imediata para nivelamento e alinhamento.

 

 

2. Simule os resultados com mockups para verificar alinhamento com lábios e dentes.

 

Uma etapa essencial nos tratamentos estéticos de impacto é simulação dos resultados. Entre diversas técnicas para verificar o antes e depois do alinhamento gengival está o mockup, uma espécie de moldeira em acrílico, colocada sobre os dentes, que simulam a futura posição das gengivas após a cirurgia estética. O procedimento, que encarece o tratamento, é indispensável para indivíduos com exposição exagerada da gengiva.

 

 

3. Certifique-se sobre a melhor técnica cirúrgica: gengivectomia ou gengivoplastia.

 

O recorte cirúrgico das gengivas para alinhamento estético pode ser feito por duas técnicas diferentes. A primeira, a gengivoplastia, recorta e nivela apenas a gengiva que está em excesso. A segunda é a gengivectomia, uma cirurgia mais complexa que além de remover o tecido gengival em excesso também reconstrói a arquitetura ósse ao redor das raízes dentárias. Não à toa, o pós-operatória da cirurgia gengival com remoção óssea é mais delicado e exige alguns dias adicionais do paciente em repouso.

 

cirurgia plástica para alinhamento gengivectomia
Gengivectomias são cirurgias complexas com pós-operatório delicado e prolongado.

 

 

4. Cirurgias para retração da gengiva devem ser realizada 90 dias antes do alinhamento gengival cirúrgico.

 

A correção cirúrgica da retração gengival pode ser necessária para alinhamentos mais marcantes. Com ou sem uso de enxertos gengivias, é necessária uma espera de até 90 dias para a gengiva esteja consolidada na posição final. Cirurgias que combinam o recortes e recobrimento de gengivas retraídas são sensíveis a falhas de cicatrização e estabilização dos tecidos que cirurdam dentes e raízes.

 

alinhamento gengival retração da gengiva
Cirurgia plástica para recobrimento de raízes expostas não deve ser realizado concomitante com o alinhamento cirúrgico.

 

 

5. Não confunda correção do sorriso gengival alto com alinhamento e nivelamento gengival.

 

O sorriso gengival alto acontece quando, ao sorrir, expomos mais de 3mm da gengiva que está acima da parte mais alta dos dentes. É um defeito estético comum e que frequentemente é motivo para problemas na autoestima dos indivíduos acometidos pela condição. Muitos procedimentos para correçao do problema são comuns ao alinhamento gengival por cirurgia, porém a intensidade de modificações na arquitetura do osso e gengiva são intensos e requerem extensos cuidados pós-operatórios.

 

 

6. Prepare-se para substituir restaurações, próteses e laminados em porcelana após o tratamento.

 

Bordas de restaurações em resina, próteses fixas em porcelana e laminados tipo facetas e lentes de contato dental ficam expostas de forma inadequada após cirurgias plásticas em gengivas. Por isso, planeje-se antecipadamente para as substituições que podem ser até mesmo de caráter provisório, como no caso de próteses com metal.

 

prótese fixa com metal borda gengiva
Bordas de próteses dentárias com metal podem ser o resultado das cirurgias gengivais.

 

 

7. Separe uma semana em repouso para gengivectomias que envolvem muitos dentes.

 

O alinhamento gengival, na técnica por gengivoplastia, é realizado, na maioria das vezes, sem pontos de sutura, com pós-operatório tranquilo e que exige apenas um dia em repouso. Por outro lado, a gengivectomia utiliza pontos de sutura que, dependendo da localização, podem trazer défict estético considerável. Nestas situações, podem ser necessários até 7 dias privados de atividades sociais e profissionais. Tudo depende, é claro, da localização e extensão da cirurgia.

 

 

8. O clareamento dental caseiro precisa esperar 60 dias passados da cirurgia para ser realizado.

 

O clareamento dental é um procedimento estético bem vindo para inúmeros procedimentos em odontologia. E, com certeza, é o complemento ideal para a cirurgia para alinhamento gengival. Mas não espere iniciá-lo imediatamente após a remoção dos pontos de sutura. São necessários um mínimo de 60 dias para que as gengivas estejam prontas para enfrentar o contato com o gel clareador utilizado no clareamento dental caseiro.

 

 

9. Vai iniciar o tratamento com facetas e lentes de contato dental? Aguarde, no mínimo, 90 dias.

 

Umas das indicações mais comuns para o alinhamento e nivelamento gengival é a correção estética prévia ao tratamento com lentes de contato dental. A combinação destes dois procedimentos, um clásssico nas transformações de impacto do sorriso, é quase sempre acompanhada de ansiedade e desejos que precisam ser controlados pelo dentista. É que o tempo do tratamento, somado com os 90 dias de espera pela estabilização dos resultados cirúrgicos, pode ultrapassar os 120 dias. Uma longa espera que pode ser torturante para muita gente.

 

Saiba mais sobre cirurgia plástica gengival:

Voltar para o blog