BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

7 dicas para o clareamento de sorrisos com lentes de contato dental.

clareamento lente de contato dental post

Sorrisos mais harmônicos e clareados podem exigir tratamentos que combinam clareamentos dentários intenso com lentes de contato dental. Conheça 7 dicas essenciais para quem está pensando em recuperar a cor do sorriso – ou já tem lentes e quer manter os resultados conseguidos.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Tratamentos odontológicos que combinam o clareamento dentário com lentes de contato dental são tendências em odontologia difíceis de escapar. Além de corrigir diversos tipos de falhas na harmonia do sorriso, a combinação dessas duas técnicas resulta em dentes delicadamente clareados e marcantes, e por períodos de tempo muito superior aos tratamentos convencionais. Resolutividade e durabilidade para indivíduos mais exigentes com a estética facial e do sorriso.

 

 

1. O clareamento dentário intenso prévio à instalação das lentes de contato é essencial para resultados marcantes.

 

A lente de contato dental é a técnica com laminados cerâmicos (porcelana) mais sensível à coloração dos dentes naturais – as outra duas técnicas são as facetas laminadas e as lentes de contato dental. Isso significa que os resultados finais do tratamento dependem da eficiência do clareamento dentário prévio ao tratamento. E certificar-se de que todas as técnicas para clarear dentes foram utilizadas é essencial para sorrisos mais claros e naturais.

 

Quando o objetivo do tratamento com lentes de contato dental é o clareamento do sorriso, as duas versões técnicas do clareamento dentário (caseira e profissional) precisam ser aplicadas. E não fica só nisso. Um polimento cuidadoso do esmalte dentário e o uso de agentes clareadores de qualidade comprovada  precisam fazer parte do pacote. É somente após o esgotamento dos resultados para o clareamento dentário que dá-se início à confecção dos laminados cerâmicos na técnica com lente de contato dental.

 

 

clareamento e lente de contato dental branco
O clareamento dental intenso é essencial para que os resultados finais da técnica com lente de contata dental não fiquem abaixo do esperado (detalhe/fonte internet)

 

 

2. Ao selecionar os dentes que receberão as lentes, leve em conta a manutenção periódica da cor em dentes não revestidos.

 

O amarelamento e escurecimento dos dentes é um processo fisiológico normal do qual ninguém escapa. E quando atinge indivíduos que já possuem lentes de contato dental, o problema é sentido de forma mais intensa. É que, como as lentes amarelam em intensidade bastante inferior ao visto em dentes naturais, o contraste de cor entre elas e os dentes ficam evidentes. O que, para piorar ainda mais, pode acontecer várias vezes ao longo da vida útil desses laminados.

 

A seleção do número de dentes envolvidos na laminação dentária, na técnica com lente de contato dental, precisa levar em conta o clareamento periódico dos dentes naturais não revestidos. E é a amplitude do sorriso quem dá o número exato deles. Para indivíduos cuja cor do sorriso é o que mais conta, recobrir o maior número de dentes possíveis pode ser a melhor ideia. E que ainda contribui para diminuir a frequência do clareamento em dentes naturais adjacentes a dentes revestidos por lentes.

 

 

3. Amarelamentos e manchamentos intensos não podem ser solucionados com lentes de contato dental.

 

Nem sempre os dentes respondem ao tratamento para clareamento dental da forma como gostaríamos. Nessas situações, é bom não contar muito com a técnica com lente de contato dental. Caso contrário, a consequência pode ser indivíduos frustrados com o resultado final do tratamento.

 

A lente de contato é, sim, uma técnica indicada para deixar sorrisos mais claros e marcantes. Entretanto, variações intensas na cor entre dentes lado a lado, ou supefícies dentárias com manchas complexas, podem inviabilizar o uso da técnica. E isso sem falar que o resultado para o clareamento dental precisa ser, no mínimo, razoável. São essas as condições para tratamentos efetivos, e com pacientes satisfeitos com os resultados estéticos.

 

clareamento e lente de contato dental antibiótico
Manchas por falhas na formação do esmalte e dentina, como os manchamentos por antiobióticos, podem necessitar de desgastes superficiais para a técnica com faceta laminada em porcelana. (fonte/internet)

 

 

4. A recuperação de dentes escurecidos por tratamento de canal requer atenção especial.

 

Dentes escurecidos por falhas no tratamento de canal (endodôntico) são mais frequentes do que se possa imaginar. E são várias as intercorrências durante o tratamento endodôntico que resultam no escurecimento dentário. O mais importante é saber como lidar, de forma efetiva, na recuperação de dentes escurecidos por tratamento de canal com problemas.

 

O clareamento dentário interno é um tratamento prévio a qualquer outra técnica com laminados cerâmicos (facetas laminadas e lentes de contato dental). E quando os seus resultados são mínimos, partir para revestimento com laminados é o que pode recuperar a cor e harmonia do sorriso.  E a dica para dentes muito resistentes ao clareamento dentário interno é a técnica com faceta laminada. Além de mais eficaz, é mais previsível na recuperação da cor em dentes escurecidos por tratamento de canal com problemas.

 

 

5. A técnica de abrasão do esmalte dentário para remoção de manchas pode viabilizar o uso de lentes de contato dental.

 

Manchas dentárias podem ser resultados de falhas na formação da dentina e esmalte dentário, as duas camadas rígidas que constituem a coroa dentária. As causas para o problema são muitas. O manchamento e formação de linhas escurecidas por antibióticos ou a absorção excessiva de flúor em crianças estão entre as principais delas. O tratamento para correção da cor nesses indivíduos pode necessitar de técnicas específicas para o problema.

 

A abrasão da superfície de esmalte dentário é um procedimento que vale a pena ser tentado. Visto como um tipo de peeling dental da camada mais externa da coroa dentária, é capaz de remover ou amenizar diversos tipos de manchas e linhas. É uma técnica interessante porque pode viabilizar o tratamento com lente de contato dental para sorrisos mais brancos. O que é ótimo, já que dispensa os desgastes dentários característicos da técnica com faceta em porcelana.

 

 

claremento dental e lente de contato dental peeling
A remoção de manchas e pigmentos por abrasão do esmalte dentário (peeling dental) prévio ao clareamento dental para a técnica com lente de contato dental. (fonte/internet)

 

 

6. Fique atento à possibilidade de danos às lentes durante o clareamento dentário de manutenção.

 

Passados alguns anos após o tratamento com lentes de contato dental, é hora de clarear os dentes naturais que amarelaram com o tempo. E, para fazer isso, é preciso cuidado para não prejudicar a superfície da lente de contato dental. É que o tipo de agente clareador utilizado nos procedimentos caseiro, e que utilizam moldeiras flexíveis para acomodação do gel, podem causar danos como a perda do brilho. E o resultado disso tudo pode ser sorrisos opacos e desinteressantes.

 

O clareamento dentário realizado pelo dentista, no consultório, permite a proteção das lentes de contato do contato com os agentes químicos clareadores, evitando danos às superfícies desses laminados. E para os indivíduos que inadivertidamente danificaram as lentes durante o clareamento dentário caseiro, sem problemas: é possível recuperar, até certo limite, o brilho e naturalidade das lentes de contato dental através de polimentos exclusivos para laminados cerâmicos.

 

 

7. Tratamentos mais sofisticados com lentes fragmentadas são sensíveis ao amarelamento de dentes não revestidos.

 

O fragmento cerâmico, técnica que individualiza e reveste apenas a parte do dente que necessita de correção, é, nos dias atuais, o tratamento mais sofisticado, seguro (e complexo) com laminados cerâmicos para transformações estéticas de impacto em odontologia. O uso combinado dele com clareamentos dentários intensos, facetas laminadas e lentes de contato dental fazem parte dos tratamentos mais sofisticados, próprios dos sorrisos mais marcantes em famosos, artistas e modelos. O melhor da união entre tecnologia, resolutividade e segurança em odontologia estética.

 

O fragmento cerâmico, entretanto, não pode ser utilizado em pacientes que tem na construção de sorrisos mais claros e brancos o objetivo do tratamento. É que o revestimento de apenas uma parte do dente pode resultar em sorrisos com dentes bicolores com o passar dos anos. A ideia para a técnica fragmentada é combiná-las com lentes de contato dental e facetas laminadas em porcelana. O resultado final, que é o que mais importa, pode sair até mais natural e harmônico do que o esperado, e com toda a segurança para os seus dentes.

 

Saiba mais sobre clareamento dentário, facetas laminadas e lentes de contato dental com estes post:

Voltar para o blog