BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento substitui facetas e lentes feias e sem harmonia com o rosto.

tratamento-para-trocar-facetas-e-lentes-com-problemas-esteticos

O sonho de um sorriso mais branco e harmônico nos tratamentos de impacto com facetas, lâminas e lentes de contato dental em porcelana pode virar um pesadelo quando os resultados estéticos são laminados feios, opacos, desproporcionais e sem harmonia. Entretanto, o importante é saber que para esses problemas existem tratamentos que repararam e trocam as facetas e lâminas com defeitos estéticos com mínimos danos aos dentes, devolvendo beleza e harmonia para pacientes insatisfeitos com o resultado final do seu tratamento. Post completo sobre como recuperar, remover e refazer as facetas e lâminas com problemas estéticos e reconstruir o seu sorriso como você sempre quis.

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

As causas de falhas em tratamento com facetas e lentes de contato dental – sorriso feio e sem harmonia.

 

Um trabalho recente sobre a durabilidade e integridade das facetas e lâminas em porcelanas realizadas nos EUA analisou mais de 1200 laminados instalados há mais de 10 anos – e o resultado apontou para quase 95% das facetas em bom estado de adaptação. São resultados sensacionais, porém o problema maior com os tratamentos com facetas e lâminas é outro, já que muitos pacientes estão insatisfeitos com o resultado final dos seus tratamentos. Feias, opacas, sem brilho, redondas e sem harmonia das facetas em porcelana são problemas estéticos frequentemente relatadas por muitos pacientes. Mas, afinal, quais são as causas para tratamentos tão desastrosos e com tantos problemas estéticos ?

 

• laminados muito espessos

Facetas espessas e com bordas grossas próximas às gengivas produzem sorrisos desarmônicos pela falta de naturalidade das lâminas junto às gengivas. Além disso, lâminas muito espessas não conseguem reproduzir detalhes como transparências e opalescências presentes nos dentes naturais. É provavelmente o problema mais comum associado a tratamentos com facetas e lâminas.

 

• laminados muito finos

Os tratamentos com facetas finas e delicadas são tratamentos mais sofisticados e que produzem os resultados mais naturais. Entretanto, o controle técnico e estético do tratamento é mais elevado. Lâminas muito finas podem não conseguir bloquear os problemas de cor e forma dos dentes que foram recobertos com as porcelanas. O resultado são facetas com desarmonia de cor.

 

• ausência de transparência e detalhes anatômicos

O tipo de cerâmica ( porcelana ) e a habilidade técnica do laboratório de prótese dentária são fundamentais para os tratamentos com facetas e lâminas em porcelana. Ainda são muito poucos os laboratórios tecnicamente treinados para a confecção de laminados com todas as propriedades ópticas como transparências, opalescências e fluorescências típicas dos dentes naturais. Delicadeza e sutileza na reprodução de detalhes e cores mais naturais são imprescindíveis.

 

• baixa qualidade do material

As porcelanas e os cimentos e adesivos utilizados nos tratamentos interferem no resultado estético final do tratamento. Dois ou três fabricantes mundiais – EUA e Alemanha – de porcelanas produzem cerâmicas com propriedades e características que atendem com perfeição às altas exigências estéticas que os tratamentos com facetas e lentes de contato dental exigem.

 

• exagero no uso de porcelanas brancas

O uso de porcelanas muito brancas traz desafios maiores nos tratamentos com facetas e lentes. Isso porque quanto mais próximo ao branco absoluto é a opção do paciente, mais difícil é a reprodução da transparência e muitos detalhes presentes nos dentes naturais.

 

• tratamentos sem planejamento fotográfico e sobre modelos

Os detalhes são a parte mais importante nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental em porcelana. Simulações fotográficas e sobre modelo, e os “test-drives” com mockups, são auxiliares imprescindíveis. Junto com laminas demasiadamente espessas, a ausência de planejamento é o principal motivo para tratamentos com facetas e lentes que resultam em lâminas feias e sem harmonia – e o desastre estético para o sorriso e face do paciente aparecem imediatamente após a cimentação definitiva das lâminas.

 

Facetas e Laminas problemas estéticos
Problemas estéticos com facetas e lâminas: transparência, textura e delicadeza são fundamentais nos tratamentos com facetas e lentes.

 

 

Dá para recuperar as facetas e lentes de contato dental com problemas estéticos ?

 

De forma geral, é difícil de recuperar e reconstituir as falhas estéticas e técnicas das facetas e lentes já instaladas e que ficaram feias e sem harmonia. Entretanto, as técnicas mais modernas com lentes de contato dental que utilizam cerâmicas feldspáticas aceitam diversos tipos de modificações. Isso porque a porcelana desses laminados aceitam modificações da forma – como a diminuição do volume e tamanho ou criação de detalhes mais próximos aos dentes, já que é possível realizar o polimento direto sobre as porcelanas. Para as demais porcelanas, qualquer ajuste sobre as porcelanas provocam danos que não podem ser recuperados – para essas situações a única solução é trocar as facetas instaladas.

 

 

A técnica no tratamento para remoção das facetas e lâminas em porcelana sobre os dentes.

 

A técnica para remover as facetas e lentes em tratamentos que ficaram feios e sem harmonia é delicada porque os laminados, após a cimentação definitiva, são removidos com o auxílio de brocas diamantadas que desgastam e eliminam a porcelana e o cimento utilizado na colagem das facetas. Esses desgastes são cuidadosamente realizados para que as superfícies dos dentes não sejam atingidas – em algumas situações, entretanto, podem ser necessárias a remoção de pequenas camadas do dente.

 

O procedimento é ainda mais crítico quando a técnica utilizada são as lentes de contato, dado a mínima espessura de cimento utilizada nesses tratamentos. Dependendo da extensão e técnica, os procedimentos de remoção das facetas e lentes feias e grossas podem levar mais do que 4 horas para a remoção completa.

 

facetas e lentes com problemas estéticos
Polimento sobre a superfície do esmalte dentário pode devolver as características originais antes da cimentação das lentes.

 

 

Os riscos aos dentes durante a remoção das facetas em porcelana.

 

O procedimento para troca e substituição de facetas e lentes em tratamentos que ficaram feios e sem harmonia, para a maioria dos pacientes, não trazem danos maiores aos dentes que vão além de eventuais remoções de diminutas camadas de esmalte ou dentina em que estavam coladas os laminados. A dificuldade em remover e trocar as facetas e lentes com problemas estéticos é a impossibilidade em identificar a espessura da camada de cimento ou o nível de desgastes efetuados anteriormente à instalação dos laminados. Ainda assim, o paciente precisa saber que riscos e problemas, ainda que raros, são pertinentes ao procedimento. Entre eles, destacam-se :

 

• remoção exagerada de estrutura dentária

A remoção exagerada de esmalte e dentina pode acontece quando a distinção exata entre porcelana, dente e cimento resinoso não é nítida. Mas não se preocupe : na maioria dos tratamentos com problemas estéticos com facetas e lentes, a visualização é fácil e os eventuais desgastes sobre o esmalte são mínimos e passíveis de recuperação.

 

• necessidade de tratamento de canal pela proximidade da polpa dentária

Quando os desgastes originais dos dentes foram profundos, é possível que os desgastes adicionais durante a remoção das facetas e lentes possam atingir a estrutura mais profunda dos dentes, a polpa dentária – aonde estão os nervos e vasos sanguíneos. É uma situação pouco provável mas que exige muita atenção do profissional ao remover as facetas.

 

 

As alternativas após a remoção das facetas e lâminas com problemas estéticos.

 

Após remover as facetas e lentes sobre os dentes, alguns procedimentos precisam ser adotados. Enquanto em algumas situações é possível reverter os dentes para a situação original – através do polimento dental, em outros o paciente precisa escolher o andamento para o tratamento para troca e substituição das facetas e lentes com problemas estéticos. Abaixo, as possibilidades após a remoção dos laminados.

 

• provisórios

Nos tratamentos com facetas – que necessitam de desgastes sobre a superfície dentária para adaptação dos laminados – os dentes precisam estar protegidos com provisórios. É o procedimento mais adequado até que o paciente planeje o próximo passo, passado o período de insatisfação com o tratamento.

 

• polimento e reconstituição do brilho e cor originais

Nos tratamentos com lentes de contato dental – que não necessitam de desgastes sobre a superfície dentária – o repolimento pode recuperar a superfície original. É um procedimento demorado cujo sucesso em reverter os dentes para a situação antes do tratamento depende dos danos superficiais ocorridos ao esmalte dentário durante a cimentação. A outra condição para que o polimento consiga recuperar o esmalte dentário após a remoção de facetas que ficaram grossas e desproporcionais é a manutenção da integridade superficial durante a remoção dos laminados, já que podem haver danos ao esmalte durante a remoção.

 

• facetas em resina composta

Os custos envolvidos nos tratamentos para construção de novas facetas e lentes de contato em harmonia com dentes e rosto podem ser proibitivos para os pacientes – dependendo do momento financeiro. As facetas em resina são opções mais em conta mas que podem ser uma excelente solução para o paciente quando a necessidade é a remoção imediata dos laminados com preços mais acessíveis.

 

• novo tratamento com facetas e lentes de contato dental

Para a maioria das situações em que a troca e substituição de facetas feias e sem harmonia é necessária, o tratamento para confecção de novos laminados é a única opção – dados os desgastes sobre a superfície dentária. É um tratamento difícil tanto para o dentista quanto o paciente porque os resultados frustantes anteriores gera ansiedade e incerteza quanto aos resultados finais do novo tratamento. Mas fique tranquilo : para a maioria dos pacientes os resultados nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental são bonitos e harmônicos.

 

 

As medidas para que os tratamentos com facetas e lâminas fiquem do jeito que você quer.

 

Existem protocolos para os procedimentos em saúde que dependem de muitas variáveis para que tudo certo no final. E as transformações de impacto com facetas e lentes de contato dental em porcelana são exemplos de tratamentos que exigem a adoção de etapas pré-definidas para que o resultado final traga mais cor, harmonia e beleza ao seu sorriso. Quase todos os pacientes que relatam insatisfação estética com o resultado final após a cimentação dos laminados ( facetas feias, opacas, desproporcionais, grosseiras, espessas e sem harmonia ) observam a ausência de uma ou mais etapas do passo-a-passo nos tratamentos com laminados cerâmicos.

 

Este blog contém vários posts que aprofundam os pontos críticos citados abaixo sobre como recuperar e trocar facetas e lentes com problemas estéticos e os pontos chaves do sucesso com tratamentos de transformação de impacto do sorriso – e evitar que novos problemas estéticos com facetas e lentes de contato tire o seu sono !

 

• laboratório de prótese dentária com excelência em laminados cerâmicos

A confecção de facetas e lentes exige habilidade manual e tecnologia de ponta. Em outras palavras, são poucos os laboratórios de próteses dentária capazes de confeccionar laminados com todas as propriedades ópticas como transparências, cores e opalescências necessárias nos tratamentos de transformação de impacto do sorriso. Certifique-se da qualidade do laboratório a ser utilizado no seu tratamento.

 

• planejamento e simulações das facetas e lentes

É a parte mais importante dos tratamentos de impacto. Nele, o dentista identifica qual a melhor técnica a ser utilizada – facetas, lentes de contato dental ou os novíssimos fragmentos cerâmicos, selecionando a técnica que elimina ou produz desgastes mínimos sobre os dentes e ainda ofereça durabilidade, resistências e resultados estéticos confiáveis. É possível simular os resultados com fotografias ou enceramentos sobre modelos – assim como o arquiteto cri as suas maquetes físicas e digitais.

 

• aprovação do planejamento

Aprove sempre o seu tratamento antes de mandar para o trabalho para o protético. O dentista é mais capaz do que você para saber o quanto fidedigno será o resultado final do tratamento baseado nas informações geradas nas simulações. Na maioria dos casos os resultados finais das facetas e lentes instaladas são superiores aos vistos nas simulações sobre modelos e fotografias.

 

• testes exaustivos antes da cimentação definitiva

Não cimente definitivamente as facetas sobre os dentes até que você esteja confortável com os resultados estéticos obtidos. Como os laminados permanecerão em boca por muitos e muitos anos, é normal que no dia dos testes finais você esteja ansioso e indeciso quanto aos resultados finais. Os tratamentos de sucesso são aqueles em que o paciente fica satisfeito já no momento dos testes. E, se ainda assim você não estiver seguro do resultado final, peça para analisar as fotos dos testes em casa. Você não precisa cimentar as facetas na primeira consulta para testes finais.

 

 

Saiba mais sobre facetas e lentes de contato dental:

Voltar para o blog