BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dentes brancos nas técnicas com facetas e lentes de contato dental.


Dentes brancos é um desejo que, para muitos indivíduos, podem ser inatingíveis com tratamentos convencionais. Mas técnicas com facetas e lentes de contato dental trazem esperança para pessoas mais exigentes com a estética do sorriso. (atualizado em maio/17)

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

A busca por um tratamento definitivo para dentes brancos requer atenção.

 

A procura por tratamentos odontológicos que construam sorrisos marcantes, e de preferência dentes brancos, aumenta a cada dia. Revistas, filmes e novelas exibem artistas e modelos com sorrisos impecáveis cujo tom branco dos dentes aproxima-se do branco absoluto. Copiar sorrisos de famosos e artistas parece ser a chave para o sucesso. Se que os resultas da busca por facetas e lentes de contato dental brancas pode ser só o começa para muita dor de cabeça.

 

A confusão acerca das cores utilizadas em tratamentos dentários com laminados dentários costuma frustrar pacientes. E isso acontece porque os pigmentos utilizados nas porcelanas odontológicas não são tão brancos como seria de se esperar. E como se já bastasse, as exigências por dentes próximos ao branco absoluto, nos tratamentos estéticos de impacto, podem resultador em sorrisos artificiais e sem detalhes. E o que fazer para conseguir dentes brancos e, ao mesmo tempo, harmoniosos e com detalhes?

 

 

A cor dos seus dentes e dentes brancos. O que você ainda sabe sobre eles.

 

A decepção em torno das cores dos dentes não existe à toa. Afinal, ao contrário do que se imagina, ninguém nasce com dentes brancos. Mas isso não significa que é impossível conseguir sorrisos harmônicos e marcantes apenas com as cores naturais dos dentes. Na verdade, é ainda mais fácil. Mas se o seu desejo é realmente por dentes em tons próximos ao branco absoluto, entender um pouco mais sobre as cores dos dentes é essencial para conseguir resultados interessantes com facetas e lente de contato dental.

 

As cores dentárias são dividias em 4 grupos, e em apenas um dele o branco é o pigmento dominante. Nos demais, o amarelo, cinza e marrom são as cores que predominam. Mas quando é hora de escolher a cor ideal para o tratamento com facetas e lentes, vêm o primeiro impacto: é no grupo amarelado que está a cor mais clareada, e dentro das cores naturais. Só mesmo um olhar rápido sobre uma escala de cor simples, e muito utilizada pelos dentistas, para entender um pouco mais sobre essa confusão.

dentes brancos e facetas esquema de cores
Cadê o dente branco na escala? : na amostra padrão de cores, a versão mais clara (branca) dos dentes pode levar ao desespero muitos pacientes.

 

 

Quando o desejo por dentes brancos fala mais alto.

 

Para alguns pacientes, cores naturais e próximas a dentes reais não suficientes para satisfazer seus desejos estéticos. Para eles, o que realmente importa são dentes brancos. E para contentá-los, estão disponíveis três cores, na matiz branca absoluta, e que não são encontradas na dentição natural. Estamos falando de cores artificiais, mas que, tomadas algumas precauções, podem resultar, sim, em tratamentos harmônicos e marcantes.

 

Altas exigências por dentes brancos com facetas e lentes de contato dental exigem cores especiais. E para isso, a indústria odontológica de porcelanas dentárias têm introduzido, a cada ano, novas cores para tratamentos próximos ao branco absoluto. O que, em parte, resolveu os problemas de perda de harmonia e detalhes anatômicos para laminados muito claros. Mas nem tudo é tão fácil quando o branco precisa fazer parte de um novo sorriso.

dentes brancos e facetas escala não natural
Dentes brancos e facetas : as 3 cores destacadas no círculo mostram cores de porcelana exclusivas para tratamento com facetas.

Em estética dental, harmonia é tudo.

 

Em estética dental, harmonia é tudo. Para a maioria dos indivíduos, dentes em cores naturais são mais do que suficientes para sorrisos marcantes. Mas gosto é gosto, e a opção por dentes brancos deve satisfazer aos desejos de pacientes, e não do dentista. É o paciente quem escolhe a cor que mais lhe satisfaz.

 

Dentes muito claros tendendo ao branco absoluto tendem a resultar em tratamentos poucos naturais, e com maior dificuldade para a reprodução de diversos detalhes anatômicos que conferem ainda maior harmonia e naturalidade nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental. Mas é possível, sim, obter resultados harmônicos com laminados cerâmicos. É tudo uma questão de planejamento e entendimento das necessidades estéticas individuais.

 

 

Por que dentes brancos dificultam tanto a harmonia dos tratamentos com facetas e lentes de contato dental

 

O embate entre pacientes e dentistas a respeito das cores das facetas e lentes de contato dental é comum. A tendência natural dos profissionais e técnicos de laboratório de próteses dentárias é para a confecção de laminados em cores correspondentes a de dentes naturais. Isso porque cores naturais são mais fáceis para construir detalhes anatômicos e harmonizar com dentes não laminados com porcelanas. E também é preciso entender que, em algumas situações, pode até mesmo ser impossível trabalhar com tons próximos ao branco absoluto.

 

O uso de porcelanas dentárias proximais ao branco absoluto, em laminados, induz a perda de transparências que podem fazer a diferença na construção de sorriso harmônicos. Além disso, a construção de elementos tridimensionais internos aos dentes também sofrem o efeito deletério estético dos tons muito brancos. E colocar os prós e contras para indivíduos exigentes com tons não naturais é a parte mais importante para procedimentos desses tipos.

 

 

Dicas essenciais para não perder a harmonia nos tratamentos com laminados cerâmicos

 

Lentes de contato dental e facetas laminadas são as duas mais populares técnicas com laminados cerâmicos. E também as únicas a contarem com cores não naturais específicas para indivíduos mais exigentes com dentes claros. E se não tem jeito mesmo para realizar o tratamento com cores mais naturais, aprender algumas dicas básicas nos procedimentos com laminados para dentes brancos pode evitar a frustração com resultados insatisfatórios.
✓ a técnica com lentes de contato dental, para tratamentos em tons brancos, é menos eficiente comparada ao procedimento com facetas laminadas; o clareamento intenso e combinado de técnicas é essencial para tratamentos com laminados em tons brancos;

 

✓ revestir apenas os 6 dentes anteriores, para tons brancos, pode evidenciar o contraste de cores entre dentes naturais e laminados;

 

✓ dentes arredondados para cores brancas implicam na perda da harmonia do sorriso;

 

✓ não pule a etapa de test-drive do tratamento, apesar dos custos mais elevados;

 

 

Test-drive, um procedimento que não pode faltar.

 

O test-drive para simulação de resultados é uma etapa importante no tratamento com facetas laminadas e lentes de contato dental. E embora ela seja limitada para simular detalhes anatômicos, nos procedimentos para cores próximos ao branco absoluto o teste é mais do que necessário.

 

A técnica de mockups para simulação de resultados é simples. Utilizando-se dos próprios provisórios em resina necessários ao tratamento, o dentista já aproveita e simula o desenho final aproximado dos dentes. E no caso para dentes brancos, o uso de resina em tons muito claros já é suficiente para testar a harmonia do tratamento. Um bom momento para refletir sobre as necessidades e desejos por tratamentos em tons brancos.

 

Saiba mais sobre tratamentos com facetas e lentes de contato dental com estes post:

Voltar para o blog