BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Dá para copiar dentes de artistas e modelos com facetas e lentes?


A procura por tratamentos odontológicos de transformação que imitem sorrisos e dentes de artistas ou modelos não para de crescer . Mas será que esses desejos de cópias exatas estão alinhados com as possibilidades técnicas disponíveis para transformações radicais ?

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Segredos sobre dentes e sorrisos de famosos, artistas e modelos: o básico.

 

Eles são bonitos e famosos e estão onipresentes por todo tipo de mídia. Viajam para lugares incríveis, usam roupas descoladas e estão sempre em forma. E, claro, exibem dentes e sorrisos que combinam perfeitamente com o estilo sofisticado de vida que levam. Certo, não há motivos para não querer dentes exatamente como os artistas e modelos que tanto admiramos. Mas qual será o segredo para tanta harmonia e dentes tão brancos? Veja um checklist rápido com os procedimentos essenciais para tratamentos de impacto do sorriso:

 

 

✓ clareamento dental intenso por tempo prolongado

Quando dentes e gengivas estão suavemente desalinhados, é o clareamento dental o fator que mais importa. A cor padrão para os dentes de artistas e modelos é o A1, a mesma utilizada nos tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental. A utilização de técnicas clareadoreas combinadas por tempo prolongado – até 6 semanas de aplicação – entregam resultados deslumbrantes e essenciais.

 

✓ cirurgia plástica gengival

Gengivas finas, rosadas e alinhadas são essenciais para resultados harmônicos e mais naturais. E não basta apenas alinhá-las entre si, é preciso combiná-las com linhas do lábio e da face. E, para resolver o problema, estão disponíveis diversas técnicas de cirurgia plástica gengival pra harmonizar ainda mais os dentes e gengivas, como a gengivoplastia ou a cirurgia para correção do sorriso gengival alto.

 

✓ laminados com cores naturais e harmônicas

Dentes de artistas e modelos apontados como referência de beleza e harmônia são o resultado de técnicas modernas como os fragmentos cerãmicos, uma variação técnica das lentes de contato dental para tratamentos mais naturais e que combinam perfeitamente com os dentes naturais dos pacientes.

 

✓ correções ortodônticas rápidas

Por vezes, o desalinhamento de um pequeno número de dentes necessita de correções com aparelho ortodôntico. Mas não é preciso o uso prolongado do dispositivo metálico. Bastam pequenas correções na posição de dentes tortos e desalinhados para que os laminados cerâmicos dêem conta do resto.

 

✓ simulações tipo mockup.

A simulação para tratamentos com facetas e lentes de contato dental é essencial para que o resultado final do procedimento seja harmônico e natural. Enquanto as técnicas tipo antes-e-depois com fotografias tendem a erros, as simulações diretas sobre dentes (mockups) trazem previsões mais realistas e fornecem detalhes que fazem toda a diferença para procedimentos com laminados. Uma técnica pouca utilizada, dado o custo elevado do procedimento, mas indispensável para indivíduos exigentes com a estética do sorriso.

 

lente de contato dental artistas tratamento
Tentativas para imitar dentes de artista e famosos com lentes de contato dental sao famosas por resultados sem naturalidade e harmonia. (fonte/internet)

 

 

Fragmentos cerâmicos: técnica de artistas e famosos que dificulta cópias.

 

A técnica mais utilizada por artista e famosos também é a mais segura  entre os tratamentos disponíveis com laminados em porcelana. Derivada das lentes de contato dental, permite mudanças localizadas em áreas específicas da superfíce dental, sem os riscos que os desgastes dentários podem trazer aos dentes na técnica com facetas laminadas.

 

Correções de detalhes, fechamentos de espaços (diastemas), reconstruções de dedentes desgastados e até mesmo harmonizações de pequenos desalinhamentos dentários são algumas das indicações dos fragmentos cerâmicos. Ideal para transformações marcantes do sorriso sem alterações profundas na face, dificulta a reprodução por cópia com técnicas em laminados devido à elevada personalização do tratamento. O que, afinal, é bom para todo mundo.

 

 

Limitações e dificuldades para copiar dentes de artistas e modelos: noções básicas.

 

A ideia para imitar dentes de artistas e modelos é antiga. Basta selecionar algumas fotos de nossos famosos prediletos, enviá-las ao dentista e esperar o final de tratamento. O problema é que a cópia exata não pode ser feita. Na verdade, nem mesmo próximo ao que se deseja, ainda que detalhes como forma dos caninos ou relação de altura entre incisivos sejam reproduzidos com perfeição. Veja algumas limitações ao desejo de cópias exatas de sorrisos:

 

✓ largura e comprimento dos dentes

A relação de largura e comprimento entre dentes é quase 50% da percepção estética do sorriso. É por isso que as tentativas para cópias exatas de dentes de artistas e modelos resultam em sorrisos que não combinam a face do paciente. E é exatamente aí que está a primeira limitação, já que as dimensões finais dos dentes dependem do espaço disponível da arcada. Arcadas pequenas, por exemplo, só permitem dentes estreitos, e que não podem ter esse relação alteradas por qualquer tipo de tratamento com laminados.

 

✓ arquitetura labial

As dimensões dos lábios são pouco lembradas nos tratamentos com facetas em porcelana, lentes de contato dental e fragmentos. Alguns dentistas sugerem que os lábios funcionam como uma “moldura” na estética do sorriso. E com razão, já que a transposição de sorrisos só pode ser feita com sucesso quando a arquitetura labial segue os mesmos padrões aos dentes de artistas e modelos que serão utilizados como referência.

 

✓ arquitetura gengival

Assim como os lábios, gengivas apresentam características únicas que influenciam na percepção do sorriso. Desalinhadas ou sobre-expostas (sorriso gengival alto), limitam os resultados estéticos. É pos isso que não adianta copiar dentes de famosos e artistas em pacientes cujas gengivas possuem arquiteruras diferentes. O resultado final será frustrantes e pouco fiel ao planejamento do tratamento.

 

✓ formato das arcadas dentárias

O que pouca gente sabe é que as arcadas dentárias apresentam formatos diferentes, quase sempre acompanhando a relação e forma dos osso das faces. Enquanto alguns indivíduos apresentam arcadas fechadas (formato ogival), outros possuem formatos mais largos. E tudo isso importa muito na hora de copiar dentes de artistas e famosos. Além de limitar as dimensões dentárias, muda a forma como os dentes são dispostos. Uma limitação impossível para ser vencida.

 

✓ relação entre arcadas dentárias

A relação entre dentes superiores e inferiores é outro fator limitante no design de dentes para laminados cerâmicos. Nem mesmo a técnica com facetas laminadas, cujos desgastes na superfície dentária possibilita transformações radicais, traz liberdade para que a forma final do tratamento seja exatamente como nós desejamos. Outra vez, aqui, uma limitação aos tratamentos com lentes, facetas e fragmentos cerâmicos.

 

dentes artista modelos famosos
A desproporção de tamanho e forma dos dentes superiores pode não combinar com lábios e face do paciente. (foto/internet)

 

 

O que dá para imitar no sorriso de artistas e modelos com facetas e lentes de contato dental.

 

A ideia de utilizar fotos de artistas e modelos como referência para a construção de novos sorrisos com facetas laminadas e lentes de contato dental não é de toda errada. Se não é possível copiar dentes e desenho do sorriso de outras pessoas, dá para transferir algumas informações que servirão como referências para melhorar o próprio resultado final do tratamento.

 

✓ Cor.

A cor final do tratamento é 50% da beleza do sorriso. Não dá para pensar em harmonia e mimese sem a construção de lamiandos claros e homogênios em suas nuances e degradês. Enquanto a cor ideal para facetas e lentes de contato dental é uma questão até certo ponto subjetiva, este é um detalhe que pode ser copiado de dentes de modelos e famosos. Se o resultado final não são dentes exatamente iguais ao seu artista predileto, ainda assim o seu sorriso vai estar combinando com você.

 

✓ Ideia do sorriso.

A ideia geral do desenho de um sorriso é uma possibilidade para copiar dentes de famosos e artistas com lentes de contato dental ou facetas laminadas. O objetivo da técnica é reproduzir as relações de tamanho entre dentes bem como a linha geral de design do sorriso – cantos arredondados ou retos, curvaturas e naturalidade de posicionamento.

 

✓ texturas e detalhes anatômicos

Dentes naturais apresentam texturas e detalhes antômicos – degradês, brilho e transparências – que podem ser copiados. Influenciando no resultado final do tratamento, trazem mais naturalidade e harmonia para a construção de sorrisos personalizados.

 

 

Sobre o tratamento com lentes e facetas em indivíduos com poucas necessidades estéticas.

 

Pacientes frustrados com os resultados estéticos existem em todas as áreas médicas com envolvimento plástico. Na odontologia, são os tratamentos com facetas e lentes de contato dental os responsáveis pela maioria dos indivíduos insatisfeitos com os resultados.

 

A frustração com os resultados dos tratamentos com facetas e lentes, entretanto, não decorre apenas das limitações inerentes aos dispotivos laminados utilizados. Pacientes com dentes alinhados e clareados em busca de melhorar problemas pontuais, como corrigir apenas um ou dois dentes, são os mais atingidos por indicações e procedimentos inadequados. Não à toa, o tratamento para substituir ou trocar facetas e lentes sem harmonia ocupa uma boa parte da agenda de dentistas especializados em estética dental.

 

Na maioria das vezes, infelizmente, os resultados são quase sempre os mesmos: pacientes frustrados e arrependidos. Correções individualizadas e localizadas com fragmentos cerâmicos são as técnicas indicadas para estes pacientes por não envolverem desgastes, serem reversíveis e aplicados apenas nos locais passíveis de correção.

 

 

Naturalidade e harmonia do seu próprio sorriso: deixe o seu dentista trabalhar por você!

 

Os embates estéticos sobre o desenho ideal de dentes nos tratamentos estéticos de transformação com facetas em porcelana e lentes de contato dental, entre dentistas e pacientes, são comuns. Muitas das ideias dos pacientes com relação aos seu tratamento podem ser desastrosos para o resultado final. A função do dentista é orientar o paciente do que pode ou não pode ser feito, deixando-o à vontade para desejos mais específicos como caninos e dentes mais arredondados ou pontudos.

 

É obrigação do dentista orientar o paciente de que a naturalidade e harmonia são o segredo dos marcantes sorrisos de modelos e artistas. Dentes arredondados são encontrados em sorrisos deslumbrantes, assim como os dentes mais retos. Deixe o seu dentista encontrar a forma que melhor combina com você. Não vá com ideias fixas de harmonia e alinhamento que você vê em fotos de revistas – isso pode limitar o resultado final do seu tratamento. Existe, para você, uma forma única e exclusiva de dentes que combinam exatamente com o seu jeito.

 

 

Saiba mais sobre tratamentos com facetas laminadas e lentes de contato dental lendo esses post:

Voltar para o blog