BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana é segura, mas desgastes nos dentes exigem atenção.


A faceta de porcelana é um tratamento seguro para transformar os dentes mas os desgastes dentários utilizados nesta técnica podem trazer riscos e problemas quando executados de forma equivocada.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontista (especialista em gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Faceta de porcelana, a técnica mais poderosa para transformar sorrisos.

 

Poucos tratamentos dentários são tão populares quanto as facetas de porcelana. Responsáveis pelos sorrisos marcantes e super alinhados de artistas e famosas, são elas que estão por trás das correções mais marcantes na cor e forma do sorriso.

 

A faceta de porcelana é uma delicada lâmina confeccionada em cerâmica, feita para recobrir apenas as partes estéticas dos dentes. Suas indicações são variadas e vão desde o alinhamento de dentes tortos e girados, o fechamento de diastemas (espaço entre dentes) e as transformações de impacto do sorriso.

 

O tratamento com facetas de porcelana requer entre três a quatro consultas para ficar pronto. Das fotografias iniciais e do clareamento dental até o colagem das lâminas aos dentes, o tempo médio de tratamento situa-se entre 14 a 21 dias.

 

Outro detalhe sobre a faceta de porcelana é que ela é irreversível. Uma vez colocada, removê-la exige a substituição por outra. É por isso que ela exige tantos cuidados para acertar nos resultados estéticos e na adaptação aos dentes – ainda que a sua durabilidade, bastante elevada, traga mais segurança ao evitar trocar repetitivas do tratamento.

 

Faceta de porcelana: diferença entre a lente de contato dental (imagem) está na ausência de desgates.

 

 

Por que é preciso desgastar os dentes na faceta de porcelana?

 

Diferente de outras técnicas com laminados cerâmicos, como a lente de contato dental, a faceta de porcelana exige desgastar os dentes. O objetivo disto é criar uma superfície regular e homogênea para que as lâminas de porcelana possuam a mesma espessura, favorecendo a construção de dentes alinhados e nivelados.

 

A espessuras uniformes das facetas de porcelana é importante para que evitar a formação de áreas machadas. É por isso que, quando realizados sobre dentes tortos e girados, como alternativa ao aparelho ortodôntico, os desgates são tão importantes para os resultados finais.

 

Os desgastes dentários, ou redução da estrutura dental – o termo técnico correto para o procedimento -, também tem como função eliminar problemas de cor decorrentes de restaurações dentárias em resina, dentes escurecidos após tratamento de canal ou ainda manchados por antibióticos ou fluorose dental.

 

faceta de porcelana desgastes nos dentes
Desgastes nos dentes no tratamento com faceta de porcelana: a minimização na redução da estrutura dental traz mais segurança ao tratamento.

 

 

Os riscos associados aos desgastes em dentes.

 

Falhas de planejamento e execução e ainda o uso de materiais de baixa qualidade estão por trás dos problemas no tratamento com faceta de porcelana.

 

Ao desgastar os dentes, o dentista deve evitar a redução excessiva da estrutura dental. Perdas dentárias associada ao tratamento com faceta de porcelana são raras. 

 

Os riscos mais frequentes aos dentes são a sensibilidade aumentada ou fraturas e descolamento das facetas dentárias, situações fáceis de serem contornadas. Entretanto, erros mais exagerados podem trazer problemas que vão desde o tratamento de canal (quando o desgaste é exagerado) ou troca da faceta dentária por infiltrações por cárie dentária (quando a lâmina de porcelana é mal confeccionada ou mal colada aos dentes).

 

A falta de higiene oral juntos aos dentes, por sua vez, também pode estar por trás dos problemas com facetas de porcelana. Da retração gengival que pode exigir a remoção da  lâmina à cárie dentária, os procedimentos estéticos com laminados cerâmicos exigem dedicação na limpeza e remoção da placa bacteriana – exatamente como indicada para os demais dentes naturais.

 

 

Dentes desgastados ficam mais frágeis com facetas de porcelana?

 

O maior receio do paciente em tratamento com faceta de porcelana são mesmo os desgastes realizados nos dentes. A ideia para riscos para fraturas durante a mastigação de alimentos mais rígidos aparece naturalmente – mas não é bem assim que as coisas acontecem.

 

Após a colagem da faceta de porcelana, o dente que foi desgastado recupera sua resistência a fraturas. É por isso que são tão raros os casos de dentes quebrados após tratamentos com esta técnica. É como nos procedimentos com próteses dentárias fixas do tipo coroa em porcelana, em que a nova estrutura colada confere mais resistência e durabilidade aos dentes recobertos.

 

faceta de porcelana indicação
Ao desgastar a superfície externa do dente o objetivo é eliminar problemas de cor com os provenientes da restauração dental em resina (imagem).

 

 

Garantindo segurança à faceta de porcelana.

 

O tratamento com faceta de porcelana é seguro aos dentes. Mas para que isto aconteça, é preciso lançar mão de uma série de procedimentos para garantir mais segurança seja aos dentes desgastados, seja aos resultados finais do tratamento.

 

Existe um protocolo de segurança para o tratamento com faceta dentária. Entre os procedimentos envolvidos, o mais importante é o guia de desgaste dentário. Colocado sobre os dentes, ele permite ao dentista desgastar apenas as áreas que exigem redução da estrutura dental, eliminando, assim, os desgastes dentários profundos e desnecessários que estão por trás dos problemas e riscos no tratamento com facetas de porcelana.

 

Outros procedimentos também estão presentes nestes protocolos de segurança. Além das simulações estéticas, que determinam o número exato de dentes necessários às transformações do sorriso, o uso de materiais de boa qualidade para moldagens e colagens evitam problemas como infiltrações por cárie dentária ou sensibilidade ao frio ou alimentos doces e ácidos.

 

 

Lente de contato dental é opção mais segura aos dentes.

 

A mais popular técnica para transformação do sorriso de artistas e famosos, a lente de contato tem como principal diferença da faceta de porcelana não exigir ao paciente desgastar os dentes.

 

A maior segurança da lente de contato dental, sem contar a característica reversível da técnica, é mesmo a ausência de redução da estrutura dental. Mas se a ausência de desgates faz dela uma tratamento mais seguro, por outro reduz significativamente suas indicações de uso – o que faz dela um procedimento pouco utilizado, apesar da enorme popularidade da técnica.

 

Lente de contato dental: diferença para faceta de porcelana é mesmo a ausência de desgastes nos dentes.

 

 

Testes estéticos reduzem riscos e problemas com facetas de porcelana.

 

As simulações e testes estéticos, também conhecidos como mockups, contribuem para reduzir os problemas e riscos aos dentes. A maior segurança delas advém dos desgastes dentários seletivos, realizados apenas nas partes dos dentes que exigem redução para a adaptação do laminado cerâmico.

 

Os testes estéticos são realizados antes de iniciar o tratamento. Além das simulações fotográficas, o futuro design do sorriso é testado diretamente sobre os dentes através de resinas provisórias, então removidas ao final do procedimento. Com elas é possível avaliar se as nova cores e formas dos dentes trazem harmonia e sofisticação ao sorriso, satisfazendo ao desejo do paciente.

 

Exemplos de como os testes estéticos deixam o tratamento com faceta de porcelana mais seguro é que eles evidenciam, com precisão, o número de dentes que realmente precisam ser recobertos. Outro é a forma como evidenciam o local exato que exige ao dentista desgastar o dente, permitindo que partes íntegras do dente permaneçam livres de desgates.

 

 

A faceta de resina como alternativa à faceta de porcelana.

 

A faceta de resina vem ganhando espaço entre as técnicas com facetas dentárias laminadas. O motivo para isto é o desenvolvimento de materiais mais resistentes e estéticos, com cores e efeitos ópticos muito próximos aos dentes naturais. Não à toa, as diferenças de resultados frente às facetas de porcelana e lentes de contato dental são cada vez menores.

 

Entre as vantagens da faceta de resina, o preço mais em conta e a possibilidade para ser feita em uma única consulta são os mais atraentes. Mas também existe outra pouca lembrada: podem ser feitas sem desgastar os dentes, trazendo mais segurança e reduzindo os riscos.

 

Apesar da praticidade e dos excelentes resultados estéticos, a faceta de resina traz algumas desvantagens. Além da durabilidade reduzida, ela não pode ser indicada para todos os casos, como dentes tortos e girados ou nos portadores de bruxismo severo – nestes, os riscos para fraturas são bastante elevados.

 

Aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog