BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Faceta de porcelana: os riscos aos dentes, como evitá-los e o que fazer se aparecerem.


Os tratamento com facetas de porcelana, como todo procedimento dentário, traz alguns riscos aos dentes. Saiba quais são os riscos, o que pode ser feito quando os problemas aparecem e como evitá-los – e também como fazer todo o seu tratamento com segurança, resultados estéticos excelentes, saúde e muita durabilidade.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em facetas de porcelana, em Porto Alegre. 

 

 

Faceta de porcelana, a técnica mais poderosa para transformar o sorriso.

 

Poucos procedimentos estéticos faciais são tão famosos e desejados como as facetas de porcelana. E não é para menos, já que as correções nas cores e formas dos dentes proporcionam transformações do sorriso superiores a outras técnicas alternativas, como as lentes de contato dental e as facetas de resina.

 

Para quem não sabe, a faceta de porcelana é uma delicada lâmina de porcelana colada sobre as partes estéticas (visíveis) dos dentes. 

 

O número de facetas de porcelana necessárias às transformações do sorriso depende de alguns fatores, como a exigência estética pessoal do paciente, a amplitude do sorriso, os desafios estéticos a corrigir e, claro, a disponibilidade financeira do candidato ao tratamento.

 

O material utilizado nas facetas de porcelana é uma base cerâmica especialmente desenvolvidas para obter, ao mesmo tempo, resistências e estéticas suficientes. Não à toa, elas são também chamadas de laminados cerâmicos, já que o material utilizado é, de fato, uma cerâmica.

 

 

Diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental são os desgastes na superfície dos dentes.

 

Diferente da lente de contato dental, a faceta de porcelana exige a redução da estrutura dentária (desgates) nas partes visíveis dos dentes.

 

O objetivo dos desgastes dentários é garantir que o tratamento resulte em dentes alinhados e com cores homogêneas, no tom desejado.

 

Para chegar a estes resultados, é preciso garantir que todas as facetas de porcelana tenham espessuras uniformes e suficientes para bloquear os tons escuros presentes nos dentes que serão corrigidos – como as manchas causadas por restaurações dentárias antigas e manchadas ou os dentes escurecidos após tratamento de canal.

 

A quantidade de desgastes dentários varia de dente para dente, e são realizados conforme os desafios para corrigir a cor, a forma e o alinhamento dos dentes. 

 

Quanto mais desalinhados os dentes, mais redução da estrutura dentária é necessária. Quanto mais escuros e manchados, também maior deverá ser a redução das partes dos dentes que serão revestidas pelas facetas de porcelana.

 

 

Os riscos aos dentes no tratamento com facetas de porcelana – e como evitá-los.

 

Problemas com facetas de porcelana podem aparecer imediatamente, meses ou anos após a sua instalação (colagem definitiva). Na grande maioria dos casos, podem ser revertidos por procedimentos diretos ou então através da substituição da faceta defeituosa.

 

1. Sensibilidade durante e após o tratamento.

 

A sensibilidade dentária é a dor provocada e passageira, com duração máxima de até 5 minutos após estimulada, e que aparece após a ingestão de alimentos frios, quentes ou ácidos. 

 

Uma característica do tratamento com facetas de porcelana é que ele exige um período com facetas provisórias. Nesta etapa, é comum aparecer, em níveis baixos, a sensibilidade dentária. A causa para isto são as limitações inerentes ao próprio material provisório utilizado.

 

Na maioria dos casos, os dentes podem permanecer sensíveis por até 30 dias após a colagem definitiva das facetas de porcelana, desaparecendo gradualmente ao longo dos dias. Após este período, a sensibilidade deverá ser investigada.

 

Como evitá-la:

uso de guias de desgastes para evitar desgastes dentários excessivos;

plicação de agentes dessensibilizantes antes da colagem final das facetas de porcelana;

plicação de laser, que agente profundamente sobre a polpa dentária (nervos), trazendo alívio imediato e duradouro.

 

O que fazer se aparecer:

aplicação de agentes dessensibilizantes junto às gengivas – local aonde pode haver a exposição subclínica da raiz dentária;

✓ aplicação de laser, que agente profundamente sobre a polpa dentária (nervos), trazendo alívio imediato e duradouro;

✓ tratamento de canal (endodôntico), nos casos mais severos que resultam do desgaste dentário excessivo ou baixo limiar de dor.

 

 

2. Retração gengival e inflamação nas gengivas.

 

A retração gengival, após tratamento com faceta de porcelana, pode aparecer por dois motivos: quando as bordas das facetas de porcelana são posicionadas muito internamente às gengivas, ou quando as bordas das facetas de porcelana são confeccionadas espessas e mal adaptadas às gengivas.

 

Antes da retração gengival aparecer, as gengivas ao redor das facetas de porcelana quase sempre mostram-se avermelhadas e inchadas. Também comum, o sangramento gengival aparece de forma espontânea ou durante a higienização dos dentes com o fio dental ou a escova dentária.

 

Como evitá-la:

certifique-se da qualidade do laboratório dentário utilizado e da técnica utilizada pelo dentista para a confecção das facetas de porcelana;

✓ tratamento gengival prévio da gengivite e periodontite antes de iniciar o tratamento;

✓ cirurgias gengivais prévias, quando necessárias, para recuperar retrações gengivais extensas nos dentes que receberão as facetas de porcelana.

 

O que fazer se aparecer:

adotar hábitos e instrumentos de higiene oral compatíveis com as bordas mais espessas das facetas de porcelana;

✓ reduzir, cirurgicamente, a extensão das bordas das facetas junto às gengivas;

✓ substituir as facetas de porcelana. 

 

3. Infiltração por cárie dentária.

 

A infiltração por cárie dentária, ou simplesmente cárie dentária, é a destruição de parte da estrutura dentária – e que pode aparecer junto às bordas ou abaixo das facetas dentárias.

 

A infiltração pode ocorrer por diversos motivos, como a higiene oral deficiente, a mal adaptação das facetas ou a cimentação (colagem) incorreta dos laminados cerâmicos.

 

Como evitá-la:

✓ higienização adequada das gengivas;

✓ teste de adaptação prévio das facetas de porcelana antes da colagem definitiva.

 

O que fazer se aparecer:

✓ substituição da faceta dentária infiltrada por cárie dentária.

 

4. Bruxismo e dor na ATM (articulação temporo-mandibular).

 

O bruxismo é um hábito parafuncional de apertar e ranger os dentes. Seus principais sinais e sintomas são os dentes desgastados, a dificuldade para abrir a boca ao acordar e, eventualmente, as dores nos músculos mastigatórios (incluindo os músculos do pescoço).

 

O bruxismo pode aparecer ou exacerbar após os tratamentos com facetas de porcelana. Isto costuma acontecer em tratamentos com envolve um número elevado de dentes, aonde ocorrem grandes modificações no encaixe entre os dentes superiores e inferiores – nome correto é alteração oclusal de mordida).

 

Em alguns casos, as mudanças na oclusão dentária pode causar dores nas articulações temporo-mandibulares (ATM), dores na cabeça e até mesmo no pescoço. O diagnóstico, entretanto, é fácil de ser feito e o tratamento é rápido.

 

Como evitá-los:

✓ avaliação cuidadosa da presença do bruxismo;

✓ simulação dos contatos e movimentações dos dentes para evitar contatos danosos os dentes.

 

O que fazer se aparecer:

✓ ajuste olcusal dos contatos oclusas entre os dentes;

✓ placa para bruxismo temporária;

✓ laser e fisioterapia local.

 

5. Mal hálito.

 

A halitose, ou mal hálito, pode aparecer após a instalação das facetas de porcelana como resultado de falhas na confecção e colagem dos laminados aos dentes.

 

Na maioria dos casos, o mau hálito aparece como resultado da higiene oral defeituosa decorrente do acúmulo de placa bacteriana junto às bordas espessas dos laminados, confeccionadas de forma equivocada.

 

Como evitá-lo:

✓ higienização adequada das gengivas;

✓ teste de adaptação prévio das facetas de porcelana antes da colagem definitiva.

 

O que fazer se aparecer:

melhorar a higiene oral junto às gengivas;

✓ reduzir a espessura das bordas das facetas de porcelana;

✓ substituir a faceta de porcelana.

 

6. Dor

 

Menos comum que as sensibilidades dentárias, as dores são desconfortos dolorosos contínuos que não necessitam de estímulos externos para iniciar – como a ingestão de alimentos frios ou quentes.

 

A dor contínua pode ser o resultado dos desgastes dentários exagerados, que ficam muito próximos ou já atingiram a parte central dos dentes aonde estão localizados os vasos sanguíneos e artérias. Outra causa para a dor após tratamento com faceta de porcelana pode ser o contato traumático (pré-maturo) do dente que recebeu a faceta contra outro dente natural, ou mesmo contra dentes que apresentam facetas ou coroas em porcelana.

 

Como evitá-la:

uso de guias de desgastes durante a redução da estrutura dentária;

✓ simulações diretas sobre os dentes (mockups) como forma de identificar a efetividade e segurança no uso da técnica com faceta de porcelana.

 

O que fazer se aparecer:

✓ aplicação de laser, que agente profundamente sobre a polpa dentária (nervos), trazendo alívio imediato e duradouro;

✓ tratamento de canal (endodôntico), nos casos mais severos que resultam do desgaste dentário excessivo ou baixo limiar de dor.

✓ ajuste do contato inadequado (contato pré-maturo) entre os dentes.

 

 

Desgastes nos dentes para facetas de porcelana podem ser feitos com segurança.

 

A ideia para desgastes dentários exagerados, que enfraqueçam os dentes ou até mesmo tragam riscos para perdas, vem afastando muitos pacientes que poderiam beneficiar-se positivamente das aplicações estéticas e funcionais das facetas de porcelana.

 

Até certo ponto, a superfície dentária pode ser desgastada sem trazer riscos aos dentes. E uma das coisas mais importantes para saber sobre as facetas de porcelanas é que, uma vez coladas, elas restauram a resistência original dos dentes.

 

Os desgastes dentárias podem ser feitos com segurança. Para isso, bata seguir um protocolo de segurança aos dentes, que garante desgastes dentários mínimos e melhores resultados estéticos finais.

 

 

Segurança: os riscos aos dentes podem ser evitados com facilidade.

 

As facetas de porcelana são seguras aos dentes porém exigem que os protocolos de segurança sejam executados em cada etapa do tratamento.

 

A primeira etapa deste protocolo é examinar e verificar corretamente se o paciente é um candidato ao tratamento com faceta de porcelana. É a indicação do tratamento.

 

A segunda etapa do protocolo é a confecção e uso das guias de desgastes dentários. Feitas após a simulação do tratamento, elas garantem que os desgastes sejam mínimos e na espessura correta, sem trazer danos à estrutura interna dos dentes aonde estão localizadas as partes vitais dos dentes (nervos, vasos sanguíneos e tecidos).

 

A terceira é a etapa de colagem das facetas de porcelana aos dentes. Além do uso de materiais de qualidade, ela é importante para garantir a adesão correta, evitando o aparecimento de infiltrações por cárie dentária, inflamações nas gengivas e o mau hálito.

 

 

Lente de contato dental pode ser alternativa mais segura.

 

A lente de contato dental é ainda mais conhecida do que a faceta de porcelana. Confeccionada com os mesmos materiais, ela traz com única diferença o fato de não exigir desgastes dentários prévios. Basta moldar os dentes, enviar as moldagens ao laboratório e, após alguns dias, colar os laminados cerâmicos aos dentes.

 

Não desgatar os dentes é uma vantagem evidente da lente de contato dental. O problema com relação a esta técnica é que ela não pode ser utilizada para corrigir a cor, forma e alinhamento de qualquer caso.

 

Muito pelo contrário. Suas limitações de uso são tão restritas que poucos pacientes realmente podem se beneficiar do seu uso.

 

A lente de contato dental é indicada para correções de forma e alinhamento de dentes já moderadamente alinhados. Outras indicações do seu uso são o fechamento de espaços entre os dentes e a melhora estética do sorriso após tratamentos ortodônticos.

 

As transformações do sorriso que exigem dentes muito clareados são outras restrições das lentes de contato dental. Por serem, na maioria dos casos, mais finas e delicadas que as facetas de porcelana, ela trazem resultados mais limitados quando utilizadas sobre dentes excessivamente amarelados. 

Voltar para o blog