BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento realinha dentes tortos e inclinados com facetas e lâminas.

tratamento dente torto e girado com facetas e laminas capa

A procura por tratamentos odontológicos para realinhamento de dentes tortos ou mal posicionados ( girados ou inclinados ) por pacientes adultos aumenta a cada dia, e as lâminas cerâmicas como as facetas e lentes de contato dental são alternativas eficientes para evitar o uso dos aparelhos ortodônticos nos tratamentos de realinhamento convencionais. Este post abordará as indicações, vantagens e problemas do tratamento de realinhamento de dentes tortos e mal posicionados ( inclinados ou girados ) com facetas e lentes de contato dental ( lâminas cerâmicas ), e outras informações para você entender as possibilidades dessa técnica alternativa para deixar os seus dentes harmônicos e realinhados com o seu sorriso.

 

Por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Os laminados em porcelana nos tratamentos estéticos de impacto.

 

Os tratamentos odontológicos estéticos de impacto são tratamentos muito popularizados e quase rotina em muitos consultórios odontológicos. Embora não sejam novidade, o desenvolvimento recente de novas técnicas e materiais específicos para os tratamentos com laminados e lâminas em porcelana trouxeram segurança, durabilidade e excelência nos resultados e possibilidades de correções, responsáveis pela popularização e divulgação desses tratamentos.

 

As lâminas ou laminados em porcelana recebem, de acordo com a espessura e necessidade de desgastes sobre as superfícies dos dentes, nomes diferentes. As facetas dentárias em porcelana são as lâminas mais espessas e com potencial para correções mais marcantes, enquanto as lentes de contato dental são variações finas que, para a maioria dos casos, não necessitam de desgastes para que os resultados estéticos sejam alcançados. São indicadas para correções de forma e cor em pacientes com mínimas restaurações e bons resultados pós tratamentos para clareamento dental.

 

Com o aprimoramento e domínio das diversas possibilidades que as técnicas com facetas e lentes de contato dental em porcelana permitem, várias possibilidades de correções de problemas, além das correções de forma e cor dos dentes, foram sendo introduzidas. Entre essas possibilidades está o tratamento para realinhamento para dentes mal posicionados na arcada, ou dentes tortos ( girados ou inclinados ), com facetas ou lâminas e porcelana. Entretanto, é uma técnica que merece atenção pela irreversibilidade da técnica e danos que podem ser gerados aos dentes.

 

tratamento dente torto e girado com facetas e laminas multiplos
tratamentos para realinhamento de múltiplos dentes com facetas e lentes de contato devem ser planejados e avaliadas as condições prós e contras da técnica.

 

 

O realinhamento de dentes tortos ( girados ou inclinados ) com facetas e lâminas em porcelana.

 

O tratamento ortodôntico é a técnica padrão para correções de desalinhamentos dentários ou fechamentos de espaços (diastemas) entre os dentes, indo muito além apenas dos problemas do mal posicionamento dentário, como a solução para problemas respiratórios, fonéticos e de deglutição. É um tratamento conservador porque não requer desgastes sobre os dentes para ser executado. O tempo de tratamento prolongado, por outro lado, pode ser um empecilho quando apenas um ou poucos dentes necessitam de correções, ou quando o paciente tem urgência na correção do desalinhamento de dentes tortos e mal posicionados.

 

Entretanto, existem situações em que apenas um dente está torto ou mal posicionado na arcada, suficiente para tirar a harmonia do sorriso. Dependendo da idade do paciente, necessidade de urgência e quantidade de desgaste sobre a superfície do dentes – desde que não seja muito pronunciada -, a técnica com facetas em porcelana é uma possibilidade muito bem vinda, prática e rápida para corrigir e realinhar dentes tortos e mal posicionados.

 

Em outras situações, em que os dentes podem estar girados, nenhum tipo de desgaste pode ser necessário para realinhar o dente torto. Esta é a situação ideal para o uso da técnica laminada com lente de contato dental em porcelana. Nesse procedimento, apenas uma parte do dente é corrigida com porcelana, criando uma efeito visual de realinhamento. Essa técnica laminada também recebe o nome de fragmentação cerâmica.

 

tratamento dente torto e girado com facetas e laminas facetas anteriores
Incisivo central apinhado : tratamento para alinhamento pode ser realizado com duas facetas em porcelana nos incisivos centrais.

 

 

As indicações para o tratamento de realinhamento de dentes mal posicionados com laminados cerâmicos.

 

✓ dente torto, inclinado ou girado 

O tratamento com facetas e lentes de contato dental para realinhamento de dentes tortos vale a pena quando um ou dois dentes necessitam da aplicação de uma lâmina dentária para correção. Quando muitos dentes necessitam de correções, ou quando essas correções são muito intensas ( mesmo para um único dente ), o tratamento ortodôntico é a técnica mais adequada.

 

✓ rapidez

A rapidez é um ponto a favor para o realinhamento de dentes suavemente mal posicionados, desde que as condições para a indicação da técnica esteja correto.

 

✓ problemas periodontais

Embora a perda óssea acentuada por problemas periodontais como motivo para evitar o tratamento ortodôntico seja controverso, as facetas em porcelana podem suprir a necessidade ou desejo estético dos pacientes para o realinhamento e busca de harmonia dos seus dentes.

 

tratamento dente torto e girado com facetas e laminas inclinação ideal
Incisivos laterais superiores (setas) com pouco inclinação : situação indicada para correções com facetas em porcelana.

 

 

As limitações do realinhamento com facetas e lâminas em porcelana.

 

✓ mal posicionados excessivo ( dente girado ou inclinado )

O mal posicionamento excessivos em  dentes tortos – girado ou inclinado, contra-indica a técnica com facetas ou lentes de contato dental no tratamento para realinhamento dentário. Isso porque os desgastes são tão intensos cuja diminuição da estrutura sadia do dente é tão elevada que a única técnica compatível são as próteses dentárias em porcelana.

 

✓ necessidade de tratamento de canal

O tratamento de canal pode ser necessário em tratamentos mais radicais para alinhamento de dentes tortos com lâminas dentárias em porcelana. O tratamento de canal, em si, não é um problema, mas é interessante discutir com o paciente a necessidade do procedimento – cuja necessidade pode não ser previsível devido às variações anatômicas individuais dos dentes.

 

✓ irreversibilidade

A técnica de revestimento das superfícies dentárias provocam desgastes irreversíveis sobre os dentes. Apesar da grande durabilidade e excelentes resultados de longevidade do tratamento, os desgastes superficiais podem ser emblemáticos para muitos pacientes. Discutir a irreversibilidade dos desgastes com o dentista é importante para entender a técnica, suas vantagens e desvantagens.

 

tratamento dente torto e girado com facetas e laminas inclinação excessiva
Inclinação excessiva de dentes incisivos laterais (setas) : tratamento contra-indicado para correções de dentes inclinados com facetas.

 

 

Outros opções de tratamentos para realinhamento de dentes tortos ( girados ou inclinados ).

 

O tratamento ortodôntico deve ser analisado como a primeira opção para qualquer necessidade de realinhamento para dentes mal posicionados na arcada. Independente do grau de necessidade estética ou funcional, o tratamento com aparelhos permitem movimentações e correções para dentes tortos ( girados ou inclinados ) sem modificações na superfície dos dentes – apesar da segurança, nos tratamentos atuais com lâminas e facetas em porcelana, em tratamentos que necessitam de algum tipo de remoção da superfície dos dentes.

 

As lentes de contato dental em porcelana, versão mais fina e delicada das lâminas cerâmicas,  quando são indicadas para correções e alinhamentos – principalmente para dentes girados na arcada, são excelentes alternativas para correções rápidas porque, assim como os tratamentos ortodônticos, não produzem desgastes sobre os dentes. Entretanto, são poucos e raros os casos que podem ser resolvidos, com bons resultados estéticos, com o uso de laminados como as lentes de contato dental.

 

O uso mais comum para as lentes de contato dental são os problemas de espaços entre os dentes ou diferenças de alinhamento do “volume” dos dentes. As inclinações dentárias “para dentro” dos dentes também podem ser resolvidas com lentes de contato dental. Já os dentes inclinados “para fora” necessitam de facetas em porcelana para correção do mal posicionamento.

 

tratamento dente torto e girado com facetas e laminas aparelho
Aparelhos ortodônticos : braquetes transparentes diminuem o desconforto estéticos dos tratamentos para realinhamento suaves.

 

 

Visão do profissional sobre o tratamento para correção e alinhamento de dentes mal posicionados – torto ou inclinado – com facetas e lentes de contato dental em porcelana.

 

Os tratamentos que necessitam algum tipo de desgaste sobre as superfícies dos dentes são emblemáticos. A maioria dos emblemas enfrentados são resquícios dos problemas enfrentados pelas antigas técnicas e materiais, que eram sensivelmente menos resolutivos e menos duráveis. Além disso, outros pontos interagem na questão : os laminados são bastante duráveis e longevos mas não são eternos, e não sabemos com certeza quanto tempo duram – consideramos 10 a 15 anos como um período razoável de manutenção satisfatória dos laminados em boca. Aliado às longas expectativas de vida atuais da população, é de se esperar que muitos desses pacientes necessitarão de uma, duas ou até três trocas desses tratamentos ao longo de sua vida.

 

A decisão por tratamentos por laminados cerâmicos, principalmente a técnica com facetas em porcelanas, devem ser pacienciosamente planejada. Algumas situações são óbvias e sensivelmente favoráveis aos tratamentos com facetas em porcelanas – como adultos a partir dos 40 anos com dentes extensamente restaurados. Nesses pacientes, além da marcante melhora estética, há ainda o fator econômico pela eliminação das constantes visitas ao dentista para trocas dessas restaurações – e de preservação dos dentes, já que a cada procedimento para troca de restaurações antigas uma parte da estrutura saudável dos dentes são removidas.

 

O tratamento para correção de dentes tortos – inclinado ou girado – com facetas em porcelana ou lâminas finas como as lentes de contato dental é uma opção viável para muitas situações. O planejamento e o entendimento mais profundo da técnica com laminados cerâmicos como as facetas e lentes de contato dental são caminhos seguros para soluções mais otimizados e que vão de encontro com as necessidades dos pacientes – e não dos dentistas.

 

 

SAIBA MAIS SOBRE FACETAS E LAMINADOS CERÂMICOS :

Voltar para o blog