BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento de canal para lentes de contato dental. Isto é necessário?

tratamento de canal e lentes de contato dental

O tratamento de canal (endodôntico) não é a regra para procedimentos com lentes de contato dental – mas pode, sim, ser necessário à técnica com facetas em porcelana.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Lentes de contato dental não necessitam de tratamento de canal. E agora?

 

Transformar a cor e forma do sorriso com lentes de contato dental pode dar um nó na cabeça de muita gente. Não à toa, é o procedimento estético mais associado a pacientes ansiosos e confusos com relação a detalhes técnicos que, diga-se de passagem, fazem toda a diferença nos resultados. Mas quando o tratamento de canal (endodôntico) faz parte do planejamento, a situação complica ainda mais. Afinal, isso é mesmo necessário?

 

A verdade é que a técnica com lente de contato dental dispensa o tratamento de canal em dentes saudáveis. E é fácil entender a confusão a respeito do assunto. Trata-se, na verdade, do uso inapropriado do termo lente de contato dental para a técnica com facetas em porcelana, uma versão mais espessa e versátil para correções de impacto na cor e forma do sorriso. Uma pequeno detalhe que pode ser motivo para arrependimentos e frustrações com os resultados finais do tratamento.

 

tratamento endodôntico e lente de contato dental
O tratametnto endodôntico (cana) é situação mais do que rara nos procedimentos com lentes de contato dental.

 

 

Diferenças entre facetas e lentes de contato dental confundem em diversos aspectos.

 

Laminado cerâmico é o nome genérico para qualquer lâmina em porcelana para recobrimento estético dos dentes. As mais comuns são as facetas laminadas e lentes de contato dental. Outra técnica também essencial é o fragmento cerâmico, uma forma mais delicada, segura e precisa para correções de forma. O mais importante é saber que todas elas possuem características e indicações diferentes que implicam diretamente nos resultados.

 

A principal delas é a ausência de desgastes dentários adaptativos na técnica com lentes de contato dental. Graças à sua diminuta espessura e delicadeza, as correções com lentes são realizadas apenas pela colagem direta da lâmina sobre os dentes – motivo pelo qual o tratamento de canal não se faz necessário. Mas tanta segurança e praticidade traz consigo algumas limitações: o poder de correção de forma e cor são limitados. É por isso, que ao contrário do que se imagina, a maioria dos tratamentos de artistas e famosos são realizados com outros técnicas.

 

 

Desgastes adaptativos sobre dentes: o que você precisa saber.

 

Desgastes na superfície de dentes são parte importante na técnica com facetas laminadas. Isso porque, ao contrário da técnica com lentes de contato dental, a correção de problemas intensos na cor e forma dependem diretamente da redução da camada externa de esmalte dos dentes. Quanto mais intensos são os defeitos, maiores são os desgastes dentários. Mas uma série de procedimentos técnicos pode, sim, garantir que a redução da estrutura dentária seja realizada sem prejudicar os dentes.

 

O primeiro deles é o planejamento do tratamento sobre modelos em gesso. Além de visualizar antecipadamente os resultados estéticos, reduz a quantidade de desgastes necessários à técnica com facetas em porcelana em comparação ao tratamento feito à revelia. Outro procedimento técnico para reduzir desgastes é a simulação direta sobre dentes com mokups, uma forma mais sofisticada para simulações que permite, entre outras coisas, verificar antes a viabilidade técnica para tratamentos com lentes de contato dental. Indispensável, sempre.

 

tratamento de canal lentes desgastes dentários
Desgastes dentários sobre dentes não fazem parte da técnica com lentes de contato dental.

 

 

Múltiplas indicações para tratamento de canal podem ser melhor resolvidos com ortodontia por aparelhos.

 

Sempre que os desgastes dentários são extensos e estão próximos aos nervos e vasos sanguíneos localizados na parte interna dos dentes, o tratamento de canal mostra-se indispensável. Dentes girados e mal posicionados, por exemplo, são situações que frequentemente exigem ampla remoção da estrutura dental. Eventualmente, um deles pode necessitar do procedimento endodôntico. O problema é quando este tipo de tratamento está indicado para muitos dentes. Algo pode estar errado.

 

No meu ponto de vista, tratamentos com lentes de contato dental e facetas com múltiplas indicações de tratamento de canal são melhor resolvidas com movimentações dentárias por aparelho ortodôntico. Uma forma mais simples, segura e otimizada para correções de dentes girados e mal posicionados. Transformações de impacto com laminados são, sim, sensacionais, mas é preciso colocar na balança muitas características de cada técnica antes de partir para o tratamento.

 

 

Quando o tratamento de canal faz-se necessário após a colagem dos laminados.

 

São comuns os casos de sensibilidade dental ao frio no tratamento com facetas em porcelana – lentes de contato dental raramente apresentam o problema. Enquanto em algumas situações as causas para o desconforto são os desgastes dentários que ocorrem de forma mal planejada e excessiva, em outras é a incompatibilidade biológica dos dentes com os materiais odontológicos utilizados na colagem dos dispositivos estéticos.

 

Na maioria das vezes, a sensibilidade dental é suportável e desaparece passadas as primeiras semanas após a finalização do tratamento. Situações mais graves, inclusive com dor que ocorre de forma espontânea, não tem jeito mesmo: é tratamento de canal. Mas não se preocupe porque, independente da técnica utilizada, o procedimento pode ser realizado sem danificar os laminados em porcelana.

 

lente de contato dental canal
Modificações intensas na cor e forma de dentes são indicaçoes para a técnica com facetas laminadas em porcelana.

 

 

Casos raros: de tratamento de canal para lentes de contato dental.

 

A ausência de tratamento endodôntico em dentes submetidos a revestimentos estéticos com lentes de contato dental não é uma regra. Existem, sim, situações em que o procedimento pode ser necessário, porém são tão raras que as indicações para remoção da vitalidade dentária sempre serão duvidosas.

 

A exposição das raízes dentárias em dentes com gengivas retraídas, causadas por doenças gengivais ou excesso de força na escovação, podem necessitar de tratamento de canal mesmo para a técnica com lentes de contato dental. Isso porque, muitas vezes, existem desgastes dentários naturais tão profundos nestas raízes que o processo de colagem já é motivo para sensibilidade dentinária residual. Nestes casos não tem jeito mesmo: o tratamento endodôntico preventivo é a melhor solução.

 

Leia mais sobre lentes de contato dental e tratamentos estéticos de impacto com porcelanas:

Voltar para o blog