BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Tratamento para substituir facetas e lentes é segura aos dentes.

facetas-e-lentes-como-remover-e-substituir-capa

Como remover e substituir dos dentes as facetas e lentes de contato dental que não estão harmônicas ou provocam sangramentos às gengivas ? Nesse post, um guia do tratamento para remoção e substituição de facetas e lâminas em porcelana com danos e riscos mínimos aos dentes para pacientes que necessitam substituir facetas feias e sem harmonia – ou facetas  e lentes que estão causando sangramento e problemas nas gengivas. 

 

Por Luís Gustavo Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

Quando os resultados dos tratamentos com facetas e lentes de contato dental são insatisfatórios.

 

São muitos os motivos que influenciam negativamente os tratamentos estéticos de impacto com facetas e lentes de contato dental em porcelana. E uma parcela insatisfeita desses pacientes é frequentemente encontrada nos consultórios. Embora o entendimento estético é sempre uma vontade subjetiva que pode não ser entendida na mesma exatidão entre dentista e paciente, para a maioria dos casos de pacientes insatisfeitos com tratamentos com lentes e facetas em porcelana, o que se observa não é mera questão de subjetividade : dentes revestidos com porcelanas opacas e sem detalhes, ausência de transparência e delicadeza, cores acinzentadas e sem brilho ou laminados muito espessos e grosseiros. Para o paciente que se vê descontente e perplexo com o resultado do seu tratamento, a situação pode ser motivo para muitas noites sem sono.

 

É de se perguntar como, afinal, essas facetas e lentes de contato dental feias e sem harmonia foram parar sobre os dentes desses pacientes. Mas o fato é que em muitas situações o paciente não consegue avaliar sensatamente o resultado final do seu tratamento no momento da cimentação. Ansiedade, confusão e falta de esclarecimentos técnicos sobre estética com laminados estão entre os relatos mais frequentes. O importante é que, além dos problemas de falta de harmonia e estética nos tratamentos com lentes ou facetas, existem tratamentos para remover ou substituir facetas em porcelana sem riscos ou danos aos dentes, levando-os ao seu estado original em algumas situações, ou deixando-os prontos para um novo tratamento – com dentes brancos e bonitos e um sorriso mais harmônico que combine com o seu rosto.

 

 

Os problemas estéticos mais comuns com facetas e lâminas em porcelana.

 

Os problemas estéticos encontrados em muitos tratamentos desastrosos com facetas e lentes de contato dental são muitos e variados, mas as causas para todos eles são duas : falta de planejamento para escolher o laminado ideal – faceta, lente de contato dental ou fragmento cerâmico – e a seleção equivocada de laboratórios de próteses dentárias sem experiências com lentes e facetas em porcelana. Entre os principais problemas estéticos encontrados em tratamentos com facetas e lentes de contato dental, destacam-se estes :

 

ausência de detalhes anatômicos

facetas e lentes muito arredondadas e espessas junto às gengivas

falta de harmonia e alinhamento com lábios e rosto

excesso de volume

facetas e lentes acinzentadas e sem brilho

cores brancas e opacas e sem efeitos de transparência

 

facetas-e-lentes-como-remover-e-substituir-exemplo
Substituindo lentes e facetas com problemas estéticos : exemplo de laminados com problemas de cor e espessura, ausência de transparências e detalhes e falta de harmonia.

 

 

Os problemas de sangramento gengival associado a facetas e lentes de contato dental.

 

Os relatos de sangramento das gengivas associados a facetas e lentes de contato dental não são tão incomuns. Entre as prováveis causas para o sangramento gengival estão a invasão do espaço biológico fundamental – quando as bordas dos laminados estão colocadas muito próximas ao osso que suporta as raízes dentárias, o excesso de espessura ou má adaptação das facetas com a superfície dentária ou, para situações mais raras, alergia ao tipo de cerâmica utilizada – esta última causa carece de comprovação científica. Outra situação que também pode provar o sangramento das gengivas em contato com facetas em porcelana é o desenho desses laminados, que podem dificultar a remoção da placa bacteriana durante a higienização quando mal planejados.

 

facetas-e-lentes-tratamento-para-substiuir-e-trocar
Na seta à esquerda, problemas com bordas muito espessas; na seta à direita, doença gengival associada a laminados cerâmicos.

 

 

Como remover e substituir as facetas e lentes que estão feias ou provocando sangramentos sem riscos os danos aos dentes ?

 

Quando os resultados do tratamentos com facetas dentárias são ruins e feios ou estão provocando sangramentos gengivais, a única solução é a remoção dos laminados. Mas como remover e trocar as facetas e lentes de contato dental ? O problema é que os laminados cerâmicos não podem ser removidos da mesma forma como o dentista remove os braquetes utilizados nos aparelhos ortodônticos : a única forma para remover as facetas e lentes é através do desgaste. Isso significa que o tratamento para remover facetas e lentes é trabalhoso, demorado e bastante delicado. Além disso, é preciso que os desgastes durante a remoção sejam precisos para que a superfície dentária não seja atingida – o que, na prática, pode ser impossível. Mas, não se preocupe : os desgastes eventuais são mínimos comparados aos realizados no tratamento para a instalação dos laminados.

 

Após o desgastes dos laminados, é preciso remover o cimento responsável pela adesão dos facetas e lentes de contato dental aos dentes. Este é o ponto mais cuidadoso, e que pode ser feito sem risco de desgastes aos dentes. O procedimento consiste em remover o cimento adesivo com  borrachas ou materiais abrasivos utilizados no polimento de resinas compostas. É por isso que o processo de remoção das facetas dentárias é tão demorado. Por outro lado, oferece segurança e preservação à estrutura dental.

 

 

A técnica para reparar as facetas e lentes sem remover ou trocar os laminados.

 

Em algumas situações é possível reparar e readequar estética e anatomicamente as lentes e facetas dentárias sem a necessidade de removê-las dos dentes. As técnicas mais recentes com laminados finos utilizam cerâmicas que podem ser reajustadas com brocas – semelhante ao tratamento com facetas em resina – e então polidas, conferindo um aspecto de brilho e lisura semelhantes aos dentes naturais. O problema é que nem todos os casos podem se beneficiar dessa técnica. Para que seja possível realizar o procedimento de reparo das lentes e facetas dentárias são necessárias algumas condições muito específicas, como a utilização de cerâmicas feldspáticas como material básico de composição dos laminados e um mínimo de detalhes de transparência e cor. Infelizmente são poucos os casos de pacientes insatisfeitos com os resultados dos seus tratamentos com facetas e lentes de contato dental que podem se beneficiar desta técnica dado o elevado grau de déficit estético dos laminados.

 

 

As situações em que os dentes podem voltar ao seu estado original, dispensando um novo tratamento com lentes ou facetas laminadas.

 

A técnica com facetas laminadas e lentes de contato dental é a mais relacionada com problemas estéticos nos tratamentos mais radicais de transformação. Na maioria dos casos o que se vê são lentes de contato dental feias, grosseiras, sem detalhes anatômicos e sem transparência. Por outro lado, a boa notícia : é possível, para muitos casos, a remoção completa desses laminados com danos mínimos aos dentes. A partir, cabe ao paciente optar por um novo tratamento com laminados cerâmicos, ou deixar que seus dentes voltem ao estado inicial antes do revestimento com as lentes em porcelana.

 

 

Os procedimentos imediatos após a remoção dos laminados cerâmicos em dentes desgastados.

 

Após a remoção das lentes ou facetas e do cimento utilizado na sua adesão aos dentes, o dentista observa a qualidade do esmalte dentário. Em algumas ocasiões ele pode estar próximo ao estado original anterior ao tratamento para colagem e cimentação definitiva realizada na última consulta do tratamento. Esta situação favorável é encontrada apenas nos tratamentos com lentes de contato dental em porcelana, já que os únicos danos aos dentes nesta técnica são provocados durante os procedimentos de colagem , já que esses tratamentos não exigem desgastes sobre a superfície dos dentes. Entretanto, quando o que se vê são dentes cujos esmalte e dentina foram desgastados, é hora de decidir quais passos serão tomados em seguida para proteger os dentes enquanto o paciente aguarda por um novo tratamento. Opções imediatas :

 

• facetas em resina

Uma boa opção pode ser o tratamento com facetas em resina. Embora a durabilidade menor do que os laminados cerâmicos, a técnica oferece solução rápida e com boa qualidade estética para muitos casos. Casos mais intensos de modificação da cor e forma, entretanto, só podem ser solucionados com facetas ou lentes de contato em porcelana.

 

• provisórios em resina

A técnica com provisórios em resina é a segunda opção. Utilizada coo provisórios imediatos após os ajustes sobre os dentes, pode ser utilizada pelo período necessário para o paciente planejar, com calma e segurança, o seu novo tratamento.

 

Repensando o tratamento após a remoção as facetas e lentes : planejamento e atenção na qualidade dos laminados.

 

O planejamento é a parte mais importante do tratamento com facetas e lentes de contato dental. É através dele que o dentista seleciona o tipo de laminado mais indicado para o seu tratamento – produzindo menores desgastes sobre as superfícies dos dentes ou, quando possível, eliminando-os ( técnica com lentes ). O planejamento também permite utilizar, simultaneamente, facetas e lentes de contato dental em um mesmo tratamento. Outra função importante do planejamento são as simulações digitais e sobre modelos. Além de auxiliar o dentista na escolha da melhor solução, também serve como instrumento de comunicação entre dentista e paciente para que o resultado final do tratamento satisfaça ao grande interessado nas correções estéticas : o paciente.

 

O outro ponto fundamental para o sucesso nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental é o controle da qualidade dos laminados cerâmicos através da seleção mais criteriosa do laboratório de prótese dentária que confeccionará as lentes ou facetas em porcelana. As porcelanas para uso com laminados apresentam variações na sua composição e diferença de qualidade que varia conforme o fabricante. A escolha do material errado, a baixa qualidade da cerâmica utilizada e a falta de habilidade manual do protético influenciam negativamente no resultado final do tratamento. Seria até mesmo possível afirmar que, no Brasil, entre quatro ou cinco laboratórios de próteses dentárias estariam aptos a confeccionar com precisão todos os detalhes anatômicos e de transparência, fluorescência e difusão de cores imprescindíveis aos tratamentos com facetas e lentes de contato dental em porcelana.

 

O mais importante, no final das contas, é não entrar em desespero. A maioria dos casos de transformações e alterações mais radicais com lentes ou facetas em porcelana são bem sucedidos e entregam dentes mais brancos e bonitos e sorrisos ainda mais harmônicos. Agora que você já sabe como remover e substituir lentes e facetas em porcelanas com problemas com mínimo risco aos dentes, planeje com calma o seu tratamento, escolha o melhor laboratório de prótese e entre com segurança e decisão na hora de aprovar o resultado final do seu tratamento. Os tratamentos com facetas e lentes de contato valem a pena.

 

 

Saiba mais sobre remoção de facetas e tratamentos com laminados :

Voltar para o blog