BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Lente de contato dental não é a única técnica utilizada por famosos.

lente de contato dental famosos post

Transformações marcantes do sorriso na técnica com lente de contato dental entre famosos e artistas vieram para ficar. O problema é que o segredo para dentes brancos e harmônicos depende, na verdade, de outras técnicas e tratamentos.

 

por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela Ufrgs, em Porto Alegre.

 

 

A falsa ideia que associa lente de contato dental com sorrisos estonteantes em famosos pode trazer muita dor de cabeça.

 

De um lado, famosos e artistas com sorrisos brancos e perfeitamente harmoniosos, estampando capas de revistas, jornais e mídias eletrônicas. Do outro, explicações detalhadas das infinitas possibilidades nos tratamentos com lentes de contato dental para transformação da forma e cor do sorriso. Tudo muito sofisticado e glamouroso. Pena que a associação entre as duas coisas quase nunca é verdadeira.

 

Os tratamentos para transformação de sorrisos amarelados e sem harmonia, popularizados por artista e famosos, são mais complexos do que podem parecer. Clareamentos dentários realizados à exaustão, técnicas radicais com laminados cerâmicos (porcelanas), simulações digitais sobre modelos e mockups, condicionamento dessensibilizante e outros procedimentos são parte do segredo dos midiáticos. Para cada dente, indicações e procedimentos tão personalizados que fazem de cada superfície dentária um tratamento independente.

 

E é exatamente aqui que entra a associação errada do uso exclusivo de lentes de contato dental no sorriso de artistas e famosos. É que são tão raras as indicações exclusivas à técnica com lente de contato dental para transformações radicais do sorriso que procedimentos desse tipo são vistos como exóticos. Entender como é realizado o tratamento em famosos e artistas pode evitar o crescimento número de pacientes frustrados com o resultados obtidos com lentes de contato dental.

 

lente de contato dental famosos problemas
Falta de harmonia, delicadeza e transparências são problemas frequentes às indicações errradas nos tratamentos com lentes com faceta e lente de contato dental

 

 

As indicações que funcionam exclusivamente na técnica com lente de contato dental.

 

As limitadas situações para indicação das lentes de contato dental dá uma dimensão mais exata de como a maioria dos sorrisos de famosos e artistas é produzidas por tratamento mais complexos e que misturam diversas técnicas, como as facetas laminadas em cerâmica (porcelana). O importante é saber, entretanto, que quando instaladas sobre dentes e sorrisos corretamente indicados para a técnica, os resultados são harmônicos e capazes de excelentes transformação na forma e cor do sorriso.

 

✓ fechamento de espaços entre dentes (diastemas)

A indicação mais usual para a técnica com lente de contato dental, o fechamento de espaços entre os dentes, traz bons resultados nas situações isoladas (fechamento de espaço entre os dentes incisivos centrais) ou múltiplas (correção de dentes com discrepância no tamanho entre arcada e dentes).

 

✓ correções suaves na forma e cor

Pequenas correções na forma de dentes, como alongamento em dente único ou modificação das bordas, e até mesmo alterações suaves para cores mais claras são indicações comuns e que, combinadas com tratamento clareador, entregam resultados marcantes e harmônicos.

 

✓ aumento de volume em um único dente

Por vezes, um único dentes está posicionado mais internamente em relação a outros dentes na arcada. E esta é uma indicação para correção interessante como a técnica com lente de contato dental. O aumento de volume completo em todos os dentes é uma indicação rara e passível de resultados desastrosos.

 

✓ recobrimento completo em situações muito específicas

Em casos muito isolados, o recobrimento completo com lentes de contato dental entrega resultados excelentes. Um exemplo são as arcadas cujos dentes anteriores estão inclinados para dentro e possuem múltiplos espaços entre eles.

 

lente de contato dental famosos fragmentos cerâmicos
Indicação clássica para o tratamento completo com lentes de contato dental.

 

 

Quando o tratamento estético com técnica única com lente de contato dental não entrega bons resultados.

 

Se as indicações limitadas para a técnica com lente de contato dental são uma ideia mais ampla das possibilidades para a correção do sorriso, as contra-indicações permitem uma visão ainda mais clara para entender como o uso da lente de contato dental no sorriso de famosos pode não ser verdadeiro para a maioria dos casos conhecidos.

 

✓ tratamentos para cores extremamente claras

Quando cores muito claras é o que interessa no sorriso, é bom evitar o tratamento com lentes de contato dental para não sair frustrado do consultório odontológico. O tratamento só dá resultado quando os dentes abordados já possuem cores claras (A2) e pequenas necessidades de correção podem ser atendidas pela técnica.

 

✓ correções de cor em dentes manchados por antibióticos

Dentes acinzentados e manchados por antibióticos ou causas congênitas são desafios aos tratamentos estéticos em odontologia. Para esse casos, o tratamento com facetas laminadas em porcelana é a técnica resolutiva.

 

✓ transformações marcantes na forma (dentes tortos e inclinados)

Um outro erro de indicação é a tentativa de equalizar a forma e harmonia em dentes tortos e desalinhados com a técnica com lente de contato dental.

 

✓ correção de cor em dentes escurecidos por tratamento de canal

O escurecimento excessivo observado em dentes com falhas no tratamento de canal pode ser impossível para ser mascarado com a técnica com lente de contato dental.

 

lente de contato dental famosos antibiotico
Macnhamento por antibioticos e outros desafios no tratamento de cor não são indicados para o tratamento com lente de contato dental.

 

 

Uso combinado de técnicas com laminados cerâmicos: o segredo do sorriso de famosos.

 

O segredo para sorrisos marcantes entre famosos e artistas vai muito além do uso único da técnica com lente de contato dental. Tratamentos sofisticados e resolutivos são feitos, na verdade, com a combinação dos 3 principais tipos de laminados cerâmicos: facetas laminadas, lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos.

 

A lente de contato dental é uma das variações técnicas dos laminados cerâmicos. Mais fina e delicada do que a faceta laminada, tem como principal vantagem a ausência de desgastes dentários sobre a superfície dos dentes para produzir todo o seu potencial. Jà a faceta laminada, mais espessa e que utiliza-se de desgastes para ajustar-se aos dentes, permitem alterações radicais na forma e cor do sorriso (transformações do sorriso).

 

A ideia para tratamentos mais sofisticados, portanto, é individualizar as necessidades. Em outras palavrasm para cada dente, um tipo de técnica personalizado de técnica. É possível encontrar sorrisos com lentes, facetas e fragmentos cerâmicos (versão fragmentada da lentes de contato dental), resolvendo problemas específicos de cor e forma de cada dente. É por isso que é tão raro tratamentos que utilizam apenas lentes de contato dental, principalmente os sensacionais sorrisos vistos em famosos e artistas.

 

lente de contato dental famosos indicação
Segredo do sorriso de famosos com lentes de contato dental: tratamento com facetas, lentes de contato dental e fragmentos cerâmicos.

 

 

Fragmento cerâmico: delicadeza e segurança para tratamentos sofisticados.

 

A versão mais recente, segura e otimizada dos laminados cerâmicos é a técnica com fragmento cerâmico. Esse pequeno e delicado dispositivo cerâmico é uma fração de uma lente de contato dental ou faceta laminada que recobre e restaura apenas a parte do dente que necessita de correção estética. E o mais incrível dessa técnica muito utilizada no sorriso de famosos e artista é que ela pode ser utilizada até mesmo para transformações marcantes do sorriso.

 

O fragmento cerâmico, diga-se antes, é uma técnica que exige experiência na execução e planejamento. Se por um lado ela é a técnica mais apropriada para correções parciais, por outro também é a mais difícil de ser executada. Mas vale a pena superar as barreitas técnicas. O fragmento cerâmico é o auge da técnica com porcelanas para tratamentos de transformação do sorriso, e que atualmente esta presente sobre os dentes da maioria dos novos procedimentos em famosos e artistas.

 

Outra grande sacada para o uso de fragmentos cerâmicos é o seu uso complementar nos tratamentos com lentes de contato dental e facetas laminadas. O mais correto é dispor das 3 técnicas para individualizar as necessidades de correção e alteração da cor e forma de cada dente.

 

 

E o que acontece quando as lentes de contato dental são mal indicadas?

 

Frustração, problemas e contratempos. Dentes com cores diferentes entre si, bordas espessas junto a gengivas, dentes muito volumosos e desarmônicos são erros comuns no tratamento com lente de contato dental. Certamente, bem diferente do que você vê no sorriso de famosos com lentes de contato dental, fragmentos e facetas laminadas.

 

A pior parte da situação começa na hora de substituir as lentes de contato dental que ficaram feias e sem harmonia. Isso porque o tratamento acarreta em desgastes dentários nos delicadíssimos procedimentos de remoção dos laminados sobre os dentes. Além dos transtornos, mais custos e estresse na busca de soluções estéticas para o problema. Uma incomodação mais comum do que pode parecer.

 

lente de contato dental famosos fragmentos faceta em resina
Erros em tratamentos estéticos são comuns também no tratamento com facetas em resina.

 

 

Cirurgia plástica gengival e clareamento dental extremo: dois detalhes que fazem toda a diferença.

 

Os tratamentos mais incríveis no sorriso de famosos têm outros segredos que quase ninguém conta: cirurgia plástica gengival e tratamento para clareamento dental mais intenso e prolongado. E a diferença nos resultados em pacientes que incluem esses procedimentos nos tratamentos com laminados cerâmicos fazem toda a diferença.

 

A cirurgia gengival para redesenho e nivelamento das gengivas otimizam resultados em tratamentos mais radicais. Procedimento comum no redesign do sorriso em famosos e artistas, a cirurgia plástica gengival relaciona e harmoniza dentes e gengivas com lábios e face. O sorriso gengival, por exemplo, é uma indicação indispensável para o tratamento com laminados cerâmicos.

 

Já o clareamento dental é mais do que essencial no tratamento do sorriso com laminados cerâmicos. O segredo da técnica para clareamento dental no tratamento com facetas e lentes de contato dental em famosos é artistas é que ele é realizado com a combinação da técnica profissional com a caseira, sendo esta última realizada por períodos que podem ser superiores a 30 dias. E os resultados costumam levar os dentes a cores extremamente claras e sofisticadas.

 

 

Dicas para quem quer um sorriso igual ao de famosos e artistas sem arcar com custos muito elevados.

 

E se já sabemos que não é apenas com lentes de contato dental que famosos e artista constroem sorrisos deslumbrantes, é preciso saber que muitos outros procedimentos também contam para o sucesso final do tratamento.

 

O tratamento dos dentes inferiores com laminados cerâmicos não são frequentes como acontece com os superiores. Entretanto, procedimentos planejados para facetas e lentes de contato dental muito claras em dentes superiores precisam levar em contato a diferença de cor final entre dentes superiores e inferiores. Até um tom de diferença é possível harmonizar sorrisos – acima disso, as diferenças são discrepantes e atuam negativamente no resultado estético do tratamento.

 

As restaurações dentárias com resina ou porcelana não podem ser esquecidas. Tanto para a substituição de restaurações metálicas escuras (amálgama de prata) quanto para detalhes em dentes anteriores posteriores ou inferiores, é possível melhorar os resultados nos tratamentos com clareamentos dentários intensos e laminados cerâmicos personalizados para cada dente.

 

E por último, vai uma dica mais do que essencial: você procura por tratamentos que vão melhorar ainda mais a beleza do seu sorriso natural, evite os tratamentos com facetas laminadas. Desgastes dentários sobre dentes são indicados para sorrisos com grande déficit na forma e cor dos dentes.

 

Saiba mais sobre tratamentos com facetas laminadas, lentes de contato e clareamento dentário com os seguintes posts:

Voltar para o blog