BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária com encaixe traz mais estética à ponte móvel.

protese dentaria encaixe blog post

A prótese dentária com encaixe é uma técnica que pode ser essencial para eliminar grampos metálicos e trazer mais estética à prótese dentária removível (ponte móvel). Conheça as indicações, vantagens e problemas na indicação desta técnica antiga mas ainda efetiva.

 

por Luís Gustavo Leite, dentista especializado em próteses dentárias pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

Prótese dentária removível com encaixe, mais estética e conforto para portadores de pontes móveis.

 

A vida do portador de prótese dentária removível é cheia de desafios. Dores e dificuldades para mastigar alimentos, estética do sorriso deficiente e insegurança ao falar são apenas alguns dos contratempos enfrentador pelo usuário de dentadura ou ponte móvel. Mas para minimizar as dificuldades de alguns destes indivíduos, a prótese dentária com encaixe pode ser a solução mais apropriada.

 

A prótese dentária com encaixe pode ser utilizada tanto na técnica com fixa quanto removível. Mas é no tratamento com ponte removível que os benefícios do dispositivo de encaixe traz mais vantagens. Mas para aproveitar todas as vantagens da técnica, é preciso estar atento às limitações e problemas que estes dispositivos trazem consigo . Assim, antes de partir logo para o tratamento, aprenda algumas informações básicas sobre a técnica para evitar frustrações com os resultados finais do tratamento.

 

protese dentaria removivel com encaixe
Detalhe (sta azul) de sistema de encaixe em que o grampo metálico dá-se apenas na parte interna na ponte móvel.

 

 

Indicações e vantagens da técnica.

 

A prótese dentária móvel com encaixe pode ser indicada para  reabilitar a ausência de dentes nas arcadas superior e inferior. A indicação mais comum vão para os indivíduos que ainda possuem dentes na região anterior da arcada mas apresentam-se completamente desdentados na região posterior. Ainda assim, veja as principais indicações esta técnica antiga mais ainda essencial ao dentista especializado em prótese dentária.

 

✓ eliminar o grampo metálico que envolve dentes em áreas estéticas (visíveis);

 

✓ diminuir riscos para deslocamentos de pontes móveis ao mastigar ou falar;

 

✓ melhorar a mastigação em indivíduos completamente desdentados na área posterior das arcadas superior e inferior;

 

✓ alternativa para melhorar a saúde oral em indivíduos que não podem se submeter a procedimentos com implantes dentários;

 

✓ aproveitar a presença de dentes anteriores que já possuem próteses dentárias fixas em porcelana instaladas.

 

ponte móvel com encaixe
Detalhe de união entre ponte móvel e prótese dentária fixa em porcelana.

 

 

Como o tratamento com ponte móvel com encaixe funciona.

 

O segredo de funcionamento do tratamento com prótese dentária removível com encaixe está na apreensão do dispositivo móvel a duas ou mais coroas fixas em porcelana. Difícil de entender? Até pode ser no início, mas não é preciso conhecimento em odontologia para ver como a ponte móvel com encaixe funciona.

 

A técnica é substituir os grampos que envolvem dentes anteriores por pinos que encaixam-se em dispositivos unidos a dentes. Esses encaixes, difíceis de serem percebidos ao sorrir ou falar, são fundidos à prótese dentária fixa metalocerâmica durante a confecção de ambos os dispositivos protéticos.

 

A estabilidade da prótese dentária com encaixe dá-se pelo embricamento milimétrico ao inserir a ponte móvel na arcada dentária. O processo, fácil, pode se realizado até mesmo por idosos com baixa coordenação motora. E os cuidados finais ficam apenas por conta da higienização do dispositivo móvel, que requer instrumentos de limpeza adequados para evitar acúmulos de restos alimentares e formação de odores desagradáveis.

 

 

As limitações e problemas não são restritos aos encaixes.

 

A prótese dentária com encaixe para tratamento com ponte móvel tem tantas limitações quanto vantagens. A mais óbvia delas é a necessidade de coroas protéticas fixas em porcelana – no mínimo duas – para localizar a parte fêmea dos encaixes. Além de custos extras, a técnica pode necessitar desgastar dentes sem restaurações ou dispositivos protéticos fixos antigos.

 

Mas as limitações da prótese dentária com encaixe não ficam apenas por conta de custos adicionais e desgastes dentários extras. Indivíduos com doenças gengivais com retração gengival severa ou dentes com mobilidade dentária excessiva podem ter dificuldade na aceitação estética e de adaptação ao dispositivo removível.

 

Outra questão que pode incomodar os portadores de ponte móvel com encaixe é a durabilidade menor do dispositivo comparado às técnicas tradicionais com dentaduras e próteses dentárias fixas em porcelana. Ainda assim, e apesar dos custos mais elevados da técnica, o tratamento com encaixes é a solução ideal para muitos casos – e que pode ser exatamente o seu.

 

protese dentaria protocolo encaixe
Prótese dentária protocolo tipo overdenture.

 

 

Durabilidade maior é ponto de destaque.

 

A durabilidade elevada da prótese dentária com encaixe, comparada às técnicas tradicionais com ponte móvel, é um dos pontos fortes do dispositivo. A isto deve-se o sistema de encaixes que, além de evitar danos aos dentes que suportam os grampos metálicos, são mais resistentes à fraturas por quedas ou durante o uso.

 

 

Associação à prótese dentária fixa em porcelana traz estética marcante.

 

A técnica que utiliza próteses dentárias fixas em porcelana, utilizada para estabilizar a ponte removível tanto inferior e anterior, pode ser utilizada concomitante a procedimentos com tratamento extensos que pônticos e coroas fixas. Harmonizando cores e formas de dentes, é ideal para transformações do sorriso em pacientes com dispositivos protéticos removíveis.

 

A zircônia é um material estético e resistente utilizada para resultados estéticos mais marcantes em procedimentos que vão de coroas dentárias fixas em porcelana a dentaduras fixas e pônticos protéticos. Apesar das vantagens deste material estético e resistente, ele não pode ser utilizado na técnica com prótese dentária com encaixe – é por este motivo que esta técnica é indicada para ser localizada apenas em áreas não estéticas.

 

O tratamento combinado com próteses dentárias fixas sem metal e dispositivos protéticos com encaixe são indicados para pacientes exigentes com os resultados estéticos. Os custos, frequentemente elevados, recuperam dentes e sorrisos esteticamente comprometidos e associados à ponte removível solta e que está machucando as gengivas.

 

 

Prótese dentária protocolo com encaixe.

 

A prótese dentária tipo protocolo, também conhecido como dentadura fixa sobre implantes dentários, é um dispositivo bastante utilizado para reabilitar arcadas dentárias completamente desdentadas. Nesta técnica, a prótese pode ser removida pelo próprio paciente a qualquer momento (removível) ou então ser rigidamente fixa aos implantes dentários através de parafusos.

 

O uso de encaixe protético na técnica com protocolo traz algumas vantagens, como a facilidade para higienização do dispositivos e gengivas, preço mais em conta e viabilidade para tratamentos com poucos implantes dentários e com áreas com grande reabsorção óssea.

 

protese dentaria overdenture
Prótese dentária protocolo tipo overdenture: tratamento que pode ser realizado com apenas quatro implantes dentários ossointegrados.

 

 

Preço da prótese dentária com encaixe requer atenção.

 

O preço da prótese dentária com encaixe na técnica com ponte móvel pode ser motivo para indicações inadequadas. Isso porque, devido ao preço mais elevado do dispositivo, em algumas situações os custos finais do tratamento podem ser próximos à reabilitação dos dentes ausentes com próteses dentárias fixas a implantes ósseointegrados.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária com encaixe na técnica removível (ponte móvel):

Voltar para o blog