BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese móvel com grampo “invisível”: indicações, prós e contras.


A prótese dentária removível com grampo “invisível” pode trazer um sorriso mais estético e natural. Conheça as indicações, prós e contras da prótese móvel com grampo invisível e verifique se esta técnica é compatível com suas necessidades.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e periodontia (gengivas), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese móvel com grampo “invisível”, mais estética ao seu sorriso.

 

Os desafios estéticos e de mastigação impostos ao portador de prótese dentária removível com grampo metálico são grandes. Para muitos destes indivíduos, problemas nutricionais e estomacais associados à dificuldade de trituração dos alimentos ou baixa autoestima são até sinônimos desta técnica tão antiga para repor dentes extraídos. 

 

A prótese dentária móvel com grampo invisível é uma alternativa à técnica tradicional com metal que pode recuperar a harmonia do sorriso. Também conhecida como prótese dentária flexível ou de silicone, ela apresenta as partes em contato com gengivas confeccionadas com material estético em cores semelhantes a gengivas ou dentes – motivo pelo simpático apelido de “invisível”.

 

A prótese móvel com grampo estético ou invisível, apesar das vantagens estéticas evidentes, exige, por outro lado, indicações precisas e atenção com relação aos seus prós e contras – como a adaptação mais lenta e a mastigação menos eficiente. E é exatamente para elucidar as dúvidas a respeito deste dispositivo protético – e evitar frustrações com os resultados finais do tratamento – que este postagem é dedicada. 

 

prótese dentária com grampo estético ou invisível
O termo “invisível” vem da dificuldade em visualizar o grampo de retenção confeccionado em cores que imitam gengivas ou dentes.

 

 

Indicações da prótese móvel com grampo invisível.

 

Portadores de prótese dentária parcial removível vêem na técnica com grampo invisível uma solução rápida e com preço baixo para eliminar os grampos metálicos que aparecem ao falar ou sorrir. Entretanto, é preciso estar atento às limitações desta versão flexível dada às suas menores indicações – principalmente com relação à adaptação e menor eficiência mastigatória.

 

Conheça as principais indicações da prótese móvel com grampo invisível ou estético:

 

  indivíduos alérgicos ao metal utilizado em prótese dentária removível;

 

  arcadas dentárias com poucas perdas dentárias (máximo 4 dentes ausentes);

 

  uso provisório em pacientes em tratamento com implantes dentários;

 

  crianças ou adolescentes com perdas dentárias em área estética;

 

 

Prós e contras da prótese móvel com grampo invisível.

 

Além das indicações, conhecer os prós e contras da prótese móvel com grampo invisível é importante para verificar se esta técnica pode, como promete, recuperar a estética do seu sorriso sem prejudicar a mastigação ou fonação. Vamos a elas:

 

prós

melhora na estética do sorriso;

 

contras

menor eficiência mastigatória;

 

indicações restritas;

 

adaptação lenta para fonação e mastigação;

 

✓ maior espessura das partes interna;

 

dificuldade para reparos após fratura por quedas;

 

danos às gengivas e ossos – e risco para câncer bucal – quando utilizada sem indicação.

 

prótese dentária flexível indicações prós e contras
Prós e contras da prótese móvel com dente estético maior extensão e espessura das partes internas são desvantagens desta técnica.

 

 

Uso contraindicado pode trazer danos dentários, ósseos e gengivais irreversíveis.

 

A contraindicação da prótese móvel com grampo estético não significa que o dispositivo não possa ser utilizado. Na verdade, a maioria das próteses dentárias grampos metálicos pode ser substituídos pela técnica flexível. O problema é que as consequências do uso forçado deste tipo de dispositivo protético, muitas delas irreversíveis, só aparecem após alguns anos de uso.

 

O uso da prótese dentária flexível para casos não indicados frequentemente resulta em danos à saúde oral. Os menores ocorrem aos dentes, já que a flexibilidade maior do dispositivo causa até menos problemas comparados à versão em metal. Já as lesões crônicas à gengivas – de pequenos desconfortos a cortes maiores – e perda óssea acentuada podem trazer danos severos, perigosos e irreversíveis.

 

O uso de prótese dentária removível mal adaptada – incluindo dentaduras – está associada ao aumento na incidência (risco para aparecimento) do câncer bucal. A causa para isto são as frequentes e imperceptíveis lesões às gengivas (mucosa oral) provocadas pela desadaptação do dispositivo protético que podem transformar-se em displasias, um tipo de lesão pré-cancerígena bastante perigosa.

 

A prótese móvel com grampo invisível utilizada em situações contraindicadas traz os mesmo efeitos danosos provocados por dispositivos protéticos desadaptados. O mais importante é saber que a contraindicação não implica na impossibilidade de uso do dispositivo, e sim em riscos elevados para danos dentários, perdas ósseas e lesões preocupantes em gengivas e mucosas.

 

prótese dentária removível com grampo estético
Apesar da estética complicada, prótese dentária removível com grampo metálico traz partes internas mais finas e resistentes.

 

 

Prótese inferior tem indicações ainda mais restritas.

 

Pesquisas científicas há muito vem demonstrando a dificuldade para adaptação de dentaduras e ponte móvel às arcadas inferiores. Menor quantidade de osso de suporte, presença da língua e ausência de dentes posteriores para suporte das cargas mastigatórias são exemplos de fatores que atuam negativamente no sucesso de tratamentos com dispositivos protéticos nestas regiões.

 

A prótese móvel com grampo invisível, da mesma forma, tem indicações restritas às arcadas inferiores. Pouca eficiência mastigatória e pequenas lesões podem passsar despercebidas pelos portadores deste tipo de dispositivo removível. As melhorias estéticas evidentes desta técnica não podem ultrapassar os limites fisiológicos e de adaptação para evitar lesões perigosas e problemas dentários futuros.

 

 

Durabilidade da prótese dentária removível com grampo invisível.

 

Compara à técnica com metal, a prótese móvel com grampo estético apresenta menor durabilidade. Perda do brilho e flexibilidade das partes flexíveis aparecem com uso e exigem atenção com relação à limpeza – os polímeros utilizados na sua construção facilitam o acúmulo de bactérias associadas a doenças como a candidíase oral.

 

Por outro lado, a baixa durabilidade desta técnica pode ser irrelevante dado o fato de que todo dispositivo protético removível precisa ser trocado, no máximo, a cada 4 anos. Adiar a susbtituição de prótese dentária removível está associada a problemas dentários e aumento na velocidade de perda óssea nas áreas com perdas dentárias.

 

Os dentes acrílicos utilizados para repor dentes extraídos nas técnicas removíveis contam com materiais mais resistentes e estéticos que minimizam desgastes. Além de proporcionarem estética dental mais natural, mantém a eficiência mastigatória por maior tempo devido aos desgaste mais lento do seu material – uma informação que precisa ser levada em conta durante o orçamento do tratamento.

 

prótese dentária com grampo estético problemas
Dispositivos de flexibilidade ajudam na adaptação e durabilidade da prótese dentária flexível com grampo invisível.

 

 

Dicas e passo-a-passo da prótese com grampo estético.

 

Se no seu caso a substituição da ponte móvel pela técnica com grampo invisível está corretamente indicada, aqui vão algumas dicas para melhorar os resultados estéticos e entender.

 

Quanto tempo leva o tratamento com prótese móvel com grampo estético? Na maioria dos casos, são necessários 21 dias entre as moldagens iniciais e a instalação do dispositivo protético. Testes estéticos e modificações nos dentes podem prolongar o tempo de tratamento e precisam ser levados em conta se a substituição é motivo urgente.

 

Já com relação às dicas, basta decorar algumas delas para que a recuperação estética seja mais eficiente e livre dos temíveis grampos metálicos tão associados à perda de autoestima:

 

só inicie o tratamento se o caso é indicado para a técnica com grampo invisível;

 

os grampo de retenção podem ser feitos na cor das gengias e dentes – selecione corretamente;

 

selecione dentes com materiais mais resistentes a desgastes;

 

fique atento à adaptação mais lenta do tratamento;

 

modificações posteriores nos dentes não são possíveis nesta técnica – certifique-se da aprovação estética antes de finalizar o tratamento.

 

prótese dentária fixa em porcelana pôntico
Prótese dentária fixa em porcelana, na técnica em pôntico dentário: ideal para substutuir dispositivos protéticos removíveis.

 

 

Prótese dentária fixa em porcelana é a técnica ideal.

 

A prótese dentária removível, seja na técnica com ponte dentária móvel ou dentaura, é um dipositivo protético com limitações estéticas e funcionais indicada a indivíduos sensíveis ao preço mais elevado de tratamentos com prótese dentária fixa em porcelana.

 

A prótese dentária fixa em porcelana traz resultados estéticos e funcionais superiores às técnicas móveis. Mais durável, pode ser fixa sobre dente naturais na técnica com pôntico dentário ou sobre implantes dentários, dependendo do caso. 

 

Exitem vários tipos de prótese dentária fixa em porcelana para otimizar ainda mais os resultados estéticos do tratamento. Exemplos disso são a prótese dentária em zirônia ou porcelana pura, versões em metal indicadas para transformações estéticas de impacto que podem ser combinadas com procedimentos com lentes de contato dental ou facetas dentárias em porcelana.

 

De qualquer forma, muitos indivíduos ainda dependem dos dispositivos protéticos móveis para recompor a estética e função do seu sorriso. Em tempos de procedimentos tão sofisticados como os laminados cerâmicos vistos nas populares transformações do sorriso em artistas e famosos, ainda é possível recuperar a autoestima e mastigação de quem não pode dispor dos preços mais elevados destes tratamentos.

 

Saiba mais sobre prótese dentária flexível.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog