BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Prótese dentária fixa: melhor material e técnica explicados.

prótese dentária fixa post blog

Prótese dentária fixa explica o melhor material e técnica para tratamentos em porcelana, porcelana pura e zircônia. Com dicas sobre indicações, prós e contras, durabilidade, estética e preço sobre diversos tipos de próteses dentárias disponíveis.

 

Luís Gustavo Leite é dentista especialista em próteses dentárias e gengivas (periodontia), ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Prótese dentária fixa, da coroa ao pôntico protético.

 

Tratamentos estéticos de impacto com lentes de contato dental e facetas de porcelana são conhecidos pelas correções marcantes na cor e forma do sorriso de artistas e famosos. E para alcançar resultados semelhantes na técnica com prótese dentária fixa, novas técnicas e matérias recém introduzidos exigem informações mais aprofundadas ao selecioná-los.

 

Por prótese dentária fixa entenda vários tipos de dispositivos como coroas protéticas (também conhecidas como pivôs) presas sobre dente natural ou implantes dentários, próteses dentárias adesivas ou anda o pôntico dentário – este, fixo sobre dois ou mais dentes com o objetivo de recuperar áreas com dentes ausentes (extraídos).

 

Atualmente, os materias disponíveis para coroas e pônticos dentários são a porcelana – o termo correto é cerâmica odontológica – sobre metal, porcelana pura, porcelana sobre zircônia ou ainda a zircônia pura. Apesar das propriedades e indicações distintas, mesmo ao dentista especializado em prótese dentária fixa pode haver confusão na hora da seleção.

 

É exatamente para auxiliar na seleção de técnica e material ideal no tratamento com prótese dentária fixa que este artigo foi elaborado. Questões que vão além das indicações, prós e contras comentam dúvidas sobre durabilidade, tempo de tratamento e resultados estéticos que, com certeza, fazem toda a diferença.

 

prótese dentária fixa qual material é melhor
Prótese dentária fixa: diferença estética depende do material utilizado (porcelana sobre zircônia ou metal)

 

 

Prótese dentária fixa ou móvel?

 

Prótese dentária fixa ou móvel, qual delas é melhor? Para a maioria dos indivíduos, esta pergunta pode não fazer muito sentido. Mas para muitos pacientes com diversas perdas dentárias, ainda é preciso discutir, sim, as indicações, prós e contras de cada tipo para verificar como elas podem se encaixar em seus orçamentos.

 

Relatos de dentistas sobre dificuldades com tratamentos com prótese dentária móvel são cada vez mais frequentes. A cada dia, menos laboratórios disponibilizam serviços destes tipos, dificultando ainda mais a entrega de trabalhos que atendam às exigências estéticas e de mastigação dos pacientes desdentados. Um problema que vai na contra-mão do elevado número de indivíduos que aindam depende desta técnica.

 

A prótese dentária fixa é superior à prótese dentária removível seja no quesitos durabilidade, eficiência mastigatória ou resultados estéticos. O aumento recente na procura por prótese dentária flexível, também conhecida como técnica com grampo invisível, é resultado mais da exigência por procedimentos odontológicos mais estéticos do que melhoras nas características deste tipo de dispositivo protético móvel – cujas limitações e indicações continuam a frustrar pelos resultados.

 

Preço mais elevado e limitações à técnica fixa – como doença periodontial (perda óssea) severa – são fatores que, por ora, justificam o tratamento com dispositivos protéticos móveis.

 

 

Prótese dentária fixa: melhor técnica.

 

Tratamentos com prótese dentária fixa podem exigir diversas consultas até serem finalizados. E quando o número de dentes perdidos é extenso, é bom reservar algumas semanas extras para que todos os detalhes envolvidos nestes procedimentos não sejam atropelados pela pressa em ver tudo pronto.

 

Existem variações técnicas que vão da seleção de dispositivos protéticos e moldagens ao emprego de equipamentos digitais para fresagens. De forma geral, o tempo é o fator que mais varia com mudanças nas técnicas de trabalho – a qualidade estética é um fator que depende menos da sofisticação de procedimentos odontológicos.

 

Além disso, a seleção correta do material para prótese dentária fixa e, ainda mais, de um laboratório de prótese dentária com referência em trabalhos estéticos marcantes são mais importantes do que técnicas para moldagens ou simulações de tratamentos, por exemplo.

 

 

prótese dentária fixa em porcelana pura
Prótese dentária fixa em porcelana pura é indicada para resultados estéticos marcantes.

 

 

Prótese dentária fixa: melhor material.

 

A discussão sobre o melhor material para prótese dentária fixa é um pouco mais complexa do que se pode imaginar.

 

A porcelana pura, por exemplo, ao utilizar materiais semelhantes a laminados cerâmicos do tipo lente de contato dental, entrega estética mais marcante e natural dada sua maior facilidade para simular efeitos ópticos como cores, transparências e fluorescências presentes em dentes naturais. Por outro lado, indicações incorretas desta técnica podem resultar em dentes escurecidos ou manchados.

 

De maneira geral, a prótese dentária em porcelana pura aparece como o melhor material para prótese dentária fixa – seguida pela porcelana sobre zircônia. Como opção mais em conta está a zircônia pura, menos estética porém com durabilidade superior às demais, e as antigas porém eficientes metalocerâmicas.

 

Já a prótese dentária fixa matelocerâmica (porcelana sobre estrutura metálica), inferior em resultados estéticos comparada aos demais materiais – pode ser uma indicação eficiente em diversas situações. Suas desvantagens ficam por conta do escurecimento gengival por translucidez tecidual ou necessidade para substituições em caso de retração da gengiva.

 

protese dentaria fixa retração gengival
A exposição das bordas metálicas da prótese dentária fixa metalocerâmica após retração gengival é um dos problemas da técnica e material.

 

 

Prótese dentária metalocerâmica, antiga mas nem tão limitada assim.

 

A primeira técnica a trazer resultados ao mesmo tempo estéticos e duráveis é a prótese dentária fixa metalocerâmica. Popularizada em meados de 1950 após o aperfeiçoamento de suas propriedades físicas e ópticas, foi a responsável por recuperar dentes extensamente cariados ou fraturados ou perdidos após extração dentária de forma nunca vista antes.

 

Apesar de antiga, a técnica metalocerâmica – seu nome deriva de sua estrutura interna confeccionada em metal e recoberta por cerâmica (porcelana) odontológica – ainda é a mais utilizada. As causas para isso vão do preço mais em conta à facilidade para encontrar laboratórios protéticos que dominam este tipo de dispositivo.

 

As vantagens da técnica metalocerâmica ficam por conta do preço baixo, resultados estéticos razoáveis e praticidade. Já as desvantagens são vistas por problemas como alergias inflamatórias, necessidade para substituição após retração da gengiva e exigências estéticas mais elevadas para procedimentos realizados em dentes anteriores.

 

 

Prótese dentária em porcelana pura traz estética de impacto.

 

A popularização dos tratamentos de impacto em odontologia estética com laminados cerâmicos trouxe, consigo, exigências cada vez maiores para resultados mais harmônicos e marcantes. 

 

A prótese dentária fixa em porcelana pura apresenta o material mais estético entre os disponíveis. O segredo desta técnica está na utilização de cerâmicas idênticas às utilizadas na confecção de lentes de contato dental e facetas de porcelana, um fator chave para tratamentos que precisam combinar laminados cerâmicos com próteses dentárias fixas.

 

Entretanto, se por um lado o uso de porcelana pura em dispositivos protéticos traz resultados estéticos mais marcantes, por outro exige alguns cuidados. Os principais deles são o uso de pinos protéticos em fibra de vidro e o clareamento dental prévio dos dentes que servirão de suporte. O objetivo destes procedimentos é evitar o acinzentamento final por translucidez de bases escurecidas – como  é o caso de dentes escurecidos após canal ou pinos protéticos em metal.

 

prótese dentária fixa em porcelana
Prótese dentária em porcelana pura na técnica de aplicação por camadas traz resultados semelhantes a lentes de contato dental e facetas de porcelana.

 

 

Prótese dentária em zircônia traz durabilidade elevada a preço acessível.

 

A zircônia é uma aço estético e ressitente para múltiplos empregos em odontologia estética. De restaurações dentárias mais duráveis a implantes dentários, ela têm indicações até mesmo únicas, como os procedimentos protéticos sobre dentes escurecidos após canal ou pinos protéticos em metal.

 

A prótese dentária fixa em zircônia, entretanto, têm indicações que vão além do mascaramento de dentes e pinos em cores escuras. Uma delas é a dentadura fixa, seja na técnica pura ou recoberta por porcelana – esta, para resultados estéticos ainda mais marcantes.

 

Outra indicação da prótese dentária fixa em zircônia são os tratamentos com implantes dentários em titânio. Capazes de eliminar os problemas estéticos causados por este metal escurecido, é a técnica ideal para procedimentos em odontologia estética que exigem cores mais claras e semelhantes a dentes naturais.

 

Apesar das vantagens da zircônia, ainda persistem as discussões entre dentistas sobre as vantagens deste material sobre versões com porcelana pura. Na opinão deste autor, ambas entregam excelentes resultados desde que suas indicações sejam precisas. Por outro lado, é preciso destacar a preferência pela técnica em zircônia em serviços odontológicos na Europa e Japão – provavelmente mais pelo domínio da técnica do que pelos resultados em si.

 

protese dentária fixa em zircônia
Prótese dentária fixa em zircônia: técnica com estrutura interna em zircônia recoberta por camada estética em porcelana.

 

 

Tratamento combinado com materias diferentes.

 

Tratamentos odontológicos combinando técnicas e materiais diferentes são desafiadores. Até pouco tempo atrás, problemas como cores e transparências diferentes era comuns em procedimentos com próteses dentárias fixas em porcelana interlacadas a dentes naturais revestidos com laminados cerâmicos.

 

A possibilidade para confecção de prótese dentária fixa em porcelana pura com materiais idênticos aos utilizados em lentes de contato dental e faceta de porcelana solucionou os problemas de diferenças de cores quando técnicas diferentes são instaladas lado a lado. 

 

Atualmente, resultados estéticos mimetizados a dentes naturais podem ser obtidos pelo uso de materias e técnicas tão diferentes quanto porcelana pura, laminados cerâmicos e zircônia – esta, indispensável para mascarar dentes escurecidos por canal ou pinos protéticos em metal.

 

 

lente de contato dental e prótese dentária fixa
Combinando técnicas diferentes: lente de contato dental pode ser combinada com prótese dentária em porcelana pura.

 

 

Quanto custa a prótese dentária fixa?

 

Pacientes sensíveis ao preço de prótese dentária fixa, na maioria das vezes, são portadores de dispositivos como ponte móvel ou dentadura. Mas por que estes indivíduos são mais resistentes ao custos mais elevados de técnicas que são mais estéticas e duráveis e ainda com melhor eficência mastigatória?

 

O uso de prótese dentária removível do tipo dentadura ou ponte móvel é, de fato, incompatível com as exigências estéticas atuais. Dor e dificuldade para adaptação associados à insegurança e baixa autoestima são características de dentaduras e pontes dentárias removíveis.

 

O preço da prótese dentária fixa pode ser várias vezes superior à técnica móvel, dependendo do material e do número de dentes envolvidos neste tipo de reabilitação oral. Por outro lado, a maior durabilidade – além dos fatores estéticos e funcionais – compensa os custos mais elevados envolvidos nestes procedimentos dentários mais sofisticados, eficientes e em sintonia com os tempos atuais.

 

 

Saiba mais sobre prótese dentária fixa.

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog