BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Diferença entre faceta de porcelana e lente vai além da reversibilidade.

diferença faceta de porcelana lente de contato dental

A diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental não está apenas no desgaste do dente. Compare as diferenças sobre espessura, durabilidade, resultados, tempo de tratamento e riscos as dentes.

 

 Luís Gustavo Leite, dentista, é periodontista e especialista em próteses dentárias, ambas pela UFRGS, em Porto Alegre.

 

 

Diferença entre faceta de porcelana e lente de contato dental: conheça os principais pontos.

 

As transformações do sorriso são famosas pelas correções severas na cor e forma dos dentes. A grande estrela destes tratamentos tão popularizados por artistas e modelos são as delicadas lâminas que recobrem a parte estética e visível dos dentes e que recebem nomes tão variados como faceta dentária em porcelana ou lente de contato dental. Mas, afinal, qual a diferença entre elas?

 

Em primeiro lugar, é preciso entender que tanto as facetas de porcelana quanto as lentes de contato dental fazem parte de um grupo de técnicas conhecidas com laminados cerâmicos – termo preferido pelo dentista especializado mas que também pode ser encontrado em revistas e mídias sociais. Em casos mais específicos, o termo faceta dentária laminada também pode ser empregado para descrevê-las – isto, quando o tipo de material utilizado nestas lâminas também incluem a resina. 

 

Apesar da dificuldade inicial em entender tantos termos novos porém básicos à odontologia estética, é essencial ao paciente conhecer mais a fundo detalhes que podem evitar frustrações com os resultados estéticos finais e facilitar a comunicação com o dentista. E para que isto aconteça, basta conhecer as principais diferenças entre facetas de porcelana e lentes de contato dental para não errar no tratamento:

 

Indicações

 

As indicações para facetas de porcelana e lentes de contato são as mesmas: corrigir defeitos de cor e forma dos dentes. A diferença entre elas, entretanto, está na maior capacidade da técnica com faceta para corrigir problemas mais severos como dentes tortos e malposicionados ou muitos escurecidos por falhas no tratamento de canal.

 

Benefícios (resultado estético final)

 

Os resultados estéticos são semelhantes para ambas as técnicas. E para que não exista diferenças de resultados, o mais importante é selecionar a técnica ideal para que os detalhes de harmonia e naturalidade tragam cores, transparências e opalescências semelhantes a dentes naturais.

 

Desgastes nos dentes

 

A técnica com lente de contato dental, ao contrário da faceta de porcelana, não necessita de desgastes dentários para corrigir a cor e forma dos dentes. Se por um lado esta redução da estrutura dental traz como vantagens mais segurança e reversibilidade, por outro exige condições ideais para que os resultados sejam estéticos e harmônicos – não à toa, ela é a menos utilizada atualmente.

 

Espessura

 

Ao contrário do que se imagina, a espessura não é uma diferença importante entre faceta de porcelana e lente de contato dental. Questões como posição e inclinação dos dentes ou necessidade para correções estéticas mais intensas implicam mais na espessura final destas lâminas do que na seleção pura entre uma outra técnica baseada na questão do desgaste dentário para adaptação.

 

Riscos aos dentes

 

Por não exigir desgastes nos dentes, a técnica com lente de contato dental é considerada a mais segura. Por outro lado, o uso de dispositivos e procedimentos para aumentar a segurança no tratamento com faceta de porcelana também faz desta um procedimento em odontologia estética com riscos mínimos – problemas, quando acontecem, são quase sempre decorrente de erros de seleção ou execução inadequada pelo dentista.

 

Durabilidade 

 

Afinal, quanto tempo dura a faceta de porcelana e a lente de contato dental? Não existem pesquisas, até o momento, que apontem diferençam de durabilidade entre as técnicas. Entretanto, trabalhos sobre o tempo de vida de facetas dentárias laminadas, independente da técnica, apontam que, após instaladas, 92% delas mostram-se bem adaptadas e com estética bastante satisfatória passados 10 anos do tratamento.

 

Preço 

 

Na maioria dos casos, não existe diferença de preço entre faceta de porcelana e lente de contato dental. Seja para o dentista especializado ou para o laboratório responsável pela confecção dos laminados cerâmicos, os custos e procedimentos envolvidos são praticamente os mesmo. Ainda assim, alguns profissionais podem ter valores diferentes para as duas técnicas, situação comum para aqueles que calculam seus honorários baseados no tempo de tratamento.

 

Tempo de tratamento

 

Independente da técnica utilizada, o tempo de tratamento é igual para ambas. Das consultas iniciais para moldagens e simulações, passando pelo tratamento gengival e clareamento dos dentes ao dia final para instalação das lâminas em porcelana, reserve entre 14 a 21 dias para procedimentos envolvendo até dez dentes.

 

 

Faceta de porcelana e lente de contato dental: qual delas é a melhor?

 

A ideia para uma técnica melhor que a outra não dá a real dimensão entre as diferenças entre faceta de porcelana e lente de contato dental. Para o dentista, ambas representam variações de uma mesmo procedimento cuja redução dos desgastes dentários é o fator mais importante.

 

Ao paciente interessado em resultados mais estéticos e naturais, a preocupação com qual técnica será utilizada não faz muito sentido. Atualmente, o uso de procedimentos para aumentar a segurança destes tratamentos permite reduções parciais da estrutura dental como na técnica com fragmentos cerâmicos – em que apenas uma parte do dente é recoberta por porcelana. De qualquer forma, o entendimento de que existem formas diferentes para corrigir problemas na cor e formato dos dentes é importante para dar uma dimensão mais próxima dos recursos e alternativas disponíveis ao dentista dedicado à odontologia estética de impacto.

 

 

Faceta de resina pode ser alternativa com preço mais em conta.

 

Uma alternativa com preço mais em conta é a faceta de resina. Com resultados estéticos que podem ser próximos aos laminados cerâmicos, este tratamento ainda traz com vantagens o tempo de tratamento curto e a possibilidade para reparos rápidos e fáceis em casos de fraturas do material.

 

Apesar da praticidade e ótimos resultados estéticos, as facetas dentárias em resina trazem algumas desvantagens e problemas. Entre as mais lembradas estão a menor durabilidade do material frente ao amarelamento e perda do brilho ao longo dos anos e contraindicações para uso em casos como o bruxismo severo ou dentes escurecidos após tratamento de canal.

 

 

Cuidados com facetas de porcelana e lente de contato dental são simples.

 

Resistentes e duráveis, as lentes de contato dental e facetas de porcelana precisam de muitos anos para perderem um pouco do seu brilho ou sofrerem alterações de cor. Entretanto, dá, sim, para aumentar a durabilidade destas delicadas lâminas – bastam pequenos cuidados para curtir por muitos anos estas transformações do sorriso tão desejas.

 

Além das consultas periódicas ao dentista, uma série de pequenos cuidados são necessários para aumentar o tempo de vida do seu tratamento. Conheça os principais:

 

consulta periódica ao dentista;

 

evitar hábitos parafuncionais como morder lápis e roer unhas;

 

evitar consumo excessivo de vinhos ou outros alimentos com elevado poder de pigmentação;

 

uso de placa de bruxismo para pacientes com o distúrbio;

 

uso de escovas dentárias com cerdas macias;

 

higiene oral diária com uso de fio dental ou outros dispositivos de remoção de placa bacterina indicados pelo dentista.

 

Saiba mais sobre faceta de porcelana clicando aqui:

Ou aproveite para ler os posts relacionados:

Voltar para o blog