BLOG

Luis Gustavo Morato Leite

Diferença entre lente de contato dental e faceta não é só espessura.


 por Luís Gustavo Morato Leite, dentista graduado e especializado em próteses dentárias pela UFRGS. Porto Alegre.

 

 

Espessura, a diferença entre lente de contato e faceta em porcelana menos importante.

 

A ideia para tratamentos odontológicos com grandes transformações estéticas  do sorrio é antiga. Tudo começou na década de 30, em Hollywood, numa técnica que misturava lentes de contato e facetas em porcelana. Frágeis, aguentavam apenas um dia de filmagem. Passados 60 anos, o desenvolvimento de porcelanas resistentes e com grande poder de adesão aos dentes trouxe segurança e resolutividade estética impecáveis – só que conhecer a fundo toda a gama de dispositivos laminados é essencial para que o sonho de dentes impecáveis não passe do primeiro dia.

 

Entre vários tipos de dispositivos para tratamentos estéticos de impacto, são as lentes de contato dental e as facetas em porcelana os laminados mais utilizados. Só que a confusão a respeito da diferença entre elas dá margem para indicações incorretas e resultados sem harmonia e pouco duráveis. E a principal causa para o problema é que, para a maioria dos pacientes, a diferença entre lentes de contato dental e faceta é apenas a espessura dos laminados. Um erro que precisa ser entendido antes de iniciar o seu tratamento.

 

lentes de contato e faceta diferença transparência
A diferença de espessura entre lente de contato dental e facetas traz implicações nas indicações para modificações intensas; (imagem/internet)

 

 

Vantagens e desvantagens entre as técnicas.

 

A linha que delimita exatamente quando uma outra técnica é a mais indicada não é exata. E é fácil entender o porquê, já que o uso de um único tipo de laminado cerâmico nos tratamento com mais de quatro dentes é uma mais situação rara. O mais comum é utilizar tanto a lente de contato quanto a faceta em porcelana em um mesmo tratamento, o que garante mais segurança e resolutivade aos resultados estéticos finais.

 

As vantagens das técnicas, comparadas entre si, dizem respeito à capacidade do laminado cerâmico em resolver o problema estético enfrentado versus a segurança da técnica. E, neste sentido, as lentes de contato dental trazem mais segurança enquanto as facetas de porcelana são mais eficientes para recuperar danos severos na forma e cor dos dentes.

 

Já com relação às desvantagens entre lentes de contato dental e facetas de porcelana, o que vale mesmo é o uso da técnica que promova o mínimo desgaste dentário – o que, entre dentistas, é chamado de procedimento conservador.

 

 

Desgastes dentários: a diferença que mais importa para você.

 

A mais importante diferença entre lente de contato e faceta em porcelana é o fato de que as lentes não necessitam de desgastes na superfície externa dos dentes – um fator importante, dada a irreversibilidade da remoção de estrutura dentária (esmalte) para a adaptação de laminados. A possibilidade para modificar a cor e forma de dentes sem desgastes sobre dentes é sensacional,  mas tem um revés: só pode ser realizado em dentes relativamente alinhados e harmônicos com relação à cor primária dos dentes. Em outras palavras, situações raras.

 

Os desgastes dentários para adaptação de laminados cerâmicos são interessantes para dentes já bastante restaurados, cuja remoção adicional de estrutura dentária não traz diminuições excessivas na espessura de esmalte já realizada durante a confecção de restaurações. O que não vale é desgastar dentes nunca restaurados e que necessitam de correções suaves – ainda que os resultados sejam marcantes. E neste sentido, a diferença entre faceta e lentes de contato dental é essencial para que as intervenções sobre os dentes sejam mínimas e seguras.

 

desgaste dentário diferença entre facetas e lentes contato dental
Desgastes dentários podem ser necessários pra dentes escurecidos ou manchados por antibióticos. (fonte/internet)

 

 

Versatilidade: limitação de indicações das lentes de contato dental frente às facetas dentárias.

 

Lentes de contato dental são indicadas para correções de detalhes. É por isso que os tratamentos dentários de artistas e famosos, ao contrário do que se imagina, não são realizados com lentes. Transformações de impacto, quase invariavelmente, são restritas às técnicas com facetas laminadas. E a diferença de resultado é tão grande que, ainda assim, muitos pacientes optam por técnicas com desgastes dentários, apesar da irreversibilidade do tratamento. Um escolha que envolve necessidade estética, profissional e financeira.

 

As indicações para lentes de contato dental estão restritas a fechamento de espaços, pequenas correções em dentes tortos e mal posicionados ou readequação estética de detalhes como contornos e comprimento. Já as indicações para facetas em porcelana são correções marcantes e intensas em dentes mal posicionados, harmonização de dentes com diferença de coloração e redefinição profunda da forma e cor dos sorriso.  

 

lente de contato dental espessura diferença
A transparência de laminados limita as indicações para tratamentos com lentes de contato dental. (fonte/internet)

 

 

Reversibilidade do tratamento com lentes de contato dental é diferença marcante.

 

Em saúde, reversibilidade é uma propriedade importante do tratamento. Se a ausência de desgastes dentários é a principal diferença entre lentes de contato e facetas em porcelana, não é difícil entender porque a primeira opção para transformações do sorriso recai sobre a técnica sem remoção da superfície dental (lentes).

 

As lentes de contato trazem possibilidades técnicas de grandes transformações estéticas do sorriso sem a necessidade de desgastes das superfícies dos dentes. Podendo ser removidas a qualquer tempo, em quase todos os casos os dentes podem ser novamente repolidos e voltar ao seu estado livre inicial. Sofisticação e segurança aos tratamentos estéticos, com menores riscos e problemas.

 

diferença entre lente de contato e faceta indicação
Fechamento de múltiplos espaços entre dentes (diastemas ) é indicação clássica para lentes de contato dental. (fonte/internet).

 

 

Naturalidade, uma escolha pessoal que depende de muitos fatores.

 

Naturalidade e harmonia nos tratamentos com facetas e lentes de contato dental podem não significar a mesma coisa. Enquanto a primeira diz respeito à imitação à risca de características ópticas como cor, transparência e fluorescência da superfície dentária, a harmonia refere-se ao design de dentes que combinam com as linhas labiais, gengivais e faciais. E é aqui que entra uma diferença importante entre as técnicas: qual é o objetivo para o seu tratamento?

 

Para muitos indivíduos, a cor de laminados cerâmicos é o que mais importa. Nestes casos, laminados próximos ao branco absoluto pode ser a cor ideal para facetas e lentes de contato dental. Nestas situações, a espessura da porcelana é uma diferença entre facetas e lentes de contato dental que fará toda a diferença. É que quanto mais próximo ao branco absoluto, maior perda de harmonia é vista no resultado final do tratamento, e que só pode ser minimizada com  o uso de laminados espessos. Um detalhe que não pode passar despercebidos para pacientes sensíveis a cores dentárias.

 

diferença entre laminados dentários em porcelana problema
Udo de laminados e espessos e próximos ao branco absoluto pode implicar na perda de naturalidade nos tratamentos com laminados. (fonte/internet)

 

 

Fluorose e manchamentos por antibióticos são desafios à técnica com lentes.

 

Problemas congênitos ou adquiridos que modificam a estrutura do esmalte e dentina trazem desafios adicionais. A fluorose e manchamentos por antibióticos são exemplos frequentes do problema, e uma parcela considerável de indivíduos à procura de procedimentos estéticos definitivos. Nestas situações, as diferenças entre lentes de contato dental e facetas em porcelana implicam ainda mais no sucesso do tratamento.

 

Existem duas opções para correções estéticas que exigem transformações profundas. A primeira requer o desgastes da superfície do esmalte que, dependendo da intensidade das alterações de cor, podem ser profundas e atingir camadas internas como a dentina. No segundo caso, pode-se utilizar laminados espessos como forma eficiente para bloqueio das manchas e escurecimentos em dentes atingidos por flúor em excesso ou determinados tipos de antibióticos.

 

 

dentes manchados e escurecidos facetas e lentes
Difrerença entre lentes de contato dental e facetas implicam nos resultados para dentes manchados por antibióticos. (fonte/internet)

 

 

Tempo de tratamento e simulações: nenhuma diferença importante.

 

O tempo de tratamento não é uma diferença entre facetas e lentes de contato dental que mereça maior atenção. Os dois dispositivos necessitam de exames e modelos em gesso para o estudo e planejamento do caso. Fotografias também são fundamentais para uma analise mais cuidadosa. O uso de mockups, simulações em resina com o formato final do tratamento aplicado diretamente sobre os dentes, são utilizados nas duas técnicas para situações antecipadas de efeitos do tipo antes e depois com lentes de contato dental, ou antes e depois com facetas em porcelana.

 

O tempo médio do tratamento são 14 dias – quando nenhum procedimento precisa ser refeito e nenhum detalhe adicional precisa ser dado aos dispositivos em porcelana. É um tratamento relativamente rápido e tranquilo. O uso de provisórios é opcional para os tratamentos com lentes de contato, diferente do tratamento com facetas – que requer um período de bastante cuidado porque os provisórios necessitam de cuidados especiais para que o paciente não entre em apuros nesse período – apuros que gostam de aparecer aos finas de semana!

 

 

Diferença entre lente de contato e faceta em porcelana na visão do profissional.

 

Dispor de uma grande gama de técnicas e dispositivos em porcelana para os tratamentos com transformações estéticas marcantes trouxe maior resolutividade aos resultados. A durabilidade e segurança dos tratamentos com lentes de contato dental e facetas estão compatíveis com as necessidades dos pacientes, permitindo a solução de inúmeros problemas estéticos e diminuição de riscos a tratamentos dentários esteticamente desafiadores. Com relação às diferenças entre lente de contato e faceta em porcelana, as atenções estão voltadas mais à qualidade do planejamento e do laboratório de prótese dentária envolvido do que a detalhes como a espessura do dispositivo.

 

O preço é um fator que também pode influenciar o paciente na escolha da técnica utilizada, ainda que a diferença de preço entre elas seja mínimo. As facetas com resinas compostas, por exemplo, são muito procuradas exatamente pelo baixo preço do tratamento – apesar da durabilidade diminuída dessa técnica. Os tratamentos estéticos em saúde quase sempre estão associados a desejos e ansiedades que podem influenciar negativamente na escolha pelo melhor tratamento. Pacientes cientes das diferenças entre as técnicas e as possibilidades de resultados são pacientes tranquilos e cooperativos.

 

dierença entre faceta e lente dente torto
Dentes tortos e inclinados são indicações para facetas laminadas em porcelana. (fonte/internet)

 

 

Planejamento, parte mais importante no tratamento com laminados cerâmicos.

 

O dentista tem como obrigação planejar um tratamento que seja ao mesmo tempo conservador – ou seja, que produza um mínimo de desgastes aos dentes – e também atenda aos desejos estéticos dos pacientes. O mockup é uma excelente forma de simulação tipo antes e depois que deve ser utilizado para auxiliar o paciente a compreender melhor o seu tratamento. Outa função importante do dentista é oferecer um quadro real das possibilidades de resultado dos tratamentos e, quando necessário, indicar tratamentos alternativos – como a ortodontia – para os seus pacientes.

 

Uma novidade para os tratamentos dentários com envolvimento estético marcantes é a técnica com fragmentos cerâmicos, que são fragmentos de uma lente de contato dental. Essa técnica permite a correção das situações em que uma parte do dente está compatível esteticamente e outra parte não – como o caso de dentes girados, em que uma parte do dente está na posição correta. Essa técnica também já é a mais indicada para múltiplos fechamentos de espaços entre os dentes, os diastemas. Por fim, as diferenças entre lente de contato e faceta em porcelana trazem soluções – e não problemas – aos tratamentos estéticos de transformação do sorriso.

 

Saiba mais sobre lentes de contato dental e facetas em porcelana :

Voltar para o blog